Xaropes Saborizados

Faaala galera do Papo de Bar!! Blz, tranquilo? Cá estou eu, novamente, para falar mais sobre coquetelaria e colaborar para o conhecimento de todos, vamos falar sobre xaropes saborizados.

E você, já experimentou ou fez xaropes saborizados?

Não, não estou falando daqueles remédios que sua mãe te enfiava goela abaixo quando você era menor. Estou falando dos xaropes saborizados utilizados em coquetéis. Lembra do Xarope Simples (feito de açúcar) que falei em outro artigo?

Xaropes Saborizados monin

Então, hoje “apresento” (aspas porque provavelmente já tem leitor que conhece) os Xaropes Saborizados.

Muitos de vocês devem ver nas prateleiras dos mercados e loja de bebidas os xaropes saborizados (industrializados) e não dão importância pelo fato de não ser alcóolico, e por isso pouco sabem da importância deles nos coquetéis.

Mas Barman X, pra que servem esses xaropes saborizados? Pra curar resfriado?

Rá! Boa piada. Mas não, pequeno curumin indefeso. Os xaropes saborizados servem para dar outros sabores ao seu coquetel, caso os combine com alguma fruta, sucos, chás e/ou destilados, por exemplo, de outros sabores diferentes.

Por ser uma bebida bem concentrada e com alto volume de açúcar, é muito importante vocês terem consciência sobre a quantidade ideal para colocar em seu coquetel, caso haja exagero, pode ficar muito doce e inibir os outros sabores do seu coquetel.

Como eu disse, no mercado vocês encontram os xaropes industrializados (que são mais indicados caso não consumam a garrafa em um curto período, pois tem validade maior). Mas caso queira fazer o seu próprio xarope, hoje passarei a vocês duas receitas de Xaropes Artesanais.

Tá, legal, mas qual a diferença entre o xarope artesanal e o industrializado?

Xaropes Saborizados

Ótima pergunta, menor aprendiz! A diferença está na quantidade de coisas que as indústrias colocam para dar cor, textura e durabilidade para os xaropes, com isso, ele perde toda sua pureza e fica cada vez mais artificial. Em muitos deles colocam-se corantes, essências, etc.

Já os artesanais são mais puros por serem produzidos apenas com frutas, especiarias e ervas e não ser colocado nada além disso.

Receita do Xarope de Frutas Vermelhas

  • 100 gramas de Morango
  • 80 gramas de Amora
  • 80 gramas de Framboesa
  • 50 gramas de cereja
  • 650 ml de xarope simples
  • 250 de água
  • 5 gramas de cravo
  • 10 gramas de gengibre

Modo de preparo do Xarope de Frutas Vermelhas

  1. Macere as frutas, esmagando-as bem.
  2. Combine a água, as frutas e especiarias em uma panela e aqueça até ferver.
  3. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos
  4. Coe com filtro de papel (mesmo utilizado em cafeteiras) e adicione o Xarope Simples.

Lembrando que vocês podem acrescentar/substituir outras frutas e especiarias. Essa é uma receita que eu já fiz e gostei muito.

Receita do  Xarope de Banana

xaropes saborizados

  • 200 gramas de Banana Prata
  • 30 gramas de canela
  • 10 gramas de cravo
  • 650 ml de xarope simples
  • 250 ml de água

Modo de preparo do Xarope de Banana

Mesma forma de preparo do Xarope de Frutas Vermelhas. Coloque em uma garrafa bem fechada e mantenha-os na geladeira (assim ela durará mais tempo e evitará que chame formiga).

Finalizando

Então é isso, galera. Arrisquem, inventem seus xaropes. Vocês podem fazer diversos tipos de xaropes, como por exemplo, de gengibre, pimenta dedo de moça, hibisco, caramelo, melancia, baunilha, etc.

Usem a criatividade de vocês e criem seus xaropes!

Abraços.