Cachaça João Andante

Todo mundo aqui sabe que cachaça mesmo é com o nosso camarada Jeremy Joseph, mas nada me impede de falar um pouco sobre esse assunto tão brasileiro, até mesmo mais que a cerveja, na minha humilde opinião.

Meu outro camarada cachaceiro, o Alcoólatra Assumido, me apresentou e presenteou com a cachaça João Andante. Achei muito interessante o design da embalagem e gostei bastante também da garrafa. Acabei não bebendo a cachaça, pois dei de presente para nosso especialista já citado, Jeremy, portanto aguardem o review dessa cachaça.

Então conte sobre a João Andante

Exatamente isso que farei e aguardem novidades neste mesmo artigo :).

Uma coisa que me impressionou e muito mesmo foi a história dessa cachaça e também a inspiração, tanto para criar a marca dela, quanto para criar as camisas. Muita inspiração misturando loucura, bêbados, a velha e boa “mineiragem”, realidade, seriedade, dentre outros inúmeros fatores.

Local de produção da João Andante

A produção dela é  no município de Presidente Bernardes, também conhecido como Calambau, em Minas Gerais. Não conheço essas áreas, mas pra mim quantos menos conhecida, melhor a cachaça. A sua fermentação artesanal lhe confere um menor grau de acidez, resultando em um sabor suave e de maior qualidade. E isso me agrada, já que muitas cachaças são muito fortes e pouco suaves. O seu teor alcoólico é de 41%, está dentro dos padrões clássicos de uma boa cachaça.

Produção e distribuição da João Andante

Pelo que os sócios me passaram, a produção dela ainda é muito pequena e restrita, sendo que por várias vezes nos falta produto para suprir encomendas. E volto a falar, eu prefiro muito mais assim do que você produzir milhões de litros por ano e com uma qualidade de merda.

E um dos motivos também dessa pouca produção é a separação de uma parte da produção para envelhecer, onde os produtores a deixam armazenada por pelo menos 3 meses antes de vender em carvalho e pra depois pegarem só a melhor parte da produção para a cachaça. Achei bem interessante esse esquema, desconhecia.

O personagem

Pra mim a parte mais fantástica sobre a cachaça é seu personagem, e claro, sua marca. Dá pra perceber perfeitamente o que eles tentam passar com o personagem da cachaça. O nome, João, bem comum no interior, pra mim é um sinônimo de simplicidade e personagem pacato. Além disso, claro, o “sobrenome” Andante, que seria o quê? Ah, claro, logicamente, um andarilho, que roda o interior trazendo o melhor da produção de cada região para a cidade grande.

As referências da marca

A idéia de juntar tantos personagens diferentes em um símbolo surgiu de uma vontade de brincar com realidade vs. loucura. Dom Quixote alternava entre momentos de extrema loucura e momentos de genialidade. Picasso fazia da loucura a sua genialidade.

Jeca Tatu representa a sabedoria popular e o Johnnie Walker (além de qualidade e dedicação na produção de uma bebida) representa os executivos e grandes empresários. Tanto o Jeca Tatu quanto o grande empresário são castigados pelo trabalho (realidade), mas podem se permitir algum momento de distancia, de embriaguez, de euforia, relaxamento.

E uma frase magnífica pra complementar:

A João Andante representa então esse momento – que é passageiro e não uma condição.

Camisetas

Achei sensacionais as camisetas criadas, uma melhor que a outra, vou ver se consigo arrumar alguma para sortear para vocês. Vejam alguns dos modelos abaixo:

Homenagem aos Beatles

Tudo é Loucura e sonho no começo

Homenagem a evolução humana

A logomarca e as camisetas dos Beatles e com a frase quem fez foi a Cria, agência jr. de comunicação da UFMG. E a arte da camisa da evolução quem criou foi o Cristiano do Grupo Opni. Parabéns a eles, pois ficou de primeira.

Tive a oportunidade de conversar com um conhecido do pessoal da cachaça e pegar essas infos da cachaça. Caso vocês queiram falar com o pessoal da João Andante vá até o twitter deles @joaoandante ou mande email para [email protected].

E vamos para os brindes?

Tava demorando, muito conteúdo, mas não poderia mandar o sorteio antes de falar caprichosamente sobre essa cachaça. E também é em homenagem a nossa mudança de nome que eles deram essa abertura para sortearmos para vocês. Isso mesmo, teremos cachaças para vocês 🙂

Para participar você tem que sugerir uma ideia de camiseta para a cachaça João Andante tão fodástica como essas três mostradas aqui, é só comentar aqui no PdB. Pode ser com frases ou ideias como foi a da evolução e a dos Beatles. As duas melhores ideias vão faturar as cachaças. A entrega é por nossa conta.

E detalhe, para você participar, tem que seguir o @bebado, caso você seja fã da Página do Papo de Bar no Facebook e/ou faça parte da nossa comunidade no Orkut, pode ter um plus 🙂 Estaremos analisando cada participante, mas se vocês puderem ajudar, seja mandando mensagens no twitter sinalizando nosso @papodebar_, perfeito, ou então mandando mensagens para a página no Facebook ou Orkut 😉 E claro, comentando por aqui.

Tá esperando o quê? Vai nessa, você ganha 😉

Quer comprar/encomendar a sua?

Para comprar ou encomendar uma cachaça João Andante, entre no site da cachaça e peça a sua que a equipe da João Andante cuida disso pra você.

Você também gostará desses

Cachaças: Um novo ranking pessoal sobre as melhore... Um especialista em cachaça mostra seu ranking pessoal com as 10 melhores cachaças nacionais da atualidade. Confira esta nova lista de deliciosas cacha...
Pinga, cachaça, branquinha, marvada… Se você é chegado numa branquinha ou amarelinha, aprenda a degustar com categoria esse produto originalmente brasileiro, com classe e moderação!
Drinks refrescantes – Parte 4: Jabuticaba Lovers Três drinks bem refrescantes feitos com jabuticaba, fruta nem sempre lembrada pelos bebedores. Caipirinha de Jabuticaba, Absolut Vanilla com Jabuticab...
Sacolé de cachaça Aprenda a fazer o clássico sacolé, porém, com uma pitada etílica, o Sacolé de cachaça, pode ser de caipirinha, dentre outros diversos sabores.
Mineiras e cachaças Quem disse que mulher não bebe cachaça? Bebem sim, principalmente as mineiras, campeãs nessa modalidade e que ainda botam muitos homens no chinelo.
Cachaças. Um ranking pessoal de cachaças nacionais... Um ranking com cachaças nacionais criado pelo nosso cachaceiro. Cachaças de todos os tipos e degustadas e avaliadas por nosso especialista.