Wunder Bier: A maravilhosa cerveja da Oktoberfest

Entrada da cervejaria Wunder Bier

Há míseros dias para a Oktoberfest visitei a fábrica da Wunder Bier em Blumenau, uma das marcas que serão comercializadas nos 18 dias de folia no Parque Vila Germânica. Está será a 28° edição da festa que já bateu o recorde na sétima edição de 774.672 litros de chope para 959.998 foliões. Isto significa 0,8 L por pessoa. Para este ano é esperado um consumo de 600 mil litros de chope. Haja caneco e mictório.

Vamos ao que interessa, cerveja…

Visitei a Wunder Bier num dia ensolarado (até que enfim, depois de tanta chuva!) e… Surpresa! Sou blumenauense, porém não conhecia o local. A fábrica da Wunder é atrás de uma casa enxaimel (arquitetura alemã) que funciona como bar. A primeira vista, já gostei!

Panela de Brassagem da cerveja Wunder Bier

Na fábrica, a área é de 15 x 40 m com capacidade para 500 mil litros de chope. O começo de tudo é na Panela de Brassagem em que o malte é cozinhado. Após, há a fermentação e, mais tarde, o chope é colocado em um estacionário que mantém a cerveja em torno de 0°C. A cerveja vai para o barril que fica em câmara fria. “De preferência, o chope armazenado no barril deve ser consumido em cinco dias, caso contrário o chope começa a encorpar.”, é o que diz André Rodolfo da Silva que trabalha na Wunder há um ano.

Tempo para ficar pronto e quais tipos de chope são produzidos:

Estacionários da cervejaria Wunder Bier

O chope leva cerca de 15 dias até atingir maturação – isto é – ficar pronto para consumo. Na Wunder são produzidos:

  • Pilsen (Larger) – O chope Pilsen vem da República Tcheca porém, nesta cervejaria o Pilsen se aproxima do Helles Larger, cerveja alemã mais leve com menos fermentação.
  • Schwarzbier, uma cerveja escura.
  • Hefeweinzen – que é a cerveja de trigo pouco fermentada.
  • Chope de Vinho – Este une as duas paixões (vinho e chope, dãã!) e, do ponto de vista cervejeiro, é bastante simples de se fazer. É uma mistura de vinho dentro de um barril de chope.

A cervejaria atende casas noturnas de Blumenau e outras cidades do Vale do Itajaí como: Rio do Sul, Camboriú, Jaraguá do Sul e Ituporanga. “Se fôssemos atender outras partes do Brasil, poderemos comprometer a qualidade do nosso produto. A logística teria de ser diferente”, garante Fábio Steinbach , Mestre Cervejeiro da Wunder Bier e professor do Curso de Mestre Cervejeiro na Uniasselvi de Blumenau.

Caldeiras e estacionários para fermentação da cervejaria Wunder

Portanto, esta maravilhosa cerveja só no Vale do Itajaí mesmo…

História das cervejas Wunder Bier

Um post meio ao contrário, vou finalizá-lo pelo início. A Wunder tem mais Oktoberfest do que anos de história no currículo. Seu lançamento foi na Oktober de 2007. Neste ano irá somar quatro anos de história na quinta Oktoberfest.

A festa inicia neste dia 6 e termina no dia 23 de outubro. Ainda dá tempo de visitar e conseguir hospedagem “popular” nos classificados do site da própria Oktober.

Ein Prosit!