Onde Curtir Rock no Recife

Em um dos meus últimos textos listei alguns bares onde é possível curtir uma boa noite de Rock and Roll no Rio de Janeiro. Nexxe texto prometi voltar com outras cidades, e dessa vez a escolhida foi Recife. Há muitas semelhanças entre as duas cidades: ambas possuem praias, os ritmos mais ouvidos estão longe do rock and roll e há uma zona conhecida dos boêmios. No Rio de Janeiro é a famosa Lapa e no Recife é o não menos conhecido Recife Antigo.

Sim caros leitores, nem só de frevo, forró e tecno brega vive a capital Pernambucana. Há vários bares bem interessantes onde é possível passar uma agradável noite curtindo um rock de qualidade e bebendo em alto nível.
A exemplo do que fiz com a capital carioca, listarei apenas bares que já frequentei. Se você conhecer alguma que não está na lista, deixe aí a sua indicação!

UK Pub

O UK Pub é um dos bares mais tradicionais de Recife, podendo ser considerado um clássico da Zona Sul. A casa foi inaugurada em 2005 e de lá para cá, passou por diversas fases. Abrigou projetos de samba, pagode e funk. Embora o carro chefe do estabelicimento seja o rock, fiquei bem atento a programação: o bar investe pesado na febre do sertanejo. Aos fãs de rock’n’roll, as quintas-feiras estão reservadas para as bandas autorais, normalmente roqueiras, e os sábados, para os tributos às icônicas bandas do gênero.

Liverpool

O Liverpool é um dos bares mais novos do Recife. Localizado na movimentada Capitão Rebelinho, o bar é amplo e possui uma boa carta de bebidas, além de cervejas nacionais e importadas. Toca o bom e velho rock’n’roll, mas também não ignora a demanda do público local, também reservando algumas noites para o sertanejo. Mais uma vez a dica é ficar de olho na programação. O som? Bandas rolando um som ao vivo e DJs nos intervalos.

The Joker Pub

boca tampinha

Esse PUB não cedeu aos ritmos mais dançantes e segue fiel ao bom e velho rock and roll. Tanto na música ambiente quanto no som produzido pelas bandas que sobem no palco o que impera é o som que Elvis ajudou a ficar famoso. Na programação, bandas covers, tributos e autorais fazem a alegria da galera.

Downtown

No já longínquo 1997, o Bairro do Recife vivia uma espécie de apogeu. Bares e restaurantes se espalhavam próximo ao Marco Zero e à Praça do Arsenal. Foi nesse ano que o Downtown Pub foi inaugurado, resistindo até hoje sempre ao som do estilo mais popular do mundo. A casa é grande e possui dois andares. No primeiro há um bar extenso, o palco e uma pista bastante espaçosa. No segundo outro bar e várias mesinhas onde você pode beber e pedir comidinhas, saboreando-as no maior conforto. No intervalo entre as atrações das noites entra um DJ tocando o melhor do bom e velho rock, geralmente bandas dos anos 80. No palco sobem bandas tributos, autorais e bandas que tocam covers. O gênero? Do Pop Rock ao Heavy Metal.

Underground

Na beira-mar de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o Underground não para. Funciona de domingo a domingo, sempre a partir das 18h. E não cobra ingresso. A exceção é aos domingos, quando a banda Entrando de Fininho comanda um karaokê aberto ao público: R$10, o couvert artístico. Nos outros dias, o som fica por conta da jukebox com mais de 3 mil músicas à disposição. 90% são clássicos do rock internacional. Compre a ficha e a escolha é sua. Sinuca, xadrez, dominó, gamão, entre outros jogos, cumprem a missão. Ainda no salão, 30 televisores acompanham tudo que está rolando nas competições esportivas, dentro e fora do país. A entrada lembra uma estação de metrô londrina e toda a decoração do bar é de muito bom gosto.

Rocket 48

Rock, cerveja gelada e um bom petisco. O Rocket 48 é um espaço simples, mas que contempla tudo que um bom boêmio gosta. O bar funcionava na Rua 48, aumentou o espaço passando para a rua do lado, mas manteve o número no nome original.

Segundo a história, o Rocket 88 foi a primeira música de rock que apareceu no mundo e, pensando nisso, o bar foi montado mudando apenas o número, 48 para combinar com o antigo endereço. Depois de pouco mais de um ano de funcionamento, a Rua 48 ficou pequena para tantas mesas na calçada. As 17 viraram 40 e o bar ganhou espaço interno com lounge de pufes e mesinhas de centro formadas com grades de cerveja, disputado em reservas de aniversários.
Mas nem só de rock vive o rocket. Nas quartas, é dia de rock pop. Na quinta, blues. Sexta é o dia do reggae. Sábado volta ao pop rock. Para acompanhar o som, a especialidade da casa é a cerveja gelada, mas há um projeto para abrir uma carta de drinques.

Bar Burburinho

No casarão antigo no Bairro do Recife, jornalistas, artistas, estudantes e outros tipos boêmios se reúnem para assistir a shows de blues e rock que varam a madrugada. Às segundas, o projeto Recife Blues Session movimenta o público no salão da casa. Já às sextas e aos sábados, é possível conferir bandas cover de rock nacional e internacional. Da cozinha saem comidinhas bem gostosas. Para bebericar, há as cervejas long neck e o famoso drinque burbcuba, mistura de rum, abacaxi, creme de menta e açúcar.

Camaleão Bar

O Camaleão, bar que foi sucesso no final dos anos 80 e voltou recentemente para a alegria de um público cativo que esperava ansiosamente pelo seu retorno. Reinaugurado há pouco mais de completou 5 (cinco), repete o sucesso em sua fase atual. É um lugar para quem gosta de rock´n´roll tradicional. Petiscos diferentes e sanduíches especiais podem ser degustados tanto no ambiente interno, climatizado ao som de DJ, como na área externa ladeada por jardineiras. O som não é alto e dá pra conversar. Às sextas e sábados o volume aumenta a partir da meia-noite e pode-se dançar ao som de hits da Disco Music e da Dance Music dos anos 70, 80 e 90, além dos clássicos do rock and roll. Às quartas tem show de stand-up comedy com rodízio de comediantes. Às quintas o DJ Érico Jr. toca remix de sucessos dos anos 70 e 80 e o ingresso é gratuito. No quesito bebidas, podem ser apreciadas desde cervejas nacionais, destilados importados até coquetéis preparados por um barman..