Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (46 votes, average: 8.74 out of 10)
Loading ... Loading ...

 

Que cerveja é bom isso ninguém discute. Ok, discute sim, mas convenhamos que isso não vem ao caso agora. Eu falarei agora sobre o visual da cerveja, mas não sobre a loira em si, seu corpo, sua cor e tudo mais. E também não falarei da garrafa, apesar que isso merece um post sobre mais pra frente.

Sobrou então pra eu falar sobre o rótulo. Sim, o rótulo que você sempre vê quando pega a garrafa para colocar a cerveja pros amigos e pra você. Existe muita coisa por trás desses rótulos, toda uma arte da época que é produzido, etc. Existem rótulos raríssimos de cervejas que você não vê mais hoje em dia.

Um pouco mais sobre rótulos

Lembram desse rótulo da Bohemia? Antigo né?

Lembram desse rótulo da Bohemia? Antigo né?

Bom, como vocês podem perceber, o rótulo é o principal meio de veiculação e divulgação na cerveja, mas claro que eu não estou falando de mídia, comercial e tudo mais, mas da garrafa em si. E claro, os rótulos existem em qualquer tipo de bebida, mas nesse post estou falando especificamente de rótulos de cervejas e antigos. ;)

A magia por trás dos rótulos

Um pouco antigo, mas creio que vocês lembram de mim

Um pouco antigo, mas creio que vocês lembram de mim

Existe todo um estudo, uma magia por trás dos rótulos. Coisa de designers e estudiosos dessa área. Não compreendo praticamente nada sobre essas teorias, mas acho fantástica a relação que rola nesses rótulos com o consumidor e o estudo feito pra cervejaria.

Lembram de mim? Eu acho que não.

Lembram de mim? Eu acho que não.

Esses estudos passam principalmente pelas cores e tipografia. Se vocês perceberem, as cores utilizadas são a dourada e vermelha, isso porque o dourado você lembra da cerveja e o vermelho te dá uma impressão de ter sede, algo que esquenta, etc. Mas claro que existem algumas particularidades e cores que são acrescentadas como, por exemplo, a Antactica que leva, também, a cor azul.

Existem outras coisas referentes aos rótulos de cerveja, vários elementos que influenciam, como o grafismo, formato, o slogan, o posicionamento desses elementos.

Mas por quê tudo isso? Qual o motivo desse trabalho inteiro?

Sou antiga mas sou jovem

Sou antiga mas sou jovem

O usuário final, ou seja, você. Sim, o nobre cervejeiro que adora tomar umas várias com os amigos durante a semana e claro, nos finais de semana principalmente. O cliente, público alvo é o grande “culpado”, digamos assim, por esse trabalho todo. Cada cerveja pode focar em um certo tipo de público. Seja ele jovem, caso da Skol, seja ele mais experiente, caso da Brahma, entre outros aspectos que influenciam a marca.

Sou coroa e feita para os mais experientes

Sou coroa e feita para os mais experientes

Por isso que os rótulos mudam, por isso que os slogans mudam, por isso que sempre temos comerciais diferentes, etc, etc, etc.

Vai me dizer que vocês não lembram do famoso “A número 1″ e o cara levantava a mão no bar mostrando o dedo indicador e a Brahma aparecia na mão do cara de repente? Esse é um dos clássicos da cerveja e até certo tempo atrás eu não entendia porque eles deixaram de lado. Assim como a “Paixão Nacional” Como a Antarctica era conhecida.

Que que tem eu?

Que que tem eu?

E o baixinho da Kaiser? Vai me dizer que você não lembra desse ícone? Eu ainda acho que deveriam ter o colocado no rótulo da Kaiser :D

Alguns outros rótulos

Durante o post vocês perceberam que eu coloquei alguns rótulos antigos para relembrar os velhos tempos. Foi de propósito mesmo, é a ideia inicial do post, mostrar alguns rótulos antigos de cerveja. Abaixo vou mostrar alguns outros de cervejas conhecidas, todas nacionais.

Kaiser

Rótulo da Kaiser

Esse aí é bem antigo e pra ser sincero eu tenho somente vagas lembranças sobre esse rótulo da Kaiser.

Itaipava

Rótulo Itaipava

Velhos tempos em que a Itaipava custava R$1,20 nos bares de Petrópolis, na época em que eu morei por lá. Agora está no mesmo naipe das cervejas mais vendidas e tem incomodado muito a Ambev.

Rótulos raríssimos

E pra finalizar vou mostrar alguns rótulos raríssimos de cervejas também raríssimas e que eu nunca tinha visto.

Imperial Light

Rótulo Imperial Light

Esse rótulo é de uma lata de Cerveja Skol (pasmem) que possuía pescoço ondulado (4 anéis) e produzida pela Brahma em Juatuba/Mateus Leme – MG. Foi fabricada em meados de 1993 e 1994, que utilizou o “disfarce” acima, que era feito de papel e colado, envolvendo a lata por completo. Nunca vi informações sobre a circulação dessa cerveja por aqui no Rio, muito menos no país. Você lembra dela? Viu por ae?

Orleanense

Rótulo Orleanense

Outra que eu nunca vi. A qualidade da foto está precária e isso dificulta a lembrança do rótulo. Só se sabe que foi fabricada em Santa Catarina, em Orleans.

Providencia

Rótulo Providencia

Mais uma desconhecida e com um triângulo com um olho dentro, parecendo o disco do Pink Floyd. Só sei que é de Curitiba. Também pudera, está bem na cara do rótulo. :D

Port

Rótulo da Port

Essa dae é de Minas, Vespasiano e adivinhem? Sim, eu nunca a vi em lugar nenhum e nem sei se existiu mesmo. Eu já vi a London Porter, não sei se serve :P

Quinobeer

Rótulo da Quinobeer

Esse rótulo tem mais cara de suco de morango com laranja do que de cerveja. Essa é do Pará e muito menos essa aí eu teria visto. E dizem as línguas que era produzida com cevada e plantas nacionais. Eu conheço a Dado Bier, serve? :)

Vasco

Rótulo da Vasco

Não poderia faltar uma cerveja carioca não é verdade? Tudo bem que o nome é completamente ridículo, mas isso não vem ao caso ;) E ainda é na Rua Maxwell, aqui pertinho de casa, ou pelo menos era. De repente acabou sendo rebaixada em algum momento :D

Finalizando

Você por acaso já viu algum desses rótulos? Conhece alguma cerveja bizarra por ae? Conte para nós então.

Peguei esses últimos rótulos num site de um possível colecionador

Sobre o Autor

Apenas mais um modafoca apaixonado por uma cerveja artesanal de qualidade. É o que comanda todo mundo por aqui, mas nem por isso deixa de ser modafoca e bater um papo de bêbado.

  • http://criticaconstrutiva.wordpress.com Wallace Souza

    A cerveja do Vasco deve ter sido rebaixada à Ice, vai saber…

    Parabéns pela pesquisa, fera! Post show de bola!

  • Arthur Henrique

    @AZA

    hahaha vasquim rebaixado! Lugar que merece! Time RIDÍCULO. Vai chorar as mágoas na segundona, babaca.

    Dono do Bar, belo post! Tu é o cara.

    Abraço!

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    @AZA meu nobre, futebol não é por aqui no PdB, só comentei sobre a cerveja e fiz uma brincadeira pelo atual momento do time que não é bom. Relaxe, futebol é assim ;)

    @Wallace pode ter sido :D Vlw meu nobre

    @Arthur menos meu nobre, menos… Senão isso aqui vira Papo de Futebol :D que não deixa de ser de bêbado

  • AZA

    Vai zoar a puta que pariu. Respeite o Vasco seu merda.

  • Lady Margarita

    Hmmm

    Não aguento ver papo de futebol e não comentar..

    Ainda mais quando se trata do Vasco, que bem..

    Pode não esta nos seus melhores dias hoje, mas pera aí.. O time é glorioso e mora e meu coração!

    Pegar leve faz bem, pra não virar uma briga com ofensas.. e talz..

    Qto ao post Dono, fala sério ein?

    ADOREI!

    E eu nao sabia desse rotulo do Vasco não..

    Gostei mesmo!

    Bitocas

  • thata bêbada

    parabéns, post muito interessante, ajuda a relembrar das antigas cervejas! PILEQUE!!!

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    Isso ae thata. Valew ;)

    Relaxa Lady, nada pessoal. Sem discussões de futebol por aqui :D Valeu moça ;)

  • http://www.papodebebado.com/author/leandro/ Le Brasseur

    pow… vc nao falou da:

    Malt 90 http://www.ambev.com.br/images/img_1984.jpg
    e da Caracu http://www.ambev.com.br/images/prod_caracu_logo.g

    foram icones na decada de 80

  • Carlos

    Esqueceram da malt 90!

  • http://www.papodebebado.com/author/alanbic/ Allan Bic Jr.

    Acho que sou muito novo ou completamente esquecido…. pois não lembro de nenhum desses rotúlos… eheheh

    Mas lembro do lance da nº1 e do baixinho (aindas nas antigas propagandas)… rs.

    Post muito legal, dá para ver como os rotúlos foram mudando com o tempo, muito interessante…

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    @Le Brasseur eu ia falar da Malt 90 mas acabei deixando de lado. A Caracu é sagás, principalmente no interior das cidades :) E @Carlos, vou ver se crio um post especial para a Malt 90 e outras cervejas históricas ;)

    @Allan Bic relaxa meu nobre, vivendo e aprendendo ;)

  • http://www.papodebebado.com/author/leandro/ Le Brasseur

    ééé tamo falando de anos 80 cara… nasci nos anos 80 .. epoca boa d+ uhauhauha

  • http://lelira.blogspot.com/ Letícia

    Ridícula a zoação com o Vasco…só podia ser coisa de Flamenguista, que adora fazer com o dos outros. Se continuar com essa palhaçada, eu paro de frequentar o bar. :-p

  • Samir

    Seria legal ver alguma marca sair com o rótulo rêtro. Tem a antartica original q ainda usa um rótulo bem parecido com os das cervejas mais antigas.

  • http://www.brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    Samir, a Brahma utilizou no ano passado quando completou 120 anos algumas latinhas com os rótulos usados bem no início. Isso é maneiro mesmo ;)

  • Guga

    Massa demais! Eu reconheci alguns da época em que eu ainda não tinha idade pra beber….ou pelo menos não publicamente…kkk…brincadeira. Não fui uma criança bêbado….mas lembro das festas de família que tinha esses rótulos maneiros. Hoje eles continuam a se reiventar né? Como não se orgulhar de uma cerveja que avisa quando está gelada??? Ficou azul, hummmm….diliça! Isso que é pensar nos bebuns! Falou, abração.

  • PPFLima

    Parabéns pelo post e pelo site, indicado pelo PacMan. Como sugestões de rótulos incomuns, proponho a Glacial (2a. linha da Schin), a Serra Malte (que está começando a desembarcar em terras cariocas, um clássico de São Paulo), a Belco, a Polar (RJ), a Polar (RS – totalmente diferentes), a Cerma (MA) e a Cerpa Draft Beer (não é a Cerpinha clássica, mas uma pilsen que vende só lá no Norte).

    E que fim terá levado a (breve) Santa Cerva, genérica da Kaiser que tentaram emplacar aqui no RJ antes da "Sol"?

  • Dhuby

    Bacana,não tinho lido algo parecido sobre cervejas,mas tem uma lista bem maior,a Malzebeer,Bavaria,Cintra e a novinha Sol,todas tem histórias bacanérrimas pra contar.Particularmente eu sou skolátra,fã da skol,afinal os skolteiros que encaram a skola da vida,tem que ser fã daquela que avisa: tá azul,tá gelada!!!Porém chegando a determinado numéro de copos, a cor não importa muito.Rsss Abraço carinhoso à todos.Campos RJ.

  • http://www.papodebebado.com/rotulos-de-cerveja-historias-lembrancas-e-reliquias/ henrique

    Muito loko cara, eu vo participar de uma ferra de ciêcias com o tema que eu sujeri(historia e fabricação da cerveja). C vc quise da alguma dica conta uma curiosidade ou ate mesmo vim asistir a nossa apresentação entra em contato.valeu cara c jah me ajudou pacas…E MUITO LOKA AH PIADINHA DO VASCO KKKKKKK!!!

  • sabas

    Bom relembrar essas brejas antigas ,apesar de algumas serem muito ruim!!!

    Achei o maximo essa idéa se quiserem fazer parte da minha comunidade :

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cp

    abraços a todos !!!!!!!

  • cassio

    bom, o que posso dizer a respeito do post; genial

    juntou minhas duas paixões:

    cerveja

    publicidade

  • http://www.pvdowmloader.co.br luciano

    se o dono do bar é o kara , inton fuderam o…

    proximo episodio?

    kem pego a mulher do kara?

    **************************** kem será?

    a proxima vitima agora?

  • taiane

    esta bebida e muito antiga quando eu naci ela não estava viva não

  • Márcio Messias

    Esta marca de cerveja chamada PORT, existiu mesmo, foi comprada pela Antartica e eles fabricavam tb um guaraná chamado ALTEROSA, e me pareçe que foi o primeiro refri em garrafa de 1 l, foi no ano de 1971/72

    • meire

      alem da cerveja PORT e o refrigerante alterosa ,teve tambem o refrigerante TROP não me lembro como era o rotulo mas tenho um deste fechado e a tampinha esta intacta com o nome TROP
      se estiver interessado estou aceitando a melhor oferta para vende-lo atravez do mayrecosta28@hotmail.com

  • juracy

    sempre gostei de saboreiar diversas qualidades de cerveja pilsen, choop, malte, boock, pilsen extra, ETC mais sou um eterno apaixonado da antarctica.

  • José Antonio

    Gostaria de saber se voce tem os rótulos ou fotos deles da antiga Companhia Paulista de Cerveja Vienenses de Agudos-SP, comprada pela Brahma e hoje AMBEV.
    Grato
    José Antonio Garcia

  • geraldo fagundes

    Eu tenho um rotulo intacto da cerveja port. (trabalhei na fabrica) se alguem interessar favor entrar em contato. vendo pela melhor oferta

  • http://cervisiafilia.blogspot.com Carlos Alberto Tavares Coutinho

    Quando você cita “apanhei no site de um possível colecionador” você está completamente correto, sou colecionador de latinhas, abridores de garrafas, rótulos de cerveja e refrigerantes sejam de papel ou de PET.
    Tenho muito mais imagens para que vejam, que tal fazer uma visita ao meu blog http://cervisiafilia.blogspot.com ??? Há o meu site mudou de endereço, agora é http://www.cervisiafilia.com.br

  • Eroc

    “Tudo bem que o nome é completamente ridículo, mas isso não vem ao caso”
    Se não vem ao caso porque comentou? Completamente desnecessário se a intenção era uma abordagem história, mesmo que superficial, dos antigos rótulos. Cultura cervejeira é pra poucos, hoje você até pode encontrar alguma cerveja chamada “Flamengo”. Mas isso não é história.

  • Edimilson Wendt

    “MODOFOCA”!! Pois é vivendo e aprendendo. Éssa eu não conhecia. Mas cerveja…
    Essa eu gosto.
    Parabens pelo website conheci e virei fã!!

  • Pascual Timão

    Faltou a Cerpa, q tbm produz a Cerpinha de alta qualidade.

  • susana
  • susana
  • Gizelli

    Amigo, estou fazendo um serviço para uma bar, da minha regiao, e achei estes rotulos muito legal, como consigo essas imagens?
    Desde de Ja agradeço

  • Denize Ernlund Metynoski

    A Cervejaria Providência foi fundada por meu bisavô, em Curitiba, no ano de 1901. Pertenceu à família até 1945. Felizmente, a família guardou todos os registros e muitas fotos. Fiz uma pesquisa e escrevi a história da cervejaria.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Olá Denize, onde está essa história escrita? Gostaria de postar por aqui? Abs.

      • Denize Ernlund Metynoski

        Pretendo publicar um livro com essa história.

    • ALEXANDRE RICARDO RAMOS

      Legal Denize sou de Cascavel – PR, mas moro em Cuiabá -MT há 20 anos…. e achei legal pra caramba esse comentário sobre a cervejaria do seu bisavô…. é isso aí tem que divulgar esses fatos para a historia da cerveja no Brasil…. quando vir pra Cuiabá vc ver como a cerveja evapora no copo de tanto calor que é…abraços…

      • Denize Ernlund Metynoski

        Olá. Cerveja que evapora no copo? Duvido que dê tempo…..
        Como você, acredito que a história não pode se perder, é preciso registrar e divulgar. Estou trabalhando para isso.
        Agradeço o convite….

  • ALEXANDRE RICARDO RAMOS

    Mandem todas essas cervejas aqui pra Cuiabá – MT, que nós bebemos tudo…pois aqui é a cidade que mais se consome cerveja no país…. abraço a todos e muita geeeeelaaadaaaaa!!!!!!!!

  • ALEXANDRE RICARDO RAMOS

    Mandem todas essas cervejas aqui pra Cuiabá – MT, pois aqui é a cidade que mais se consome cerveja no país…. um abraço a todos e muita geeelaaaaaadddaaaaaaa!!!!

  • http://www.patio42.com.br Fernando morelli

    ola amigos sou morador em Petropolis rj e estou fazendo uma historia dos rotulos da Bohemia no espaço particular que tenho e chamo de http://www.patio42.com.br
    um abraço
    Fernando morelli
    Petropolis rj

  • Mayre Rodrigues

    Possuo uma cerveja PORT armazenada em GARRAFA de 300 ml e estou colocando-a a venda, se algum colecionador tiver interesse em adquiri-la estou aberta a negociaçoes………para interessados gentileza entrar em contato no e-mail mayrecosta28@hotmail.com.

  • Fernando

    Foi bom ter entrado aqui,e vera alusao a Port de espasiano,qua acho foi produzida pela cia Alterosa de cervejas.Eu tive oportunidade de tomar umas 2 ,era muito novo,ate hoje tenho saudade do sabor agradavel .Pode ter certeza,a Port,existiu .

  • Ricardo

    Cara…….Tô ficando velho mesmo!
    Já tomei a cerveja PORT em Belo Horizonte nos anos 70. Cerveja maravilhosa, mas que vendia pouco. Lembro até da propaganda na televisão que tinha um nobre Inglês sentado numa bela poltrona, com um cachorro Dalmata ao seu lado. Acho que é por isto que vendia pouco: – todo mundo achava que a cerveja deveria ser muito cara e acabava pedindo uma Brahma.
    Outra curiosidade. O fabricante da cerveja Port, fazia também um refrigerante de guaraná chamado TROP que é Port de traz pra frente.
    Ricardo

  • MEGA VASCO

    cara nunca tinha visitado o teu blog e nunca mais voltarei, se vc não quer discussão sobre futebol pq escrever essa merda sobre o vasco??? ja que fui desrrespeitado tb posso desrrespeitar… vai tomar no miolo do teu rabo seu mulambo. Ridiculo é esse teu blog de bosta

  • Seven Medeiros-RJ

    Cervejas que eu já bebí e que por acaso não estão nessa relação: Black Princess, Brahma Extra, Malt 90, Kaiser Bock (No inverno em Petrópolis), Belco, Polar, Astra, Cerma, Cerpa e mais recente e que eu gosto, a Lokal. Ótimo assunto para relembrar os bons tempos !

  • Murilo Ribeiro

    Prezados, estou tentando montar um álbum de rótulos de cervejas que eu já tomei. Gostaria de uma ideia de como montá-lo. Grato. Murilo – Brasília/DF.

  • alexandre cuiabá – mt

    tenho uma garrafa de cerveja schincariol desde março de 1999…. vou guardá-la… pois ainda vai valer uma nota daqui uns 50 anos…….
    kkkkk

  • Luis Carlos Racoski

    Muito legal! Ver todos estes rotulos antigos. Mas não encontrei rotulos que tenho em meu poder a mais de 30 anos de uma cervejaria que produzia 75 mil garrafas mensais isto em 1968 Quando foi fechada. As marcas Erechim Dupla e Erechim Extra.

  • raniery

    muito show

  • David Rogus

    Gostava muito da cerveja Port cujo rotulo parece emcima. Ao meu paladar tinha um sútil sabor de “torrado” ou carvão (charcoal). Sempre tomava bem gelada no restaurante La Mole no Leblon com meu prato favorito, Strochanoff de bife, nos anos 70. Suadades.

  • Riccardo Cerruti

    Sério que vc não sabe o que significa o triângulo com o olho dentor, no rótulo da Providência?