Arroz com lentilha

“Confira uma receita especial para o Réveillon, um Arroz com Lentilha, prato clássico pra se comer nessa época do ano e que diz a lenda que traz dinheiro comer nessas épocas. Confira a receita do Arroz com Lentilhas!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 9.50 out of 10)
Loading...

Fala cambada de devoradores de leitão e peru. Como passaram o natal? Espero que bem como eu. Ganhei um barril de chopp da Cidade Imperial de natal, essa minha família me conhece, pena que já bebi todo os 75 litros…

E agora estou na beira da piscina, escrevendo e degustando outro barril de chopp, dessa vez da Brahma. Que vida chata, ainda dizem que eu estou na pior,  bebendo meus bons drinks.

Receita pra trazer dinheiro: arroz e lentilha

Prato com lentilha

Créditos: Lejla Buzinkic

Foi pensando nisso que eu resolvi fazer uma receita pra trazer muita grana no ano que vem., o famoso arroz com lentilha. Mas antes de vermos a receita, vamos conhecer a lenda por trás do prato…

Um pouco mais sobre a lentilha

A lentilha é um dos mais antigos alimentos do homem. Existem registros da presença de lentilha, entre 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria. O cultivo da lentilha, assim como o da ervilha, parece estar associado com o início do cultivo do trigo e cevada, no Oriente.

É rica em Vitamina A, B, B2, B5, C, cobre, enxofre, iodo, magnésio, zinco, potássio, sódio. Do ponto de vista nutricional, a lentilha tem sido utilizada nas dietas para baixar os níveis de glicose no sangue (após as refeições) tanto em pessoas com e sem diabete. Reza a lenda que comer lentinha no ano novo e guardar alguns graõs na carteira, traz prosperidade e dinheiro.

A lentilha e o dinheiro

A associação da lentilha com o dinheiro viria de seus grãos miúdos e achatados, que lembram uma pequena moeda. Para milhões de pessoas, consumi-los no réveillon equivale a fazer promissora aplicação financeira.

Harmoniza-se com ingredientes como a carne de porco, o toucinho, a linguiça e o “cotechino”, embutido de origem emiliana. Vai bem em sopas e cremes, purês e saladas, antepastos e molhos de massas. Misturada com arroz e cebola frita, transforma-se em clássico da cozinha árabe.

Tempos antigos

Tigela com lentilha

Créditos: judy golden

Na Renascença, empregava-se a lentilha na recuperação dos doentes. O mesmo remédio era ministrado para controlar as pessoas de temperamento insuportável. Com a parte herbácea, faziam poções usadas como coagulante nas hemorragias rebeldes.

Fonte: Confraria do Barão de Gourmandise

Agora vamos aos ingredientes do arroz com lentilhas

  • 1/2 kg de arroz branco
  • 1/2 kg de lentilha
  • 1 colher de chá de cominho
  • 3 cebolas inteiras
  • 200ml azeite extra virgem
  • pimenta do reino em pó a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo do arroz com lentilhas

  1. Lavar bem o arroz com a lentilha e separar parte da cebola.
  2. Coloque as lentilhas numa panela com água o suficiente para cobrir as lentilhas.
  3. Adicione o tempero e leve ao fogo alto e assim que ferver diminua o fogo e cozinhe por 15 minutos.
  4. Depois desse tempo, junte o arroz e cubra com água e tempere.
  5. Cozinhe por mais 15-20 minutos até as lentilhas e o arroz amaciarem.
  6. Reserve eles sobre uma travessa e adicione as cebolas fritas por cima.

Dica do Butcher: Como fazer a cebola frita? Achou que eu ia esquecer de te ensinar a fazer cebolas fritas, né?

Costela com lentilha

Uma bela sugestão 😉

Créditos: Flavio Tin

  1. Cortar a cebola à francesa
  2. Empanar com farinha de trigo e com maisena
  3. Adicionar sal a gosto
  4. Depois e só fritar.

E o que beber com o arroz com lentilhas?

Rótulo da cerveja Eisenbahn Lust

Maravilha

Em homenagem ao fim do ano, réveillon, vamos com cervejas do estilo champenoise. Temos duas opções aqui: a famosa Deus e uma que bate de frente com a Deus e ainda é muito mais em conta levando em consideração o custo benefício, a Eisenbahn Lust.

Finalizando

Galera por hoje é só, porque esse sol está muito quente e esse chopp está muito gelado, tenho que resolver isso.

Espero que esse ano de 2013 seja muito bom pra vocês e que comam e bebam muito. Parafraseando o presidente Dono do Bar: “Foda-se 2012” e “Foda-se 2013”.

Feliz ano novo, glutões!

Você também gostará desses

Saiba como preparar a Moussaka Sabia como preparar a Moussaka, uma receita de raízes gregas e turcas feita com carne de carneiro, beringelas e tomate. E claro, bem apimentada e temp...
Receita: Irish Chocolate Cream Veja a receita de como preparar uma deliciosa sobremesa, o Irish Chocolate Cream. Um doce que leva whisky em sua receita, como toda sobremesa da Escóc...
Isca de Frango na Cerveja Confira como preparar um delicioso e tradicional petisco de boteco e com um plus, a isca de frango na cerveja, uma mistura de comida de boteco com cer...
Salada de Polvo à Mediterrânea Aprenda a fazer um prato delicioso, a Salada de Polvo à Mediterrânea que cai muito bem com um bom vinho branco espumante. Veja como fazer a Salada de ...
Molho de Vinho Gourmet A gastronomia brasileira foi atingida pelo famoso RAIO GOUMERTIZADOR. Tudo agora é gourmet, até o churrasquinho da esquina. Veja o Molho de Vinho Gour...
Como preparar o Fish and Chips Veja como preparar um petisco tradicional da Inglaterra, o Fish and Chips. Como o nome diz, leva peixe e bata frita, que inicialmente começaram separa...

Compartilhe: