Garrafas de vodka no congelador

Por que minha vodka não congela?

“Explicação sobre essa pergunta. A vodka congela sim, porém com uma temperatura muito mais baixa que a da cerveja, por exemplo. Veja mais explicações!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (34 votes, average: 9.06 out of 10)
Loading...Loading...

Acho que todos nós já fizemos essa pergunta um dia. Então, para mostrar que o tio Boris aqui também é cultura, vou esclarecer o motivo da vodka não congelar facilmente como outras bebidas.

A temperatura necessária para fazer as bebidas congelarem fica um pouco abaixo dos 20ºC negativos, mais especificamente, esta é a temperatura que um freezer costuma ter.

Como é possível a vodka não congelar nessa temperatura?

Garrafas de vodka no congelador

Ulala...

Créditos: Rebecca Sheridan

Simples, graças ao baixíssimo ponto de congelamento do álcool etílico: 117ºC negativos.

A vodka contém entre 40% e 55% de álcool, e essa quantidade é mais que suficiente para que a bebida suporte o frio do congelador sem sair do estado líquido. Entretanto, o álcool não trabalha sozinho amigos! O químico Flávio Maron Vichi, da USP, diz o seguinte:

A vodka contém substâncias, como sais, que também reduzem seu ponto de congelamento

Que que essas substâncias fazem então?

O que os sais fazem é aumentar o grau de desordem nas ligações das moléculas da vodka. Portanto, tal fato deixa o líquido mais longe do congelamento, no qual atingiria o estado mais ordenado de todos: o sólido.

Cerveja Itaipava congelada

O mesmo não acontece com a cerveja, pois sua concentração alcoólica é de apenas 5%. Esse fenômeno explica o uso de termômetros com álcool e corante no lugar de mercúrio em regiões muito frias. O álcool puro congela a 117,3ºC negativos, enquanto o mercúrio congela a 38,85ºC abaixo de zero.

Para congelar uma substância bagunçada pelos sais é preciso retirar mais energia dela. “Retirar mais energia”, em português claro, significa ter que baixar ainda mais a temperatura.

Com o whisky então é a mesma coisa?

Em outras bebidas que têm uma quantidade de álcool e sais parecida com a da vodka, como o uísque ou o conhaque, o processo é o mesmo, a diferença é que não os colocamos no freezer por costume.

Garrafa de Absolut congelada

brrrrrrrrrr...

Créditos: Dawid M

O hábito de fazer isso com a vodka se deve à natureza da bebida, pois a temperatura baixa impede que a gente sinta o sabor do destilado, e também, pelo fato de que graça da vodka é justamente ter o gosto mais neutro possível.

Afinal, vodka pura é só para quem tem vocação para coisa. Portanto, se não tem preparo para isso, nem tente!

A vantagem da vodka não congelar facilmente como a cerveja e outras bebidas, é que você não precisa oferecer raspadinha de cevada para ninguém, não precisa servir o famoso frozen de limão porque sua batida congelou. Basta misturar qualquer suco, energético ou qualquer outra bebida e mandar ver.

Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_286680.shtml e http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115318.shtml

Você também gostará desses

Vodka de um milhão de dólares para Milionários Uma vodka de um milhão de dólares chama atenção pelo seu processo de filtragem, que envolve madeira nórdica e pedras preciosas, onde o cliente escolhe...
Absolut e o Open Film Project Já pensou ter seu nome nos créditos do próximo filme da Absolut!? Então, é o Open Film Project, um filme onde qualquer um pode colaborar com o que sab...
Tipos de Mulheres e suas bebidas Um toque feminino no PdB com nossa Loira dando dicas para os homens saberem mais sobre as mulheres e suas bebidas, e conquista-las de acordo com a beb...
Casal Vodka. O Filme Uma história fictícia de um casal que se conheceu por intermédio da Vodka. Uma história bem engraçada e interessante. Confira!
Bakon Vodka, a vodka de bacon Um post sobre uma vodka no mínimo curiosa, Bakon Vodka. Exatamente, vodka de bacon, feita com batatas, ingredientes muito curiosos, fora o drink Bakon...

Compartilhe:

  • Aleph Campos

    Que linda stolichnaya ali…

  • ilo

    Nós não temos costume, mas alguns fabricantes recomendam que se tome algumas garrafas geladas, vide Black Label

  • @RodrigoWolski

    Comentarei amanha kkkkkkkkkk to besbsdu

  • Jamanta

    Não sabia que vodka era pra se deixar na geladeira \õ/
    adoro vodka pura ( natasha ) bebo ela purinha e não fico ‘bebado’ mais fico tonto, não de querer vomitar nem dores de cabeça, só tontura mesmo..

  • http://fmeister.tumblr.com/ Felipe Meister

    Algumas vodkas parecem perder muito sabor quando congeladas. A Absolut convencional (rotulo azulzinho), por exemplo, parece perder aquele final meio docinho dela.

  • Jose

    Comprei uma cerveja da Brew Dog, a ‘Sink the Bismark’ , que contén 41 de graduaçào.
    Seguindo a teoria do alcool e do congelador, posso colocar a ” vítima ” no freezer e remete-la a temperaturas nunca dante navegadas pelas brejas comuns?

  • http://www.scrotos.com.br Daniel

    Tá feio esse freezer aí ein? haha boa matéria!

  • Paulo

    Pq nao da tempo de congelar

  • PAULO

    Gostaria de saber se a vodka Absolut Cítrica congela num frizer normal. Grato . 05/06/2013