Salada de Boteco

Fala minha gente chegada nos belisquetes e biricuticos! Dou meu primeiro ar da graça no PdB atendendo ao chamado do Dono do Bar para falar sobre o que eu mais amo nessa vida, comer! Começo minha prosa por aqui com uma notícia que me deixou pensativa… O prato que levou a versão carioca do Comida di Buteco 2016, pasmem, foi uma salada! Comida de Boteco com salada de boteco? Sei não…

Digamos, uma salada de boteco…

Até que a salada é bonita, mas...

Até que a salada é bonita, mas…

Créditos: Marcos Pinto

Gente, amo salada, mas comida de boteco pra mim tem que dar peso na consciência com algo bem derretido e (é só “e” mesmo, não tem essa de “ou” aqui não, tem que ter os dois) crocantemente fritinho! Okay, é uma salada de frutos do mar e não duvido que deve (não provei ainda) ser divina, mas continuo me sentindo frustrada.

Pra vocês terem uma ideia do que eu estou falando, vou dar uma receita crocantemente fritinha com coisa derretida, que surgiu numa sexta dessas qualquer depois de um ensaio com a galera da Hey Ho! Brass Band (minha banda) que ama encher a moringa de cerveja: Tiras de polenta frita com molhos de queijo e goiabada picante.

É uma receita simples que vai muito bem com uma cachacinha ou a boa cerveja gelada.

Ingredientes para a polenta frita

  • 5 xícaras de água
  • 1 xícara de fubá
  • 1 colher cheia de manteiga
  • Sal e tempero a gosto (faço bem temperadinha)

Ingredientes para os molhos

  • Goiabada cortada em pedacinhos
  • Um pouco de água para derreter a goiabada
  • Vinagre, sal, pimenta ou molho de pimenta a gosto
  • Queijos variados
  • ½ copo americano de leite
  • Azeite, nós moscada, sal e temperos a gosto

Modo de preparo da polenta frita

  1. Comece pela polenta, refogue os temperos na manteiga e acrescente a água, quando levantar fervura, junte o fubá dissolvido com um pouco de água fria pra não embolar, cozinhe, mexendo sempre, por 15-20 minutos. Lembra que tem que ficar bem firme pra cortar.
  2. Despeje numa travessa, deixa esfriando e vamos aos molhos.
  3. Para o molho de goiabada, leve os pedacinhos de goiabada com um pouco de água (coloco pouca para ficar mais cremoso) ao fogo para eles derreterem.
  4. Deixe esfriar um pouco e adicione o vinagre, sal e a pimenta, usei molho tabasco original e o jalapeño ao invés da pimenta inteira pra não ter que pegar o liquidificador. Eu faço a maioria das receitas no olho sem medir exatamente a quantidade, só ir provando até chegar o sabor que te agrada.
  5. Para o molho de queijo, refogue os temperos num fio de azeite, junte os queijos (usei minas padrão, bola e um pedacinho de parmesão) até derreter e acrescente o leite até dar o ponto que você preferir.
  6. Para fritar a polenta eu cortei em tiras, mas pode ser em cubo ou no formato que você quiser.
  7. Passe os pedaços numa mistura de fubá com parmesão ralado e frite.

Finalizando

Pronto, está aí um petisco com todos os elementos de lamber os beiços, nada de comer salada de boteco! 🙂

O que acharam? Quais petiscos etílicos vocês gostariam de ver por aqui?

Beijos.

Créditos da foto de capa: Marcos Pinto