Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (50 votes, average: 8.42 out of 10)
Loading ... Loading ...

Quando se fala de cerveja, não tem como não lembrar de um boteco, bar. E sentar num boteco e não comer nenhum petisco é algo como um pecado, eu diria assim. Boteco sem cerveja, amigos e petiscos, quer dizer que não foi feito com 100% de aproveitamento essa etapa de zueira.

Cerveja + Petisco = s2

Seja uma pizza, um pastel, o que for, sempre com uma cervejinha você sente aquela fome batendo, aquela vontade de encher a barriga com algo salgado, pra satisfazer a vontade. E de petisco o brasileiro entende e muito. Temos vários eventos gastronômicos no Brasil, como o Comida de Buteco, que é realizado em Belo Horizonte, onde os organizadores pegam um tema e os botecos produzem petiscos baseado naquele tema.

Frango à Passarinho

Frango à passarinhoCréditos: Leonard.Lo

O clássico frango à passarinho. Um dos mais antigos e saborosos, fritos e acompanhados com alho. Uma delícia e muito bom pra ser pedido quando estamos numa mesa com um número considerável de pessoas, pois geralmente vem numa boa quantidade.

Calabresa acebolada

Porção de calabresa aceboladaCréditos: Bier Hoff

Um dos meus favoritos. Bem gorduroso, é verdade, mas quando bem feito, fica impossível não comer. A cebola da um “quê” a mais para o petisco, na minha opinião sem a cebola o petisco perde a graça. Geralmente vem em grande quantidade, é barato e agrada a quase todos da mesa.

Batata Frita

Porção de batata fritaCréditos: Claudia_midori

O mais comum, o mais pedido, um dos mais variáveis, um grande clássico de um boteco. Não existe um boteco que não tenha uma porção de batata frita. Agrada a todos da mesa e sua variação é enorme, pode vir com queijo, bacon, calabresa, alho, entre outros ingredientes, dependendo do boteco, estabelecimento. Uma delícia.

Carne Seca com aipim

Porção de Carne Seca com aipimCréditos: Cris França

Um petisco não tão comum como os três citados acima, mas com um sabor diferenciado. São bem melhores quando pedidos em botecos, restaurantes nordestinos e claro, acompanhado com uma manteiga de garrafa marota. Não chega a ser tão generoso em quantidade, mas o sabor dele já vale cada centavo.

Bolinho de Feijoada

Porção de bolinho de feijoadaCréditos: vandderlima

Aposto que você fez uma cara de “calma aí, petisco de feijoada? tá brincando né?”. Não estou brincando não, é um petisco recente e um dos melhores que eu já comi na vida, você se sente comendo uma bela feijoada. Tem os principais ingredientes de uma feijoada num bolinho estilo croquete. Geralmente não são baratos e bem numa porção com 10, portanto não vale pra galera toda, a não ser que peça mais de um ou que a mesa esteja com poucas pessoas.

Grandes petiscos, fiquei com água na boca.

E toque brasileiro que acompanha muito bem uma cervejinha é o futebol. O tecnico da seleção Mano Menezes fez uma escalação que é perfeita para beber enquanto você devora tudo isso: a Kaiser, que, veja só, ganhou um prêmio na Europa há pouco tempo:

E pra você, quais os melhores petiscos pra se comer com aquela cerveja gelada hein?

  • João Vitor

    Ontem mesmo no calor do RJ fui com uns amigos pra um barzinho e comemos a carne seca com aipim e a batata frita! Esse bolinho de feijoada realmente deve ser bom! vou procurar por aí!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      João, procura no Aconchego Carioca, ele foi segundo colocado no Comida di Buteco, tem também no Beer Taste, entre outros Bares e Pubs. Recomendo demais.

      Abraços.

      • Mé do Moya

        Salvação em Botafogo.

      • Mé do Moya

        Salvação em Botafogo.

  • Cristiano Ferro

    Eu gosto de porções de queijos, ou então o provolone a milanesa. Porção de salame, amendoim então nem se fala. Pasteiszinhos, picanha na braza, croquetes, conta file em tiras com cebola e todos os outros que já foram citados. Só não comi ainda o bolinho de feijoada, vou ver se encontro aqui em SP.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Cristiano, Salaminho e Camarão são meus prediletos junto com a calabresa acebolada, muito dignos, depois criarei alguns posts sobre petiscos. Sou muito fã do provolone a milanesa também, gorduroso, mas foda-se, combina demais com um cerveja gelada :D

  • Cristiano Ferro

    Pô! tinha esquecido do camarão! clássico de quiosque de praia com cerveja.

  • Patrícia

    Perto da minha casa tem um restaurante/bar que vende um caldinho chamado “betina” que é creme de queijo com cebola, delicioso!
    Sempre peço um betina e depois uma porção de camarão ao alho e óleo.

    Indispensável com uma boa cervejinha. nhaaaaaaam

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Caldos são ótimos, mas nesse calor que está fazendo fica praticamente impossível :(

  • João Vitor

    Esses bares realmente parecem ser bem legais ! Obrigado pelas dicas! Vou em todos! uma coisa é certa a cerveja todos eles terão… =P

    Esqueci de comentar do caldinho de feijão, que o pessoal do buteco que eu costumo ir serve em copinhos de shot, você bebe ele quentinho e apimentado, a cerveja bem gelada depois desce mais gostosa ainda!!!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Sim João, Caldinho de Feijão também é um clássico. Vou criar uma série de posts sobre os petiscos mais comentados e pedidos nos botecos :)

  • Wenderson Bernardo

    aqui em VItoria o kieber é um dos mais famosos….tirinhas de frango embrulhado no presunto e queijo e empanados…muito bom!!

  • http://www.bolacomigo.com.br Juice

    Galera é sacanagem né… Não tem como ler esse post e os comentários sem ficar com agua na boca…
    Sempre procuro posts do Dono do Bar acho ótimo…
    Abraços Brunão Feliz 2011

  • Pingback: Receita: Como fazer Linguiça Calabresa acebolada? - Papo de Bar