Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading ... Loading ...

O IPA Day é um dia escolhido internacionalmente para se celebrar – pasmem!- um estilo de cerveja bastante popular entre os apreciadores de cervejas especiais e artesanais, o India Pale Ale. Você conhece esse estilo? Não? Então vem comigo! Quem sabe você não vira mais um dos milhares de hops lovers mundo afora e acaba caindo na festa com a gente?!

A História das cervejas estilo IPA

Tulipa de uma cerveja IPA

Esse estilo de cerveja nasceu da necessidade de se transportar cervejas inglesas por longas distâncias marítimas até as respectivas colônias da Rainha Elizabeth pela Ásia, mais precisamente a Índia (por isso INDIA compondo o nome do estilo, que aliás foi batizado com esse nome em Janeiro de 1835. Antes esse estilo era conhecido apenas como “ Pale Ale as prepared for India”. Todos digam Ohhhh!!!).

Água pode estar suja, vamos beber cerveja

Como se pode imaginar, nessa época beber água era algo meio perigoso devido à grave contaminação de rios e córregos. E tinha também a coisa da saudade da terra natal. Daí juntou a forme com a vontade de comer, digo, beber, e dessa forma só restava cerveja a ser bebida. Logo, beber em serviço sempre foi algo liberado naqueles tempos. (E você aí pensando que nasceu na época errada, hein?)

Como resolver isso? Lúpulo!

ADD more hops

Diante dessa necessidade, a adição do lúpulo na cerveja, cujas atribuições vão além de amargor e aroma, passam a se mostrar uma forma eficiente de manter a cerveja fresca por mais tempo, sem correr o risco de a mesma apodrecer/azedar a caminho das colônias, graças à sua ação bacterioestática que fazia com que a cerveja chegasse às colônias sem mácula, sem dor.

Só sabor e frescor! Não é demais?! E é por isso, caros amigos, que hoje todos nós temos esse motivão pra comemorar! Uma cerveja com sabor, amargor, aroma e ainda por cima sem bactérias é algo realmente a ser celebrado! Palmas para os ingleses!

Então vamos comemorar o IPA Day

Presidente hops

Agora, vamos pra parte boa da celebração: praticamente a maioria dos bares que vendem cervejas especiais e artesanais estão comemorando a data de hoje com promoções e novidades nos taps. Um dia inteiramente dedicado ao santo lúpulo!

Seja Rio, São Paulo, ou Minas Gerais. Ou mesmo Estados Unidos, Irlanda, Austrália. Onde você estiver com certeza tem algum lugar onde você possa aproveitar a data nos goles de uma excelente India Pale Ale. Caso você queira celebrar bebendo em casa, as lojas de cervejas on line também entraram no espírito de comemoração, afinal, Agosto é um mês gente fina e trouxe ai pra você mais uma data além do IPADay para você comemorar.

Lembrando que essa data é comemorada na primeira quinta-feira do mês de agosto, é uma data móvel, assim como o dia ds pais, das mães, etc ;)

Dia Internacional da Cerveja.

Copo cheio de lúpulo

Mais um dia a celebrar esse líquido precioso, que será dia 05/08. Logo, caro amigo, você tem todo um feriado cervejeiro a comemorar, começando de hoje e finalizando no Domingão. Então corre, junte seus amigos, marquem uma bar-atona ou algo semelhante e comece hoje a comemorar!

Uma dica para os cariocas: BeerJack está com Hi-5 Black IPA e Rogue Yellow Snow IPA no tap, Anderson Valley Hop Ottin’ IPA na fila e uma infinidade de IPAs e demais estilos em estoque.

Boteco Colarinho ano passado dedicou todas as torneiras ao estilo e esse ano não deve ser diferente. Tem também BeerTaste na Barra, Cervisia, Empório Carlsson e Granel em Niterói e mais uma multidão de hop maniacs celebrando por aí. Encontre o lugar mais perto e vem celebrar com a gente!

Agora deixa eu ir ali abrir minha Colorado Indica e começar a festajar! Beijos!

Sobre o Autor

Estudante de letras e apreciadora de cerveja, social midia da Beerjack, que pretende começar a fabricar sua própria cerveja em casa e por isso está estudando bastante sobre o mundo cervejeiro