Outubro Rosa no bar

Salve, meus bêbados preferidos! Já estamos no mês de outubro, e outubro, como vocês sabem, é um mês muito importante para nós, mulheres.

Mês do Outubro Rosa

Deixa eu explicar melhor para todos: O outubro rosa é um movimento popular internacionalmente reconhecido e comemorado em todo mundo. O nome do movimento se dá pelo do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva que mulheres, homens, instituições apoiem ações de prevenção ao câncer de mama, que pode ser muitas vezes diagnosticado, inclusive pelo autoexame, e tratado ainda muito precocemente. Para quem não sabe, hoje o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

câncer de mama no outubro rosa

Créditos: Omalix

O movimento Outubro Rosa começou no ano de 1990, em Nova York, nos Estados Unidos, e 25 anos depois ele continua forte e cada vez ganha mais relevância. De uns tempos pra cá, o mês de outubro começou a ser um momento de falar sobre a mulher, em diversos aspectos. A luta contra o câncer continua, mas aproveitamos para falar de outras coisas mais: o papel da mulher na sociedade, em como ainda ganhamos menos que os homens mesmo ocupando mesmos cargos e com mesmas responsabilidades, a posição em altos cargos, profissões que até então eram reconhecidas como “masculinas”, e tantas outras situações que só quem é mulher sabe na pele o que é enfrentar tantos desafios, preconceitos e busca por equidade.

E você pode estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com o Papo de Bar, Dona Cervejeira?”

mulheres bebendo cerveja outubro rosa

Créditos: G. Wolters

Se você não é mulher talvez não saiba: mas mulheres ainda sofrem alguns tipos de preconceitos em bares, como por exemplo, o abuso por parte de homens que veem uma mulher sozinha no bar ou um grupo de amigas e acham que elas estão a caça de machos e acham que é nossa obrigação aceitar seus galanteios. Ou julgamento por parte de pessoas que acham que esse é um tipo de ambiente de homem, e que mulher devia estar é em casa porque as que estão lá não devem ser mulheres de família! (meio retrógado, eu sei, mas creia: existe!) Mulher que enche a cara e fica bêbada então… MEU DEUS QUE DESELEGANTE! Isso não é comportamento de mulher decente!

Há alguns dias eu vi um vídeo na internet que representa muito bem um tipo de machismo: a do garçom que acha que mulher só pede drinks, e não bebe cerveja:

 

No vídeo, o casal faz seu pedido: a mulher pede uma cerveja e o cara um Martini. E adivinhe? Todas as vezes o garçom entregava a cerveja para o homem e o drink para a mulher. Algumas vezes ainda dizia “mas você tem cara de quem bebe drinks”. Incrível não?

Pode parecer algo bem besta isso, afinal, não nos custa trocar os copos e ficar de boas bebendo. Mas o que quero chamar a atenção não é numa bobeirinha fácil de resolver e que não prejudica ninguém, mas no pequeno gesto, nos pequenos sexismos que costumam perpetuar no nosso dia-a-dia, seja por homens ou mulheres, que costumam a colocar rótulo, achar atitudes masculinas e femininas, julgam a mulher como o sexo frágil, santo, etc. Está na hora de percebermos que o bom mesmo, é quando temos respeito uns com os outros e respeitamos nossos gostos, escolhas, formas se ser e agir. Que a mulher, é assim como o homem, só que mulher. Há!

Adendo: Gostaria de comentar que escrever para o Papo de Bar e fazer parte dessa equipe de ogros, bêbados e lindos é maravilhoso, pois todos sabem muito bem como respeitar uma mulher, e o machismo passa bem longe dessas lindezas que estão sempre valorizando as mulheres e defendendo nosso direito de bater na mesa, pedir a próxima rodada e beber junto com eles! <3

Até a próxima!