Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 9.60 out of 10)
Loading ... Loading ...

Sempre bom falar de cerveja, não é verdade? Não é melhor do que beber, lógico, mas nesse momento você pode estar na frente do micro, no trabalho, onde não é possível, no momento, beber uma. Já que é assim, vamos falar um pouco dela, algumas curiosidades.

Quando foi produzida a primeira cerveja do mundo?

Inscrições de baixo relevo no Museu Egípcio de Bruxelas mostram que há 400 mil anos os egípcios já produziam cervejas como a de Notabeln. Mas, na pré-história, uma massa de pão líquido, cozido e fermentado já fazia sucesso.

Qual é a cervejaria mais antiga do mundo?

Copo da cerveja Weihenstephan

É a alemã Weihenstephan. A cervejaria já funciona desde o ano 1040 e também é conhecida como Centro de Ensino de Tecnologia de Munique (TUM), onde há cursos de Mestre Cervejeiro.

O que é Lei da Pureza Alemã?

Ingredientes da cerveja

Foi a lei decretada pelo Duque Guilherme IV da Baviera em 1516, que determinou a regulamentação do processo de fabricação da cerveja. Isto significa que a cerveja deve ser fabricada apenas com os principais ingredientes: água, lúpulo e cevada. A levedura não era conhecida naquela época.

Qual é a temperatura ideal da cerveja?

Cerveja Itaipava congelada

Por volta dos 8° C e com espuma, para manter as características típicas da bebida. Mas claro, isso varia de acordo com o estilo e local, por exemplo, aqui no Brasil as pilsens são consumidas bem mais geladas por causa do clima. Veja mais detalhes sobre temperaturas ideais para as cervejas.

Falando em espuma…

Além de ajudar a manter a temperatura constante, o ‘’colarinho’’ é representante de boa qualidade. No Brasil, é difícil alguém beber cerveja sem espuma (acho que só eu faço isso!). Porém, países do Reino Unido comumente consomem chopes ou cervejas sem espumas, já que o visual da cerveja não possui o mesmo significado para eles.

Cerveja dá barriga?

Barrigao escrito cerveja

Não! O problema está no que você ingere enquanto bebe (mas quem em é que toma uma(s) breja(s) e não come nada no boteco?). Cerveja tem 0% de gordura e ainda reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e ainda fortalece os ossos.

Quanto devemos beber para aproveitar os benefícios da cerveja?

Cerca de 1g por kg de peso, o que, fazendo as contas… é pouco!

Qual é o país que mais consome cerveja per capita?

É um país minúsculo chamado República Tcheca, inclusive já citado por aqui. O Brasil está na 33ª posição.

Fonte: Arte e ciência da cerveja (não há autor, o livro é da fábrica da Kaiser!)

Sobre o Autor

OK, eu não beb(ia) muito. Mas adepta ao bem-estar, concordo com o filósofo Sófales: 'Para uma dieta moderada eu recomendo pão, carne, vegetais e... cerveja!

  • http://sonoboteco.blogspot.com/ Renan Horan

    Muito legal Manu.

    Não sabia sobre a mais antiga do mundo, 1040 é muito tempo mesmo, rs.

    Gosto muito dos seus posts, parabéns.

  • http://dumcervejaria.com.br Murilo Henrique Marecki Foltran

    Caros,

    Acredito que a 400 mil anos atrás, o homo sapiens não existia na Terra e muito menos os egipcios. Talvez a data certa seja 4 mil anos, o que torna muito mais plausível o tópico “Quando foi produzida a primeira cerveja do mundo?”

    Inclusive, já li que a primeira cerveja foi feita pelos sumérios ali por 10 mil A.C., lugar onde se encontra o Iraque. Salvo engano, li no livro Catecismo da Cerveja.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Murilo, já leu o livro “Décimo Segundo Planeta”? Tem bastante coisa sobre a antiguidade, suméria, entre outros. Parece meio inacreditável, mas tem indícios dessa produção de cerveja, pão líquido a milhares anos atrás mesmo, pelo Nefilins, do planeta Nibiru, o famoso décimo segundo planeta.

      Infelizmente não estou com o livro aqui, somente com o Gênesis Revisitado, que é a continuação, mas pegarei com meu pai o Décimo Segundo Planeta novamente pra confirmar isso e postar aqui.

      Abs.

      • http://dumcervejaria.com.br Murilo Henrique Marecki Foltran

        Não duvido, a cerveja começou a ser produzida quando os humanos deixaram de ser nômades, fixando “residência”.
        Mas volto a dizer 400 mil anos não dá. Se bobear, nem andar de pé andávamos ainda.

  • Felipe

    WTF???

    400 mil anos???

    Já vi algo sobre indícios que apontam as primeiras civilizações para 14 mil anos atrás, em terras que hoje são submersas.

    A cerva é obra do Cromagnon então!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Tem muita história não contada meu nobre. Vocês me deram uma ideia de post bacanudo sobre cerveja em tempos antigos…

  • http://mulhercervejafutebol.com/ Mulher, Cerveja & Futebol

    Vocês não leram direito. O dono está convidando vocês a decidirem sobre esse lance de 400 mil anos num boteco.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      exatamente meu caro… dps de umas doses com certeza nego vai ver que a cerveja surgiu na época dos dinossauros…

  • Pingback: Miojo Pastoso | MIAU MIAu MIau Miau miau

  • Manu Bier

    E aí, galera do bar!!!
    Hahahaha… Sobre essa discussão toda aí… O Homo Sapiens apareceu entre 4 e 1 milhão de anos e o pão já era assado há uns 6 mil anos a.c. Não é tanta novidade a produção da cerveja há 400 mil anos, não é msm?
    ;)

  • http://dumcervejaria.com.br Murilo Henrique Marecki Foltran

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Homo_sapiens
    detalhe para

    “Evidências de DNA mitocondrial indicam que o homem moderno teve origem na África oriental há cerca de 200 000 anos.”

    ou

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana

    “A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos é a “Hipótese da origem única”,[4][5][6][7] que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migraram para fora da continente em torno 50-100,000 anos atrás, substituindo as populações de H. erectus na Ásia e de H. neanderthalensis na Europa. Já os cientistas que apoiam a “Hipótese multirregional” argumentam que o Homo sapiens evoluiu em regiões geograficamente separadas.”

  • Wesley

    Muito boas as informações =D
    E.. no Brasil, principalmente entre os mais jovemzinhos, é comum ver pessoas reclamando do colarinho no chopp e de espuma na cerveja.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      isso eu acho um pecado… acho que nego pensa nisso por estética, não está nem ligando pro sabor da cerveja… infelizmente

  • Felipe

    Então se os 400.000 anos são verdade, os Neandertais também faziam cerveja. Aposto que essa receita é a base para as BCBs atuais. Certeza que a mais próxima da original é a Skol 360.

    Eu ainda acho que a cerveja é mais nova. E adoraria discutir isso tomando uma Weihenstephan. Que só tá fazendo cerva comercialmente a mais de 1000 anos. Isso comercialmente!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Existem outros integrantes por aqui antes e os neandertais faziam cerveja sim, mas de outra forma por não existir ainda a agricultura, etc.

      Sim, bebendo uma Weihenstephan seria interessante, essa sim tem moral… E sim, comercialmente, porque a cerveja, da forma como produzimos hoje existe há milhares de anos…

  • http://forumaberto.com ForumAberto

    Corrije aí:

    …O Brasil está na “33°C” posição…

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      corrigido meu nobre, valeu ;)

  • http://pererecasbar.com.br Marco Tulio

    Não sei se foi ontem ou a 400 mil anos; mas sei que é muito bom tomar uma breja junto com os amigos e com certeza não tem bebida mais sociavel.
    Grande abraço a todos

  • Millena Nogueira

    Essa Manu é nota DEZ!! Parabéns, moça!! ;)

  • Pingback: Cerveja hidrata que nem água depois da prática esportiva › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • http://www.choppkremer.com.br Cervejaria Kremer

    Gostei muito da matéria! Parabéns!
    Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local privilegiado, utiliza água da montanha e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
    Acesse http://www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!

  • Manu Bier

    Opaaa, obrigada pela sugestão!!!

  • Paula

    Olá

    Adorei o post! Muito interessante!

    Estou fzendo tcc sobre cerveja e gostaria de saber aonde que posso achar esse livro “Arte e ciência da cerveja”. procurei na internet e nao achei. Tem alguma indicação?

    Obrigada!