Bahia Vinho Show teve sua terceira edição agora em novembro

Galera, semana retrasada teve mais uma edição da já famosa Bahia Vinho Show, feira internacional que tem atraído cada vez mais baianos e turistas, além de expositores do mundo inteiro. Foi a sua terceira edição, segunda só neste ano, quer coisa melhor?

E como foi a terceira edição do Bahia Vinho Show?

Para esta edição, Vinícolas do Velho e Novo Mundo estiveram presentes com seus estandes. A programação oficial ainda contou com palestras e workshops com profissionais de renome internacional. Três grandes nomes internacionais do mercado de vinhos vieram ao Brasil exclusivamente para esta edição do Bahia Vinho Show.

homem cheirando vinho dentro da taca

A começar pelo diretor comercial da Quinta dos Murças, Nuno Cabral, que abriu o evento na quarta-feira (28), às 16h, com a palestra “Quinta dos Murças, a nova jóia do Douro”. No mesmo dia, às 18h, foi a vez do diretor comercial da Esporão, Diogo Melo e Castro, falar sobre “Esporão: Tradição X Inovação no Alentejo”. Já o proprietário da Quinta do Crasto, Tomas Roquete, conduziu a palestra “Honra, Trabalho e o porquê do sucesso da Quinta do Crasto no Mundo”, na quinta-feira (29), às 19h.

Ainda na quarta, mais uma vez contamos com a presença do excepcional sommelier Alexandre Takei – Wine and Spirits Education Trust – WSET (nível 3) e Court of Master Sommeliers, ele comandou uma interessante Degustação às cegas às 20h.

E na quinta-feira?

Abrindo a programação da quinta (29), a sommeliere da vinícola portuguesa Santa Vitória, Élen Suzana Uebel, fez uma degustação guiada com os vinhos da sua empresa. No mesmo dia, o gestor de enoturismo da Rio Sol, Tobias Mello, fez uma palestra sobre “Enoturismo no Vale do São Francisco”, às 20h30.

O evento seguiu com seus workshops e palestras até a sexta, dia 30, mas sem dúvida a parte mais badalada do evento foi a degustação. Os expositores disponibilizaram cerca de 200 rótulos de excelente qualidade. Um destaque para os amigos da Quinta de São Sebastião, que levou um wine tour com 17 rótulos dos brancos aos tintos. Com o seu maravilhoso grande escolha 2012 Touriga Nacional, e um syrah reserva que ganhou meu coração.

Também fui muito feliz no estande da Apaltagua com seu premiado carmenere, além de outros excelentes rótulos que ele gentilmente presenteou o PdB.

Distribuidoras também fizeram sucesso

homem olhando vinho que a mulher está segurando

A ABWine, uma das maiores distribuidoras da Bahia, chamava atenção pela variedade de rótulos, quase uma volta ao mundo pelos vinhos. A empresa trouxe vinhos espanhóis, portugueses, italianos, chilenos, argentinos, uruguaios, neozelandês e franceses. Dentre estes rótulos, vinhos premiados como o Le Petit Vin D’avri, ganhador do Top Ten como melhor tinto do Velho Mundo no Rio Wine and Food Festival, e o Ancellotta Dal Pizzol medalha de ouro na 7ª edição do GPVB.

Bairrista que sou, vocês sabem que tenho que falar da produção do Vale do São Francisco, muito bem representados pela vinícola Rio Sol. Foi a que mais conquistou medalhas na 15ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas / Etapa Brasil.

O evento mais uma vez teve apoio do Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin) e da Vinhos do Brasil. Contou ainda com expositores de áreas afins, como queijos, pães, azeites, entre outros. Como o pessoal da Tirolez, que ficou responsável pela mesa de queijos.

Finalizando

Galera, a quantidade de expositores foi enorme, com vinhos do mundo inteiro. O evento foi produzido pelo Clube Gourmet Bahia, e no site deles vocês encontram mais informações, mas o evento também tem site oficial.

Fica acompanhando lá para ficar atualizado sobre tudo que rolou, além das novas edições. Nós aqui do PdB já somos bem parceiros desse evento e estamos presentes sempre que possível, mostrando tudo no nosso Instagram.

Você também gostará desses

Bardega: um Wine Bar que vai te surpreender Conheça o Bardega Wine Bar, uma adega com uma pegada de bar, um novo conceito inserido em São Paulo de Wine Bar. Ótimos vinhos, ótimo ambiente, música...
Oktoberfest 2012 na visão de um cervejeiro Confira a cobertura da Oktoberfest 2012 feita pelo Papo de Bar em uma visão mais cervejeira do que de zoeira. Veja as cervejarias participantes, os ch...
Skol Sensation 2013 Veja como que foi o evento Skol Sensation 2013, um evento onde as pessoas se vestem de branco em celebração a Paz e Harmonia, se divertindo com muita ...
Livro Degustando Vinhos Conheça o livro Degustando Vinhos, do enófilo, professor e engenheiro Euclides Penedo Borges, que conta com um “Vocabulário do Degustador”. Confira!...
Première do projeto #13Noir Veja o que rolou no lançamento do Première do Projeto #13Noir que aconteceu mês passado em São Paulo. O #13Noir é um projeto da cerveja Stella Artois ...