Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (425 votes, average: 8.39 out of 10)
Loading ... Loading ...

Tequila

A famosa bebida mexicana é o combustível de muitas noites. O “Shot” – trio Tequila, sal e limão – é item obrigatório na balada de quem gosta de agito em alto grau. Conheça um pouco da história e aprenda a bebê-la da forma tradicional ou em drinks caprichados.

A tequila e sua fabricação

Mezcal

A sua forma de fabricação é controlada pelo governo do México e o coração de Agave Azul – conhecido como Mezcal – plantado principalmente no estado de Jalisco, no povoado de Tequila, é a matéria-prima do destilado. Aliás, bidestilado. Depois de assado, o coração do Agave se transforma em um açúcar que é fermentado até se tornar vinho, sendo destilado duas vezes para se tornar a Tequila que todos conhecemos.

Garrafas de Tequila

A verdadeira Tequila tem pelo menos 51% de açúcar de Mezcal e a variação dessa porcentagem influi no sabor da bebida, não necessariamente indicando a qualidade. Veja os tipos específicos de Tequila de acordo com a Norma Oficial Mexicana (NOM):

Tequila 100% Agave

Feita apenas com açúcar de Mezcal, deve ser destilada e engarrafada no México. Tem 5 especificações:

Blanco (Branco)

Tequila clara e transparente, é engarrafada imediatamente após a destilação. Tem o aroma e o sabor do Agave Azul.

Joven ou Oro (Jovem ou Ouro)

É uma Tequila suavizada com corantes e sabores, como caramelo. É a mais usada para fazer as famosas margueritas margaritas.

Reposado (Repousado)

Repousando a Tequila Blanco de 2 meses a um ano em barris de carvalho, temos a Tequila Reposado, de aroma agradável e cor amarelo pálido, suavizando o sabor do Agave Azul.

Añejo (Envelhecida)

É a Tequila envelhecida por mais de 1 ano nos barris de carvalho, adquirindo o sabor da madeira e uma cor âmbar.

Reserva

Categoria especial de Tequilas envelhecidas por mais de 8 anos.

O Caballito

O famoso Caballito

O famoso Caballito

Para apreciar corretamente tenha um “Caballito” por perto. O famoso “copinho de Tequila” de 60ml, uma rodela de limão e um pouco de sal bastam para se tomar a tradicional bebida do México. Mas não pense em virar tudo de uma vez, o correto é tomar pequenos e demorados goles e e logo depois chupar o limão e o sal. Algumas pessoas sujam a boca do copo com limão e sal ou melam a mão com sal e depois chupam o limão, as variações dependem da sua criatividade.

As Tequilas mais chiques como a Reposado e Reserva dispensam qualquer acompanhamento, sendo bebidas puras. Pois é, tem gente que realmente saboreia a Tequila antes do porre.

Marguerita Margaritas, um brinde para vocês

Taça de Margarita

Taça de Margarita

Por causa do sabor forte da cachaça mexicana, muita gente se rende a drinks que disfarçam o gosto, mas mantêm o efeito. Quem não conhece a Marguerita Margarita? Aprenda a fazer a sua:

Receita de Marguerita Margarita

Ingredientes:

  • Sal
  • 35ml de Tequila
  • 20ml de Cointreau
  • 2 limões 15ml de limão
  • 4 a 5 cubos de gelo pequenos

Coloque a Tequila, o Cointreau, o suco dos 2 limões e os cubos de gelo em uma coqueteleira, agitando bastante. Para servir, molhe as bordas do copo com suco de limão e jogue sal. Agite depois de beber.

Finalizando

Espero que tenham gostado.

Sobre o Autor

Sempre perto de gente, música e tudo mais que for inflamável. Bebendo porque o fundo do meu copo é a lente para a beleza da alma.

  • Moisés

    Tequila sempre cai muito bem.. ainda mais do jeito clássico com sal e limão..

    e bem lembrado

    Agite depois de Beber..

  • POLAR

    Meu primo mora no México e por la os caras só tomam tequila com Sangrita, nem tem essa de limão e sal. Aliás Tequila com ssangrita é muito bom.

  • Leo

    Faltou falar do verme que ainda vem dentro das garrafas de algumas marcas… os astecas mascavam a larva, que era encontrada na raiz do Agave, porque achavam que o verme tinha poderes afrodisíacos e alucinógenos. Mas na verdade, o que ficava diferente era só o sabor da tequila por causa da fermentação que a larva provoca.

  • Lady Drinks

    @Polar, boa dica da sangrita! Pra quem não conhece, é um suco de tomate temperado com limão, pimenta e especiarias. Dá pra tomar um gole do suco e, antes de engolir, tomar outro da tequila… Ou misturar os dois e ter algo parecido como o famoso Blood Mary, só que de tequila.

    @Leo, os vermes são da planta Agave, mas até onde meus conhecimentos me levaram, são apenas um incremento que veio depois, pra deixar os turistas mais interessados. De qualquer forma, as pessoas comem mesmo o bichinho (que é só proteína), molhando na tequila pra dar aquela desinfetada.

    • tamires

      Lady, um vez um rapaz não quis comprar uma Tequila no meu estabelecimento, pois as tequilas não tinham dosadores, e segundo esse moço não eram verdadeiras. As originais e não falsificadas tequilas possuem dosadores?
      agdç!

    • Luciano

      Tomo muito a Bandeira Mexicana. Que é um shot de limão, um de tequila (Ouro de preferência) e o suco de tomate. Primeiro vão na boca dois shots o de limão e o de tequila, depois de engolido vai o shot do suco de tomate.

      Como diz minha irmã, o limão e a tequila são do bem. Do mal mesmo é o suco de tomate, que corta o ardor da tequila e te faz esquecer que tomou a tequila.

      Outra forma é com cubos de abacaxi com açúcar. Mas nesse caso é a dose de tequila primeiro e o abacaxi depois. Neste caso é o abacaxi que é do mal.

  • Pac Man

    Aprendendo cada vez mais com o Papo de Bêbado. Agora, verme na tequila? Acho demais já :D

    Quero ver essa sangrita, apesar de não ser fã de suco de tomate.

    Parabéns Lady, arrebentou

  • Carla

    Boa mesmo é a Brawn tequila ou a chamada Gold,que tomamos com canela e laranja…hummmm,muito boa mesmo.Esta sempre presente nas minhas farras de fim de semana.

  • DIRCEU

    Caros co-apreciadores de Tequila,

    boa a mistura com Sangrita… Ou só gelada, muito boa!

    Só um detalhe, não se coloca o verme em Tequila. Quando você encontrar uma garrafa com um espécime destes, trata-se de Mescal. Um primo da Tequila, mas nao é a mesma coisa.

  • walter sylva

    adoro tequila para degustar bem devagar. ws

  • Ana Paula

    Eu experimentei Tequila do jeito errado e só consegui acabar com a minha festa…

    Tomei com um monte de homens, brincando…

    A bicha subiu e me virou o estômago…

    Se tivesse lido este post antes, não teria caído nessa…

    bjinhos

  • Fabiano

    Parabens pelo site, mui importante para nós bebum.

    Saúde!

  • Luis

    O artigo tem muitas incorreções. Sinalo duas: O mezcal não tem relação com o agave azul, saõ plantas differentes e dão bebidas diffrentes. Com o mezcal se faz o pulque, que não é destilada. O Caballito e um copinho longo e do mesmo diametro na base e na boca. Esse da foto não é o caballito….poço falar mais, como amante do tequila tem alguma cultura alcoólica nesse sentido, saludos.

  • Carla

    Rodrigo,eu vivo atualmente na Alemanha e em cada bar que eu vá tem a Gold tequila,muito comum mesmo aqui…nao a conhecia tambem até pouco tempo,mas,creio que no Brasil tambem deve ser comercializada.Ela é levemente adocicada, amarelada como um licor e se toma como a branca substituindo o limao por laranja e o sal por canela…é relmente muito gostosa essa babida.Espero que voce a encontre…

    Bjus.

  • Catarina

    Gente, vi num filme uma vez q as mulheres jogaram o copinho da tequila na cerveja e dps tomaram. É tequila msm?? Eu vi coisa certa?? Alguem sabe como tomar isso???

    Bjs

    • Northon Ribeiro

      Qual o nome do filme dessa tequila com cerveja?

      • https://twitter.com/lincolnqjunior Drunk McLovin

        Se não me engano, é “Um Drink No Inferno”

  • karina

    Poxa, todo mundo esqueceu o melhor: porre de tequila, quando a bichinha é boa, não dá ressaca – ou seja, sem contra-indicações!!! Boa festa pra todos…hahaha.

  • André Luiz( E

    Adorei sobre a historia da bebida mais gostosa do mundo, meu tequila é a bebida dos deuses da para fazer muita coisa com esse liquido sagrado, nao é atoa que meu apelido é " EL TEQUILEIRO " pois sou mais que um apreciador desse liquido, sou apaixonado por ele e nao pode faltar na minha casa…

  • Roberto Martins

    Tudo muito confuso e misturado de acordo com algumas pesquisas o nosso amigo Luiz tem toda razão no seu comentario espero um filtro maior nas curiosidades publicadas e que esse debate prossiga para podermos compatilhar ideias e aqui vai uma dica, a famosa porradita, em um copo caballito coloque metade de tequila e metade de soda limonada coloque sua mão para tampar a boca do copo bata em um balcão coberto por um pano para não quebrar o copo e beba bem depressa uma forma suave e alegre de se tomar tequila

  • EDIMAR

    Experimente este :

    1/2 tequila

    1/4 gim

    1/4whisk

    parece querosene,da barato na hora.

  • http://pequenapaty.wordpress.com Patricia

    Adorei esse post sobre tequila, amo essa bebida

    bjs

  • Didi Lima de Souza

    Muito interessante, assunto de tequila é sempre interessante.

  • http://agaleradoloko.bjig.ig.com.br Sérgio

    Yeah!!!

  • cachaceiro

    Cherar cocaina e dar uns golinhos de tequila deixar qualquer um mais feliz…

  • Alex

    Detalhe: para ser considerado tequila tem que ser 100% de Agave e fabricado na região de Jalisco. Caso contrário é considerado aguardente de Agave.

  • Rafanselmo

    Me achava um grande e experiente bebum até ler este post. Agora me sinto um adolescente que começou a beber ontem e acha que sabe tudo.

    Sou cervejeiro e adoro um whisk, já provei tequila uma vez mas não achei muita graça. Mas depois de tudo que li e as receitas que copiei… vou comprar umas garrafas, testar umas receitas e beber até cair pra ver se não dá ressaca mesmo!!

  • Mark

    Gente esse negocio de Tequila eh coisa de barbicha dos mexicanos… Alem do mais o Jose Cuervo eh puro alcool se quiserem provar tequila provem "Patron"(preparem o bolso pois eh carissimo). Mas ainda sou muito mais "A Branquinha" Nacionalismo a parte acho muito melhor a Branquinha do que qqr tequilinha.

  • Mark

    A respeito de perguntinha de Catarina ai vai a resposta isso de jogar copinho de trago forte dentro de copo de cerveja se chama bebina bomba agora tem o contrario tb… jogar copinho de pequeno de cerveja dentro de copao de bebida forte(pode ser tequila, whisky ou ate mesmo de cachacinha) se chama bebida bomba atomica.. prove se tiver peito suficiente..kkkkkk obs:ai vai a receita encher o copinho de traguinho de cerveja e por dentro de copao cheio de whisky. Tem que tomar em trago so. Boa sorte!!!!!!

  • Rodrigo

    Carla, me fala mais sobre essa Brawn ou Gold? Nunca vi nem ouvi falar mas estou doido para esperimentar!! Como se faz e toma nessa maneira? Valeu!

  • Rocker

    Já ouviram falar na tequila Cabo Wabo?!

    Já foi eleita em concursos no México 4 vezes a melhor do mundo e é fabricada por Sammy Hagar ex vocalista da banda Van Halen, atualmente em parceria com a Campari.

  • Silvana

    Tequila no esquenta pra começar bem, durante a noite pra dar um "up", dentro da cerveja um submarino q cai bem… no final da noite só pra fechar com chave de ouro! Não importa, ela tem seu papel de qualquer jeito, sempre acompanhada de sal e limão, claro!

  • Tuga

    Sou portugues e gosto muito de beber até cair.

    Não sei se conhecem um shot que se chama "Mexican Cool Fight" ou coisa parecida

    2cl de Tequilla

    2cl de Tia Maria

    2cl de Gold Strike

    foi o shot do verão 2007 foi beber tantos que perdi a conta e todas as noites.

    Nunca parem de beber ;)

  • Jeremias

    parei de beber

  • Sergio Azevedo Jr.

    Fala pessoal!!!

    A tequila é uma bebida muito interessante mesmo, e conseguiu uma projeção muito boa no mundo. No entanto, não podemos esquecer de que temos a NOSSA Cachaça!!

    Vamos valorizar nossa bebida!! Comecem a degustar cachaça de qualidade (leia-se de Alambique), é tão boa ou melhor que a própria Tequila.

    Um grande abraço!

    Sergio.

    • Daiane

      Acho interessante Sergio, mas tem mto a questao do ritual nas bebidas…quais as formas para degustar a cachaça, manda a dica ai

  • rodrigão

    sábado, balada e tequila, uma combinação perfeita para iniciar uma tórrida e caliente noite de amores…..salve tequila…abraços galera puro sangue

    das noitadas

  • Mark

    Mais uma receita… te juro q eh a ultima. Bebida Furacao … poe se a cerveja num copao (o ideal eh 3/4) e poe-se o copinho de traguinho cheio de cachaca whisky ou tequila tapa-se o copo com um guardanapo, da se umas voltas de munheca segurando o copo por cima. vc vai ver um tonado dentro de copo e tchan respira-se fundo e vira-se o copo dentro da boca…….

  • FERNANDO

    Como se aqui nos Estados Unidos, pra quem nao esta acostumado com a deliciosa tequila.

    One tequila

    Two tequila

    Three Yequila

    Floor…

    A marvada e gostosa com sal nada mais … uma pitada de sal nas costa da mao um gole de tequila e lambe o sal e otimo como nossa caipirinha.. abraco aos que sabem beber uma tequila,

  • Drunkz

    Sempre tomei tequila com sal e limão até ser apresentado à mistura laranja/canela, a qual desce muuito mais fácil!

    Já experimentei também com limão e pó de café… Horrível! :D

    Tenho um problema com a tequila, toda vez que bebo acima de 5 doses fico com amnésia no dia seguinte…

  • Crode

    Moçada, adorei as receitas e saber de tantos fãs para a Tequila. Hora dessas experimento uma a uma (menos a de misturar com cerveja porque acho que duas coisas sagradas não se misturam, nada contra quem gosta).

    Até então só experimentei Tequila com uma pequena dose de licor de cacau e fogo.

  • http://Yahoo Custódio Mabu

    Acho que algumas receitas aqui referidas deviam servia para curativo de alguma doença. Penso que não é correcto inventar "veneno" para si mesmo. Elas, as bebidas, devem ser ingeridas tal e qual elas são e nunca recriadas.

  • http://www.imbloguio.blogspot.com Agatha

    Ô beleza…Eu só agito na night acompanhado do Zezinho…Jose Cuervo..Rsrsrsr

  • July

    Olá…adorei a matéria!

    tenho uma dúvida…

    qual tequila seria a mais "forte"

    a branco ou a ouro??

  • http://www.orkut.com Aline Marani

    Tah aii un email doidao

    akaosoaoskoaks

  • http://www.orkut.com Aline Marani

    Curti pakas ..

  • Clodoaldo

    Tomava da forma errada pois enchia o "Cabalitto" até a boca e tomava de uma só vez, e logo após chupava o limão temperado com sal. Depois desta aula vou tentar saborear mais. Gostei muito da receita da sangrita.

  • Oliv. Brejinhos Drin

    Catarina,

    A cena do filme que você viu, com duas mulheres virando um copinho dentro da cerveja e bebendo em seguida não é Tequila, é uma bebida caractéristica da Alemanha, chamada SUBMARINO.

    Esta bebida é feita de Chopp com uma dose de Steinhaeger(normalmente com o copo dentro) – pra quem não conhece, Steinhaeger é um destilado alemão, espécie de gim , cuja principal matéria-prima é o zimbro.

    Muito apreciado nos bares do Brasileiros.

  • Liliane

    Depois de tantas receitas fiquei na dúvida… mas sem problema, vou experimentar uma por uma rsrs e de uma só vez…

  • Ana

    Viva os amantes da tekila!!

    ta pra nascer um destilado tão saboroso e divertido!

    Afinal quem não se diverte naqueles bares dedicados a "tekilada" com direito de balanço de cabeça e tudo mais?

    Adorei o post! ;)

  • Flávia

    amor quero provar esse treco aquii…rsrsrs

    bjus te amo

  • Flávia

    oi amor

  • Luc Tavares

    Adorei esses comentários sobre esta bebida… Algumas receitas e também um pouco da história! Sempre gostei de tomar, mas pouco sabia sobre as variações, obrigada pelas dicas! =)

  • http://tequileiros Magno

    A TEQUIL É UMA EXCELENTE BEBIDA AINDA MAIS QUANDO SE TOMA ATE CAIR.MINHA MULHER TOMOU 8 DOSES E FICOU LIGADA.KKK ISSO DEPOIS DE JA TER TOMADO MAIS DE 7 CERVEJAS,VAI GOSTAR DE BEBER ASSIM LA LONGE..

  • Camilla

    Máximo!!! Amei a materia, vou tomar uma Tequila hoje.

  • Tiago

    Esperimente caipirinha de tequila, é só substituir a vodka ou a mardita por tequila..

    Certamente será a melhor caipirinha que ja tomaram..

    • benildo souza da silva

      Nossa obrigado pela informação , acabho de passa-lá para uma amiga em matogrosso … ela me disse que vai queimar o pé domingo em uma festa rsrsrsrs vlw …RIO DE JANEIRO

  • Eliana

    bom!

    fazendo 31 aninhos hoje e querendo encher a cara
    :P

    me ensinem a tomar tequila

    primeiro coloco o sal na boca

    em seguida expremo o limão

    e pra finalizar coloco a tequila?

    é isso mesmo?

    sou prinsipiante galera

    me ajudem aí

    bjO

    e sobre o topico, móóó legal
    :)

  • Legaspi

    muiiito interessante,tbm vejo que eu naum sabia nadaaa sobre essa bebida…gostei mtoo…Gui Amo Vc!!!vamos tomar tequila???=]

  • Timóteo Jos&e

    Senhores, por favor, corrijam! O nome do drink feito com 5 partes de tequila, 3 partes de licor de laranja ( Curaçao blue ) e 2 partes de suco de limão ou laranja é "MARGARITA" e não Marguerita como esta na matéria. Marguerita é uma pizza.

    • Eliana

      O licor de laranja que vai na receita chama-se Cointreau. O Curaçao blue tbm eh um Triple sec que vai em outras receitas.

  • lucindo

    vo tomar umas agora meimo,sic…

  • Loira Gelada

    Bah, queria ter uma mulher como a do Magno…

  • Leo

    Adorei a matéria, muito bacana, na minha casa não falta, uma vez o povo já estava bem loco quando resolvemos fazer uma margaritas com aquela mistura própria da Jose Cuervo e ao invés do sal acabamos colocando ajinomoto, ficou horrível a margarita, más mesmo assim a galera continuou tomando.

  • Leo

    Já provei essa com Sangria é era para ser tomado um copo de suco de limão com sal, um copo de tequila gold e depois um copo de sangria, que era para dar uma amenisada, cai que nem uma bomba, maior barato. uhauhauhaua!!! O subimarino é servido com chopp, voce coloca o copinho com Steinhaeger e coloca de ponta cabeça dentro da taça de chopp depois é só encher e conforme vc tomando ele vai dosando, o problema é depois de meia taça onde é mais Steinhaeger do que chopp, ai da para sentir subir.

  • KELLY DIAS

    EU GOSTO MUITO DE TOMAR TEQUILA COM OS AMIGOS. GOSTO DELA PURA BEM GELADA OU GELADA COM SAL E LIMAO

  • Ernesto Valiente

    É deliciosa esta bebida. Prefiro a forma tradicional – Margarita ; ótimo para acompanhar uma rodada de pizzas e outras frituras. Valeu pelas informações

    Feliz Natal e Próspero 2009 para todos vcs !!!

    Muita Saúde, Paz e Tranquilidade para vcs e seus familiares.

  • Eliana

    PRINCIPIANTE.. errei la em cima
    :(

  • vera lucia

    ADOREI, estes comentarios de tequila sempre tive vontade de esperimentar mas nunca soube como tomar agora com estas dicas vou esperimentar tomara que nao me de resaca sou vitima disso

    obrigada pelas dicas pessoal rsrsrs.

  • http://Yahoo Custódio Mabu

    A Tequila não é para principiantes porque é "chumbo". Aconselho algumas pessoas a não colocarem a mão no fogo. Sei de um jovem casal que se meteu em disputas com amigos na discoteca, fazendo ''one schort''. O que se sabe é que o carro no qual seguiam de regresso á casa foi encontrado no fundo do mar, e os corpos nunca.

    Muito cuidado

    FUI

  • Kellen

    Puts, eu nunca sei a ordem do limão e do sal, se é antes, se é depois se é durante hehehe sempre me confundo! Mas enfim.. o importante é rebater com uma cervejinha depois! hehehehehe

  • Wender

    Oi Pessoal. Gostei do post e dos comentários.

    A bebida que vcs falam de Tequila com Canela e Laranja é bem agradável, mas tive uma péssima experiência. No Carnaval, tomei algumas doses de Tequila (15 pra ser mais exato) em um bom bar. No outro dia, estava numa boa. Porém, no dia seguinte, adquiri o produto nessas típicas "barraquinhas"… Foi uma catástrofe. Era falsificada… Além de detonar meu "rock", me deu uma ressaca insuportável. Talvez daí a amnésia citada pelo amigo anteriormente.

    Recomendo que bebam com moderação, e que se liguem contra esses otários que nos fornecem bebidas falsificadas… E vamos dar uma moralzinha pra nossa Caxacinha! Recomendo a Reserva do Gerente, fabricada em Guarapari – ES. Muito boa!

  • Pingback: Tequila do inferno e Cia | Papo de Bêbado. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • Bruna

    Caraca,não sou muito de bebidas( oO ),
    Mas minha boca está cheia de água com vontade dessa delícia humnm
    Querendo uma marguerita.

  • Dailla

    Tequila pura ou c/ qualquer um dos acompanhamentos citados é mto bom!

    Submarino tb é uma delícia, que é um copinho de Steinhaeger dentro da taça de chopp! Experimentem tb tomar apenas Steinhaeger. Adooooro!

    Mas, vale ressaltar aqui nossas cachaças! As boas cachaças! Uma dica: Luis Alves Spezia, de Santa Catarina, a de maracujá e a 15 anos é uma

    m-a-r-a-v-i-l-h-a!!! Jurupinga de SP é mto boa tb. Para os que curtem uma cátia mais forte, Salinas.

    E, vamos bebemorar! =]

  • gustavo

    oi bom dia gostaria de saber se é possivel distinguir uma tequila original de uma falsa, tipo aquelas vendidas no Paraguai… Obrigado

  • welington

    to sentido o gosto de tequila + limão e Sal

  • http://cadabebidatemseusabormasumtoqueamaisvaleapena beato

    quero aprender faser drink quem poder mande a receita valeu

  • Kaka

    Legal todas essas dicas..

    Tequila é sempre bom.

    Saúde a todos.

  • Kaael

    O post tá informando bem, mas tem uma coisa errada ai, a Tequila verdadeira é feita apenas com Agave Azul, já o Mezcal, que é outra bebida, é feita a partir de outras "Agaves" também. No resto, está de parabéns!

  • KAREN

    tequila com limao e passado o bom mesmo e tequila com pimenta adorooOOOOooOoOoO A BALADA FICA BEM AMIS EMOCIONANTE!!!!!!!!!

  • http://www.inspirits.com.br In Spirits

    Excelente curiosidades! Mas continuo curioso com o por quê da tequila enlouquecer tanto o cara se segue na média de teor alcoólico de vodkas e afins.

    Só de lembrar do meu último aniversário sinto medo.

    Geraldo Figueras

    PS: A tequila, no gênero feminino, é só no Brasil que se fala. Vindo do México para todos os outros países latinos, eles se referem à bebida no masculino: "el tequila".

  • Ricardo Faria

    Gostaria da receita da margarita.

    Qual o dosador usado p/ identificar o ml.

    O copinho tradicional de tomar a branquinha e o whisky em 50 ml,pois sempre vejo a garrafa de whisky dividida em 20 dosagens.

    Ajudem-me. . .

    Abraços

  • rafaella

    simplismente uma delicia!!!!!!!!!!11

  • sousa

    os donos de cervejarias estão querendo nos banir… aqui em Bom Jesus do Tocantins PA- a galera so bebem… tikila… vai ter uma festa ..tekila nigth a festa.

    • Coelho

      Tekila Nigth a festa… ae galera quem quizer beber uma tequila, principalmente as mulheres…tequila na faixa…. em Bom Jesus dia 27 de novembro…

  • Pingback: Tequila. Curiosidades e um bocado sobre sua fabricação › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas. « Danielle André Nicodemos

  • jane

    noss interessante essa materia… adóóóro!!!

  • Julio

    Oi achei interessante o artigo mais tem dois grandes erros nessa matéria sobre tequila.
    Primeiro é sobre a denominação mezcal, que acima é referida como o corração da Agave azul. Isso não tem nada a ver.
    Mescal é uma bebida mexicana como a tequila sendo a diferença que quando é feita á partir da matéria prima Agave azul chama-se tequila e quando é feita á partir de qualquer outro tipo de agave( existe vários tipos) é chamada de mezcal. O coração da agave azul com que se faz á fermentação para depois destilar denomina-se piña, por perecer um grande abacaxi.
    O segubdo erro é quando está escrito cachaça mexicana, não se pode chmar nenhuma outra bebida no mundo seja destilada ou não de cachaça, a não a aguardente fabricada no brasil através da cana de açucar.
    Sendo até um decreto de lei. A palavra cachaça na frase pordeira ser trocada por aguardente, destilada etc.
    Tequila para todossssssssssssssssssss.

  • Pingback: Tequila. Curiosidades e um bocado sobre sua fabricação « Adrianobh

  • Roger

    O cara que fez a reportagem tinha tomado umas rsrs escreveu errado ate kkkk!

  • De16anos

    vo exprementa =B
    já me falaram que é bom, mas ainda não tomei…
    além das ”brizas” eu prefiro sentir mais o gosto dessas misturas…

  • Flávia

    Uma amiga me contou que conheceu um cara que toma tequila e chupa limão com pó de café, ela não teve coragem de experimentar. Alguém já ouviu falar disso?

  • Davi Ricardo

    Ai de boa esto pintando esto chegando agora, ai sou um cara que bébe pouco + o pouco que eu bebo me transforma num cara que bébe muito,morei no mexico dez anos,em primeiro lugar oque á tequila???resposta:Tequila é uma bebida alcoólica destilada, originária do México, feita através da destilação e fermentação do sumo de uma planta da América Central, a Agave tequilana’ o Agave Azul, uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita)e de até 49% de açucar extraído da cana ou do milho.

    É originalmente produzida em região demarcada pela Lei Mexicana no Estado de Jalisco onde se encontra a pequena povoação de Tequila, que lhe deu o nome, e onde se concentram os principais produtores.

    Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequila Blanco, Joven, Reposado, Añejo e Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação
    obs:á maneira correta de se tomar tequila: ordem correta 1 se degusta o sal, e em seguida virase o dosse de tequila segurandoa na boca, no seu útimo góle, e em seguida chupase o limão; é uma maravilha,ai palavra de degustador……………..

  • glayce

    faz pouco tempo que esperimentei tequila e adorei por mais das brizas que da é muito bom

  • Julio A. Leal

    Desculpe-me, a tequila vai bem em qualquer festa. O barato é a festa. Tá programado lá prá casa uma sexta tequileira, já convidei a turma,OS CUMPADIM”