Marca do Evento DeliBeer





13 October

Brasil, país dos cervejeiros. Mas com que cerveja?

Seção(ões): Destaque, Notícias, Pesquisas e Opiniões

Tags: , , , , ,

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (242 votes, average: 8.26 out of 10)
Loading ... Loading ...


Brasil no fundo de um copo de cerveja

O Brasil é o 5º maior produtor de cerveja do mundo e tem uma média per capita de consumo em torno de 49 litros de cerveja por ano por habitante, com produção anual de quase 10 bilhões de litros. Esses dados parecem impressionantes e contribuem com a fama que nós tanto gostamos de ostentar, a de que somos um país cervejeiro.

Este é um fato incontestável, a cerveja praticamente já se constitui numa verdadeira instituição cultural brasileira, sendo esta a bebida alcoólica mais consumida do país. Porém há uma grande constatação que as grandes indústrias cervejeiras não fazem questão de mostrar nos seus festivos e sensuais comerciais de televisão. Verdade é que se bebe no geral cerveja barata e de baixa qualidade. Não que isto seja uma exclusividade nossa, pois até mesmo vários países desenvolvidos bebem mal, como é o caso do americano médio, que bebe uma cerveja não tão superior à nossa.

População sem condições, cerveja fracas

O cerne da questão é que para que o brasileiro consumidor possa encontrar nas prateleiras de supermercado uma cerveja em torno de um real, é necessária uma tremenda contenção de custos de fabricação, incluindo principalmente a matéria prima.

Não entendi direito, explica ae

Foto de lúpulos

Para explicar melhor, simplifiquemos a cerveja como sendo água fermentada com cereais, acrescida de lúpulo (planta cujo fruto dá o amargor da cerveja) e leveduras (fungos que otimizam a fermentação). Uma das questões chave para baratear o custo da cerveja é o tipo de cereal usado para sua fabricação. Os cereais mais adequados são os ditos maltados, principalmente a cevada.

Porém para “engrossar o caldo” colocam-se em grande quantidade, chegando-se a quase 50% da proporção, outros cereais mais baratos, como o arroz e o milho. Além disso, costuma-se diminuir a quantidade de cereais na cerveja, deixando-a menos saborosa e mais aguada ou mais “leve e refrescante” como dizem os comerciais.

Várias latas no congelador

Gelaaaaaaada

Assim, meu nobre modafoca, quando estiver na praia tomando uma skol superultramegamasterpowerup gelada podes ter certeza de estar bebendo arroz e milho fermentados. E falando nisso, porque foi imposta essa cultura da cerveja servida geladérrima? As bebidas muito geladas anestesiam os sensores gustativos linguais, inibindo a sensação do sabor em si, privilegiando mais a sensação térmica e praticamente escondendo verdadeiro gosto da cerveja. Uma ligeira elevação da temperatura da cerveja é bastante reveladora.

Mas nem tudo está perdido

Cerveja comemorativa ao Movimento

Felizmente de alguns anos para cá, iniciou-se no Brasil, um “movimento” iniciado por várias micro cervejarias no Brasil inteiro, que vão em direção a uma cerveja de maior qualidade, sendo que boa parte delas utiliza como marketing a tal “lei da pureza alemã de 1516″.

O que vem a ser esta lei?

Na Baviera da referida época, institui-se, através das autoridades constituídas naquele momento, uma normatização com força de lei para a produção de cerveja. A cerveja somente poderia ser produzida com água, malte (cereais maltados) e lúpulo. Essa lei é considerada o primeiro código alimentar do mundo e até hoje é respeitada na Alemanha. Não são aceitos nenhum tipo de aditivos químicos, como estabilizantes, conservantes ou outros.

Garrafas da Baden Baden

Grande Baden Baden

As referidas micro cervejarias já são em sua maioria profissionais, já podendo esquecer daquela idéia de “cerveja de fundo de quintal feita numa banheira”. As maiores contam com mestres cervejeiros experientes, muitos deles europeus, e tendo a alta tecnologia como aliada.

A cerveja que elas produzem tendem a ter maior quantidade e melhor qualidade no malte empregado, sem que isso necessariamente implique numa maior concentração de álcool. Eis porque é impossível manter um alto padrão de produção e manter um preço páreo com os das grandes cervejarias.

Garrafas da Eisenbahn

Não menos deliciosas, várias Eisenbahns

No entanto essas cervejas são inegavelmente mais saborosas e com certeza a ausência da fermentação de cereais baratos proporciona um melhor dia seguinte para quem exagerar. Posso dizer por experiência própria que eu mesmo era até poucos anos atrás como a maioria, bebedor de arroz e milho quase congelados e até achava que a Miller era a melhor cerveja do mundo! Mas aí fui tomando contato com esse mundo maravilhoso das cervejas artesanais puro malte e hoje me pergunto como é que não percebia aquele gosto residual rançoso que hoje tanto me incomoda nestas Brahmas da vida.

Mas calma, não se iluda

Bom, gosto é uma coisa extremamente pessoal e não estou aqui para julgar ninguém. Gostaria apenas de mostrar que existe uma outra realidade paralela no mercado cervejeiro brasileiro e sei que muitos vão se interessar pelo assunto. Bem, para aquele que desejar ousar na sua cervejinha, não recomendo entrar de cara nas cervejas importadas.

A Alemanha por exemplo, é considerada o país das melhores cervejas e tal, mas não é bem assim. A cerveja alemã é boa sim, mas tem um padrão bem mais amargo do que se estabeleceu culturalmente no Brasil para a cerveja. É nisso que acho interessante as micro cervejarias nacionais, pois geralmente ela costumam aliar uma cerveja de qualidade mas com um padrão de sabor que não foge muito ao brasileiro.

Bandeira do Brasil modificada

Seria até injusto dar algumas dicas de como se iniciar no mundo das cervejas artesanais brasileiras, mas podemos citar algumas. Bem, moro no Rio e aqui temos uma cervejaria de Petrópolis muito boa, a Cidade Imperial que faz uma cerveja saborosa, leve e a preço acessível, sendo excelente porta de entrada para o mundo das boas cervejas.

Poderia citar outras também, como a Mistura Clássica de Volta Redonda, a Cervejaria Backer de Belo Horizonte e a catarinense Eisenbahn.

Essas citadas e outras micro cervejarias também fabricam outras qualidades de cerveja, como as de trigo e as de alta fermentação, além da tradicional pilsen, mas isso é assunto para outra conversa…

Finalizando…

Bem, espero que tenham gostado e em breve contarei sobre minha viagem que farei próxima semana para a famosa oktoberfest, onde ficarei no coração brasileiro das micro cervejarias. Até mais, se eu sobreviver.

Como diriam os alemãs: Prosit (Um brinde)!



Sigam-me os bêbados



Gostou deste artigo? Compartilhe!

Orkut Facebook Twitter Email Mais

Sobre o autor:

Napa Ale

Outros artigos escritos por


« Próximo artigo Artigo anterior »

Comente através do Facebook no post "Brasil, país dos cervejeiros. Mas com que cerveja?"

171 brindes realizados no Post: "Brasil, país dos cervejeiros. Mas com que cerveja?"

  1. Moises 13/10/2008 às 10:51

    Vote:

    opaa..!!

    então temos mais um parceiro para a oktober..!!

    até la..!

    • eudes 05/04/2012 às 17:36

      Vote:

      Sempre nos deparamos com o fator grana, ou seja, se posso pagar mais, bebo cerveja de ótima qualidade, do contrário, só porcaria.

  2. Dono do Bar 13/10/2008 às 16:38

    Vote:

    Eu sempre digo, é bizarro como as pessoas se submetem a somente beber essas "cervejas", se é que posso chamar assim. E ainda continuam achando a Skol como a grande cerveja.

    Mas é verdade que uma boa cerveja é para uma quantidade reduzida de pessoas, já que o preço não agrada muito, mas vale o sacrifício, com toda a certeza.

    Cidade Imperial eu tomei a escura e a clara, bem parecidas e muito boas, mas ainda sou fã da Eisenbahn mesmo :)

    Parabéns meu nobre Napoleão ;)

  3. Gustavo Barbosa 13/10/2008 às 17:33

    Vote:

    Dul7, primeiramente, parabéns por este post, muito bem explicado, estamos aguardando ansiosamente o próximo de muitos , eim ;) .

    A verdade é sempre tomei Brahma, Skol, Itaipava e etc, mas minha preferência era sempre por Brahma, desde o ínicio do ano venho tendo interesse nas cervejas de qualidade, até comecei um coleção de garrafas (vazias é claro) de cervejas difrente aqui em casa.

    A que eu já conhecia anteriormente era o Chopp da cervejaria Três Lobos aqui em BH que futuramente fundou a Backer. As que eu já experimentei são Petra, Bohemia Confraria, Backer, Black Princess e a Isenbeck(que não gostei).

  4. Buccalon 13/10/2008 às 21:11

    Vote:

    Vamos agitar uma viagem p/ campos do jordão?

  5. Pedro 14/10/2008 às 5:40

    Vote:

    To de acordo com o cara. Moro em petrópolis, peguei uma cidade imperial pra experimentar, curioso por ser uma cerveja produzida no local, e achei uma maravilhosa cerveja.

  6. Leandro 14/10/2008 às 7:09

    Vote:

    eu sou fã das artesanais e grande aqpreciador…

    vc estando no rio de janeiro não podia deixar de falar da Devassa (loira, ruiva e morena) que são d+ ..

  7. Leandro 14/10/2008 às 7:16

    Vote:

    aki um poco da historia dela
    http://www.devassa.com.br/historia.php

  8. Papai Noel 14/10/2008 às 8:15

    Vote:

    Ainda não conheço devidamente todas as cervejas nacionais, mas posso dizer com certeza que até o momento as melhores cervejas que experimentei são as Belgas e holandesas.

    As alemãs não ficam muito atrás, mas não tem como não experimentar uma Duvel ou uma Urthel e identificar a superioridade de uma cerveja dessas.

    Quanto as cervejas Brasileiras, sou completamente da opinião do dono do Bar, a melhor cerveja é a Eisenbach, e posso afirmar que a strong ale é a que deixa mais firme essa convicção. Não que a Ale (pale ale) não seja boa, mas a strong ganha de lavada.

    Aqui em São Paulo abriu um bar a pouco tempo conhecido como bar anhanguera situado na vila Madalena. Recomendo veemente para quem quiser experimentar cervejas da mais alta qualidade, e detalhe, somente nacionais.

    Podemos encontrar a Schmitt, Eisenbach (incluindo a fabulosa e não muito acessivel "Lust"), Baden Baden, Devassa, Dado Bier, Therezopolis e muitas outras que ainda não experimentei.

    É óbvio que em São Paulo o que não falta são bares fabuloso (muitos dos quais são Pub's – minha preferência), mas os preços de cervejas nacionais de alta qualidade ainda são bem menores que as demais.

    Quanto a oktoberfest, acabo de receber um scrap de um amigo… pô o cara tava curtindo lá na alemanha… ai é muita sacanagem…

  9. Daniel Simões 14/10/2008 às 9:03

    Vote:

    Muito bom!!! Adoro cervejas artezanais, mesmo que quase não tome. Provei algumas e adorei! Quero saber tudo sobre a Oktober. Boa viagem!

  10. Daniela Alves (aprec 14/10/2008 às 13:20

    Vote:

    putz!!! agora sei pq a danada engorda!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Adriano Henrique 14/10/2008 às 13:21

    Vote:

    Vale lembrar das cervejas que não são artesanais, produzidas no Brasil e que são fabricadas com puro malte. Exemplos Bavaria Premium e Heineken.

    Abraços!

  12. Jose Luiz Raccah 14/10/2008 às 13:23

    Vote:

    Meu caro, pensando bem você tem toda a razão. A nossa cerveja é mesmo uma porcaria a qual estamos – mal – acostumados. E dizer que a Brahma daqui é igualzinha a Brahma que se vende na Europa, que eu já tomei lá mesmo por curiosidade, é a mais deslavada mentira.

  13. Aluisio Franç 14/10/2008 às 13:27

    Vote:

    Meu caro, adoro cervejas mas não dá para dizer qual delas é a melhor, pois acredito que a "loira", tem um que de camaleão, uma vez que o gosto vai variando á medida que tomamos; depois do quarto copo fica encorpada e densa, a medida que o papo vai se soltando e ficando tudo redondinho.Aproveite a oktoberfest, da última vez que saí de lá não sei como cheguei á Sampa.

  14. sandro 14/10/2008 às 13:27

    Vote:

    eu fui dono de bar e mercearia durante 20 anos naquela época eu ja sabia que a cerveja era fermentada no milho e arroz tambem o cara chega no bar enche acara enche o saco vomita na calçada mija fora do vaso sanitário manda pendurar e ainda quer tomar uma porcaria que preste e sem falar do monopólio da ambev qu é dona de quase tudo.

  15. santos sueli 14/10/2008 às 13:28

    Vote:

    addooro cerveja………………..beijos

  16. Daniel 14/10/2008 às 13:30

    Vote:

    Muito bom seu texto, bastante explicativo, sempre gostei de umas cervejas importadas, sou fã de algumas e agora sei porque faz toda diferença pagar um pouco mais e tomar algo de qualidade.

    Abrá

  17. marcos 14/10/2008 às 13:35

    Vote:

    oi

  18. Taurec 14/10/2008 às 13:37

    Vote:

    É por isso que só gosto da Heineken. Isso é que é cerveja, não essas porcaria que vendem no Brasil.

  19. marcos 14/10/2008 às 13:39

    Vote:

    hi

  20. Tonho do Paiai&aacut 14/10/2008 às 13:39

    Vote:

    Legal…. legal mesmo esta matéria. Deveria ser maciçamente divulgada por este Brasilzão afora!!!!!

    É preciso informar ao consumidor o que ele está, em verdade, consumindo!!!!!!!

    Estimo que as cervejarias não reajam!!!!

    Quando vejo alguns preferirem uma tal "brahma fresh"….. nota-se quanto de baixa qualidade está sendo consmido,

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  21. Alexandre Silva 14/10/2008 às 13:39

    Vote:

    Meu caro, trabalho maior cervejaria do mundo e sou mestre cervejeiro formado em Siebel Institute(Chicago) e Doemens(Alemanha). Sua descrição é de um ponto de vista interessantíssimo. Condordo que antes do curso, pensava beber e fazer a melhor cerveja do mundo. No entanto, após o curso e ter degustado mais de 200 marcas diferentes, conheço muito pouco sobre cerveja. No entanto, o bastante para saber que a melhor cerveja do mundo é a cerveja que pagam para eu beber, ou seja, de graça, pois gosto não se discute.

    Abraço

  22. Miguel Santarem 14/10/2008 às 13:42

    Vote:

    pra que o cara vai exigir uma cerveja de qualidade, se o camarada desconhece o produto e bebe para ficar bêbado.

  23. Coriolano Antô 14/10/2008 às 13:44

    Vote:

    Ei aiaiai, hein!!!!!!

    Graça a Deus que não sou só eu que fazia estas críticas……

    O duro é querer discutir isto com os amigos numa mesa de bar, tomando uma loirinha estupidamente gelaaaaada!!!!

    Não perco mais tempo….

    Mas onde que eu posso saborear uma cerveja artesanal aqui na região nordeste do Estado de São Paulo, Alta Mogiana, região de Ribeirão Preto?????

    Agora, Meu Companheiro, estou seco para saboriar uma boa cerveja?????

    Ps.: Faltava realmente este divisor de águas na industrialização de cervejas no Brasil. Parabéns!!!

  24. Kelly Batista 14/10/2008 às 13:51

    Vote:

    Fala sério um monte de mauricinhos, metido a besta, que não tem nada pra fazer a não ser tirar onda. Que chatiche…

  25. dana 14/10/2008 às 13:52

    Vote:

    adorei as dicas de cervejarias brasileiras pois adoro cerveja.

  26. Carlos 14/10/2008 às 13:54

    Vote:

    Sempre tomei Brahma, apesar de não ser igual a que é vendida na Europa, acho a nossa mais encorpada do que aos outras cervejas comuns. bem geladinha, ai que delicia vou tomar uma agora. rsrsr.

  27. Expedito 14/10/2008 às 13:57

    Vote:

    Queria saber aqui no Brasil qual das cerveja são as melhores cada estado dizem que é uma é diferente do q as outras. Por exemplo: A Brahma no Rio é melhor que de Minas, Não gosto da Skol, Itaipava acho que tem muito alcool, bavari é mais ou menos Gostava muito da Antartica que agora não estou gostando mais. Queria mesmo depois desta reportagem não beber nenhuma desças e beber estas q vc escreveu não acho marcas dessa aqui.

  28. FERNANDO MACHADO 14/10/2008 às 14:00

    Vote:

    NÃO ADIANTA !!!! A POPULAÇÃO JÁ ESTÁ VICIADA NA BEBIDA. O CAFÉ QUE CONSUMIMOS NO BRASIL E CHEIO DE "COISAS" COMO SANGUE DE BOI, BAGAÇO DE MILHO E AÍ VAI… O BOM MESMO VAI PARA O G8!!!!

    SÓ FALTA, AGORA, O CARA PEDIR NO BALCÃO:

    AÍ, ME DÊ UM ARROZ BEM GELADO OU UM MILHO GELADINHO!!!

  29. FERNANDO MACHADO 14/10/2008 às 14:02

    Vote:

    COMO EU TECLEI, ANTES, A CERVEJA ESTÁ BATIZADA PARA O SEMPRE!!!!

  30. Ronaldo Albuquerque 14/10/2008 às 14:08

    Vote:

    Discutir qual cerveja é melhor ultrapassa a questão do gosto. Envolve principalmente grana$$$! Tempos atrás foi lançada a Bhrama Bier 100% malte que não vingou… temos diversos outros exemplos disso no Brasil. Um país considerado pobre como o nosso, infelizmente não pode se dar ao luxo de produzir tantas cervejas caras. A própria população prefere quantidade à qualidade. Concordo que existe um mundo a ser explorado com tantos estilos e sabores (IPA, lambic,pale, etc). Também sou mestre cervejeiro formado em Vassouras, Siebel e Doemens (como o Alexandre acima) e concordo que beber pelo prazer, independente da marca, é melhor que achar que se bebe bem simplesmente para dizer que já bebeu esta ou aquela cerveja "premium, importada". O segredo está no prazer que sente e tão bem que isso lhe faz. Fica meu conselho, experimentem, provem novos sabores, mas acima de tudo, gosto não se discute. Falar que uma cerveja é melhor que outra é definitivamente discussão de bar e papo de bêbado!

    Abraço

    • ZéBedeuVGBR 25/04/2012 às 11:42

      Vote:

      A Brahma Bier de longe a melhor Brahma de todos os tempos. Brasileiro burro merece tomar a “água rala” de sempre.

  31. spencer gonça 14/10/2008 às 14:10

    Vote:

    Acho as belgas (cervejas,é claro)bem melhores do que as alemãs.Sempre tenho,em casa,uma gostosíssima "Leffe" para degustar.Isto mesmo,porque cerveja de verdade não se bebe,degusta-se…É bem diferente de se assentar num banco de boteco e engolir aquela água gelada e amarelada que chamam de cerveja(…que nem Deus o permita!)

  32. Roberta 14/10/2008 às 14:10

    Vote:

    Adorei a matéria. Tem uma também que é ótima: TERESOPOLIS. Mas o preço é meio salgado. Enquanto a Skol num bar custa R$3,50 a Teresopolis custa R$6,20.

    Mas vale a pena compra-la no supermercado e saborea-la em casa!!

  33. fabio schmalz 14/10/2008 às 14:13

    Vote:

    ôpa, conheço as made in germany … mas na verdade gosto é da nossa falsificada " skol" que essa desse redondo !!!! haaaaaaaaa!!!

  34. RAFAEL RAMOS BOM 14/10/2008 às 14:14

    Vote:

    PARABÉNS PELA MATÉRIA, MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDORA. CONHEÇO MUITO BEM A BACKER E ACHO ÓTIMA ,PRINCIPALMENTE A BROWN E A PILSEN. A THERESÓPOLIS TAMBÉM É BEM CONHEÇIDA AQUI NA REGIÃO QUE MORO ( REGIÃO SERRANA RJ – FRIBURGO).

  35. Gledson Pedroni 14/10/2008 às 14:18

    Vote:

    Opa;

    Em Belo Horizonte tive o prazer de experimentar a Falke, produzida lá mesmo. Fui indicado por um amigo meu, que já fabrica cervejas artesanais e tem planos de expandir até o mercado.

    Devo dizer que o sabor da cerveja de qualidade é infinitamente melhor do que essas outras comerciais… é como se você tomasse a vida toda "caldo de miojo frio" como bebida, e de repente passasse a tomar o mais delicioso dos vinhos. O impacto é notável.

    Não sei se posso, mas vou recomendar o bar Frei Thuck em Belo Horizonte, onde podem ser encontradas várias cervejas de qualidade, inclusive importadas.

    Vale a pena conhecer o que é bom de verdade.

  36. Leonardo 14/10/2008 às 14:20

    Vote:

    Tem uma matéria legal que eu li na revista Planeta, que complementa sua matéria!

    http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/42

    Abraços

  37. Mário 14/10/2008 às 14:21

    Vote:

    Aqui em Curitiba, em garrafa (só em distribuidoras) e em lata (em alguns supermercados) estão vendendo a Bohemia escura com preço razoalvelmente acessível. E é muito boa.

    O chopp da Brahma pode até ter milho ou arroz, mas para mim, quase sempre é melhor que qualquer cerveja…

    A Bohemia de trigo, Bohemia Weiss também é muito boa…

    É claro que todas estas bebidas não custam

  38. Mário 14/10/2008 às 14:22

    Vote:

    Aqui em Curitiba, em garrafa (só em distribuidoras) e em lata (em alguns supermercados) estão vendendo a Bohemia escura com preço razoalvelmente acessível. E é muito boa.

    O chopp da Brahma pode até ter milho ou arroz, mas para mim, quase sempre é melhor que qualquer cerveja…

    A Bohemia de trigo, Bohemia Weiss também é muito boa…

    É claro que todas estas bebidas não custam tão barato, mas nem são tão caras…….

  39. alguém que be 14/10/2008 às 14:24

    Vote:

    cara… água fementada foi de foder…

    ok ok eu sei que a cerveja brasileira impera pela má qualidade…

    mas prestatenção!!!

    água fermentada!! jésuis!!

  40. rozimelha Ferreira 14/10/2008 às 14:25

    Vote:

    Verdades e mentiras!!! bom eu aprecio uma boa cerveja, mas o quisito x é o teor alcoólicooo!!!! as marcas são importantes, valores também, todo mundo merece uma gelada! Ah fiquei preocupada agora…, arroz não engorda, o milho para cada espiga 365 KCAL uhaaaauuuuuuuuuuu! população brejeiros obesos.Abraço.

    Beba com moderação!

  41. Ronaldo Alves 14/10/2008 às 14:25

    Vote:

    Boa tarde,

    A cerveja itaipava tem alguma diferença das outras nacionais?, pois acho a melhor cerveja das nacionais de alta produção.

    Um abraço.

  42. Ronaldo Albuquerque 14/10/2008 às 14:28

    Vote:

    Itaipava tem um mosto básico menor, ou seja, é mais diluída e consequentemente com uma sensação de drinkabillity maior. Agregado a isso, menos álcool, açucar não fermentecível residual…

    Abraço

  43. Eduardo Caminoto 14/10/2008 às 14:33

    Vote:

    Já sou viciado, adoro uma gelada, 1º bhoemia, skol, e o resto tem que estar mais gelada, valeu a matéria!!!

  44. Flávio 14/10/2008 às 14:39

    Vote:

    Por mim não existiria cerveja. Odeio o gosto, odeio gente exalando cheiro de cerveja.

  45. luis carlos biussi 14/10/2008 às 15:00

    Vote:

    pois é amigo eu sempre comento com meu colegas

    de cerveja hoje só tem porcaria no mercado

    de primeiro agente tomava cerveja éla fazia uma espuma legal e tinha sabor hoje mais parece com

    refrigerantes réba e tem gosto de milho ou sei la o que , no dia seguiente o estomago esta ardendo

    e voce com bafo de milho fermentado pô que

    safadeza desses cara filhos da puta ,pô cobre

    um preço justo mais nos venda coisa boa pa

  46. gibran schmitt 14/10/2008 às 15:01

    Vote:

    graaaaaaaaaaannnnnnde matéria…….adoro baden baden, bohemia de trigo e eisenbahn……nao sei como tem gente ki toma as bavarias e antarcticas da vida..,.,valeu o comentario.,.,.,..,

  47. Dudu 14/10/2008 às 15:03

    Vote:

    Como sou de Blumenau, local da famosa Oktoberfest, indico o chop de Weisenbier da Eisenbahn!!!!

    Não existe chop melhor… por ser de trigo, é extremamente saboroso e encorpado… merecendo mais goles do que outros… hehehe

    Enquanto isso.. tem maluco bebendo o chop aguado da Brahma… MELHOR PARA NÓS!!!

    Abraço.

  48. Raimundo Ferreira do 14/10/2008 às 15:06

    Vote:

    conhecer mais um pouco sobre a cerveja e seus efeitos

  49. Cláudio 14/10/2008 às 15:08

    Vote:

    Parabéns pelos esclarescimentos….

    Gosto da Baden Baden (por uns R$ 10,00/garrafa).

    Aqui em Brasília tem a cervejaria Stadt Bier, com um sabor diferenciado, mas pena que não vai aos mercados, só nos bares….

    Oktober na cabeça….

  50. Roberto Rucas Achy S 14/10/2008 às 15:09

    Vote:

    Valeu!!! Sou eximio tomador do nobre liquido.Agradeço

  51. Raimundo Ferreira do 14/10/2008 às 15:11

    Vote:

    a cerve com certeza anima as pessoas por isso bevo esporadicamente

  52. xico 14/10/2008 às 15:11

    Vote:

    kkkkkkkkkkkk

  53. Ronaldo Albuquerque 14/10/2008 às 15:14

    Vote:

    As pessoas não podem falar que estão fazendo merda se não conhecem o processo cervejeiro!

  54. Leu, pensou e 14/10/2008 às 15:18

    Vote:

    Huahuahauhau… olha, eu moro aqui em Balneário Camboriú, fica do lado de Blumenau. Eu adoro as cervejas artesenais, amo mesmo, mas nunca comprei um engradado de uma. Quando o assunto é um churrasco com os amigos uma caixa de Bavária Premium é de alto padrão. A Bavaria Premiun, a Heineken entre outras são cervejas puro malte e industrializadas!

    Agora, nada melhor do que uma Strong Gold Ale!

  55. Ludista 14/10/2008 às 15:20

    Vote:

    AH! bom argumento para tomar cerveja semi-gelada como eu gosto… assim se sente o verdadeiro gosto e qualidade…

    E quanto as "suaves" urggh, horríveis.

  56. Wellington Pontes 14/10/2008 às 15:30

    Vote:

    Gosto de saborear uma maravilhosa BRAHMA, depois do trabalho. Apesar de trabalhar com brahma, skol, antarctica e bohemia.

    Wellington – Caxias(MA).

  57. Gilson Terra 14/10/2008 às 15:35

    Vote:

    Tomo cerveja todos os dias, mas na minha cidade Piumhi MG, é uma vergonha o que fazem com a gente. Você pode tomar uma Brahma ou Skol, de 5 fabricas diferentes, MG, AG, JA, MN, JC em uma unica mesa, ou seja, cada hora vem um sabor diferente. Detesto isso. Sou apreciador de uma boa ceveja e tem que ser gelada.

  58. Dr Health (da Papo d 14/10/2008 às 15:35

    Vote:

    Posso dar meu depoimento pessoal depois que conheci o Napa Ale.

    Eu sempre gostei de cerveja. Adorava Skol (argh), por exemplo.

    Depois que provei as artesanais e importadas, percebi que vivia numa Matrix cervejeira. Hoje em dia essas cervejas que eu curtia não me passam de MIJOS gelados. Só tomo se não tem outra.

  59. Otávio 14/10/2008 às 15:35

    Vote:

    Muito boas estas iniciativas de revelar aos não iniciados os prazeres de se beber uma boa cerveja!

    É Prost!, e não Prosit, como escreveste!

  60. Valmario Genary Coel 14/10/2008 às 15:41

    Vote:

    CERVEJA PRÁ MIM É KAISER!!!!!!!!!

  61. heriberto antonio co 14/10/2008 às 15:47

    Vote:

    tem um ai q acha a heineken a melhor cernveja do mundo gosto e gosto + ta por fora em cara e concordo com o outro que amelhor e que pagam pra mim beber o resto e resto rsssssssss pois comentar e facil dificil e saber beber

  62. Dr Health (da Papo de Homem) 14/10/2008 às 15:47

    Vote:

    Fala pessoal.

    A galera que me conhece da Papo de Homem sabe que sou amante de uma boa cerveja. Muito disso se deve ao vasto conhecimento que me foi transmitido pelo autor do artigo, que vem a ser o guitarrista da minha banda.

    Por minha indicação ao Dono do Bar, ele agora brindará vocês com muita informação boa sobre o mundo da cerveja. Perdi a conta de quanta cerva boa passei a conhecer desde que entrei para a banda. As artesanais daqui, as alemãs, as belgas, etc, etc, etc…

    E amanhã estaremos indo para Blumenau, curtir a grande festa e as maravilhosas cervas locais!!

    Parabéns, Napa Man!!! Mas tu canta mal pra caralho, hahahahahahahha

  63. Junior 14/10/2008 às 15:52

    Vote:

    uma ceva estupidamente gelada num tem nem comparação …….. nois so num bebe acetona pq tira o esmalte dos dente se nao a gente bebia mesmo…

    putzzz uma ceva é muito bom!!!

  64. Super Pérolas 14/10/2008 às 15:53

    Vote:

    Adorei a matéria, parabéns, muito boa mesmo.
    http://www.superperolas.com

  65. Rchid Sadoc 14/10/2008 às 15:58

    Vote:

    As cervejs do Brsil estão entre as melhores do mundo. A sua preferência é notada em todas as capitais do Brasil. Todavia, é preciso fiscalizar a cobrança desse precioso líquido, pois, quando não são muito caros, gerelamente é cobrda a mais por pessoas inescrupulosas e de má fé, aproveitando-se do estado de euforia dos seus consumidores. Isso é detectado nos bares, delicatessens, restaurantes hotéis, barracas, enfim, em todos os lugares onde são consumidas. É um verdadeiro abuso que as autoridades precisam tomar conhecimento.

  66. Ray 14/10/2008 às 16:09

    Vote:

    Achei interessante a reportagem, porem, moro em Sampa e quais cervejas alguêm poderia indicar !.

    Abraços

  67. Brasil 14/10/2008 às 16:10

    Vote:

    Adoro cerveja…

  68. silvio 14/10/2008 às 16:13

    Vote:

    Bom, mais um pra confirmar o que eu achava!!!

    Não estou só, ainda bem!!!!

  69. Ismael Franceschini 14/10/2008 às 16:18

    Vote:

    Dizem que a água é a melhor bebida do mundo, e é por isso que foi colocada na gostosa cerveja!!!

  70. Vitor Antunes 14/10/2008 às 16:24

    Vote:

    Parabéns pela matéria, trabalho em uma importadora de cerveja e fiquei feliz em poder ler umas verdades do mercado…só não concordo com a foto da baden baden pois esta cervejaria após ter sido comprada por uma das grandes, perdeu todo o glamour construido durante anos, hoje se voçê pegar qualquer uma delas e olhar o rótulo vai verificar que em seus ingredientes contém conservante, ou seja não é mais totalmente pura…Ah e um toque do mercado está chegando em sp a BAUHAUS que é uma mineira extra puro malte bem interessante!

    Ps. A minha preferida foge um pouco do tema, pois é a ERDINGER TRADICIONAL…hehe abraços.

  71. carlos magno 14/10/2008 às 16:25

    Vote:

    É óbvio que aqui sempre tem que ter o famoso jeitinho br, as leis que regulam a cerveja na europa são mais rigorosas e cumpridas por exigência! ou enquanto a europa não vem até eu, é lójico que eu irei até a brahma, bohemia etc.

    Mas a matéria é de exelecente respaldo.

    parabéns!

  72. Carlos Portuga 14/10/2008 às 16:26

    Vote:

    Ola e vcs ja beberam a nossa cerveja Sagres,SuperBock delicia.

  73. Daniel da Silva A&nt 14/10/2008 às 16:30

    Vote:

    Ótimo texto, só esqueceste de citar a Heineken, cerveja importada que segue a lei da pureza mas tem um preço muito mais acessível do que as micro-cervejarias locais. Apesar de adorar as cervejas da Eisenbahn, não troco a Heineken por nenhuma outra.

  74. Daniel 14/10/2008 às 16:31

    Vote:

    Muito bom seu texto, bastante explicativo, sempre gostei de umas cervejas importadas, sou fã de algumas e agora sei porque faz toda diferença pagar um pouco mais e tomar algo de qualidade.

    Abrá

    http://www.manualdocanalha.com

  75. Diego 14/10/2008 às 16:42

    Vote:

    Sinceramente eu bebo pela tonturinha que a cerveja poporciona, seja de milho, arroz ou qualquer outra coisa…bebemos por causa do álcool mesmo, hehe…deixa qualquer mulher atraente…mas o artigo até que é interessante…

  76. Avatar

    napa ale 14/10/2008 às 16:45

    Vote:

    Bem, otávio, pode ser prosit ou prost também, tanto faz, o importante mesmo é prestigiar a boa iniciativa cervejeira nacional. Falando nisso, é óbvio que não deu pra citar todas as boas micro cervejarias nacionais, foi até covardia ter de escolher algumas como exemplo. Eu tiro o chapéu para as mineiras, como a Falk, a grande Austria Bier, a sensacional Walls e outras tantas. Devassa? Também tem arroz e milho mas já é um tanto melhor que as "populares", o chopp é agradável, e a localização das franquias ajuda. Falando em SP, temos perto de Ribeirão a Ashby, a Bamberg e outras q preciso conhecer de fato. Colorado? Assunto polêmico… Ein prosit, ein prosit der gemutlichkeit… Valeu pela atenção galera! Keep on drinking, que seja a cerva que for! Melhor que beber Keep Cooler!

  77. Avatar

    napa ale 14/10/2008 às 16:48

    Vote:

    A propósito, Blumenau, I love you so much!

  78. Avatar

    napa ale 14/10/2008 às 16:49

    Vote:

    Tô chegando amanhã!!! Blumenau!!!!

  79. Neide Araújo 14/10/2008 às 16:51

    Vote:

    Caraca! Adorei a matéria e pretendo observar melhor os sabores .

  80. Desguteiro 14/10/2008 às 16:59

    Vote:

    Bom começando, olá a todos os pinguços e futuros pinguços e tudo mais … não li todos os posts … mais li a entrevista tudo que eu sou bem preguiçoso … mais então eu nem imaginava isso pra inicio de conversa

    Isso é uma pura sacanagem, acho que todos nós aqui apreciadores de bebidas alcoolicas devemos postar algumas cervejarias que são realmente boas …

    O que acham?

    Bom vou começar moro em BSB [Brasilia] e conheço uma boa cervejaria que fica no setor das industrias graficas … perto do sudoeste não me lembro o nome´por que é dificil … mais é a unica que tem lá !!

    Deixo ai meu comentarioa todos

  81. Jaroslav 14/10/2008 às 17:15

    Vote:

    Parabens pela pura verdade, sou cervejeiro com muito orgulho e ainda no entendo como e possivel vender tanta porcaria que resolveram chamar cerveja o que deve ser um insulto aos que fabricam cerveja honesta de boa qualidade a um bom preco. Somente um porem ao artigo, minha opiniao pessoal, nao existe uma cerveja boa de garrafa. Boa mesmo vem de BARRIL.

  82. Ronaldo Albuquerque 14/10/2008 às 17:43

    Vote:

    Ainda bem que o flávio não é o dono do mundo…

  83. CuscoKid 14/10/2008 às 17:59

    Vote:

    Pois eh, uma desconfiança que eu tinha ha muito tempo… por isso tenho bebido a Xingu, rsrsr, pouca agua e muito malte… minha opçaun, e tbm bebemos aqui no Sul Chop envazado em garrafinhas pet, muito superior as latinhas de cerveja aguadas de um pila, e saun no mesmo valor…

  84. Sergio R. Santos 14/10/2008 às 18:06

    Vote:

    A matéria até parece papo de sommelier: é mais importante mostrar conhecimento do que aproveitar a bebida. A quantidade consumida pelo brasileiro comum é incompatível com o custo e o teor alcoólico das cervejas especiais. A fama de algumas não condiz com sua qualidade, é verdade. A criação da AMBEV foi um escândalo jurídico: criou um monopólio, financiado pelo BNDES, para ser vendido para uma empresa belga. Mas existem boas cervejas industriais, como a Bavária Premium (PURO MALTE); Heineken, Brahma Extra, Bohemia Weiss e outras. Gosto e disponibilidade de dinheiro não se discutem.

  85. Dono do Bar 14/10/2008 às 22:32

    Vote:

    Legal ver a galera comentando sobre, tanto concordando ou não.

    Só digo uma coisa, que só bebo agora as "cervejas populares" em botecos que não existem cervejas de verdade ou em churrasco de amigo, que o cara, logicamente, vai comprar uma conhecida e barata, porque bancar pra uma galera fica difícil.

    Mas ainda realizarei meu sonho de poder bancar um churrasco só com cervejas de qualidade, pelo menos as que eu acho ;)

    Parabéns meu nobre Napa. Aguardando ansiosamente pelo próximo sobre a Oktober ;)

  86. Mariângela Mar 14/10/2008 às 22:53

    Vote:

    Sinceramente, li e.. li de novo a matéria, e depois, lí e reli os comentários. Muito educativo, realmente! Mas… acho que vocês esqueceram de falar de uma coisa muito mais importante do que o teor, o valor e a qualidade do que bebemos (e olhe que eu bebo bem, graças!!!).

    O mais importante não é o valor da cerveja, não é a qualidade da mesma, e sim, o que ela nos trás.

    O fato de gostar de Skol, de Antártica, de Heineker ou de Baden não tem a mínima importância. Se sou pobre ou sou rico o bastante para pagar 68 reais por uma cerveja não constitui nada… nada mesmo do que o valor da condição amizade x barzinho x cerveja. Essa sim é a cerveja ideal… regada de muito papo furado, uma tontinha que esquece os presentes, um amigo que tenta te beijar na boca… e ELA, está alí… sempre! A cervejinha nossa de todos os dias… ou… de alguns dias da semana.

    Bjos a todos

  87. Dono do Bar 15/10/2008 às 13:12

    Vote:

    Oi Mariângela.

    Concordo com você, mas o ponto passado no post é de gosto da cerveja e não situação, o social que ela nos proporciona.

    Mas é um belo ponto abordado ;)

  88. Leonardo Araujo 15/10/2008 às 19:11

    Vote:

    Cara, legal ver a minha foto no começo do seu post. Conheça meu blog também. Amanhã o Papo de Bêbado vai ganhar um banner e link lá.

    Abraços!

  89. Dono do Bar 16/10/2008 às 0:23

    Vote:

    A foto ficou muito boa Leonardo. Parabéns.

    Linkei para o flickr, não sei se era o correto. Espero que sim ;)

    Abraços.

  90. Wagner 16/10/2008 às 9:27

    Vote:

    As cervejas industrializadas nacionais são péssimas.

    São tão ruins que servidas bem geladas, não mudará a falta de gosto delas, o lupulo passa bem longe.

    É uma água cara !!

    Pode-se achar cervejas importadas por preços acessíveis, quando realmente se degusta uma cerveja de qualidade, percebe-se rapidamente a diferença.

  91. meu negocio é 17/10/2008 às 5:23

    Vote:

    eu sou só da SKOL!

  92. Vídeos, Jogos & Blogs | Asttro! 17/10/2008 às 11:51

    Vote:

    [...] N’ROLL TRAIN Mais 11 coisas que as garotas pensam… (+18) É o Brasil "Companheiro" Brasil, país dos cervejeiros. Mas com que cerveja? Como deveria ser os debates políticos Os ETs não estão vindo. Mas como seria se eles viessem? [...]

  93. Kahe 17/10/2008 às 15:25

    Vote:

    Show de texto.

    Excelente a foto da BadenBaden! (only joking) Gostei de ver uma foto minha usada aqui.

    Abraços

  94. Raimundo Ferreira do 17/10/2008 às 15:37

    Vote:

    valeu pureiro

  95. Avatar

    Napa Ale 17/10/2008 às 21:59

    Vote:

    Falaram sobre a bauhaus. Achei interessante. Vale a pena. Por aqui em Blumenau o bicho está pegando. Aguardem…

  96. Avatar

    Napa Ale 17/10/2008 às 22:03

    Vote:

    Em relação ao Sr Sérgio, de fato a maioria das cervejas artesanais tem grau alcóolico semelhante às dita populares. Ademais boa parte delas não é tão cara assim. E gosto é gosto. Há quem ouça Motorhead, há quem ouça Poison e assim a diversidade vai fazendo o tempero da vida.

  97. Rogério 18/10/2008 às 17:23

    Vote:

    Mariângela falou tudo!

    Não tem cerveja pior do que aquela que se toma sozinho.

    E não tem cerverja que não seja ótima quado se está rodeada por amigos.

    um abraço

  98. Bêbado 19/10/2008 às 13:37

    Vote:

    Só vale lembrar aqui, que a temperatura média nos países europeus é bem baixa se comparada com o Brasil.

    Não consigo nem imaginar um sábado a tarde, com 35 graus de temperatura na sombra, sentado num kiosque na praia, tomando uma brêja amarga como as alemãs. E viva o produto nacional, de péssima qualidade, mas extremamente refrescante!

  99. ricardo 20/10/2008 às 7:46

    Vote:

    voçê esta certissimo…mais veja a minha situação…aqui onde moro se for sair pra procura um lugar que tenha essas cervejas..kkk..to lascado…

    quero dizer que não é todo lugar que tem essa maravilha…

    moro em recife,PE…se fosse sair pra tomar essas cevejas iria ficar maravilhado e satisfeitissimo…mais ai quem ia ficar com uma terrivel fermentação era meu BOLSO..kkkkk

    fazer oq se todo buteco só vende skol como a melhor cerveja…

  100. Absurdo 20/10/2008 às 7:58

    Vote:

    O "Bêbado" tocou no ponto.

    Viajo com frequência pela Europa e, como adoro cerveja, vou aproveitando para beber as cervejas nacionais desses países.

    Em termos de variedade, a Bélgica é o "país cervejeiro" por excelência.

    São execelentes cervejas de todas as cores, sabores e graduações alcoólicas. E todas muito , mas mesmo muito boas, saborosas.

    A Alemanha tem também uma enorme variedade, que ultrapassa a vulgar pilsen. A Weissbier, por exemplo é muito refrescante no Verão (alemão, entenda-se…) mas não é para toda a gente, dada a cor e densidade.

    No inverno, as Ales e as Bitter britânicas ou as stout irlandesas são fantásticas.

    Para o Verão do sul da Europa (ou brasileiro) só há mesmo um tipo de cerveja: a brasileira.

    Podem dizer mal do produto nacional – que já percebi que é uma tradição brasileira, tudo o uqe vem de fora é bom, o nacional é mau… – mas não consigo encontrar uma cerveja como Brahma, Antártica ou Skol para serem bebidas em ambientes de 35 graus ou mais.

    São mais aguadas e leves do que as europeias? É claro que são, mas não duvido que é de propósito e não resultado de tentar ganhar dinheiro reduzindo a qualidade.

    É que são essas as características refrescantes que permitem beber – e muito – a cerveja num clima tropical, sem se ficar pesado, e aqui digo pesado na cabeça (pouco álcool) e no estômago, leveza da cerveja.

    Duvidam? Experimentem beber em Dezembro no Brasil uma Ale inglesa ou a fantástica Guiness irlandesa – uma das minhas favoritas – à temperatura a que são servidas ( é a temperatura que melhor se adequa à sua degustação plena) no Reino Unido ou na Irlanda. Alguém conseguiria beber uma cerveja e considerá-la agradável no Verão brasileiro se for servida a uma temperatura que deve rondar os 15/16 graus?

    Na minha opinião, a cerveja brasileira é a que melhor se adequa ao clima quente e húmido tropical e não a troco por nada quando por aí estou.

    Já agora e a propósito de cereais: a Budweiser é feita de arroz e é uma excelente cerveja, na minha opinião.

    • aleksandro 09/09/2011 às 17:27

      Vote:

      Então apos ler seu post para alguns alemães hehehehe eles ficarm bravos com seu comentario hehehehehe pois sabe como é torcedor de um time fanatico, são assim este povo da bavaria hehehe e so pra vc saber estou tomando uma AUGUSTNEBRÄU MÜNCHEN na casa dele heheeh e mais delicioso ainda vou ficar aqui ate dia 6 de outubro hehehehehe e vou beber umas na oktoberfest.

  101. Sergio Roberto Butzk 20/10/2008 às 9:32

    Vote:

    Com certeza muitos vao concordar comigo.Ja fazem alguns anos atras,aqui na regiao do vale do itajai,bebia-se uma antarctica muito boa:A Antarctica de Joinville.Infelizmente nao se produz mais.

    Mas hoje temos ótimas cervejas puras por aqui.Eisenbahn,bierland etc.

  102. ROGERIO FERREIRA 20/10/2008 às 16:18

    Vote:

    Conheço bem as cervejas nacionais,e acho que nenhuma supera a qualidade das cervejas fabricadas pela Cervejaria Petrópolis(petra,itaipava,crystal,teresopólis,black princes,lokal…)pois tem uma qualidade grande,tem otimo sabor e são suaves,não dão ressaca e nem aquele gosto ruim na boca,(e olha que eu trabalho na concorrente)

  103. Avatar

    Napa Ale 20/10/2008 às 23:39

    Vote:

    Quem já tomou um chopp pilsen da mistura clássica ou uma backer pilsen entre tantas, sabe q existe refrescância sem obrigatórios arroz e milho. Vale a pena experimentar. Verdade é q temos no Brasil excelente variedade de cervejas de qualidade para todos os momentos e climas, e sem preços estratosféricos.

  104. Dr Health 21/10/2008 às 15:45

    Vote:

    Claro que as Skois e Brahmas da vida são refrescantes… Vc tem que tomar a quase zero grau pra essas porras descerem sem aquele gosto horroroso. Assim "refresca" até o cérebro

    Lembro de estar tomando uma Mistura Clássica e acabei deixando esquentar um pouco. Arrisquei beber e o gosto continuava maravilhoso.

    Se fosse uma Skol, já tinha ido pro lixo.

  105. Dono do Bar 21/10/2008 às 16:39

    Vote:

    @Dr. Health

    isso é verdade. No calor carioca por exemplo, você pega uma cerveja geladíssima, refresca bem. Mas se você não beber aquela cerveja em, NO MÁXIMO, 5 minutos, já era.

  106. Weizenwarrr 23/10/2008 às 15:03

    Vote:

    Já que o Rogério comentou os quesitos "não dar ressaca no dia seguinte" e "não deixar gosto ruim na boca", posso atestar que as cervejas mencionadas pelo Napa Ale neste artigo têm este grande diferencial. Consumir apenas uma ou duas latas de cerveja de baixa qualidade, tal como Brahma e Skol, em uma noite, realmente é uma ato inofensivo ao organismo. Mas experimente passar uma noite de Oktober bebendo 10 ou mais copos de chope de 400 ml… Aí sim entra a importância da famosa "lei da pureza alemã de 1516". Ela salva o bom bebedor da dor de cabeça e dos outros males já mencionados. Aproveito para elogiar, na categoria "pilsen", sem dúvida a mais propícia ao clima brasileiro, as cervejas nacionais Eisenbahn, Backer e o chopp da Zehn Bier (mas este tem que ser o tirado na fábrica, em Brusque-SC).

  107. Cerveja gelada | Batecabeça 29/10/2008 às 20:16

    Vote:

    [...] Algumas propostas de marketing até chamam essa cerveja de “cerveja clarinha leve e refrescante”, grande parte do que você toma vêm do arroz e do milho, eles usam esses ingredientes para baratear o custo da produção, e assim vender mais barato para o povão, enquanto o ideal seria ter muito mais cevada e outros cereais maltados, isso veio diretamente do Papo de bebado. [...]

  108. Fabrício 27/11/2008 às 12:57

    Vote:

    Grande explicou tudo de A à Z, é isso que estou tendando mostrar para os meus amigos.. e aprender tb.

    Abraço

  109. Tom 27/08/2009 às 15:26

    Vote:

    Muito bom!!! Parabéns pelo ótimo e objetivo artigo, muito esclarecedor. Sou fã de cerveja, comecei a gostar mais quando vim morar em Florianópolis e conheci a Eisenbahn. Agora consigo compreender perfeitamente o que queres dizer com o "ranço residual das Brahmas da vida" haiuahiuahaiua… é terrível mesmo… tem gosto de inseticida! Abraço!

  110. marujo 02/09/2009 às 13:36

    Vote:

    Muito bom ! bebedores de arroz e milho ultra congelados ,essa foi otima kkkkkkkkkkkkkk

    a minha "brahma" se chama konig pilsener (alema)no qual pago rs 3,75 a garrafa de 500ml ,ja vi neguinho pagando rs 5,00 pra tomar bohemia ekaaa!!!

  111. mauricio 02/09/2009 às 20:51

    Vote:

    muito bom o texto ,eu tenho 41 anos e fiquei a par dos cerais não maltados la pelos 30anos ,a partir de entao passei a entender o porque existe a lei da pureza ,para evitar que consumidores desavisados consumam esse liquido nojento produzido com arroz do tipo 5 (mais quebrado impossivel ) e com quirela de milho ,que aki é chamado de cerveja,por exemplo skol brahma antartica etc ,é interessante observar q todas as marcas da ambev possuem cerais nao malteados enquanto marcas como bavaria premium ,kaiser bock e heineken sao puro malte ,porisso sempre oriento meus amigos a no minimo consumirem estas citadas por ultimo.

    Quanto ao clima do brasil relatado por alguns como desculpa para beber o liquido rançoso eu afirmo que bebo bock ,porter ,red ale e o escambau em pleno verao de 35 graus ,cerveja é assim forte e pra macho …..

  112. fabiano 21/10/2009 às 14:23

    Vote:

    pra que o cara vai exigir uma cerveja de qualidade, se o camarada desconhece o produto e bebe para ficar bêbado.

  113. fabiano 21/10/2009 às 14:33

    Vote:

    A sede ensina a beber a todos os animais, mas a embriaguez só pertence ao homem

  114. fabiano 21/10/2009 às 14:47

    Vote:

    Invejo as pessoas que bebem. Pelo menos têm alguma coisa em que botar a culp. Para bom bebedor meia garrafa basta. O primeiro chope é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura.

  115. Jorge 19/12/2009 às 14:42

    Vote:

    Deve ser por isso que a gente "empapuça" de tomar essas cervejas, as vezes parece que o organismo rejeita, mas a gente insiste. Quando tomo a Cerveja Original, por exemplo, fico melhor do que se tivesse tomado uma Brahma ou Skol. Gostaria de umas dicas sobre cervejas boas e comuns de se encontrar(Ex.: a Brahma Extra é uma boa opção ou no fundo é a mesma coisa?). Atualmente moro em uma regiao do interior de sp onde a Crystal faz sucesso….Bohemia Confraria o pessoal nem sabe o que é…

  116. Dono do Bar 21/12/2009 às 8:42

    Vote:

    @Jorge valeu pela sugestão, dá um belo post ;)

  117. Nauru Mendes 27/01/2010 às 9:16

    Vote:

    Legal sua materia

    è isto ai as artesanais vem ai rss

    abraços
    http://www.mendesbier.blogspot.com
    Nauru Mendes

  118. Juvenal 30/01/2010 às 11:37

    Vote:

    vtnc… pq não muda esse lixo de uma vez para "alcoolicos anônimos?? " Se soubesse tanto das cervejas alemãs teria falado de como elas são servidas Dr Beer. De cada 10 bêbados q conheço, 9 não distiguem mais nda depois da segunda lata, pode servir merda quente ou gelada q nem vão saber qq tão bebendo. Só pra terminar… Não me espanta colocar em primeiro lugar uma cerveja carioca né… BRASIL, O PAÍS DOS HIPÓCRITAS.

    • Mestre Crervejeiro 05/03/2011 às 22:02

      Vote:

      Amigo, tá na hora de trocar a pilha do vibrador que tá atolado no teu rabo….o mau humor começou a mostrar que o brinquedo parou de vibrar.
      Cheers!

  119. Juvenal 30/01/2010 às 11:45

    Vote:

    "Deve ser por isso que a gente “empapuça” de tomar essas cervejas, as vezes parece que o organismo rejeita, mas a gente insiste. "

    eu mereço….

    EXPERIMENTA… ir num médico especialista e eu sei bem certinho qq ele vai t dizer meu filho. Daki mesmo eu t dou um diagnóstico de gastrite seu otário, se ligue.. . como disse ua guria aí pra cima… eita bando de mauricinho (achando que estão) tirando onda…

  120. marujo 03/02/2010 às 5:13

    Vote:

    para os otarios que preferem pagar barato 1 real e beber mijo enlatado(skol ,brahma) meus pezames ,eu apos muito relutar entendi que cerveja e feita somente la pros lados da alemanha e hoje aceito pagar mais caro e acordar sem gosto de guarda-chuva na boca.

  121. marcelo 03/02/2010 às 5:15

    Vote:

    eu bebo da branca eu bebo da amarela ,eu tomo daquela que me desce bem pela guela…

  122. José Almeida 07/02/2010 às 7:41

    Vote:

    A ótima cerveja inglesa e iralndesa nada tem que ver com a alemã. O país cervejeiro por natureza, a Bélgica, onde existem centenas de cervejas diferentes, desde a Mort-Subite até à cerveja de framboesa ou de morango – e é mesmo cerveja, com receitas dos frades de centenas de anos! – supera de longe a cerveja alemã.

    A Heineken, uma das cervejas mais conhecidas do mundo é holandesa, bem como a Amstel.

    A Tuborg e a Carlsberg, outras das reconhecidamente excelentes cervejas comerciais são dinamarquesas.

    A Budweiser – na versão americana – ou Budvary na versão original, é de origem Checa, país onde se situa a cidade Pilsen, que dá nome à variedade de cerveja mais produzida em todo o mundo.

    A Espanha tem excelentes cervejas, nomeadamente catalãs.

    Portugal tem a Super-Bock, premiada em qualquer concurso em que entra.

    A Cobra indiana é fantástica.

    No Brasil, sobretudo no Nordeste e durante o dia, não vejo como alguém prefere uma ale inglesa, uma lambic belga ou uma weissbier alemã a uma das excelentes cervejas comerciais brasileiras, como a Brahma, por exemplo, leves e apropriadas ao clima.

    Evidentemente que se beber cerveja significa beber até cair para acordar de ressaca, é natural que a Brahma dê dor de cabeça. Como dá o vodka, o vinho, ou qualquer outra cerveja (ou bebida alcoólica) de qualquer outro lado do mundo quando bebida em excesso… pensar que, a seguir a beber em excesso, apenas algumas bebidas, supostamente de má qualidade, provocam ressaca é mito urbano e desculpa de mau bebedor…

    É mesmo mania de dizer mal do produto nacional e que só o que vem do estrangeiro é que é bom!…

    Ainda assim: querem continuar a gastar mais dinheiro por cervejas que acham melhores e que vos sabem melhor? Ótimo! Força, e que vos saiba bem.

    Eu, quando vou a Londres bebo uma ale inglesa, a Dublin não passo sem uma pint de Guinness, em Bruxelas sem uma trappiste de meio litro e no Brasil sem uma Brahma.

    Boas cervejas para todos!

  123. Pedro Busko 10/02/2010 às 10:03

    Vote:

    As cervejas nacionais "populares" são em sua Pilsners, e um ótimo exemplo de uma Pilsner refrescante e saborosa é a Czechvar (http://www.wikibier.com.br/artigo/czechvar).

    Indicação para quem quer conhecer um pouco mais de cerveja, e também para quem quiser colaborar:

    http://www.wikibier.com.br

    Valeu!

    • João 06/11/2012 às 22:19

      Vote:

      A Czechvar é muito foda!

  124. marujo 25/02/2010 às 19:51

    Vote:

    jose almeida meu amigo ,por acaso voce trabalha na ambev ??

  125. kiko 26/02/2010 às 8:43

    Vote:

    tem um mane ai que só toma cerveja porter se for la na inglaterra ,de trigo só na alemanha ,trapist só na belgica ….daqui a pouco ele vai falar que só come macarrão na italia,e hamburger no EUA….kkkkkkkk cada uma que agente ve por ai ,rapaz tira o escorpiao do bolso e para de beber milho enlatado!!!

  126. skinhead 01/03/2010 às 12:45

    Vote:

    jose você é mulher??

  127. José Almeida 10/03/2010 às 13:31

    Vote:

    Não trabalho na ambev, não sou mulher e anda por aí um kokote que não sabe ler.

    Adoro Guiness. Mas só bebo no inverno, porque é uma cerveja de inverno e demasiado pesada para o verão, tal como a generalidade das trappistes belgas.

    Quando no Brasil – e só estive no Brasil no verão sul-americano, mesmo quando no Sul – prefiro a boa cerveja adaptada ao clima.

    Não gostam? Óptimo, bebam o que bem lhes der na gana.

    Agora, dizer que a cerveja é má, apenas por pose, sem qualquer conhecimento real, no pressuposto de que numa manhã "x" após litros de cerveja comercial brasileira acordaram com enorme ressaca e noutra manhã, com – provavelmente muito menos litros de cerveja, até porque é bem mais cara – outros litros de cerveja artesanal ou estrangeira, acordaram com coros angélicos, parece-me nada científico, pouco honesto intelectualmente, enfim, errado.

    É claro que não bebo "apenas" isto ou aquilo quando vou aos países de origem… mas isto já é dar demasiada importância a provocações de KoKotes.

    Continuo a achar a cerveja comercial brasileira uma excelente cerveja de verão, algo, aliás, que está a tentar ser copiado – sem grande sucesso, diga-se de passagem – na Europa.

    Boas cervejas

  128. 1berto 08/04/2010 às 4:54

    Vote:

    Ótimo post, num post como este estão economizados anos que levei para descobrir (experimentando e fuçando várias fontes na net) o universo do ‘submundo’ da cerveja de verdade acessível no Brasil. Ironia das ironias muito da facilidade do acesso e preço razoável das boas cervejas se deve a Schincariol que comprou a Baden, a Devassa e a Eisenbahn e tornou as mesmas mais disponíveis pelo menos nas gôndolas dos supermercados. Faltou mencionar somente a excelente Colorado que engrossa a representação do interior paulista e a Baker, de BH.
    Como já foi dito várias vezes por aqui cada um toma o que quer, mas não acho acho que seja necessário tomar milho para tomar uma cerveja refrescante, a Heineken por exemplo cumpre bem esse papel e essa questão do preço também é muito relativa, já cansei de ver Heineken no supermercado (moro em Brasília) mais barata que Bohemia.

  129. Francisco Tramujas 28/04/2010 às 8:19

    Vote:

    Excelente texto! Já conhecia o tema , mas a leveza em seu texto me deu vontade de seguir a leitura.

    Parabéns!

  130. Lucas Leite Lopes 09/05/2010 às 19:14

    Vote:

    eu curto vários tipos de cervejas .. minha preferencia eh a pilsen … não tem jeito acho que é a preferencia tb da maioria dos brasileiros .. vivemos num país quente .. já imaginou sair tomando cervejas de grande graduação alcoolica em um sol de rachar na praia .. sem condições .. não tiro o mérito dessas cervejas principalmente em ocasiões especiais tanto pelo o ambiente como pelo o preço .. mais tipo acho que quanto a esse quisito .. falta tanto no brasil variedades em todas as marcas .. e uma divulgação maior .. pois só em sites especializados que leigos como eu matadores de pilsen .. podem descobrir sobre as N variedades e ter a oportunidade de aprecia-las .. bebam sem moderação desde que não dirijam

  131. Samuel 20/05/2010 às 20:59

    Vote:

    Ouvi falar que a Skol e filtrada apenas 1 vez e as cervejas de ponta 3 vezes, a tornando mais barata. Por isso, tanto marketing pra ela. E verdade?

    Abs

  132. Carlos 14/06/2010 às 12:37

    Vote:

    Porem, a cerveja de qualidade produzida por cervejarias menores pode estar correndo risco……é só pesquisar, e observar quem são os atuais proprietarios da Eisenbahns…Baden Baden..ja estão na mão das poderosas…..Na mão destas maravilhoas produtoras desses liquido amarelado,que ele batizam de "cerveja"

  133. Eduardo 14/06/2010 às 16:03

    Vote:

    Se tem uma coisa pior do que o sabor (ou a falta dele) de certas cervejas são as opiniões sobre cervejas. Nada mais previsível e repetitivo. Quando todos começam a elogiar original, os elogios duram 10 anos no mínimo. A cerveja já virou uma bosta, mas as pessoas não param de falar bem. Exemplo disso é a bohemia.

    Tem cervejas simples, sem pretensões ou fama, mas muito gostosas: brama prêmium, kaiser gold, skin munich (escura), e alguma outra. Mas essas cervejas têm um grande problema: Elas não têm FAMA de boas cervejas. Essas são as mais baratas e populares com qualidade.

    Mas as melhores que já tomei, nacionais (nacionais de verdade e não apenas produzidas aqui com know how e fórmula importados) foram Cerpa (long neck) e Nobel premium. A primeira produzida no Pará, a segunda em Pernambuco. Quem diria…

  134. Eduardo 14/06/2010 às 16:24

    Vote:

    Outra coisa, não tem como comparar Europa com o Brasil ou EUA, pois a Europa pois a produção de cervejas na Europa é dispersa em cententas e centenas de cervejarias, enquanto que aqui são gigantescas unidades industriais. Isso tem duas implicações importantíssimas:

    1) Todo processo que em larga escala que envolva fermentação é um processo pouco controlado e preciso. O controle da temperatura em grandes tanques é muito menos eficiente. Mas o problema vai muito além da quetão de temperatura.

    2) Produzir em larga escala e em poucas unidades produtivas significa: maior tempo de distribuição e maiores estoques, e tudo isso implica numa cerveja relativamente "velha" na prateleira (o que não tem nada a ver com prazo de validade). Acontece que a cerveja é uma bebida feita para tomar nova! Por isso o chop é tão mais gostoso! Lembro quando visitei a cervejaria da Belco. A belco tinha fama de cerveja ruim, mas chegamos embaixo de um tanque de 250.000 litro e abrimos uma torneirinha. A cerveja era novíssima e foi uma das melhores que já tomei. Não tinha sido pasteurizada ainda. Era belco e era deliciosa, pois era nova.

    Imagino que na Europa, muitas vezes só se toma chop (cerveja nova e não pasteurizada) ou pelo menos uma cerveja fabricada há poucos dias.

  135. carlos 01/08/2010 às 14:21

    Vote:

    concordo mas há quem possa andar de fusca e quem possa pagar pra andar de carro zero, como é o meu caso. Se os outros nao tem grana pra pagar mais de 10 reais em uma garrafa não é problema meu, eu como nao bebo pra ficar bebado mas sim pra degustar sei do que voce fala. o problema é dos outros que gostam de beber esse suco de cereais e permanecem na ignorancia, a informação está ai pra quem quiser.

    esse mestre cervejeiro aí nao entende de nada duvido muito que já tenha bebido uma Leffe.

  136. carlos 01/08/2010 às 14:44

    Vote:

    acho muito impressionante a falta de conhecimento de voces. quem disse que só existem de pilsen as cervejas mais conhecidas comercialmente, que alias são um lixo total. não tem lupulo nem nada nao se sente o que é uma cerveja de verdade tomando skol… voces tem muito o que aprender de cerveja, sugiro estudarem o processo de fabricação pra entender que cerveja artesanal pode ser bebida no calor!

  137. maruj0 03/08/2010 às 16:19

    Vote:

    parabens carlos ,falou tudo …ca estou tomando minha konig pilsener com muito malte de cevada e muitissimo lupulo.. fantastica !!,agora quem quiser brahma aproveita que ela agora esta de rotulo novo todo vermelho ,hummm deve estar aguadissima……kkkkkkk

  138. José Almeida 07/08/2010 às 10:17

    Vote:

    Carlos, eu ando de Mercedes Benz e pago caro (na Europa) para beber cerveja brasileira, mais caro do que as cervejas europeias.

    Sabe porquê? É bom beber qualidade, é bom beber cerveja adequada a tempo muito quente.

  139. kiko 09/08/2010 às 16:01

    Vote:

    jose , voce gostar de pagar caro por produtos sem qualidade nao me diz respeito…,mas fiquei com uma duvida! …. me diga uma coisa voce rasga dinheiro tambem?

  140. Jackson Ribeiro de A 11/08/2010 às 11:25

    Vote:

    Fale mal quem quiser, mas prefiro a Antarctica, de pre-

    ferencia a pilsen extra.

  141. Luh 29/08/2010 às 18:31

    Vote:

    Tô nem!!Eu quero é cachaça,cerveja…e afins!!Desce mais uma!!

  142. Carlos Braga 19/10/2010 às 11:08

    Vote:

    Sou de BH e já bebi BACKER tirada quente da estante do supermercado. Cerveja boa é assim.
    Mas também bebo as populares porque não sou fresco.

  143. Stenio 28/02/2011 às 11:31

    Vote:

    Poxa “caras, me orgulho de vcs, entendedores de cerveja. Sou só consumidor, mas aprecio essas conversas de “mesa de bar” .. hauhahu. Valew!

  144. LongRider 23/04/2011 às 18:08

    Vote:

    Quanto à cerveja popular nacional, desisti depois de abrir várias chocas. Skol, Brahma, Itaipava. Cansei. Pagar um pouco mais por um produto que me dê prazer compensa e até agora não me deixou nem mais pobre nem mais rico. Prefiro as cervejas que tenham qualidade, sejam elas nacionais ou importadas.
    Um brinde e muita saúde à todos.

  145. Renato 14/05/2011 às 17:07

    Vote:

    Comecei a me interessar pelo assunto cerveja, depois de uma pequena conversa com um cara que entendia um pouco do assunto. descobri que, cerveja, é um assunto muito além de simplesmente encher a cara e zoar, como fazem a maioria dos adolescentes hoje… Ao começar a pesquisar, descobri que a cerveja é, basicamente, um líquido fermentado, adoçado pelo malte com adição de lúpulo, certo? pois então…. surgiram algumas dúvidas sobre o assunto, se alguém pudesse saná-las, ficarei agradecido!

    1º -> A cevada é um ingrediente fundamental da cerveja, através da cevada, produz-se o MALTE (através de um processo pelo qual eu entendi). COMO essas cervejas da AMBEV (skol, antarctica, brahma etc…) possuem MALTE se na própria garrafa vem os ingredientes, e esta lá, CEREAIS NÃO MALTADOS….. Aprende, AQUI, que nessas cervejas usam-se outros tipos de cereais, tais como milho, trigo… esses cereais também são capazes de produzirem MALTE

    2º -> PERGUNTA FINAL…. essas cervejas tomadas no brasil (Antarctica, Skol, Brahama) NÃO TÊM CEVADA…. e se não tem cevada, como elas possuem MALTE ???

    OBRIGADO, DESDE JÁ…

    • marujo 19/05/2011 às 9:55

      Vote:

      O malte é um produto rico em açúcar, obtido com a germinação parcial dos grãos de cereais. A princípio, qualquer cereal pode ser malteado, tendo-se malte de milho, trigo, centeio, aveia e cevada,
      O cereal mais usado para a fabricação de cerveja é a cevada, apesar de diversos outros cereais poderem ser utilizados também . Esta preferência deve-se a uma série de fatores, dentre eles está o fato da cevada ser rica em amido, e possuir um alto teor de proteínas em quantidade suficiente para fornecer os aminoácidos necessários para o crescimento da levedura e possuir substâncias nitrogenadas que desenvolvem um papel importante na formação da espuma.
      O malte tem importância fundamental na fabricação de cerveja, pois vai conferir à bebida o sabor característico, cor e aroma.
      ou seja na pior das hipoteses peça uma bavaria premium pois é a unica cerveja nacional produzida em larga escala feita somente com cevada ,e o mais alarmante é que ela é mais barata que as da ambev ,só no brasil mesmo ….

  146. Melisa Graca 01/07/2011 às 5:15

    Vote:

    Jose, concordo plenamente com voce, eu moro no Canada e vou lhe falar, sinto mtaa mais muita falta da cerveja Brasileira, aqui se encontra a Brahma pra comprar mas sinceramente nao e a mesma coisa, pois ela tem que seguir o padrao do pais!
    Como sem opcao tive que comecar a me apaixonar pelas cervejas daqui ou de outros paises, mas diga-se de passagem nao e a mesma coisa!
    Gosto um pco da Corona,Molson Candian e Budweiser enfim mas sempre que vou ao Brasil trago em minha malinha uma certa qntidade de cerveja pois sem duvida nenhuma, o que e fabricado em nossa patria e melhor!
    E aos machistas de Plantao que sei que vao dizer e mulher nao sabe o que fala, sei mto bem o que falo !
    Tirando o clima perfeito do Brasil, a segunda coisa que mais sinto falta e da cerveja !

    • kiko 01/07/2011 às 9:09

      Vote:

      Mais uma trabalhando para a Ambev ,por favor melissa ,ta perdendo seu tempo com esse papo de que sente falta do suco de milho, é pender demais pro lado da ambev ,para com isso ,cerveja brasileira sem ser a artesanal é puro lixo ,e convenhamos levar cerveja na mala que coisa feia ,se fosse cafe ainda dava pra entender..hahaha ah ja ia me esquecendo ,mulher nao entende nada de cerveja…

      • José 11/07/2011 às 9:33

        Vote:

        A Budweiser, uma das reconhecidamente boas cervejas mundiais, não é feita de “suco de milho” mas de arroz, pois acrescenta açúcares com uma neutralidade de sabor.
        Arroz e milho são cereais, que podem ser maltados e utilizados na produção de cerveja de alta qualidade.
        Querem pagar mais por cerveja estrangeira, de qualidade similar? Força e divirtam-se.

      • Melisa Graca 11/07/2011 às 13:15

        Vote:

        Melisa com um S por favor !
        Entao, CAFE ecaty vc nao sabe mesmo o que fala, coisa feia
        trazer algo que gosto de consumir? ashauhsua faca me rir,
        feio e falar mal dos nossos produtos e engrandecer bebidas que nem boas sao !
        So Pra ter a moral de falar, eu pago mais , e importada e bla bla bla !
        O seu machismo fede a leguas !

  147. kiko 11/07/2011 às 9:46

    Vote:

    O Zézinho ,Sabe Porque a cerveja americana é servida fria? Para a podermos diferenciar da urina.

  148. Hop beer 27/09/2011 às 13:10

    Vote:

    Acho que absurdo tem razao, pra gente sem instrucao, do terceiro mundo, o bom mesmo e coisa de terceira categoria. Infelizmente nasci ocidentalizado, eu gosto mesmo e de cerveja boa, com malte puro e muito lupulo. E ainda tenho o desplante de achar que quem tem discurso de que brhama, skol e cerveja boa ou nao conhece nada, ou e masoquista, ou quer um emprego nas cervejarias de massa que produz cerveja de baixa qualidade pra gente ignorante. Esse discurso de que no calor, na praia jogando futebol tem que ser uma cerveja que libera odores de papelao e palha, merece os politicos que tem.

  149. Hop beer 27/09/2011 às 13:23

    Vote:

    Turma nao e todo ceral que pode ser malteado. O arroz e o milho nao sao malteaveis. Malte nada mais e que o embriao que esta dentro da semente “acorda” e libera as enzimas que digerem os acucares que vao prover seu crescimento inicial. Na malteacao esse processo de crescimento do embriao e interrompido e o grao secado para uso em cerveja. As proprias enzimas do embria0 que digerem a o acucar do grao. O acucar vai gerar alcool e gas carbonico.
    Mas malte( cevada, trigo, centeio) e caro. Eles substituem o acucar da semenste por acucar do arroz que e mais barato.
    nesse processo a geracao de sabroes desagradaveis e gases que sao escondido pelas tempareturas mais frias das cercejas amarelas e sem graca.
    Gosto nao e gosto, e aprendido socialmente educando ou deseducando.
    Brasileiro normalmente toma rotulo e propaganda. Senao veja os teste cego onde as cervejas menos vendidas e difamadas ( kaiser, cintra, etc) saem na frente.

  150. ZeBedeu 27/10/2011 às 14:48

    Vote:

    Olha, estes posts dizendo que brahma e skol e outras porcarias são boas deveriam ser excluídos.

    O próprio texto já menciona ótimas brejas nacionais que podem ser degustadas no nosso calor tropical não abrindo mão da qualidade.

    E sim, cervejas de massa são ruins pois são usadas matérias primas ruins e em pouca quantidade, além de estarem cheias de conservantes e outras porcarias químicas. As grandes cervejarias se aproveitam da temperatura de consumo para esconder o gosto ruim dos seus produtos, e no caso da SKOL ainda tem a cara de pau de retirar ainda mais o gosto da sua cerveja (mais água, menos matéria prima) e ainda dizer que seu produto não “enche”.

    Aliás, vou falar um pouco das Drafts Beers, aqui conhecidas como Chopp. Num verão de 30 e poucos graus garanto que se alguém experimentar um “chopp” Stella, Heineken ou Erdinger estará 10000x mais bem servido que tomando esse lixo todo que a mídia empurra goela abaixo da manezada! São chopps simplesmente DELICIOOOOOOOOOSOS, com gosto de verdade e delciosamente refrescantes. Se não tiver nenhum bar disponível com um chopp deste nível, compre uma KEG de Heineken de 5 litros, ela é Draf (Chopp), e experimente. Tem que ser muito anta cabeça de Bagre dizer que uma preciosidade dessas não tem vez em países quentes. Isso não é ser seletivo, é ser burro mesmo!

  151. Marcos 01/12/2011 às 12:30

    Vote:

    Obrigado por manter o link na imagem para redirecionar para a original (foto das latinhas no congelador).

    É uma pena que nem todos os blogueiros tenham essa ética.

    Parabéns!

    • Dono do Bar 01/12/2011 às 18:16

      Vote:

      Nós sabemos o quanto as pessoas não seguem essa ética Marcos. Nós que agradecemos ;)

      Abs.

  152. tarcisio 20/02/2012 às 3:19

    Vote:

    Gostei bastante bem informativo como posso mandar curiosidades receitas sobre o mundo da coketelaria?
    um abrço madafokmor
    e obrigado o site é bastante informativo

  153. Cervejaria Kremer 24/07/2012 às 14:45

    Vote:

    Gostei muito da matéria! Parabéns!
    Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local privilegiado, utiliza água da montanha e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
    Acesse http://www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!

  154. Gleisson Soares 31/07/2012 às 23:56

    Vote:

    toma cerveja só não presta mas nos barsinhos sempri tem a sua turminha né

  155. Leandro Beberrão 10/10/2012 às 19:55

    Vote:

    Façam uma matéria sobre as cervejas especiais produzidas no Brasil. Aqui na minha cidade tem uma: http://www.misturaclassica.com.br/

  156. PURO MALTE REAL 11/10/2012 às 13:24

    Vote:

    AINDA BEM QUE O BRASILEIRO E MUITOS OUTROS NÃO SABEM BEBER, SOBRA MAIS MALTE E LUPULO PARA QUEM SABE!!!! CERVEJAS NACIONAIS REALMENTE, SO TEM MARKETING E NADA DE QUALIDADE, UMA VERGONHO TOTAL, DEVERIAM CUSTAR 25 CENTAVOS…

  157. Luiz Carlos Ramos Nunes 01/11/2012 às 3:20

    Vote:

    deixa um hálito de hiena !!

  158. João 06/11/2012 às 22:32

    Vote:

    Tudo depende do contexto. As vezes uma chopp da Brahma no bar no verão é delicioso. E a conta de um churras com Eisenbahn vai sair muito cara.

    Mas se for pra apreciar o sabor, vá de artesanal. Aqui em Floripa temos um excelente bar que serve mais de 180 tipos de cervejas artesanais, sem contar 4 ou 5 tipos de chopp por noite.

    Ah… Faltou falar da Coruja aqui de SC. Muito boa!

  159. Oto Reichert 11/12/2012 às 17:14

    Vote:

    Boas dicas!”

  160. Adolfo Valduga 17/01/2013 às 19:18

    Vote:

    Aqui no sul tem uma cerveja de “gaúchos” que é a tal de Polar que parece q foi feita com peido engarrafado, e todos os gaúchos politizados adoram. Gosto é gosto…eca!!

Poste um comentário

Preencha os campos abaixo e brinde conosco, ô modafoca.

PdB Brinda

Acompanhe o Papo de Bar

Assine o Papo de Bar

Formulário de Newsletter


Parceiros PdB
  • App PdB no Android
  • App PdB no App Store
  • DeliBeer
  • Mixology News
  • Mulher, Cerveja e Futebol
  • Owera
  • Papo de Homem






ir para o topo!

Papo de Bêbado

A sua revista diária sobre bebidas alcoólicas.

Assine nosso RSS Siga no Twitter

Papo de Bar - Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons

Anuncie | Assine | Política de Acessibilidade