Alcoolismo não tem mais demissão por justa causa

É, os bêbados também possuem direitos. Se você achava que não podia chegar de nariz vermelho e cheiro de cachaça no trabalho, prepara-se para mudar seu conceito agora.

Brincadeiras a parte, você sabe o que realmente é o alcoolismo, ou apenas encara isso como um mendigo sujo sem juízo, sem mais o que fazer da vida e que não larga a ‘mardita’?

Alcoolismo é doença

Para a CLT o alcoolismo é visto como motivo suficiente para realizar a demissão por justa causa, e você o que acha disso meu caro bebedor?

Vamos à teoria

Alcoolismo “…é definido como o consumo excessivode bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa.”, alcoolismo é doença e não uma opção de vida!

Novo projeto

Temos agora há caminho da aprovação na Câmara, um novo projeto, onde alcoolismo não é considerado justa causa na hora de chutar o traseiro do companheiro no trabalho.

O bacana do projeto é que visa ajudar a pessoa, porque só não será considerada justa causa, se o beberrão aceitar tratamento, caso contrário, R-U-A. Com isso, a previdência garantirá ao empregado auxílio-doença e estabilidade provisória por 12 meses após o termino do benefício.

O papo é sério, mas é bem interessante, já que o alcoolismo é uma doença, e como tantas outras existem toneladas de preconceito em cima do cidadão. Vocês podem achar que estou escrevendo um tanto de besteiras, mas a meu ver, alcoolismo atrapalha tanto quanto outro tipo de vício, por exemplo.

Imagina a rotina de um fumante em uma empresa simples, um prédio de 10 andares: Você pára o seu trabalho, desce 10 andares, fica uns 2 minutos fumando, troca uma idéia com a recepcionista gostosa da empresa, espera o elevador, chega ao seu andar, pega um copo d’água, canta a colega de trabalho que foi trabalhar com um tubinho(vestido colado) e volta para sua humilde mesa, pensa bem!

Assim já é demais...

Olha o tempo perdido… Isso também atrapalha seu desenvolvimento, não é mesmo? E não vem falar que fumante que fica sem fumar não dica descontrolado como um bêbado, porque eu já muita gente sem nem conseguir pensar, só porque ainda não tinha fumado no dia… E também já vi muito bêbado só parado e calado… A coisa toda é bem relativa (minha opinião).

Mas vamos lá Lady, sem perder o foco!

Voltando ao alcoolismo e já finalizando… Termino o post com a frase dita pelo autor do projeto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ):

O alcoolismo, já há tempos, deixou de ser tido na conta de uma falha moral e foi reconhecido como a severa e altamente incapacitante moléstia que realmente é. No entanto, a legislação social brasileira não acompanhou essa evolução.

E você, o que acha deste novo projeto?