Apenas mais um modafoca apaixonado por uma cerveja artesanal de qualidade. É o que comanda todo mundo por aqui, mas nem por isso deixa de ser modafoca e bater um papo de bêbado.
Acompanhe os artigos deste autor via RSSSeção(ões): Notícias, Pesquisas e Opiniões
Créditos: Alessandro Tocafundo
Puta que pariu… Me desculpem mas eu tive que começar esse artigo dessa forma. Quando recebi essa notícia na semana passada me bateu uma certa revolta, uma indignação tamanha, que tenho que expor aqui, minha opinião e tudo mais.
Eu já achava meio absurdo essa coisa de gorjeta, mas pelo menos não é obrigatória. Portanto, se o garçom foi um merda, lima nele, foda-se, não vai ganhar nada de 10%. Mas agora, 20% é sacanagem né? Porra Senado!
Créditos: Edson Medina
Alguns pontos da lei no trecho abaixo:
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, em caráter terminativo – não precisa ser votado em plenário -, ou seja, fodeo, o projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que prevê a cobrança de gorjeta de 20% sobre contas encerradas à noite, após as 23h, em bares, restaurantes e similares.
Bom, pelo menos só vai ser pregada quando a conta for fechada depois das 23h. Mas caraleo, quando você, bebedor, fechou uma conta ANTES das 23h? No máximo fechou para ir em outro bar, numa peregrinação, caminhada etílica. E muitas vezes você chega num bar depois das 23h, então o fechamento, fodeo…
Agora vamos a algumas palavras do Crivela
Eles estão mais sujeitos a riscos de violência, sofrem com as dificuldades de transporte e estão submetidos a um grau de penosidade maior

Tá rindo à toa né?
Porra, meu nobre, por acaso com esses 20% ele vai pegar um táxi pra voltar pra casa ou comprará uma luva de boxe pra se defender dos idiotas violentos que às vezes frequentam botecos? Acho que não…
Mas sabe o que mais me deixa puto? Ficar sabendo que vários bares e restaurantes não repassam esse valor para seus funcionários. Isso me revolta completamente, puta que pariu de novo. Quero comprovação de que essa grana vai pros garçons mesmo, nego que rala pra satisfazer os bebedores, onde muitos são gente boa pra caraleo e te faz voltar para aquele estabelecimento.

Se a grana ainda fosse pra vc...
Sinceramente eu acho que ao invés desses 20%, os donos dos estabelecimentos deveriam aumentar os salários dos garçons e melhor, façam que nem a Petrobrás, paguem extras por periculosidade, horários, entre outros. Porque isso deveria acontecer e espero que aconteça, mas duvido que isso aconteça em todos os bares.
E sinceramente? Por que nego só ta querendo derrubar os estabelecimentos que tem a ver com bebidas, Lei Seca e tudo mais, aumentando impostos, dando multas astronômicas, enquanto a igreja ninguém quer cobrar impostos e fiscalizar receitas?
É uma opinião minha e não sei se todos irão gostar dela, mas eu tenho a liberdade de achar o que eu quiser. E você? O que acha?
Apenas mais um modafoca apaixonado por uma cerveja artesanal de qualidade. É o que comanda todo mundo por aqui, mas nem por isso deixa de ser modafoca e bater um papo de bêbado.
Outros artigos escritos por Dono do Bar
Papo de Bar - Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons
31 brindes realizados no Post: "Senado aprova gorjeta de 20% pra garçons"
Dono do Bar 16/03/2010 às 11:14
Vote:
@Rafael, eh verdade meu nobre, qualquer coisa sair 1h, pq senão os caras vão ficar falando que não é 00h e sim 24h. Ou melhor ainda, os bares deveriam ficar abertos até de manhã, umas 8h, com isso, jah teria condução pra todos os garçons.
Sim Guilherme esse o ponto que disse, eh impressionante ver que quando alguma coisa vai pro garçom, eh bem pouco. Isso quando o estabelecimento repassa…
Rafael Pereira Girolineto 16/03/2010 às 11:33
Vote:
O lance agora é sair do boteco depois das 00:00 afinal, vc só paga 20% se sair depois das 23:00, mas 0:00 é antes das 23:00, não é não?
Lady 16/03/2010 às 11:47
Vote:
Pois eh, semana estava discutindo isso aqui na redação do site, e bem.. A conclusão foi: como os 10%/20% não é obrigatório, logo ngm vai pagar mais nada..
Dono do Bar 16/03/2010 às 12:10
Vote:
Aninha, antes nego negociava se ia pagar ou não os 10%, agora nego vai negociar se paga 10% ou 20%… Antes era não pagar nada, agora os 10% Foda isso
João Paulo 16/03/2010 às 13:20
Vote:
Eu fiquei sabendo que estão querendo criar um disk denuncia para os garçons denunciarem esses tipos de caso.
jose antonio da costa 12/02/2012 às 13:49
Vote:
ragazzo e habibs servico escravo e nao pagam a gorgeta isto e roubo ai senhores politicos votos vcs querem .
Guilherme 16/03/2010 às 14:06
Vote:
O pior não é isso… vc sabia quem em Brasília apenas 3 dos 10% ficam para o garçom??? o Bar, restaurante, bordel, o que for… fica com 7% dos 10 que pagamos… ou seja se aumentar pra 20% o coitado do garçom vai levar uns 5 ou 6, e o patrão leva o resto!!!
Jefferson Alexandrin 16/03/2010 às 16:48
Vote:
Gorjeta. Porque se dá gorjeta? De quem pra quem? A gorjeta é uma gratificação pecuniária dado pelo cliente pelo serviço extra, exemplar ou além do esperado. Quando o serviço te surpreende, você se sente grato, algumas vezes, pra recompensar o profissional e pra que ele permaneça com a prática, você dá um 'agrado'. Muito comum aos garcom pelo bom papo, cerveja gelada; entregadores pela rapidez; boyzinhos de hotel por carregar as malas; enfim… Acho que os restaurantes vendo está prática, comeram a incluir, o que já era comum, os 10% dados aos garcons na conta, irregularmente. E o pior, a tornar obrigatório. Mas veja só se faz sentido. O prestador de serviço tem que cobrar no valor dos produtos e do serviço, todo o seu custo e lucro no valor final. Porque cobrar taxa? Já não basta os 25% do governo? E agora, essa… 20%. Beber no buteco, que não me cobra nada e ainda deixo fiado.
barMANIAC 16/03/2010 às 19:14
Vote:
É MUITA COVARDIA ISSO! Você frequenta um bar há anos, o garçon te trata bem, já é seu amigo, como você vai negar os 20%??? Com que cara??? Brother, tá tudo ficando uma merda!!! No carnaval não pode urinar no esconderijo, não pode mais beber nem um gole que a lei seca te pega, não pode mais beber no Maracanã nem os arredores em dia de jogo, agora me vêm com esses 20%….PORRA, QUE MAIS QUE FALTA??? O PRÓXIMO PASSO É MANDAREM OS BARES FECHAREM 22H, AE ACABOU O MUNDO….ESTÁ CHEGANDO A HORA DE FAZERMOS UMA REVOLUÇÃO, PORRA!!! (tem q rir pra n chorar…rsrs)
barMANIAC 16/03/2010 às 19:19
Vote:
e, pra completar, nunca vi garçon apanhar…. e se ele ta sujeito a isso, todos estamos….. PORRA!
Fabrício Ferr 16/03/2010 às 20:37
Vote:
Já tive problemas com isso, mesmo sabendo que por lei não existe obrigatoriedade desse pagamento.
Então aprendi uma coisa: o garçom pode ser o cara mais gente fina do planeta, mas não te serve tão bem como você mesmo faria. Agora pego minha bebida no balcão e libero o cara para as outras mesas.
Quero ver alguém me obrigar a pagar por um serviço que não utilizei!
Pedro Padilha 16/03/2010 às 22:57
Vote:
Salve!
Ótimo post!
Só para esclarecer; Os 20% não são obrigatórios:
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL15243…
De toda forma sou totalmente contra a prática que, na maioria das vezes expõe o bebedor que não aceita pagar a taxa. Sou a favor de melhores salários e especialização do serviço. Se vão subir com a gorjeta pq não melhorar o serviço treinando melhor os garçons?
E tem mais; Se a desculpa é o horário vão ter que dar gorjeta também pros taxistas, enfermeiros, motoristas de ônibus, vigilantes… Enfim, qualquer um que trabalhe até tarde.
Ah! Já ia esquecendo! A maior piada é cobrar 10% em churrascaria rodízio! Se compro o serviço de rodízio pq tenho que pagar denovo pelo garçom?
O estado cada vez mais tira do povo a liberdade de escolha.
Não queria tocar no assunto mas acho que os aprovadores da lei devem levar em conta os preceitos pessoais e religiosos do Senador.
Carlos Portuga 17/03/2010 às 5:47
Vote:
Eu sou a favor de recompensar o empregado sim,aqui na europa é um habito ai no Brasil quando vou tb dou sempre uns 5/10 reais de gorgeta,mas claro desde que o serviço dele seja otimo.Agora sou contra a obrigaçao de o fazer e tb que os patroes se apropriem de uma grana extra do empregado.
João 17/03/2010 às 6:37
Vote:
Vamos fazer uma campanha:
Ninguém paga nada, nem 10%, nem 20%.
Se o serviço do garçom foi bom, dá a gorjeta pra ele em dinheiro, à parte.
Tiago 17/03/2010 às 10:31
Vote:
Uma vez aconteceu comigo de eu e mais uma turminha bacana ir em um barzinho , no hora de pagar a conta , fui até o caixa e pedi para tirarem os 10% do garçom , além de o cara fica me enchendo de perguntas do porque ? c eu fui bem atendido ? e eu falando que tinha sido bem atendido sim , mesmo assim o cara teve a capacidade de chamar o gerente do lugar , e vai eu falar de novo que fui bem atendido , e que não ia pagar apenas porque não era obrigado . Resultado :
O gerente planto o fumo nos garçons , achando que fizeram alguma cagada , e ainda tive que sair d la , sobre os olhares feios dos garçons , é foda ou não ?
Agora imagine recusar 20% , vo t que sai na base da bandejada …kk
Vix 17/03/2010 às 10:33
Vote:
"Eu fiquei sabendo que estão querendo criar um disk denuncia para os garçons denunciarem esses tipos de caso."
pois é, vi essa noticia no jornal tbm… mas, denunciar o que??? que o cliente estava dentro de seu direito de nao dar gorjeta? inacreditavel.
Jefferson, concordo com vc, a gorjeta é um agrado pelo BOM serviço prestado… ao inves disso, os bares e restaurantes ja incluem a gorjeta na conta mesmo que o serviço tenha sido precario!
tbm ja tive problemas com isso, uma vez no outback, quando o serviço foi praticamente inexistente, meus amigos e eu nos recusamos a pagar os 10% da epoca, e a garçonete, veio nos dizer que na conta estava "faltando dinheiro, e que os 10% deveriam estar ali"
uma coisa que meu pai ja dizia, o mundo ta cada vez pior, cada vez mais figiado e mais proibido. nao podemos fazer mais nada que gostamos. lei antifumo, lei de fechar bar cedo, imposto em cima de cerveja, agora esses 20%…. daqui a pouco nao se sai mais na rua… de pouco em pouco parece que o governo está proibindo-nos de nossos prazeres e dando um toque de recolher.. estamos voltando a ditadura. espero nao viver até o dia em que isso se tornará realidade.
Dono do Bar 17/03/2010 às 11:13
Vote:
@Joao Paulo interessante, mas é aquela coisa, ligou, perdeu o emprego, ou pelo menos vai deixar um clima de desconfiança filho da puta…
@Jefferson foda cara, é o pessoal sempre arrumando uma forma de se dar bem…
@barMANIAC verdade, belo ponto cara, os garçons camaradas vc não consegue recusar… Mas é esse ponto e o do Joao, temos que pagar qnd somos surpreendidos ou quando sabemos que o cara é bom, agora, obrigar eh foda.
E sim, teu outro comentário disse tudo, assim como eles, nós todos estamos e pior, eles estão sendo pagos pra isso, portanto que o FILHO DA PUTA do patrão dele que pague o maldito adicional que comentei no post e não eu.
@Fabrício é uma bela tática meu nobre. Faço isso em alguns bares aqui do Rio e ainda sou camarada dos garçons…
Dono do Bar 17/03/2010 às 11:26
Vote:
@Pedro sim meu nobre, sei que não é obrigatório, mas é foda, eles meio que te induzem a pagar indiretamente. E acredito no final do seu comentário, completamente…
@Carlos Portuga e @Joao exatamente, esse é o ponto. Se o cara mandou bem, dê o dinheiro diretamente pro cara e não na conta. Foda que a maioria paga com cartão, o que dificulta tal prática.
@Tiago meu nobre, essa é mais uma prova de que esse cara recebe "por trás" desses 10%. Por que que ele vai reclamar? Quem vai perder é o garçom porra, se ta reclamando demais é porque ganha no lugar deles. Cambada de fdp.
@Vix não é denunciar o cara que não pagou os 10% e sim os donos de bares que pegam esse dinheiro dos 10%
ale mundico 17/03/2010 às 12:52
Vote:
por falar em igreja,esse crivella não faz parte da universsssssal???
Carlos Portuga 17/03/2010 às 15:58
Vote:
Eu esqueci de falar que sim,dou mas na mao do garçon e melhor da garçonete,mas tudo isto as escondidas da minha patroa kkkk .
José Domes 17/03/2010 às 17:14
Vote:
Isso é um absurdo. Essa porcaria dos 10% é um acordo feito entre os donos de bares e o sindicato dos garçons e que só foi aprovado porque botou o dinheiro dos clientes no meio. Tudo que é comércio (calçados, boutiques, etc) o dono paga a comissão aos vendedores. Por que nos bares e restaurantes é diferente? Fazer bondade com o dinheiro dos outros é bom, não é?
Kaiser Mourao Brito 17/03/2010 às 23:35
Vote:
Trabalho como barman e a situação não é tão fácil como muitos imaginam. concordo que 20% é muito, e que projeto muito mais eficiênte é o da Senadora Patrícia Gomes (se não me engano) de legalizar o pagamento dos 10% ao garçon no contra-cheque, e que, para não aumentar demsiadamente os custos da empresa, não estariam sujeitos à cobrança de impostos, assim o funcionário receberia (comprovadamente) os 10% (registrados como forma de "acrescimo salarial") e assim teriam um salário mais digno da função (uma vez que em muitos lugares, regiões, etc. o salário desses profissionais não condiz com a realidade do trabalho executado.
Tiago 18/03/2010 às 13:52
Vote:
Pod cre dono , só pode ser por isso mesmo , os patrões fazem isso pq o dinheiro no final devem ir pro bolso deles mesmos , bando de fdp mesmo
Esse esquema que a galera ta falando ai é verdade , quando é pra dar gorjeta , eu faço isso diretamente pro garçon , porque ai sei que o dinheiro vai fica com ele , e ainda por cima pego moral com eles , sempre ganho uma cervejinha contesia no final e sempre sou bem atendido quando volto .
da até cabreragem fala sobre isso , to saindo do trampo agora e juro que vo toma uma geladinha , no bar , que não preciso dar gorjeta e ainda sou sempre bem vindo
Luís Guilherm 18/03/2010 às 14:30
Vote:
Isso é lobby das fábricas de software, que ganharão bastante com as "manutenções evolutivas" que oferecerão para que o sistema calcule 20% no horário certo.
Rodrigo 18/03/2010 às 15:56
Vote:
Bem, não li todos os comentários, mas entre alguns que li, seria bom o bar ficar aberto até de manhã, não só pra ficar seguro por garçon voltar pra casa, como pros clientes. Eu costumo virar a noite pra não ter problemas, e não vou para lugares que fecham no meio da madrugada.
Outro problema é que com esse negócio de 10 e 20% quando são repassados pro garçon, conta como parte do salário do cara, ou seja, se você não pagar o cara perde parte do salário. Pra mim, gorjeta "obrigatória" deveria ser proibida. É só um problema pro funcionário e pro cliente.
Henrique 27/03/2010 às 7:18
Vote:
Moro em Ituiutaba, interior de MG, aqui os 10% da taxa de serviço fia toda para o estabelecimerto.
Ninguem siquer fala sobre esses 20% , aqui essa lei só chega daqui a alguns anos!!!
francisco 19/04/2010 às 21:02
Vote:
a unica maneira de garantir que os 10% ou 20% va para o garçom e tirando ele da conta e dando de gorgeta para o garçom
fernanda 21/09/2010 às 14:54
Vote:
deveria ter o disque denucia contra repasse de gorgeta para funcionarios como em sao paulo aqui no rio é tudo a vontade os patroes é que se dao bem é revoltante isso
Fernanda 04/04/2011 às 17:16
Vote:
Revoltante é saber que você paga 20% para os donos, trabalhei em alguns bares já.. E esses 10% geralmente são 4% pra casa, 2% cozinha, 2% financeiro, 1% bartenders e garçons. Isso quando a casa resolve dividir e ainda tem a manha de falar: OS 10% DO GARÇOM. Haha
marcelo santos 06/08/2011 às 10:30
Vote:
Bem meus caros amigos…
Estamos aqui falando de uma situação revoltante.Essa atitude dos proprietarios de restaurantes e bares que agem dessa forma, tirando dos 10% que deveria ir diretamente para a mao dos funcionarios para pagarem toda sua folha de pagamento, ou seja, o dinheiro que deveria ser dos garçons e usado para pagar seus proprios salarios. Ate quando vamos conviver com isso: Para que tantas leis se nao ha fiscalização? Sem duvida , tem que sentir na pele , pra saber como esse e´o jogo sujo do empresariado brasileiro…Usurpam o dinheiro que nao e dele.Nos garçons nos sentimos roubados pelo proprio patrao.
aaaaaaaaa 07/11/2011 às 16:17
Vote:
Sua cambada de babacas ????
vão todos vocês tomar no ……, vocês falam isso, pq nós garçons aturamos cada bomba por melhor que sejamos , claro, nunca vai estábommm e no final vcs ainda não querem pagar os 10% vão dá meia hora de b…. pra vê sê é bom, tem que aumentar muito mais aturar bebum não é mole , vocês enchem o nosso saco, o garçon é um amigo trata bem serve bem somos cordeais chamamos o taxi não roubamos a sua carteira e no final , nada , pense nisso amigos bebuns…… e reflitam ……