Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (16 votes, average: 9.38 out of 10)
Loading ... Loading ...

Fala cambada de carnívoros. A partir de hoje, além de beber bem, vamos comer bem. Isso porque agora o Papo de Bar tem um colaborador de peso. Quem, quem? Esse ser que vos fala, ou melhor escreve. Sou conhecido como “The Butcher” o Rei Glutão. Não há nada nesse mundo que eu não prove, desde a coxinha com osso da tia que vende na carrocinha, até carne de jacaré (muito boa por sinal). Isso tudo regado com muitas cervejas e conversas despretensiosas (ou não).

Vamos falar de Churrasco

Para nosso primeiro trabalho, nada mais nada menos que o incrível apetitoso e supergalático churrasco! Quem não ama assar um suculento pedaço de carne de algum animal delicioso?

Mas será que você sabe assar um churrasco da forma correta?

Churrasqueira com formato de porco feita de alumínio

Essa já está perfeita =D

Pronto, estou aqui pra lhe ensinar. Primeiro você precisa de um local pra assar, certo? Tendo isso, ótimo, pode ser uma churrasqueira de tijolo, de roda de caminhão e até aquela detestável churrasqueira elétrica. Fazer o quê, o que importa é comer, mas se puder evitar a elétrica, melhor ainda.

Quantidade: quanto de carne, o que servir de acompanhamento e o que beber?

Cachorro com fome

Cadê, cadê? Quero comer!

Créditos: David Bouchat

Calma, calma, vamos ver tudo isso. O cpp (carne por pessoa) de uma mulher é em média 350g, enquanto o de um homem é de 450g aproximadamente. Qualquer coisa, se der um número quebrado, arredonda essa porra. E não sinta medo de cozinhar, pois é muito bom, e medo com comida não combina muito bem, principalmente o churrasco.

Mostre pra sua cocota que você ainda é o macho primitivo que “mata a caça” e a assa. As  fêmeas adoram um homem macho provedor. Brincadeira meninas, vocês também podem aprender e fazer o seu churrasco.

Quais carnes eu posso preparar o churrasco?

Agora falaremos das melhores carnes que você pode comprar, mesmo sendo um inútil e não conhecendo muito bem sobre elas. Confie no Rei Glutão que você não vai estragar o churrasco. Faz um favor a si próprio e aos seus convidados, pede pro açougueiro cortar em bífe para churrasco (use essas palavras).

Espetos de churrasco

Todas essas estão ótimas!

Agora vou listar abaixo as carnes por ordem de quantidade de gordura, lembrando que as melhores carnes para churrasco são as com gordura. E uma outra dica é que essa gordura tem que ser marmorizada, ou seja, estar entre as fibras da carne. Aposto que desse detalhes você não sabia, certo? Segue abaixo:

  • Carne de Boi: Fraldinha, Contra Filé, Picanha e Alcatra. Se concentre nessas carnes que você não erra.
  • Carne de Porco: Pernil, Carré, Picanha Suína, Linguiça de Pernil e Lombinho.
  • Carne de Frango: Drumet (coxinha da asa), Asa e Coração.

Essas são as eternas estrelas do seu churrasco. Mas lógico que existem outras carnes, mas com essas não tem erro. Depois eu vou ensinando outros truques e outras carnes.

E claro, sem esquecer do carvão e os acompanhamentos…

Carvão aceso

Créditos: Iván Otero

Você precisa de carvão, óbvio. Pegue no mínimo 5 quilos. Pode ser qualquer um, veja se está bem fechado e não está úmido, por favor.

E muita gente gosta de alguns acompanhamentos no churrasco, como o nobre vinagrete (molho à campanha para muitos). O ideal para acompanhar o churrasco é o clássico arroz branco, uma farofinha caprichada, de preferência com linguicinha (evitem a farofa pronta, por favor) e o clássico vinagrete. Bom, eu só como carne, mas fica a cargo de vocês ;)

Vamos acender a churrasqueira?

Carvão com o baralho queimando

Tá no ponto!

Créditos: Harpreet Singh

Pronto, tá tudo comprado e organizado, agora e botar a churrasqueira pra acender e preparar as delícias. Cola comigo!

Primeira coisa que você percebe é se a brasa está forte, ou seja, se está parecendo o inferno de quente. Se estiver, vamos começar. (Em um outro post eu mostrarei algumas dicas de como acender a churrasqueira, aguarde ;) )

Dica: Colocar as linguiças primeiro

Linguiça sendo preparada no churrasco

Um truque que eu faço é quando estiver começando a pegar fogo, você pôr as linguiças. Por terem maior quantidade de gordura, a linguiça ajuda a fazer que o fogo pegue mais rápido. Espete todas de preferência e ponha sobre a chama, assim, caindo gordura em cima do fogo. Cuidado para que elas não queimem. Obs: lingüiça já vem temperada, portanto, não ponha nada. E na hora de cortar, corte sempre bem fininho. Fica muito mais gostoso de comer.

Em seguida coloque o frango

Espeto estranho de churrasco com carne

Pode ser esse espeto mermo

Créditos: Aleksandr Lapata

Depois pegue as asas frango, pois elas demoram muito pra assar e ninguém quer pegar salmonela, por isso não coma frango cru. Tempere com um pouco de antecedência as asas com sal e alho a gosto. Se você gostar pode espremer um limão, mas eu uso uma cerveja com alho e sal. Mas cuidado com o sal. E você pode utilizar sal fino mesmo.

Ponha as asas não muito perto do fogo, pois elas queimam rapidamente. Depois de temperar o coração com sal fino, espete-os em um grande espeto ou em pequenos espetos de bambu, custa bem baratinho no mercado.

Cervejas que combinam com carne de frango

Cervejas que combinam com carne de frango

O frango é uma carne leve, portanto não tentem cervejas mais escuras. Apostem em uma cerveja clara, como a Tripel Karmeliet ou a 1795.

Partiu porquinho?

Costela de porco assando

Créditos: Richard Wachtel

Pegue a carne do nosso querido porquinho. Existe no mercado carnes de porco já temperadas. Hoje vamos trabalhar com essas carnes já temperadas, porque já tem planejado um post só de temperos, ai você vê qual combina melhor com seu paladar. Não faça nada nessa carne, só ponha a certa altura do fogo a fim de que ela não queime. A deixe bastante tempo até ficar tenra e suculenta, mas sem queimar heim!

Cervejas que combinam com carne de porco

Cervejas que combinam com carne de porco

Carne de porco é mais forte, com mais tempero, portanto pede uma cerveja mais encorpada e de maior presença, assim como um teor alcoólico mais elevado. Se você escolheu um leitão ou lombo, uma Fuller’s ESB (British-Style Bitter), uma Bamberg Alt (Altbier) ou uma Eisenbahn 10 anos (Weinzebock) vão muito bem. Colocando um molho barbecue você pode ousar e hamonizar com a Rauchbier Aecht Schlenkerla e prepare-se pra porrada ;)

Don’t eat nature, eat meet.

Espeto de carne temperado

Créditos: Chelli Dizon

Carne de boi, vaca, tanto faz. Pegue a ilustre carne e passe SAL GROSSO dos dois lados, sem medo, pode colocar bastante sal. Feito isso, coloque na churrasqueira e deixe assando bem. Quando começar a verter sangue, ou seja, brotar sangue na superfície da carne, chegou a hora de você virar a carne e bater com o garfo, faca, qualquer instrumento que estiver a sua mão.

Bata na carne até tirar todo o sal que você pôs, que a essa altura ela já está no ponto ideal de sal. Espere até verter sangue deste lado também e pronto, sua carne já está bem suculenta e pronta para ser devorada. Corte a carne em tiras de um a dois centímetros de espessura para ficar perfeita para os ogros consumirem.

Cerveja que combinam com carne de boi

Garrafa e copo da cerveja Chimay Blue

Delícia com churrasco

Créditos: Chris M

As Carnes Vermelhas não são leves como as bracas/frango, mas também não são tão pesadas e complexas como a carne de porco, nós sugerimos as cervejas mais escuras. Elas harmonizam bem com a carne de boi mais tostada/assada. E não esqueçam das ruivas, que combinam tanto no sabor quanto no visual com o sangue correndo na carne ;) . Tentem a La Trappe Dubbel ou a Chimay Blue.

Todo mundo comendo de tudo e bem

Bebê comendo churrasco

Também quero comer bem =D

Se você fizer nessa ordem, as carnes vão saindo quase na mesma hora, o que é uma grande vantagem, pois todos comem de tudo. Uma outra dica importante para os churrasqueiros é que não precisam ficar virando as carnes a cada 10 segundos, isso só tira a cor e a suculência da carne.

Acompanhamentos etílicos

Caipirinhas prontas num churrasco

Festa completa

Créditos: Eduardo Ribeiro

Não esqueçam as cervejinhas, caipirinhas, sem elas o churrasco não acontece. Infelizmente não dá pra comprar muitas cervejas sugeridas para harmonizar, pois não são muito baratas, mas vale a dica ;) Em termos de quantidade de cerveja por pessoa, pense em mais ou menos de cinco a seis cervejas para cada pessoa normal. Já nos churrascos do PdB são de 5 a 6 caixas por pessoa.

Finalizando

Carne de churrasco cortada

Carne cortada assim está perfeita!

Créditos: Brett Durrant

Galera, o principal é fazer com vontade. Sempre estarei aqui respondendo tudo que vocês quiserem, atendendo as sugestões enviadas, dentre outros. Assem suas carnes e nos mandem suas experiências pela área de Contato. Me despeço por aqui. Toda semana teremos um prato diferente e geralmente ele vai harmonizar com bebidas de mais diferentes tipos, mas eu aconselho cervejas, sempre.

Gostaria de saber também a opinião da galera do Sul, os gaúchos. Como vocês fazem o churrasco? Alguma dica pra passar pro restante do país? :)

Abraços.

Sobre o Autor

Rei Glutão por natureza, adora comida e bebidas (principalmente os destilados), ama feiras, bares e afins... Se aconteceu alguma merda, na dúvida a culpa é dele. Um ogro bebedor e cozinheiro de primeira.

  • @danielbsimoes

    Boa The Butcher!
    Curti a Chimay com carne de boi!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Então ta na hora de beber a que tu tem na caixa com um churrasco :D uahuahuuhauhauh

  • Caju

    Muito bom! Irreverente, objetivo e recheado de informações preciosas. Parabéns! Aguardo o próximo!

  • Fê Miranda

    E no fim, muito, muito tabasco!!! Ahhh ler isso as 17h me deu fome hahahahah sensacional ;)

  • Junaum

    Excelente! Vou buscar umas dicas do povo aqui do sul e trazer aqui pra galera!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Perfeito Junão :)

  • Igor

    Belo post, não sou mais um inepto na churrasqueira! Vou tentar maximizar essa relação carne/cerveja no próximo churras.

  • Bianca

    Excelente!!!Muito Bom,isso sempre combinou com vc!!!Perfeito as dicas…Hummmm que fome….

  • @Ralph_santos

    Muito bom o post… Excelente explicacção sobre a harmonia entre carne e cerveja…
    Parabéns

  • leonardo

    Churrasco de grelha? Coisa de paulista…. esses paulistas tsc tsc tsc.

    • http://papodebar.com The Butcher

      Caro Leonardo, entendo seu comentário, convenhamos, onde que as pessoas, que vivem cada vez mais apertados em seus apzinhos, vão conseguir uma espaço no chão pra fazer um legitimo churrasco Gaúcho?

  • Lucas Coimbra

    Cara muito bom mesmo mais assim só duas coisinhas a acrescentar a Tripel Karmeliet é muito potente para ao frango mesmo ela sendo uma cerveja clara ela tem 8% ABV é muitas notas caramelizadas um bom amargor e é bem carbonatada ou seja ela pede uma carne mais gorduroso e complexa pensando no churrasco ela iria bem com uma carne de porco ou até uma picanha mal passada agora pro frango é legal uma weizenbock e até a Altbier da Banberg que vc citou com o porco e tem pouco álcool para ele e pro fim tome muito cuidado com a Schlenkerla Rauchbier Märzen ela é muito defumada tente a Banberg Rauchbier é mais tranquila e vai bem com carne bovina também a Eisenbahn Rauchbier também é muito gostosa.
    Um forte abraço e espero mais matérias geniais como essa.

  • http://papodebar.com The Butcher

    Obrigado amigo, pode deixar que vou fazer suas combinações e te dou o feed back.

  • Cule

    Então,

    eu não sou gaúcho… sou catarinense. (oras.. aqui é o litoral dos gaúchos afinal as praias deles são horríveis)

    Tenho muitos amigos gaúchos que olhariam pra tudo isso e falariam “Isto não é churrasco, tchê!”

    Eu dentro da minha leiguice acho que vi alguns pecados… mas vamos deixar para os especialistas.

    • Cule

      Esqueci de citar o que eu vi:

      Na grelha não! Ela fica ressecada…

      Eu gosto de pedaços grandes no espeto.. daí sim!

  • http://roubalheirabrasil.blogspot.com.br THiago

    O mais engraçado é no começo do post perguntar: ” Mas será que você sabe assar um churrasco da forma correta? ” e logo abaixo pedir pro churrasqueiro limpar e cortar a carne. Quem é churrasqueiro de verdade escolhe a própria peça, limpa e corta, passando desse principio ele sabe manipular a churrasqueira, se nao sabe nem limpar a propria carne não passa de um mero manipulador de churrasqueira.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Fala Thiago. Valeu pelo comentário. O post tenta abranger todos os níveis de conhecimento, portanto vale lembrar que nem todo mundo é especialista e churrasqueiro, portanto, podendo facilitar, melhor.

      Mas fique tranquilo que nosso The Butcher manja bem disso ;)

  • http://cargocollective.com/meneguzzi Marco

    Buenas meu amigo… Todos que exercem da função de churrasqueiro merecem meu respeito. Mas se for fazer na grelha como mostra acima tente um entrecot, mas pelo amor de Deus tchê… não me deixa passar a carne. Agora se quiser fazer um churrasco mais abagualado como no sul, faça um costelão, não precisa levar 12 horas, mas umas 6 a 8 horas fica interessante. É só pedir um janelão no açougue, faça o fogo com calma, bastante carvão, e quando estiver na brasa, bem vermelinho, sem pedras pretas e fumaça, coloque o costelão inteiro na grelha com o osso para baixo e cubra de sal grosso por cima (mas não me esfregue o sal grosso por cima tchê, se não quando bater a carne o sal não sai, ele deve ser apenas jogado na carne). Não vire em hipótese alguma a carne. O osso tem que queimar, assim ele cozinha a carne por dentro, e na finaleira vira para esquentar o matambre de cima. Isso faltando no máximo uma meia hora. Ai depois é só bater a carne que o osso vai descolar sozinho, chamamos aqui esse osso de gaita, porque o cidadão pega com as duas mãos e come a carne em volta como se estivesse tocando uma gaita de boca. rs. Ahh ia esquecendo, se quiser deixar o ambiente mais guapo enquanto espera o assado você pode fazer com os amigos uma jogatina de truco regada a cerveja de sua preferência. Parabéns pelo post, abraço!!!

    • http://papodebar.com The Butcher

      Caro amigo já comi essa costela ai no sul, mas preciso em Arroio dos Ratos, interior, e foi uma das carnes mas saborosas que eu provei. continue comentando, e em breve mais um artigo!

  • Pingback: Churrasco na Pressão › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • Pingback: Ogrospectiva 2012 The Butcher › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • http://www.ultimobar.com.br Léo

    Eu só não usaria o espeto de madeira, dependendo de sua origem ele transmite sabor para carne. Um dica no uso dos espetos de aço, é aquecer a pontar antes de espetar a carne, assim o suco não sai pelo orifício, o que mantem a carne mais molhada e suculenta.

  • juar

    adoro churasco aindamais se estiver aconpanhado de uma gata

  • Jorge

    Achei que se preocupou mais em ser engraçadinho do que propriamente ensinar. Tem muita coisa falha aí