Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (31 votes, average: 9.35 out of 10)
Loading ... Loading ...

A Tequila é uma deliciosa bebida que (thanks God!) encontramos facilmente e tem um valor bem acessível. Tá, não é assim também, como… eu ia dizer “como uma cachaça” mas lembrei do valor de uma Anísio Santiago, gritando lá na prateleira de destilados (cerca de R$ 200,00).

O custo-benefício da Tequila

Copo de Tequila visto de cima

Bela vista hein...

Créditos: Phillip Jefferis

Bom, em todo caso, vale muito a pena! O custo-benefício é ótimo! E depois de pesquisar com MUITA gente descobri que não é impressão minha, ela dá uma “brisa” diferente, vocês hão de concordar comigo (assim como o Jagermeister, aquele destilado de Ervas Alemão DANADO).

Voltando pra tequila…

Esquecendo o Rei do Bar Staff e voltando à Tequila… Está na categoria dos detilados, mas antes da destilação, passa por fermentação, com leveduras, para extração da base da Tequila.

O tal do Agave

Agave azulCréditos: Jim

A base é o sumo de uma planta, o Agave Azul ou Agave Tequilano, uma planta que se desenvolve muito bem em terrenos de solo vulcânico e clima árido e precisa de 8 a 10 anos de idade para estar pronto para produção.

Depois de cortado (jimado), o miolo parece um Abacaxi branco. Este miolo é chamado de Piña ou Cabeza. Num dia típico, o jimador apanha até uma tonelada de piñas pesando entre 30 e 60 kilos cada.

Com quantos agaves se faz uma Jangada, quer dizer, Tequila?

São necessários 7 quilos de Agave Azul para produção de 1 litro de tequila. Portanto um único Agave produz vários litros.

Plantação de Agave azul

Quanta tequila...

Créditos: markvaughan08

As piñas são levadas a destilarias para serem cozidas no vapor de grandes fornos de pedra por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável.

Depois dessa etapa são colocadas em moinhos especiais para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado “Aguamiel”, nome bem sugestivo, uh!? Este é então colocado em autoclaves para cozimento. Como em tanques de fermentação de vinho ou cerveja, para chegar ao mosto usam-se leveduras.

Leveduras, fermentação e… Vinho?

Tequila sendo produzidaCréditos: Panorama-Eye

Adiciona-se a levedura natural para fermentação, que quebra as moléculas do açúcar em álcool, transformando num vinho de Agave (sacrilégio usar este termo já que Vinho de qualquer coisa que não seja Uva – Vittis, não é Vinho, mas fica aí minha retificação) que possui 10 à 12% de teor alcoólico. Assim temos a base do néctar.

Esta deve ser destilada 56 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. Por fim, a tequila que nasce “Blanca” é descansada ou envelhecida.

Filtragem e engarramento

Várias garrafas de tequila

Coisas mais lindas!

Créditos: Ramon Morales

Antes do engarrafamento, a bebida passa então por uma filtragem e tem seu teor alcoólico reduzido para cerca de 40º. 

Para melhorar a sua maciez, individualidade e aroma, o produto filtrado é armazenado em barris de carvalho antigo, onde envelhecerá sem ser perturbado. Para ser chamada Tequila, o destilado precisa ter ao menos 51% de Agave Azul.

Lei Mexicana da Tequila

A Tequila é produzida em região demarcada, assim como os vinhos. Esta regiáo, demarcada pela Lei Mexicana, é no Estado de Jalisco em lugares como Amatitan, Arandas, Zapotlanejo, Guadalajara e Tequila, de onde se originou o nome do “Regalo de los Dioses”.

Aromas e cores da tequila

Shot de tequila pegando fogo

Babando aqui...

Créditos: Andreas Reinhold

Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma segundo algumas classificações. Assim como as demais bebidas de qualidade todo o processo sofre pequenas variações, neste caso quanto à maneira de cozinhar, prensar, fermentar, destilar e envelhecer, conforme particularidade de cada destilaria. Essas pequenas variações + as características da origem, do tipo, da qualidade e do percentual de agave utilizada é o que dará a característica e personalidade particular de cada marca.

Tipos de Tequila

A Tequila pode ser dividida em Blended (Ex.: José Cuervo Silver/Gold/Black) ou 100% Agave (Ex.: José Cuervo Tradicional/Reserva de La Familia). Ambas qualidades são deliciosas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado.

Tequila 100%

Tequila 100% \o/

Créditos: Bill Bumgarner

Além desta, podemos classificá-las pelo tempo de envelhecimento: Blanco, Jovem, Reposado, Añejo ou Extra Añejo, em ordem crescente do tempo de maturação. Período de de envelhecimento em barris de carvalho de cada denominação:

  • Tequila Blanco – sem envelhecimento (Ex.: Blanco Sauza).
  • Tequila Jovem – até 2 meses (normalmente as Silver, como José Cuervo Clássica)
  • Tequila Reposado – cerca de 6 meses (Ex.: José Cuervo Gold)
  • Tequilas Añejo – mais de 2 anos. (Ex.: José Cuervo Black)
  • Tequila Extra-Añejo – mais de 3 anos (Ex.: Chinaco Negro Extra Añejo – 5 anos. Don Lunas – 10 anos)

Todas estas normas são exigidas pelo governo mexicano para comercialização do produto.

Pequeno aviso

Deixo claro que não tenho nenhuma Participação nos Lucros da José Cuervo ou da Aurora Importadora. Apenas é a marca mais fácil de encontrar em qualquer mercado maiorzinho, portanto… mais fácil vizualizar! Eu mesma tomo geralmente Patrón Añejo, mas nunca vi para comprar aqui.

Voltando novamente pra tequila

Bem, continuando… O modo de consumo mais difundido é colocar sal em torno do copo (salt ring) ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, lamber o sal, beber rapidamente (virar no shot) e logo após, morder um quarto de limão.

Degustação de tequila

Taça de degustação de Tequila

Degustando tequla em alto nível

Créditos: aribajose

Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o “caballito”, com 60 ml de volume, o qual eu já possuo uma bela coleção de cerca de 19 países diferentes, souvenir essencial!! Tá bom… Nenhum é do México! Mas eu nunca passei por lá…

Ela também pode ser saboreada em taças de pé alto com capacidade de 200 ml. No entanto, a maneira correta e praticada por degustadores da bebida dispensa o sal e limão. A bebida é servida em dose adequada e passa por análise sensorial, ou teste olfativo, onde pode ser caracterizado aromas presentes devidos a características do envelhecimento.

A degustação é lenta, com pequenos goles que passam por toda a boca antes de serem engolidos, onde é possível analisar atributos como acidez e gosto residual, o retrogosto. Estou me sentindo nas minhas palestras de Vinho ou Cerveja já! Mas admito… eu não sei analisar a tequila profissionalmente! Melhor ficar quietinha e fazer degustação dirigida apenas do eu entendo mais que tudo… E tomar a Tequila no shot MESMO!

Origem do “Shot”

Vários shots de tequila

Um é meu, sai pra lá!

Créditos: Igo Alter

Apesar de ser um versátil destilado, a Tequila é conhecida por seu mais famoso ritual: O “shot” com sal e limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou. Mas a lenda conta que foi durante uma epidemia mundial de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento, já pensou que beleza?

Obviamente não foi nenhuma surpresa que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento. Destaque no meu Caderno de Medicina Alternativa!

A melhor Tequila para se tomar no shot é uma Tequila 100% Agave envelhecida, ou seja, “Reposado” ou “Añejo”. No Brasil, estão disponíveis a Tequila Jose Cuervo Clasico, Especial, Black (Blends); Tradicional, 1800 Blanco, 1800 Reposado, 1800 Añejo e Reserva De La Familia (100% agave). E a Sauza Tequila Blanco, Sauza Tequila Gold e Sauza Tequila Hacienda (Reposada).

Outros tipos de shot de tequila

Além do shot com sal e limão, ou para alguns exóticos com laranja e canela, no México eles costumam beber a Bandeira Mexicana: Um shot de tequila (dourada), um shot de suco de limão (verde) e um shot de sangrita, suco de tomate com tempero típico.

Drinks com tequila

Tequila Sunrise e mulheres

Esse é o melhor mulher, quer dizer, drink.

Bem, receitas e drinks com Tequila existem vários, aqui no Papo de Bar, por exemplo, já falamos do drink Tequila Sunrise, que além de bonito é excelente. Temos também o Margarita, que acredito que vocês conheçam muito bem, é famoso e muito pedido. Ele será feito pelo nosso Barmaniac e postado aqui no Papo de Bar, fiquem ligadinhos ;)

Mas se liguem, o nome é Margarita e não Marguerita, como muitos falam. Dica fácil e importante: Margarita é bebida, Marguerita é comida. Basta lembrar da garrafa verdinha de José Cuervo Margarita Mix, que não tem o mesmo sabor de fazer o drink, sure!

Finalizando

Bom, é isso, espero que gostem ;)

Sobre o Autor

Cresci brincando de esconde-esconde em adega de Fábricas de Cerveja. A arte da degustação começou anos antes da bebedeira, quando meu Herói dizia "Prova estas cervejas e me diz o que acha delas".. OPA! Provo... degusto... bebo... e aproveito! Muito!

  • http://twitter.com/#!/johnnyschulte João Vitor

    Ótimo texto! Nunca aprendi tanto sobre tequila, será que depois de alguns shots eu me lembro pra contar a história pro pessoal???? huahuhauha
    Uma das minhas bebidas favoritas sem dúvida!!!

    • Purity

      Penso que ao menos uma coisa tu vai lembrar e vai soltar do nada…
      algo do tipo.. “pô galera, sabe como surgiu o shot??”
      rs…
      Eu ao menos só lembro disso depois de alguns shots! HÁ!

  • Paulo Racumin

    Olha, eu já gostava da “danada” da tequila antes, e tive ótimas experiências, das quais algumas até lembro… Mas o seu texto informativo está uma delícia, é praticamente um aperitivo. Um brinde à você.

    • Purity

      Muito obrigada pelo elogio!
      Fico hiper feliz em satisfazer a curiosidade dos amantes da “danada”..

      Um brinde à nós!
      Cheers! Skål! =o]

  • kumako

    Gostei da história da tequila, principalmente a parte que “antigamente se tomava para tratamento”, nunca estive tão gripado como estou hoje, e sai mais barato que os remédios de hoje em dia hehehe.

    O sal e o limão na ordem em que são colocados serve para que o sal é um realçador de sabor e o limão para cortar o enjoo. Portanto sal, tequila, limão.

    So corrigindo um fato grau e teor alcoolico são as mesmas coisas, portanto, para aumentar o teor, o produto tem que ser destilado e não filtrado (caso seja para ser reduzido, o produto tem que ser diluído).

    • Purity

      Perdão, a palavra “filtrado” está em sentido figurado, mas realmente não excaixou bem, visto o assunto. Vou retificar.
      Para reduzir o grau alcoólico deve-se adicionar água destilada, por possuir baixo teor de sais, especialmente de cálcio que, em meio alcoólico, é pouco solúvel e causa problema de turvação e depósito.

      Sei bem, e na prática, que teor alcoólico e grau alcoólico são a mesma coisa, procurei no texto algum lugar em que esta informação pudesse se apresentar de maneira redundante, mas não encontrei. Assim que tiver mais tempo, procurarei novamente.

      No mais, boa sorte com tua gripe!
      Uma caixa de Añejo para ti! rs..
      Cheers! Skoal!

  • http://www.yogodoshi.com Cayo Medeiros aka. yogodoshi

    Muito bom o post! Uma verdadeira aula!

    • Purity

      Thanks! =o]

      • RAQUEL SICSU

        Show !! .. adorei

  • Pingback: Vamos tomar uma Margarita? Nós também falavamos errado. |

  • http://factfeeling.blogspot.com/ Édi

    Poutz…já bebi muita tequila sem conhecimento, agora depois dessa aula sobre a danadinha vou beber sabendo de tudo…Maravilha de site, parabéns de montão pra você!
    beijão.

    • Purity

      Thanks!

  • DG’

    Não tenha duvida que a Brisa é diferente a melhor sensação que já senti kkkk desce queimando e após o 5 copo tudo ja ta girando depois do decimo copo você ja bateu a nave kkkkk Jose Cuervo e Jose Cuervo HAHAHA

  • wilson vanin

    Sensacional o Site… já adicionei aos favoritos. heheheh
    Parabéns.

    • http://www.papodebar.com/ Drunk Mclovin

      Que bom Wilson!

      Isso deixa a gente muito feliz!

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Obrigado Wilson, que bom que curtiu :)

  • Roberio Sinner

    muito bom, me esclareceu. eu gosto de saber mais sobre as bebidas que me enlouquecem. estou tomando uns shots, e vou guardar a garrafa pra minha girlfriend porque ela gosta muito , mais que eu.