Tequila: Tudo o que você precisa saber

Tequila é um inferno de uma bebida alcoólica destilada feita da agave-azul (uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido), primariamente na região da cidade de Tequila no estado mexicano de Jalisco, a 65 quilómetros a nordeste de Guadalajara.

O solo vulcânico vermelho da região circundante é particularmente propício ao crescimento do agave-azul, e mais de 300 milhões de plantas são colhidas todo ano. Agave tequilana cresce diferentemente dependendo da região. Agaves-azuis plantadas em áreas altas são maiores e mais doces em aroma e sabor. Agaves das áreas mais baixas tem um sabor e fragrância mais herbáceos.

Leis mexicanas

Pelas leis mexicanas a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas. O México clama o direito internacional exclusivo da palavra “tequila”, ameaçando ações legais contra produtores de destilados de agave-azul em outros países.

A forma de consumo mais popular é o ritual sal+tequila+limão. Lambe-se o sal, vira-se o shot, chupa-se o limão, repete-se o ritual, quantas vezes conseguir. Ninguém sabe de onde surgiu este ritual exatamente, mas diz-se que foi numa época de epidemia de gripe, onde os médicos receitaram shots de tequila limão como tratamento.

Este destilado é frequentemente feito com um conteúdo alcoólico de 38–40%, mas pode ser produzido entre 31–55%. O agave-azul precisa de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção, sendo necessários 7 quilos de agave para produção de 1 litro de tequila.

Leia mais sobre Tequila: