Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (14 votes, average: 8.93 out of 10)
Loading ... Loading ...

Ahhhhh o Bar… Ou boteco, ou pé sujo, ou até os pubs que são bares mais arrumados, chiques… Mas nesse caso o meu “ahhhh” são para os bares de raiz  mesmo, aquele mais sujo, até mesmo os ruins, com frequentadores meio intelectuais, meio de esquerda, assim como já citamos por aqui no Papo de Bar.

Então vamos falar dos bares, de onde vem esse nome fodástico e dentre outras curiosidades da nossa segunda casa.

Um pouco da história do termo Bar. De onde vem?

Bêbados simulando a Santa Ceia

Ok, não vamos exagerar né?

Créditos: Eduardo Calvo

O termo Bar vem da palavra francesa “barre”, que significa barra. Mas você, que mora na Barra da Tijuca, ou qualquer outro bairro Brasil afora com o nome “barra”, não pense que vocês levam créditos nisso, ok? :P

Por volta de um tempo atrás, século 18, logicamente que na França não é? As nobres tabernas, que eram vendidas as cervejas e outras bebidas pra nos deixar mais à vontade e esquecer os problemas, possuíam uma “barra” que era do tamanho do Balcão.

Quando soube disso eu pensei que fosse o próprio balcão, mas não, era uma parada que servia para evitar que os clientes completamente bêbado encostasse no balcão, fazendo merda, lógico. E ainda a taberna ganhava mais um ponto na “estética” e funcionalidade dele próprio.

Malditos gringos…

Mulher sentada num balcão

Senta na barra, senta...

Créditos: yulia cosmos

Portanto, antigamente os “bares” de hoje eram chamados de tabernas. Não me agrada tanto o nome quanto bar ou boteco, mas ok. E nessa época muitos jovens de fora, principalmente os estadunidenses, iam estudar na França. E como todo malandro estudante, enchiam a cara nos bares, quer dizer, tabernas.

E os estadunidenses, malandros por si só, levaram essa ideia pro seu país. Montaram estabelecimentos que possuíam essa “barra” ao longo do balcão dele, exatamente como nas tabernas francesas. E os malandros dos EUA acharam aquilo diferente, meio estranho, pois ainda não estavam acostumados.

Choppeiras de um bar

Agora temos diferencial

Créditos: Bill Tiepelman

E claro, como era algo diferente naquele local, país, começou a ficar diferenciado. Com isso, os outros começaram a lançar essa ideia nos seus estabelecimentos também, fazendo com que o termo “barre” fosse divulgado e mais espalhado.

No decorrer, pouco a pouco a palavra de origem francesa “Barre” foi-se divulgando, até chegar ao simples termo “Bar”.

Porra, pensei que “bar” fosse uma palavra vindo dos EUA

Lógico, que além dos nossos drinks fodásticos apresentados aqui no Papo de Bar, os termos e histórias envolvidas no mundo etílico também possuem mais de uma história. E vamos ver qualé dessa versão estadunidense:

O bar veio dos estabelecimentos comerciais na América, o cacete!

Casal agarrado no balcão

Pode deitar no balcão?

Créditos: yulia cosmos

Bom, nessa versão realmente é isso. Existiam estabelecimentos comerciais na América, nos finais do sec. XVII, portanto, antes da história dos franceses, que é do séculos XVIII. E as cidades modafocas que lançaram esse termo foram: Bóston, Filadélfia e Nova Iorque. E nelas se vendiam bebidas (MENTIRA!), além de outras mercadorias.

E uma pequena curiosidade sobre isso é que a venda era feita no balcão do estabelecimento, que geralmente era de tamanho reduzido e que por vezes se reduzia a um pequeno armário com uma grade.

Bar, filho de Barreira

Morena gostosa em cima da bancada

Querem abrir a "barreira"?

Créditos: Scarlett Madison

E esses espaços toscos e pequenos eram chamados de “Barreira”, de onde poderá ter origem a palavra “Bar”, que é a utilizada hoje nos nossos dias.

Aí eu falo: “Poderá”. Porra, quer fuder o meu crânio pra me deixar confuso e louco sobre qual é verdadeira ou não né… Mania desses caras dos EUA de querer levar sempre vantagem e o nome em todas as coisas boas lançadas…

Daqui a pouco vem um fdp falando que “Bar” vem de Barata, que era um ingrediente segreto de cerveja utilizado nos mosteiros secretos da antiga Suméria, onde os Anunnakis produziam sua cerveja.

Ok, momento viagem e surto finalizado…

Outra origem? Inglesa… Ai meu Deus…

Conversa no escuro dentro de bar

Inglaterra? Decidam logo essa porra...

Créditos: Michael Steverson

Sim meus nobres, ainda tem um lance dizendo que a origem da palavra bar é inglesa, que significa o que? Adivinhem… Adivinhem… Sim, como na hist´øria francesa, barra, aquela em que se apoia os pés no balcão.

Fora que outra versão para o significado do nome é a barra (trave)… PARA COM ESSA PORRA!!! Só falta falar que é significado pra trave de futebol. Aí eu vou entender porque esses jogadores malditos como Adriano, Ronaldinho, Fred, dentre outros, enchem a cara de bebida, aí sim…

Calma, relaxa. É uma trave de madeira em que se amarravam os cavalos nos saloons do velho oeste estadunidense. Ou seja, meio que uma mistura da primeira com a segunda história…

Dependendo de onde surgiu o bar, o que importa é o que ele é HOJE!

Mulher nua na entrada de um bar

Foda-se onde surgiu, o que importa é que está muito bom

Créditos: Martin Wieland

Hoje o bar é indispensável para um ser humano digno de uma cerveja. Ou até mesmo sem a cerveja, pois não é somente bebedores que frequentam os nobres bares, botecos e pés sujos.

Sim, claro, hoje o bar é um ponto de encontro, pra muitos o início da noite, um QG (Quartel General) para os “combatentes” da cevada. Mas também para aqueles que não bebem, só querem encontrar os amigos e beber qualquer coisa, comer aquele frango à passarinho bem gorduroso, falar merda com os amigos ou até mesmo chorar as dores.

E qualquer dor mesmo. Seja de corno ou aquela do seu time que se fudeu no campeonato.

O Bar, um ponto essencial para os amigos. Seja para os antigos ou para novos

Amigos cowboys bebendo cerveja no bar

É isso ae amigão...

Créditos: Wade Griffith

Sim, o bar é um local de convívio, completamente indispensável em qualquer ambiente. Você vai para um bar encontrar os amigos. Mas também serve para você ir lá para encontrar NOVOS amigos e não os que você já conhece. Serve tanto para ir sozinho ou com os camaradas. Botecos servem para frequentar sozinho algumas vezes, pra parar e pensar no que você está fazendo e precisa melhorar.

Sim, já fui pra bar sozinho várias vezes. E consegui fazer muitos amigos e que saem hoje comigo pra beber. O bar serve pra juntar os colegas de trabalho, pro nobre Happy Hour de quinta ou sexta-feira, seja pra beber umas cervejas ou umas doses de vodka, ou até mesmo uns refrigerantes.

O bar segue no seu auge supremo

Mulher linda bebendo drink

Agora o bar está uma lindeza

Créditos: Anna Kirikova

O bar evoluiu, seja o boteco ruim, seja o Pub fodástico que só vende cerveja artesanal. Eles evoluíram, chegando no seu auge. Seja nas diferenças de instalações picas das galáxias ou daquele garçom foda que te atende como nenhum outro, ou seja pelo conforto, associados ao gosto das apreciadas bebidas.

Hoje não existem mais taberna nenhuma pra encher a cara, esse nome nem é mais apropriado, chega a ser deprimente e não sociável. Hoje vamos beber no bar.

Finalizando

Mulheres peladas jogando poker num bar

Algum problema?

Créditos: Vincent Chambon

Bom, foda-se a origem dos bares, hoje nós sabemos que o bar e o PAPO DE BAR é um importante local de convívio :D Um local que evoluiu pra caralho e que ainda tem muito o que melhorar e evoluir e ser frequentado.

Agora aproveite que hoje é quinta-feira, véspera de sexta-feira, e levanta esse rabo daí no final do expediente e vá prum bar. Chama esse maluco e/ou maluca da tua frente pra beber umas no bar mais próximo. Ah sim, claro, se forem pra Lapa, por favor, me avisem, pois é pra lá que eu estou indo ;)

  • Bia Amorim (@biasamorim)

    Nas minhas aulas de história, sempre conto a da França que me parece mais correta. Bar é só o nome, o conceito vem com as tavernas logo depois que os seres humanos deixaram de ser nômades e começaram a viajar entre as cidades, nessa época já existia cerveja =)

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Exatamente Bia :D

      Cerveja existe a milhares de anos e vamos falar sobre isso em breve :)

      Valeu pelo comentário

      • Daniel galliz

        vocÊ sabe por acso o nome dos estudantes que fundaram o primeiro bar nos estados unidos ?

  • Tehf

    Só faltou falar do Mussum.
    Mas vou acreditar que esse post vem depois!

    hehehe

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Grande Mussum, realmente esqueci de lançar um Butequis Negadis… s2

  • http://guto.has.it guto

    Excelente explicação

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Explicação ou fotos? :D

  • Tatiane Morais

    Adorei a explicação!!!!!

    Aprendi mais um pouco!!

    Eu como “mulher” leio sempre as postagens, e ficaria muito feliz nas explicações ter fotos de homens gostosos também, pois bar não é só para macho!!!

    É complicado para o autor da postagem eu sei…. mas e aí, mulher que lê o “papo de bar” fica como????

    #ficadica

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Que isso pô, os cowboys não são bonitinhos não? :P

      Aguarde a seção Ladies First, terá essa sua pedida :)

      Valeu pela sugestão e comentário ;)

      • Tatiane Morais

        Ahhh isso aí!!!

        A nação feminina agradece!!!!!

  • Marcio

    Uma das melhores matérias do site. E as fotos estão maravilhosas, continue assim e de uma colher de chá para as meninas sobre as fotos. Mas nem tanto ….

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Valeu Marcio, brigadão. E pode deixar, darei uma deixa pras meninas, mas sem exagero :D

  • Pingback: Lugares para beber! Um TCC sobre Copos de Cerveja – Parte 3 › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • Dioner Fambri

    Po cara gostei muito dessa explicação, pois estou começando agora e estou tbm preocurando coisas novas, e por acaso achei esse site bacana pra caranba, e gostei muito, vou ate imprimir esta pagina pra expor para meus clientes no meu bar ou boteco como preferir rsrs…, grande abraço ate mais.

  • Juliana

    Olha, adorei as histórias, mas também espero as fotos !!!! kkk.

  • Pingback: Bar: de onde vem este termo? | ::Blog Lugar de Amigos/ Gastronomia, papo de boteco e amigos reunidos na mesma mesa de bar!::

  • Lely Alves

    ADOREEEEEEEI esse post que eu acabei de ler! Parabéns a quem escreveu e faz a manutenção desta página :DD