A Holanda é aqui

“Uma viagem rumo a Águas de Lindóia, com uma passagem por Campos do Jordão. Baden Baden, Prosit Holandia, entre outras cervejas experimentadas e comentadas.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (7 votes, average: 9.00 out of 10)
Loading...

Garrafas de cervejas holandesasCréditos: Kelapa

Não é fácil não minha gente. Aproveitei o feriadão de Corpus Cristis para dar uma passadinha no interior de São Paulo e é claro, fui conferir as cervejarias da área. Já na ida, devido a uma estrada interditada, tive que desviar da minha rota original e passar por Campos de Jordão, onde almocei, inevitavelmente na Baden Baden.

Confesso que até o momento tinha certo preconceito contra a cervejaria, mas esta visita mudou um pouco minha impressão. Provei os seus chopes Pilsen e Bock e achei bastante razoáveis, principalmente o Bock. São bastante leves e possuem boa drinkability.

Brindes, souvenirs e cervejas…

Levei pra casa várias lembranças e souvenires, principalmente uma cerveja de cada de alguns dos tipos fabricados lá (Trigo, Stout, 1999 ou Bitter Ale, Winter Celebration, Bock e Red Ale). Já provei a Red Ale e achei razoável na sua categoria.

Águas de Lindóia e cervejaria Bruge

Garrafa da Bruge Bitter Ale

Após esse almoço cheguei em Águas de Lindóia, destino original da viagem. Lá provei e conheci a muito boa cervejaria Bruge. Do bar Grão fino já conhecia a Golden Ale, cerveja frutada estilo Belga, um pouco menos encorpada. Lá provei a boa Bitter Ale, cerveja estilo inglesa melhor que muitas das originais de lá, a ótima Stout, na minha opinião uma das melhores da categoria que já provei das fabricadas no Brasil, e por fim a melhor de todas: a Thanks God.

Garrafa Thanks God

Cerveja de trigo excelente, com certeza uma das melhores do país. Leve, refrescante, com amargor ideal e deliciosos toques de banana e cravo. Muito boa mesmo. Recomendo fortemente. Aliás, tive oportunidade de conhecer o simpático proprietário da cervejaria e pude lhe dizer pessoalmente as minhas opiniões sobre a cervejaria: apesar de ter só quatro variedades, a cervejaria tem bastante personalidade e qualidade. A Thanks God tem tudo para arrebentar se conseguir acesso ao grande público cervejeiro.

Nada de injustiça

Ainda em Águas de Lindóia conheci um bar aonde vendia o chope Ashby, da cidade de Amparo, ali perto. Porém não vou emitir opiniões no momento, pois acho que o barril estava com problemas (depois de alguma experiência acho que já sei separar o ruim do estragado). Fica pra próxima, não quero cometer nenhuma injustiça.

É Holambra e não Holanda

Garrafa e copo da cerveja holandia

De lá fui para a bela cidade de Holambra, que fica a cerca de uma hora de Lindóia. Conhecida como cidade das flores é de colonização holandesa e bastante típica. Como não poderia deixar de ser, a Heineken domina a área. Lá recomendo ir no seu mais típico restaurante, o Old Dutch aonde provei pratos típicos sensacionais, acompanhados da muito boa cerveja pilsen Holandia, que obviamente é Holandesa. Muito boa refeição e ambiente, cercado de latas e garrafas de cerveja por todos os lados.

Outdoor do chopp Prosit

Ainda em Holambra, de bônus, conheci um barzinho que servia o chope pilsen Prosit, sobre o qual fui informado ser produzido na cidade paulista de Capivari. Bom chope, ótima drinkability. Perfeito para um churrascão final de semana.

Finalizando

É isso aí. Ainda estou devendo outra viagem para a região para conhecer outras cervejarias da área, como o chopp universitário, a Colorado e a sensacional Bamberg. Até mais e lembrando que faltam três meses para a grande festa da cerveja em Blumenau!

Prosit!

Você também gostará desses

Review Cerveja: Baden Baden 1999 Review da bitter ale 1999 da Baden Baden. Coloração espetacular, gosto muito bom. Enfim, uma ótima cerveja dessa família.
Bebendo sem pré-conceitos. Yes, we can! Quem vê cara não vê coração: dicas valiosas para apreciar uma cerveja pelo que ela é, não pelo que se fala dela. Sim, toda cerveja merece uma segunda ...
Cevas: um mapa das Cervejarias Artesanais do Brasi... O site Cevas é como um mapa das Cervejarias Artesanais do Brasil, onde ele mostra quais cervejarias artesanais estão mais próximas de você.
Frigobar Club Brastemp O Papo de Bar testa o Club Brastemp, um frigobar style ultra modafoca cedido pela Brastemp. Um frigobar exclusivo para cervejas, com design arrojado, ...
Review cerveja: Urthel Parlus Magnificum Review da cerveja Urthel Parlus Magnificum, ótima cerveja holandesa no melhor estilo Belgian Dubbel. Doçura moderada no início do gole, fraco e rápido...
Review Cerveja: Christoffel Nobel Vez da cerveja Christoffel Nobel, da Holanda. Uma Lager bem diferenciada, saborosa e de aparência fantástica. Um preço acessível com uma qualidade aci...

Compartilhe:

  • Napa Ale

    Se alguem por aí já provou a Bruge ou a Prosit dá um alô! Aqui no rio tem Bruge no grao fino (downtown) e em sampa vale a visita no excelente bar Anhanguera

  • raul

    em qual bar em aguas de lindoia vc provou as cervejas? ou foi na cervejaria? quem sabe dou sorte de encontrar o dono tb e trocar umas ideias. valeu!

  • napa ale

    Raul, no site da Bruge tem os locais. Procura em pessoa física.

  • Já tomei do chopp Ashby, na minha opinião é horrível, pouco encorporado, leve demais, amargor muito fraco, enfim, pra se ter idéia prefiro uma skol, heasuioehasuio . Se alguém já experimentou comente também para ver se foi só eu se reprovei.

  • napa ale

    Será que a Ashby é isso mesmo? Agora fiquei curioso. Alguem sabe onde tem Ashby aqui no Rio?

  • Dr Health da Pdh

    Rumo a Blumenau!!!

  • neoCrumb

    Corrigindo, não é Renato. É Gustavo

  • neoCrumb

    Sempre bebo chopp Ashby. E o que o Renato aponta como “defeito”, o fato de ser um chopp leve, para mim é a grande qualidade dele. Aliás, isso falando do Pilsen. Além dele, tem o Ashby Porter, Ashby Weiss (trigo) e Ashby Cooler (de vinho). Todos eles muito bons.

  • Mauricio Freitas

    Prosit em tcheco significa "implorar" não tão forte como a palavra é em portugues, mais como o infinitivo de pedir "por favor".