Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 8.75 out of 10)
Loading ... Loading ...

Pronto meus amores, Butcher está na área com mais receita que tenho certeza que você já se perguntou como pode ser tão bom. Uma receita alemã, o nobre croquete de carne do alemão, bem cremoso por dentro.

Um pouco da história do Croquete de carne do Alemão

Croquete de carne do alemão e talheres

Créditos: eduardo gonzalez

Mas antes, uma pequena história. Pra quem não sabe, sou de Petrópolis, região serrana do Rio, e passei minha vida toda me divertindo com os sabores da Casa do Alemão, um restaurante com o nobre croquete de carne do alemão, mundialmente conhecido, ganhador de alguns prêmios nacionais e internacionais. E é também uma especialidade do Pavelka, bem concorrido esse croquete de carne do alemão.

Mas Butcher, por que isso tudo?

É só pra ilustrar que hoje o bagulho tá sério. Sim nobre gafanhoto, vamos nos atrever a fazer uma receita diferente dos mestres. Vou fazer a minha receita e espero que fique tão boa quanto a deles. E então, está pronto? Mão na massa.

Ingredientes do croquete de carne do alemão

  • 1 quilo de carne de boi (usei carne moída, mas poderia ser qualquer uma)
  • 1 cebola ralada
  • 2 dentes de alho
  • 1 caldo de carne
  • Molho ingles
  • 1 1/2 xicara de cerveja Way Double American Pale Ale (ou outra do mesmo estilo)
  • 6 colheres de farinha de trigo
  • Cheiro verde picado à gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino branca a gosto
  • 2 ovos inteiros
  • Óleo para fritar
  • Uma bandeja de pão de alho pronto

Modo de preparo do croquete de carne do alemão

Tigela cheia de croquete de carne do alemão

  1. Em uma panela comum refogue a carne com alho, cebola, sal, pimenta do reino, caldo de carne em cubo.
  2. Quando a carne estiver cozinhada, deixe esfriar e coloque ela no processador e bata até fazer com que a carne diminua de tamanho, quase virando uma pasta (caso você não use carne moída, faça a mesma coisa com ela)
  3. Depois de bater e transformar essa corne em uma “pasta”, volte com ela pra panela
  4. Em um recipiente dissolva o trigo na cerveja.
  5. Acenda o fogo novamente e acrescente essa pasta de trigo e cerveja à massa de carne
  6. Misture bem até começar a desgrudar do fundo da panela e coloque o cheiro verde bem picadinho. Acabe de misturar bem e reserve, deixe esfriar.
  7. Enquanto você estiver fazendo tudo isso, acenda o forno e coloque o pão de alho para assar. Quando estiver igual a uma torrada retire ele do forno, mas cuidado pra não queimar o pão.
  8. Coloque esse pão no processador e faça uma farinha.
  9. A essa altura já esfriou a carne, certo? Então vamos lá, em um prato fundo quebre os ovos e acrescente 4 colheres da nossa cerveja Way e misture tudo.
  10. Com uma colher tire um pouco dessa massa, passe na farinha, no ovo com a cerveja e depois na farinha novamente. Repita o processo até acabar com toda a massa.
  11. Ponha o óleo pra esquentar e frite de 3 a 4 por vez, dependendo do tamanho da sua panela.

Dica do Butcher: misture 4 colheres de mostarda preta uma pitada de cominho e uma colher de mel, vai acompanhar muito bem seu croquete esse molho.

E pra beber com o croquete de carne do alemão?

Croquete de carne do alemão e chopp

Créditos: Paulo Pampolin

Já que a utilizamos no preparo dessa receita, vamos continuar com a belíssima Way Double American Pale Ale, uma ótima cerveja da Cervejaria Way e que vai muito bem com essa receita de croquete.

Finalizando

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre mim. E você, tem algum prato famoso na sua cidade? Manda pra gente, queremos saber até semana que vem.

Sobre o Autor

Rei Glutão por natureza, adora comida e bebidas (principalmente os destilados), ama feiras, bares e afins... Se aconteceu alguma merda, na dúvida a culpa é dele. Um ogro bebedor e cozinheiro de primeira.