Review cerveja: Birra Venezia

Garrafa da cerveja Birra Venezia

Já que o assunto da semana foi Carnaval, que tal conhecer uma cerveja criada na cidade que é o berço do Carnaval mais luxuoso e bonito do mundo? Estou falando Veneza! Você sabia que a origem do Carnaval de Veneza vem da oportunidade dos nobres poderem festejar com o povo sem serem reconhecidos, e daí a necessidade de máscaras?

Esse costume se popularizou e acabou sendo integrado aos costumes da festa, chegando até mesmo ao Carnaval brasileiro como o conhecemos.

Carnaval e cerveja…

Wallace em Veneza

Recentemente tive o privilégio de conhecer a cidade de Veneza, e agora que já a conheço pessoalmente depois de tantos anos apenas vendo fotos e filmes, posso dizer: é uma cidade única!

Andando pelos canais e ruelas, pude provar a culinária, as bebidas e o estilo de vida da cidade mais romântica do mundo (me perdoem os parisienses, mas os venezianos ganham no quesito hospitalidade e educação com estrangeiros). Depois de uma tarde com amigos, entrei em uma padaria para comprar algo gelado para beber, quando meus olhos se deparam com essa garrafa:

Garrafa da cerveja Birra Venezia

A Birra Venezia! Fundada em 1835, a destilaria sempre se caracterizou por ser um produto tipicamente veneziano, cujo alcance limitado lhe confere uma característica de raridade e exclusividade (dificilmente você encontra esta cerveja fora da Itália). Foi a primeira cerveja italiana a ser fabricada respeitando as regras da Lei de Pureza (Reinheitsgebot) de 1516, e desde 1902 é produzida artesanalmente na mesma fábrica, na Fondamenta San Biagio, número 796, e de lá distribuída pelas ilhas de Veneza.

É tradicionalmente a principal patrocinadora do campeonato esportivo mais importante da cidade, a Regata do Canal de Giudecca.

Garrafa da cerveja Birra Venezia

A Birra Venezia é uma cerveja que faz por merecer seu status. Com um sabor leve e marcante, espuma cremosa e deliciosa e um aroma fascinante, desperta de imediato no seu cérebro a memória olfativa de grãos do campo. Exageros à parte, você percebe claramente que está degustando um produto que tem uma história secular e uma herança a zelar. Mesmo depois de alguns minutos, quando não está mais tão gelada, ainda é deliciosa!

Disponível em versões lager (vol. alc. 4,7°) e bock (vol. alc. 6,4°).

Você também gostará desses

Review Cerveja: Dado Bier Lager Review de mais uma cerveja nacional, conhecida por alguns e pela grande maioria de cervejeiros artesanais, a Dado Bier, só que no tamanho grande.
Review cerveja: Starobrno Premium Lager Review da cerveja Starobrno Premium Lager, uma cerveja Tcheca do estilo Bohemian Pilsener. Corpo claro, ralo, com reduzida longevidade. Um preço não m...
Review Cerveja: Chimay Blue Review dessa magnífica Trappiste belga, do estilo Belgian Strong Ale. Um preço acima da média, mas com o sabor igualmente acima da média.
Cerveja da Grécia: Mythos Uma passagem pelo Leste Europeu e nosso forasteiro traz a principal cerveja da Grécia, a Mythos. Uma cerveja de apelo jovem, com um sabor suave e com ...
Review Cerveja: Meantime IPA Review dessa cerveja inglesa do estilo India Pale Ale (por isso a sigla IPA). Garrafa muito bonita, negra com um verde escuro, com rolha estilo champa...
Review Cerveja: De Bora Bier, a poderosa IPA Review dessa poderosa cerveja India Pale Ale nacional. Artesanal e de ótima qualidade, e ainda vem com um preço bem em conta.