Vinho e fondue

O frio chegou, e com ele os fondues com vinhos

“Chega o inverno, com ele o frio. Além de nos fazer lembrar de tirar os casacos do armário, também é um belo convite para fondues e raclettes acompanhados de umas boas taças de vinho. Veja algumas combinações.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Já estamos no inverno desde o dia 21 do mês passado, mas só agora as frentes frias nos fazem lembrar de tirar os casacos do armário. E com a chegada do friozinho, os convites para o chopinho dão espaço aos convites para fondues e raclettes.

E com eles, bons vinhos acompanhando.

Fondue com taças de vinho

Créditos: danilohaliz

E aí muita gente se vê numa sinuca de bico: que tipo de vinho combina melhor com um fondue de carne? E de chocolate? E com raclettes ?

Confesso a vocês que eu sempre torci o nariz para a harmonização de bebidas e comidas: sempre fui a favor de que as pessoas bebam o que sentem vontade. Mas com o passar dos anos dei a mão à palmatória: algumas combinações são simplesmente divinas, e não custam os olhos da cara (aposto que você sorriu depois dessa parte, pode falar a verdade :D).

Fondue de carnes, queijos e vinhos…

Fondue de Raclettes e vinho

Créditos: Shadows Oliv

Normalmente recomendam que você harmonize carnes e queijos mais gordurosos com vinhos tintos. Nos fondues de carne você pode partir dessa analogia desde que nao seja um tinto muito tânico.

Eu costumo optar por um bom merlot, pinot noir ou um cabernet sauvignon com uns 4 ou 5 anos de envelhecimento, mas aqui voce pode partir de um bom malbec argentino, um tannat uruguaio ou cabernet sauvignon de qualquer país do Cone Sul que está bem escolhido.

Pra quem prefere os vinhos portugueses, um bom alentejano desce redondo. Todos esses tipos que citei você encontra por bons preços no supermercado (entre R$20 e R$40)

Vinhos com fondue de queijo e raclettes

Garrafa de vinho e fondue

Créditos: Andre Goncalves

Para acompanhar fondues de queijo e raclettes, eu gosto de beber vinho branco nao muito cítrico (geralmente um chardonnay) ou vinho verde tinto português. Alguns rosés caem bem também.

Pra quem nao é muito fã de vinhos brancos ou rosés, vale um tinto bem levinho (um chianti italiano cai bem). A faixa de preço é semelhante a dos tintos acima exceto o chianti , que pode custar um pouco mais.

E pra fondue de chocolate?

Fondue de chocolate e vinho

Créditos: Ben Yoder

Para beber com fondue de chocolate, eu gosto de permanecer no vinho branco ou no máximo abrir um licoroso do tipo colheita tardia (late harvest). No entanto, um vinho do Porto deve combinar muito bem, embora eu ainda nao tenha experimentado. Taí um bom motivo pra combinar um fondue pra essa  semana, já que tem um Porto doido pra ser aberto na minha adega… 😀

Quem aqui curte um Fondue com Vinhos nesse frio?

Você também gostará desses

Vinho tinto combina com peixe? Aprenda a combinar vinhos tintos com peixes. Degustação de peixes não é uma exclusividade somente de vinhos brancos. Veja ótimos vinhos de exemplo....
Só se aprende sobre vinhos bebendo Só se aprende a beber de uma forma: bebendo. Isso nós sabemos e com vinho é a mesma coisa. A complexidade das uvas, produções, harmonizações, degustaç...
Vinho Branco vs Vinho Tinto Um post falando sobre um assunto polêmico e que muitos se perguntam: Qual a diferença entre vinho branco e vinho tinto. Nosso especialista responde pa...
Degustação de vinhos. A prática o levará a perfeiç... Nosso sommelier inicia brilhantemente seus posts no PDB, citando a principal arte, a degustação de um bom vinho. Todos seus passos, etc.
Tipos de uvas do vinho tinto Você gosta de vinho tinto mas não entende muito do assunto? Aprenda agora sobre os tipos de uvas do vinho tinto, uma aula sobre a variedade!
Cerveja e comida: Porque comer bem não é privilégi... Chegou a hora dos cervejeiros comerem bem! É a harmonização de comidas com cervejas!

Compartilhe: