Arroz com lentilha

“Confira uma receita especial para o Réveillon, um Arroz com Lentilha, prato clássico pra se comer nessa época do ano e que diz a lenda que traz dinheiro comer nessas épocas. Confira a receita do Arroz com Lentilhas!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 9.50 out of 10)
Loading...

Fala cambada de devoradores de leitão e peru. Como passaram o natal? Espero que bem como eu. Ganhei um barril de chopp da Cidade Imperial de natal, essa minha família me conhece, pena que já bebi todo os 75 litros…

E agora estou na beira da piscina, escrevendo e degustando outro barril de chopp, dessa vez da Brahma. Que vida chata, ainda dizem que eu estou na pior,  bebendo meus bons drinks.

Receita pra trazer dinheiro: arroz e lentilha

Prato com lentilha

Créditos: Lejla Buzinkic

Foi pensando nisso que eu resolvi fazer uma receita pra trazer muita grana no ano que vem., o famoso arroz com lentilha. Mas antes de vermos a receita, vamos conhecer a lenda por trás do prato…

Um pouco mais sobre a lentilha

A lentilha é um dos mais antigos alimentos do homem. Existem registros da presença de lentilha, entre 8.000 a 7.500 a.C., no norte da Síria. O cultivo da lentilha, assim como o da ervilha, parece estar associado com o início do cultivo do trigo e cevada, no Oriente.

É rica em Vitamina A, B, B2, B5, C, cobre, enxofre, iodo, magnésio, zinco, potássio, sódio. Do ponto de vista nutricional, a lentilha tem sido utilizada nas dietas para baixar os níveis de glicose no sangue (após as refeições) tanto em pessoas com e sem diabete. Reza a lenda que comer lentinha no ano novo e guardar alguns graõs na carteira, traz prosperidade e dinheiro.

A lentilha e o dinheiro

A associação da lentilha com o dinheiro viria de seus grãos miúdos e achatados, que lembram uma pequena moeda. Para milhões de pessoas, consumi-los no réveillon equivale a fazer promissora aplicação financeira.

Harmoniza-se com ingredientes como a carne de porco, o toucinho, a linguiça e o “cotechino”, embutido de origem emiliana. Vai bem em sopas e cremes, purês e saladas, antepastos e molhos de massas. Misturada com arroz e cebola frita, transforma-se em clássico da cozinha árabe.

Tempos antigos

Tigela com lentilha

Créditos: judy golden

Na Renascença, empregava-se a lentilha na recuperação dos doentes. O mesmo remédio era ministrado para controlar as pessoas de temperamento insuportável. Com a parte herbácea, faziam poções usadas como coagulante nas hemorragias rebeldes.

Fonte: Confraria do Barão de Gourmandise

Agora vamos aos ingredientes do arroz com lentilhas

  • 1/2 kg de arroz branco
  • 1/2 kg de lentilha
  • 1 colher de chá de cominho
  • 3 cebolas inteiras
  • 200ml azeite extra virgem
  • pimenta do reino em pó a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo do arroz com lentilhas

  1. Lavar bem o arroz com a lentilha e separar parte da cebola.
  2. Coloque as lentilhas numa panela com água o suficiente para cobrir as lentilhas.
  3. Adicione o tempero e leve ao fogo alto e assim que ferver diminua o fogo e cozinhe por 15 minutos.
  4. Depois desse tempo, junte o arroz e cubra com água e tempere.
  5. Cozinhe por mais 15-20 minutos até as lentilhas e o arroz amaciarem.
  6. Reserve eles sobre uma travessa e adicione as cebolas fritas por cima.

Dica do Butcher: Como fazer a cebola frita? Achou que eu ia esquecer de te ensinar a fazer cebolas fritas, né?

Costela com lentilha

Uma bela sugestão 😉

Créditos: Flavio Tin

  1. Cortar a cebola à francesa
  2. Empanar com farinha de trigo e com maisena
  3. Adicionar sal a gosto
  4. Depois e só fritar.

E o que beber com o arroz com lentilhas?

Rótulo da cerveja Eisenbahn Lust

Maravilha

Em homenagem ao fim do ano, réveillon, vamos com cervejas do estilo champenoise. Temos duas opções aqui: a famosa Deus e uma que bate de frente com a Deus e ainda é muito mais em conta levando em consideração o custo benefício, a Eisenbahn Lust.

Finalizando

Galera por hoje é só, porque esse sol está muito quente e esse chopp está muito gelado, tenho que resolver isso.

Espero que esse ano de 2013 seja muito bom pra vocês e que comam e bebam muito. Parafraseando o presidente Dono do Bar: “Foda-se 2012” e “Foda-se 2013”.

Feliz ano novo, glutões!

Você também gostará desses

Torta de Caipirinha Gosta de caipirinha? Já mostramos o brigadeiro de caipirinha, agora é a vez de mostrarmos a receita da Torta de Caipirinha, uma deliciosa sobremesa et...
Ossobuco ao molho de conhaque e creme de gorgonzol... Aprenda a receita de um delicioso prato etílico, o Ossobuco ao molho de conhaque e creme de gorgonzola. Fácil e rápido de fazer, além de bem delicioso...
Coca-Cola Frita Conheça uma grande novidade, a Fried Coke, que nada mais é que um petisco feita com coca-cola frita, creme de leite, canela e xarope sabor Coca. Confi...
Receita: Dobradinha Dobradinha ou dobrada é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condime...
Beijinho de Piña Colada Veja como preparar uma versão etílica de uma deliciosa e tradicional sobremesa, o beijinho de coco, só que com Piña Colada, o Beijinho de Piña Colada....
Como fazer Caldo de ervilha Veja a receita e os ingredientes de como preparar um delicioso petisco de boteco pra esse frio, o caldo de ervilha que cai muito bem com um chopp gela...

Compartilhe: