Alcoólicos Anônimos: você realmente conhece o AA?

“Conheça o temido Alcoólicos Anônimos, uma irmandade mundial que combate o consumo irresponsável de álcool. Veja mais e saiba como entrar.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (No Ratings Yet)
Loading...

Olá amiguinhos! Hoje vamos falar de um assunto sério. Nossa intenção, a partir de hoje, é ter uma série de posts sobre “o outro lado da moeda”, quando a bebida sai do controle e deixa de ser um prazer para ser um tormento na vida de uma pessoa e seus familiares. Começaremos com o temido Alcoólicos Anônimos, o AA.

E como não poderia ser diferente, nosso primeiro artigo será sobre uma irmandade (como eles mesmo se denominam) que está espalhada pelo mundo e ajuda dependentes do álcool a se curarem.

AA, os Alcoólicos Anônimos

alcoólicos anônimos

Também conhecidos como AA, são “uma comunidade, com carácter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas”.

A origem dos Alcoólicos Anônimos

O movimento teve origem nos Estados Unidos. Seu embrião foi em 1935 quando um corretor da bolsa de valores de Nova Iorque e um cirurgião de Ohio, ambos com um grave problema de alcoolismo, decidiram criar uma comunidade de entreajuda para apoiar os que sofrem deste problema e para se manterem sóbrios.

Sem carácter religioso, embora tenha incorporado muitos princípios de diversas religiões, a comunidade recebe pessoas de todas as doutrinas.

Sobrevive financeiramente através dos seus próprios membros que contribuem espontaneamente, não aceitando financiamento proveniente de fora da própria Irmandade.

O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades.

Anônimo e sigiloso

homem bebendo e triste

Os Alcoólicos Anônimos não mantém registro de seus membros, portanto, é muito difícil obter números exatos em um determinado momento.

Alguns Grupos (unidade básica de bairro ou cidade pequena) não estão inscritos no GSO, que é uma espécie de Central da irmandade, presente nos EUA e Canadá.

Outros não fornecem dados referentes à sua composição e, portanto, não estão registrados nos arquivos computadorizados.

Não há forma possível de calcular o número de membros que não estão filiados a um Grupo de AA local mas a Irmandade funciona através de mais de 97.000 deles em 150 países.

Finalizando

No próximo post dessa série falaremos dos métodos utilizados e sobre pessoas que melhoraram suas vidas e de suas famílias por causa do Alcoólicos Anônimos.

Não perca!

Quem quiser saber mais, veja o site dos caras.

Você também gostará desses

Bebidas e drogas, uma combinação perigosa O primeiro artigo da série O Lado B do Alcoolismo e já começa bem, falando sobre o uso das drogas e a sua relação com as bebidas, a facilidade e combi...
Lei sobre Bebida e direção Veja o Projeto de Lei 5050/13, que sugere a inclusão de fotos de acidentes de trânsito nas embalagens de bebidas alcoólicas, contra a bebida e direção...
11 coisas que uma mulher aprende na vida bebendo Todos aprendem mais sobre a vida quando estão bebendo. Veja aqui algumas coisas que uma mulher aprende na vida bebendo e o que ela pode fazer pra que ...
Cirrose, um mal que ataca silenciosamente Nem de felicidade e boas histórias se vive a bebida. A Cirrose é uma doença que ataca o fígado violentamente e que vai chegando silenciosamente. Veja ...
Saber beber: Grupo Petrópolis lança programa de Co... Saber Beber, programa do Grupo Petrópolis, alerta para a necessidade de beber com sabedoria e consciência, respeitando seus limites.
O AA é para você? Você já parou pra perguntar se o AA é para você? Conheça o questionário do Alcoólicos Anônimos e veja se você precisa frequentar a irmandade.

Compartilhe: