Bolinho de peixe na cerveja com molho picante

Queridões, esta semana lendo os noticiários online do Rio, fiquei sensibilizada com o movimento Rio $urreal no Facebook e resolvi então abraçar a bandeira e fazer uma singela contribuição para o tema. Faremos um petisco barato e simples, o Bolinho de peixe na cerveja.

Pouca grana, muito bolinho de peixe

Analisando essa época do mês em que sair para tomar um simples chopp já por si só é uma tarefa complicada, imagina acompanhado de um petisco? Daí pensei:

Como posso ajudar a galera sem muitos $urreais no bolso e mesmo ainda manter a forma descolada e autêntica de um verdadeiro “pé sujo” carioca?

Esta receita rende bem e tem o poder de transformar sua casa em uma verdadeira sucursal do Rei do Boteco. Para acompanhar o bolinho de peixe, nada melhor do que uma Paulaner Original Munchner Hell, Colorado Cauim, Erdinger Champ ou se quiser alcançar um nível arrojado ao extremo, uma McChouffe, já que as tradicionais cervejas brazucas de milho e arroz ofuscam toda a grandiosidade e riqueza desse prático petisco, não é mesmo?!

Chega de bla bla bla e vamos logo pro que interessa!!

Ingredientes para o bolinho de peixe

Bolinho de peixe limão

  • 500 g de file de peixe
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 ovo batido
  • 125 ml de cerveja (aqui pode ser Pilsen mesmo) em temperatura ambiente
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Páprica doce, orégano e sal a gosto

Ingredientespara o molho picante

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 300 g de molho de tomate daqueles já prontinhos
  • 2 colheres (sopa) de molho de pimenta arretada
  • Sal a gosto

Modo de fazer o bolinho de peixe

  1. Em uma panela, coloque a manteiga e a cebola até que fique dourado. Junte a cerveja e deixe ferver. Adicione o peixe e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire o peixe da panela e espere esfriar.
  2. Desfie os filés com as mãos e retire as espinhas, se tiver. Ponha em uma tigela e junte a farinha e o ovo. Misture bem e tempere com o sal, oregano e a páprica.
  3. Enquanto isso, vamos preparar o molho…. porquê mais fácil que isso, só roubando doce de neném!!!!
  4. Em uma tigela funda, misture todos os ingredientes e se possível, use um mix para agregar melhor os ingredientes. Se não tiver esse acessório, use o braço mesmo. Sem grilo! Braços à obra até que o molho fique encorpado e completamente misturado.
  5. Agora chega o momento de dar forma a gordice suprema de todo boteco.
  6. Enrole a massa já preparada em bolinhas pequenas e reserve. Aqueça o óleo e frite os bolinhos aos poucos. Retire com uma escumadeira.

Porção de bolinho de peixe

DICA MODAFOCA 1: Se o óleo estiver muito quente, a parte de fora ficará queimada enquanto a parte de dentro ainda estará crua. Isso não é legal! Sério!!! Vai por mim…

DICA MODAFOCA 2: Com o líquido que sobrou do cozimento do peixe, junte 2 colheres de sopa de farelo de pão até engrossar e estará pronto mais um molho para acompanhar os bolinhos 😉

Depois de fritos, use um prato com papel-toalha para absorver a gordura extra e sirva junto com o molho.

Finalizando

Pois é coisas fofas, essa é uma das iguaria mais pedidas num boteco de verdade. O molho faz com que o gosto do bolinho seja apurado, criando uma sensação quase que vulcânica na sua boca. Considerando isso, uma caixa de cerveja será pouco para apreciar esse bolinho de peixe.

Dúvida? Faz então e mande seu comentário pra gente 😉

Você também gostará desses

Pastel de cerveja frito Um chef americano lança um pastel de cerveja, uma receita que durou mais de três anos pra ser feita. Será lançado numa feira nos Estados Unidos.
Como preparar Feijão Amigo Aprenda como fazer um dos petiscos mais pedidos nos botecos, o Feijão amigo. Fácil e rápido de fazer, poucos e deliciosos ingredientes. Confira agora ...
Receita: Irish Chocolate Cream Veja a receita de como preparar uma deliciosa sobremesa, o Irish Chocolate Cream. Um doce que leva whisky em sua receita, como toda sobremesa da Escóc...
Penne com Vodka e Salmão Defumado Veja a receita, ingredientes e como preparar um delicioso prato etílico, o Penne com vodka e Salmão defumado. Um prato fácil e forte e que fica delici...
Aprenda a fazer biscoito de pimenta Quer aprender a preparar deliciosos biscoitos de pimenta? É, aquele salgadinho de boteco, que acompanha bem uma cerveja gelada! Então vamos pra cozinh...
Caçarola de Frango na cerveja Veja a receita adaptada de um cassoulet com cerveja, ou no português claro, uma Caçarola de Frango na cerveja e que leva ainda legumes, dentre outros ...