Estrombelete de Rato Suíno

Salve amigos e companheiros de mesa de bar. Semana passada deixei registrado, além de amor e carinho <3, uma receita marota de empadinha de frango praticamente afogada na cerveja. Uma autêntica receita de comida de boteco. Isso tudo embalada com a receita surpresa do nobre camarada e a nostalgia do boteco mais descolado da Rua Acre que me pegou em cheio. Mas ainda sim, não saía da minha cabeça todo esse fluxo de emoções e estava convicta de que eu também precisava da minha própria receita de estrombelete. Eis que surge o Estrombelete de Rato Suíno.

Você deve estar pensando… “Ah! Mas Rato Suíno é sacanagem né?!” Que nada!!! Esse é o indício do ápice da criatividade no bom #EstiloPdB…se liga nos preparativos.

Ingredientes do Estrombelete de rato suíno

  • 500 gramas de carne suína moída
  • 500 gramas de espinafre
  • 100 gramas de queijo gorgonzola
  • 400 ml de vinho branco
  • 500 gramas de batata cortada a grosso modo
  • 1 caldo de legumes
  • Sal, pimenta, alecrim e sálvia a gosto

Modo de fazer o Estrombelete de rato suíno

Estrombelete de rato suíno

  1. Tempere a carne com sal, pimenta, alecrim e sálvia. Estenda sobre um papel filme para que receba o recheio.
  2. Em uma panela com água e sal, coloque o espinafre até que reduza de tamanho. Você também pode usar uma daquelas panelas de cozimento a vapor para que os nutrientes não sejam perdidos na água que será jogada fora.
  3. Uma vez o espinafre cozido, junte o queijo gorgonzola e corrija o sal se necessário. Misture até que o queijo tenha derretido parcialmente.
  4. Com a carne aberta sobre o papel filme, coloque o recheio por toda a extensão e com calma, vá enrolando a carne até que esteja fechada com todo o recheio dentro. Atenção especial para as pontas que podem ser fechadas apenas achatando a carne. Na verdade, é a mesma técnica que usamos na receita da Manta de Porco Recheada.
  5. Dissolva o caldo de legumes no vinho branco e reserve.
  6. No forno já pré-aquecido a 200º, coloque o rolo de carne e despeje todo o vinho branco. Tampe com papel alumínio, com a parte amis brilhante para dentro, e deixe por uns 45/50 minutos.
  7. Retire o papel alumínio e acrescente as batatas. Se quiser, pode adicionar um pouco mais de alecrim principalmente sobre as batatas e sálvia sobre a carne. Deixe no forno por uns 25/30 minutos ou até reduzir um poucoa quantidade de líquido. É importante manter um pouco para não deixar a carne ressecada.
  8. Retire do tabuleiro, fatie e sirva com as batatas 😀

Finalizando

Pode parecer que essa receita é complicada e demorada, mas garanto que vale cada minuto de espera. Nesse meio tempo, você pode iniciar os trabalhos de bebedeiras com aquela cerveja intensa tanto no álcool quanto no sabor como as do tipo british-style bitter, brown ale, altbier ou weizenbock. Depois dessa, seu network vai aumentar num grau que Masterchef vai ser tornar escolinha de jardim de infância 😛