calabresa acebolada

Petiscos dignos de um boteco

“Uma lista com ótimos petiscos para se comer durante uma cervejinha em qualquer boteco: frango à passarinho, batata frita, calabresa acebolada, carne seca com aipim e bolinho de feijoada.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (72 votes, average: 8.22 out of 10)
Loading...

Quando se fala de cerveja, não tem como não lembrar de um boteco, bar. E sentar num boteco e não comer nenhum petisco é algo como um pecado, eu diria assim. Boteco sem cerveja, amigos e petiscos, quer dizer que não foi feito com 100% de aproveitamento essa etapa de zueira.

Cerveja + Petisco = s2

Seja uma pizza, um pastel, o que for, sempre com uma cervejinha você sente aquela fome batendo, aquela vontade de encher a barriga com algo salgado, pra satisfazer a vontade. E de petisco o brasileiro entende e muito. Temos vários eventos gastronômicos no Brasil, como o Comida de Buteco, que é realizado em Belo Horizonte, onde os organizadores pegam um tema e os botecos produzem petiscos baseado naquele tema.

Frango à Passarinho

Frango à passarinhoCréditos: Leonard.Lo

O clássico frango à passarinho. Um dos mais antigos e saborosos, fritos e acompanhados com alho. Uma delícia e muito bom pra ser pedido quando estamos numa mesa com um número considerável de pessoas, pois geralmente vem numa boa quantidade.

Calabresa acebolada

Porção de calabresa aceboladaCréditos: Bier Hoff

Um dos meus favoritos. Bem gorduroso, é verdade, mas quando bem feito, fica impossível não comer. A cebola da um “quê” a mais para o petisco, na minha opinião sem a cebola o petisco perde a graça. Geralmente vem em grande quantidade, é barato e agrada a quase todos da mesa.

Batata Frita

Porção de batata fritaCréditos: Claudia_midori

O mais comum, o mais pedido, um dos mais variáveis, um grande clássico de um boteco. Não existe um boteco que não tenha uma porção de batata frita. Agrada a todos da mesa e sua variação é enorme, pode vir com queijo, bacon, calabresa, alho, entre outros ingredientes, dependendo do boteco, estabelecimento. Uma delícia.

Carne Seca com aipim

Porção de Carne Seca com aipimCréditos: Cris França

Um petisco não tão comum como os três citados acima, mas com um sabor diferenciado. São bem melhores quando pedidos em botecos, restaurantes nordestinos e claro, acompanhado com uma manteiga de garrafa marota. Não chega a ser tão generoso em quantidade, mas o sabor dele já vale cada centavo.

Bolinho de Feijoada

Porção de bolinho de feijoadaCréditos: vandderlima

Aposto que você fez uma cara de “calma aí, petisco de feijoada? tá brincando né?”. Não estou brincando não, é um petisco recente e um dos melhores que eu já comi na vida, você se sente comendo uma bela feijoada. Tem os principais ingredientes de uma feijoada num bolinho estilo croquete. Geralmente não são baratos e bem numa porção com 10, portanto não vale pra galera toda, a não ser que peça mais de um ou que a mesa esteja com poucas pessoas.

Grandes petiscos, fiquei com água na boca.

E toque brasileiro que acompanha muito bem uma cervejinha é o futebol. O tecnico da seleção Mano Menezes fez uma escalação que é perfeita para beber enquanto você devora tudo isso: a Kaiser, que, veja só, ganhou um prêmio na Europa há pouco tempo:

E pra você, quais os melhores petiscos pra se comer com aquela cerveja gelada hein?

Você também gostará desses

Copos de cerveja, por que beber no copo certo? Você sabia que a experiência de se beber uma cerveja pode se transformar de acordo com os copos de cerveja? Veja agora o porquê de beber no copo certo...
Copos Curingas para cervejas Cada estilo de cerveja tem um tipo de copo específico, porém, não é fácil ter todos eles. Para esses casos é sempre bom ter Copos Curingas para as cer...
O convite da Heineken Uma promoção da Heineken, querendo ajudantes para apreciarem a cerveja dentro de seus barris de 5 litros lotados dessa ótima cerveja geladinha. Confir...
Cerveja em pó. Pó bota o pó aê Mais uma novidade, digamos estranha, no mundo da cerveja. Lançaram uma cerveja em pó no saquinho. Boa para mobilidade, mas não contém álcool. Bola For...
Dia Internacional da Mulher com um toque alcoólico... Uma homenagem do PdB para você mulher. Mas com um toque alcoólico e bem safado, porque todos nós, inclusive homens, somos filhos de Deus e bebemos e f...
Dia Internacional da Cerveja – Saiba onde comemora... Toda primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Algo que começou timidamente ganhou grandes proporções. Veja onde com...

Compartilhe:

  • João Vitor

    Ontem mesmo no calor do RJ fui com uns amigos pra um barzinho e comemos a carne seca com aipim e a batata frita! Esse bolinho de feijoada realmente deve ser bom! vou procurar por aí!

    • João, procura no Aconchego Carioca, ele foi segundo colocado no Comida di Buteco, tem também no Beer Taste, entre outros Bares e Pubs. Recomendo demais.

      Abraços.

      • Mé do Moya

        Salvação em Botafogo.

      • Mé do Moya

        Salvação em Botafogo.

  • Cristiano Ferro

    Eu gosto de porções de queijos, ou então o provolone a milanesa. Porção de salame, amendoim então nem se fala. Pasteiszinhos, picanha na braza, croquetes, conta file em tiras com cebola e todos os outros que já foram citados. Só não comi ainda o bolinho de feijoada, vou ver se encontro aqui em SP.

    • Cristiano, Salaminho e Camarão são meus prediletos junto com a calabresa acebolada, muito dignos, depois criarei alguns posts sobre petiscos. Sou muito fã do provolone a milanesa também, gorduroso, mas foda-se, combina demais com um cerveja gelada 😀

  • Cristiano Ferro

    Pô! tinha esquecido do camarão! clássico de quiosque de praia com cerveja.

  • Patrícia

    Perto da minha casa tem um restaurante/bar que vende um caldinho chamado “betina” que é creme de queijo com cebola, delicioso!
    Sempre peço um betina e depois uma porção de camarão ao alho e óleo.

    Indispensável com uma boa cervejinha. nhaaaaaaam

    • Caldos são ótimos, mas nesse calor que está fazendo fica praticamente impossível 🙁

  • João Vitor

    Esses bares realmente parecem ser bem legais ! Obrigado pelas dicas! Vou em todos! uma coisa é certa a cerveja todos eles terão… =P

    Esqueci de comentar do caldinho de feijão, que o pessoal do buteco que eu costumo ir serve em copinhos de shot, você bebe ele quentinho e apimentado, a cerveja bem gelada depois desce mais gostosa ainda!!!

    • Sim João, Caldinho de Feijão também é um clássico. Vou criar uma série de posts sobre os petiscos mais comentados e pedidos nos botecos 🙂

  • Wenderson Bernardo

    aqui em VItoria o kieber é um dos mais famosos….tirinhas de frango embrulhado no presunto e queijo e empanados…muito bom!!

  • Galera é sacanagem né… Não tem como ler esse post e os comentários sem ficar com agua na boca…
    Sempre procuro posts do Dono do Bar acho ótimo…
    Abraços Brunão Feliz 2011

  • Pingback: Receita: Como fazer Linguiça Calabresa acebolada? - Papo de Bar()