Penne com Vodka e Salmão Defumado

Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. O que seria dessa minha experiência em terras italianas se não escrevesse algo relacionado à pasta, ou no nosso popular, o famoso macarrão? Se bem que a receita de hoje, muito simples de fazer também (já que a mesma preguiça da semana passada ainda reina absoluta nesse meu humilde lar), é uma receita antiga da Russia e fazia muito sucesso nos anos 70.

Vamos de Penne com Vodka e Salmão Defumado

É público e notório que o povo russo é uma galera muito louca. Basta fazer uma breve pesquisa nos videos que são publicados no YouTube para se ter certeza disso. Só que a combinação com a mais tradicional receita da Itália faz desse prato um passeio por sabores inconfudivéis.

Cada povo traz sua especialidade que juntas fazem do Penne com vodka e salmão defumado uma delicia prática, fácil e rápida de fazer.

Ingredientes do Penne com Vodka

Prato de Penne com vodka e salmão

  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 1 lata de extrato de tomate
  • 1 xicara de creme de leite fresco
  • 1/2 xicara de vodka
  • 2 xicaras de salmão defumando em lascas cozido
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal, pimenta do reino a gusto e salsinha picada a gosto.

Modo de fazer Penne com Vodka

  1. Refogue em uma frigideira a cebola e o alho bem picados com azeite
  2. Acrescente o extrato de tomate e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
  3. Junte à mistura a vodca e cozinhe até que o álcool evapore. Muita calma nessa hora hein. O álcool pode até sair do prato mas o gusto da vodka fica, então vale a pena invetir numa bebida de boa qualidade 😉
  4. Acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe reduzir um pouco.
  5. Tempere com o sal e a pimenta.
  6. Emu ma panela grande, coloque água pra ferver. Quando estiver no ponto de ebulição, jogue o sal e o macarrão. Cozinhe até que esteja al dente.
  7. Escorra e misture ao molho. Adicione as lascas de salmão defumado e a salsinha.

Finalizando

Essa é a dica sagaz da semana para aquele jantar rápido de fazer mas que garante à convidada (ou convidados no caso de festinha private…hehe) aquele ar de sofisticação que pode sempre render um plus mais tarde 😉 E na falta de salmão defumado, nada impede de usar aquela sobra marota do salmão grelhado feito nos dias anteriores. É aqui que se aplica a maxima “na natureza nada se perde, tudo se transforma”.