Drinks e receitas: Daiquiri

Taça do drink Daiquiri com laranjaCréditos: Tor

Boa noite, nobres leitore(a)s! Tava viajando aqui na minha mente e resolvi trazê-lo(a)s de volta pra Cuba, e por um ótimo motivo. Hoje vamos de Daiquiri (Mas não o jeans, porque ele não põe um centavo nesse site… ainda, quem sabe, né?), um dos mais famosos coquetéis do mundo e atendendo aos pedidos dos que reclamavam que eu só tava fazendo drinks pras meninas. Beba esse, cowboy!

Cuba você já disse, mas como foi?

Então, como todo bom bebedor tem a memória afetada e/ou não é ligado o suficiente pra registrar o que inventou, temos aqui mais uma vez um drink com sua história controversa, dividida em duas correntes, mas de qualquer forma ambas vem de uma cidade chamada Daiquiri (ou Daikiri) em Cuba, que possui uma mina de ferro (literalmente! não pense que falo sobre uma menina muito dura na queda!) homônima.

Taças do drink DaiquiriCréditos: Fuiks

A primeira, e mais confiável, conta que o drink foi criado em meados do ano de 1900 por um engenheiro estadunidense chamado Jennings Cox, junto aos seus comparsas, que exploravam a mina e a noite xaropavam num barzinho próximo chamado “Vênus em Santiago” e numa noite de inspiração e falta de gin, acabaram por misturar os ingredientes num copo com gêlo (sim a receita original levava gêlo, diferentemente da oficial) e inventaram o cocktail, que 9 anos depois (1909 pra quem perdeu as contas) foi apresentado ao velho lobo do mar (adoro esse epíteto!), o Almirante Lucius Johnson, que havia aportado na cidade, e este levou a receita pra sua tripulação e, consequentemente, pros EUA (Tipo Spam, tá ligado?), onde a bebida se consagrou e etc e tal.

E tem mais

A outra versão é mais nobre e heróica, e diz que o drink se baseou na mistura de rum com limão que os soldados cubanos levavam em seus cantis durante as batalhas (será que por isso eles eram tão ruins de tiro? olhando por esse lado essa história faz sentido!), e chamavam a bebida de “elixir da valentia” (Eu chamaria de: elixir do “quero-nem-ver-o-que-vai-acontecer”, mas eu não vivi na época que eu me lembre!), então o barman Constantino Ribalagua (Belo nome, Cabrón!), no bar “La Floridita”, concebeu a obra.

Tão divertido, conta mais?

Vamos primeiro pro drink, depois falo mais

Pois é, o Daquiri também se consagrou por ser um dos drinks preferidos do nosso queridíssimo Ernest Hemingway (Nossa! começo a achar que tudo que leva alcool é bebida preferida desse cara! Preciso pesquisar sobre alcool etílico também!) e do fabuloso ex-presidente americano JFK, a pergunta que não quer calar (Porque eu escrevi isso?), e já foi homenageado em diversos filmes e em algumas canções mundo afora.

Ingredientes do Daiquiri

  • 2 doses de Rum Branco
  • 1 dose de Suco de Limão (na verdade são ¾ de dose, mas pode ser 1 dose)
  • 1 colher de AÇÚCAR
  • Opcional: um lance de licor de laranja

Como preparar o Daiquiri

  • Bate tudo no Shaker e filtra ele pra taça de coquetel
  • Pode largar um lance de Licor de Laranja pra dar um toque especial!

Variaciones

Esse é um dos que tem mais variações, e todas tem seus nomes (até o nome do drink varia de letras, K ou QU). Vou só dar exemplos:

  • Floridita Daiquiri – com marrasquino
  • Hemingway´s Daiquiri (Papa Dole) – com framboesa e marrasquino
  • Frozen Daiquiri – Com raspa de gêlo (bem comum!)

E por aí vai…

É isso. Beijos e/ou abraços.