Joelho de Porco

Joelho de Porco

“Veja a receita de um prato típico da Alemanha, o Joelho de Porco. Bem gorduroso, mas de sabor extremo, combina com as cervejas do estilo Rauchbier. Acompanha bem com batatas assadas na manteiga, salsinha e alho.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (7 votes, average: 7.00 out of 10)
Loading...

Fala ai meus carnívoros de plantão. Como todos sabem ou vão saber agora, nós do PdB vamos cobrir a Oktoberfest 2012. Na verdade eu não, porque vou trabalhar, mas o nobre Dono do Bar, Sonâmbulo Etílico e o Drunk Mclovin vão nos representar bêbados bonitinho lá. Mas como não sou bobo nem nada, pensei em como colaborar: decidi fazer um nobre joelho de porco. Mais “germânico” impossível, certo?

Joelho de Porco, vulgo Schweinshaxn, Adlerhaxe, Gnagi…

Joelho de porco no espeto

Aí veio o problema. Você sabe quantos nomes e receitas têm pra fazer um simples joelho de porco? Centenas! Seguem alguns exemplos (sinceramente, até agora eu não conseguir pronunciar corretamente esse nomes, mas fiquem à vontade):

  • Eisbein
  • Haxe
  • Hachse
  • Hechse
  • Haspel
  • Hämmche
  • Bötel
  • Knöchla
  • Stelze
  • Schweinshaxn
  • Adlerhaxe
  • Gnagi

A receita mais tradicional é de Berlim: cozido e servido com chucrute (Sauerkraut).

Mas decidi inventar um pouco, vamos lá

Joelho de porco como aperitivo

Me lembrou o Frango à Passarinho, né?

Vamos para os ingredientes necessários:

  • Um joelho de mais ou menos 1,5 kg (parece muito, mas o que se come são cerca de 40%, já que o restante é pele, gordura e osso)
  • 1 garrafa de cerveja (500 ml) escura
  • Uma colher de mel (isso mesmo, mel de abelha)
  • A nobre mostarda preta (de boa qualidade)
  • Louro, alho, pimenta e sal a gosto.

Como preparar o Joelho de Porco

Joelho de porco no prato

  1. Tempere o joelho e coloque em salmoura na cerveja por cerca de 20 minutos.
  2. Depois acomode em um saco de assar (tipo assa fácil), coloque o líquido dentro do saco também, eu fiz um cortezinho na parte superior para o vapor sair
  3. Coloque no forno à 180 graus por três horas
  4. Não precisa virar, é só deixar assando que fica sagaz

Pra acompanhar fiz umas batatas assadas na manteiga, salsinha e alho dourado.

E para beber com o joelho de porco?

Garrafas das cervejas Aecht Schlenkerla e Eisenbahn Rauchbier

Delícias!

Como é um prato bem gorduroso e de porco, uma Rauchbier fica muito bem harmonizada com ele. De cerveja nacional pode ser a Eisenbahn Rauchbier, mas caso você já seja um bebedor nato de cervejas artesanais, recomendo então a Aecht Schlenkerla Rauchbier. Essa última é uma cerveja de porte foda, lembra barbecue, bacon, pernil, mas como já disse, é para os fortes 🙂

Uma outra Eisenbahn que fica boa é a Dunkel, que também combina com carne de porco 😉

Finalizando

Mulheres se beijando na Oktoberfest

Agoooooora sim…

É galera, é com muita tristeza que digo que isso é o mais perto que eu vou chegar da Oktoberfest este ano. Mas sempre vai haver o ano que vem, quem sabe eu não vou à Alemanha comer um joelho e tomar uma cervejinha por lá? Quem me acompanharia? Aposto que a galera aqui no PdB se anima.

E não esqueça galera, semana que vem tem mais. E não perca a nossa cobertura da Oktoberfest de 2012.

Você também gostará desses

Joelho de Porco na Cerveja Aprenda a preparar a receita de um delicioso Joelho de Porco na Cerveja, uma receita de origem alemã e bem comida nas Oktoberfests da vida. Confira ag...
Costela de Porco no estilo Outback Veja a receita de uma costela de porco assada que nem a feita no Outback. Com ingredientes mais baratos mas que deixam o sabor idêntico. E ainda de br...
Picanha de Cordeiro Aromatizada Aprenda a preparar uma carne nobre e diferente: Picanha de Cordeiro. Essa carne tem uma certa repulsa, pois não é muito utilizada e comentada, portant...
Receitas: Como preparar Torresmo? Confira a receita e o modo de preparo de um dos petiscos mais queridos pelos gordinhos no boteco, o nobre torresmo. Um prato bem gorduroso e delicioso...
Macarrão ao Alho e Óleo A receita dessa vez é de uma macarrão ao alho e óleo, um prato clássico, muito simples de fazer e que segura qualquer beberrão que exagera na bebida. ...
Salsichas Veja algumas receitas de salsicha e sua história. Veja que tipo de cerveja combina com enroladinho de salsicha e salsichas em conserva. Confira!

Compartilhe:

  • The Buther

    e vcs vão pra Oktoberfest ????

    • Jonas – Blumenau/SC

      Eu quase moro na Oktober.. kkkk
      Não nasci rico, nem ganhei na loteria, mas pelo menos moro na cidade da Oktober. Posso ir a pé e dá só 5 mim… Então posso beber sem me preocupar com a direção. Bom quase, às vezes nem sei em que direção fica…
      Eles trouxeram um chopp da Alemanha que é uma maravilha. Um pouco mais caro, mas para quem aprecia a cerveja vale a pena.
      Gostei da sua receita de joelho de porco. Se você quiser passo uma receita que fiz em casa assando na churrasqueira. Fica a casquinha torradinha(feito torresminho…) e sai uma boa parte da gordura. Fica maravilhoso também. As cervejas para acompanhar são excelentes pedidas.

      • Boa amigo, faz o seguinte me envie sua receita por email, assim que eu fizer te falo como que foi. Sim nesse momento estou com muita inveja sua, por causa da oktober, façamos o seguinte ano que vem bebemos umas em nossa homenagem!!! Grande abraço amigo, essa semana mais uma receita show de bola!!!

  • ari junior

    cara, demais! tem tudo o que eu tava procurando. parabéns pelo trabalho e a maneira de explicar as receitas. muito legal mesmo!!!