Cachaça João Andante

Todo mundo aqui sabe que cachaça mesmo é com o nosso camarada Jeremy Joseph, mas nada me impede de falar um pouco sobre esse assunto tão brasileiro, até mesmo mais que a cerveja, na minha humilde opinião.

Meu outro camarada cachaceiro, o Alcoólatra Assumido, me apresentou e presenteou com a cachaça João Andante. Achei muito interessante o design da embalagem e gostei bastante também da garrafa. Acabei não bebendo a cachaça, pois dei de presente para nosso especialista já citado, Jeremy, portanto aguardem o review dessa cachaça.

Então conte sobre a João Andante

Exatamente isso que farei e aguardem novidades neste mesmo artigo :).

Uma coisa que me impressionou e muito mesmo foi a história dessa cachaça e também a inspiração, tanto para criar a marca dela, quanto para criar as camisas. Muita inspiração misturando loucura, bêbados, a velha e boa “mineiragem”, realidade, seriedade, dentre outros inúmeros fatores.

Local de produção da João Andante

A produção dela é  no município de Presidente Bernardes, também conhecido como Calambau, em Minas Gerais. Não conheço essas áreas, mas pra mim quantos menos conhecida, melhor a cachaça. A sua fermentação artesanal lhe confere um menor grau de acidez, resultando em um sabor suave e de maior qualidade. E isso me agrada, já que muitas cachaças são muito fortes e pouco suaves. O seu teor alcoólico é de 41%, está dentro dos padrões clássicos de uma boa cachaça.

Produção e distribuição da João Andante

Pelo que os sócios me passaram, a produção dela ainda é muito pequena e restrita, sendo que por várias vezes nos falta produto para suprir encomendas. E volto a falar, eu prefiro muito mais assim do que você produzir milhões de litros por ano e com uma qualidade de merda.

E um dos motivos também dessa pouca produção é a separação de uma parte da produção para envelhecer, onde os produtores a deixam armazenada por pelo menos 3 meses antes de vender em carvalho e pra depois pegarem só a melhor parte da produção para a cachaça. Achei bem interessante esse esquema, desconhecia.

O personagem

Pra mim a parte mais fantástica sobre a cachaça é seu personagem, e claro, sua marca. Dá pra perceber perfeitamente o que eles tentam passar com o personagem da cachaça. O nome, João, bem comum no interior, pra mim é um sinônimo de simplicidade e personagem pacato. Além disso, claro, o “sobrenome” Andante, que seria o quê? Ah, claro, logicamente, um andarilho, que roda o interior trazendo o melhor da produção de cada região para a cidade grande.

As referências da marca

A idéia de juntar tantos personagens diferentes em um símbolo surgiu de uma vontade de brincar com realidade vs. loucura. Dom Quixote alternava entre momentos de extrema loucura e momentos de genialidade. Picasso fazia da loucura a sua genialidade.

Jeca Tatu representa a sabedoria popular e o Johnnie Walker (além de qualidade e dedicação na produção de uma bebida) representa os executivos e grandes empresários. Tanto o Jeca Tatu quanto o grande empresário são castigados pelo trabalho (realidade), mas podem se permitir algum momento de distancia, de embriaguez, de euforia, relaxamento.

E uma frase magnífica pra complementar:

A João Andante representa então esse momento – que é passageiro e não uma condição.

Camisetas

Achei sensacionais as camisetas criadas, uma melhor que a outra, vou ver se consigo arrumar alguma para sortear para vocês. Vejam alguns dos modelos abaixo:

Homenagem aos Beatles

Tudo é Loucura e sonho no começo

Homenagem a evolução humana

A logomarca e as camisetas dos Beatles e com a frase quem fez foi a Cria, agência jr. de comunicação da UFMG. E a arte da camisa da evolução quem criou foi o Cristiano do Grupo Opni. Parabéns a eles, pois ficou de primeira.

Tive a oportunidade de conversar com um conhecido do pessoal da cachaça e pegar essas infos da cachaça. Caso vocês queiram falar com o pessoal da João Andante vá até o twitter deles @joaoandante ou mande email para [email protected].

E vamos para os brindes?

Tava demorando, muito conteúdo, mas não poderia mandar o sorteio antes de falar caprichosamente sobre essa cachaça. E também é em homenagem a nossa mudança de nome que eles deram essa abertura para sortearmos para vocês. Isso mesmo, teremos cachaças para vocês 🙂

Para participar você tem que sugerir uma ideia de camiseta para a cachaça João Andante tão fodástica como essas três mostradas aqui, é só comentar aqui no PdB. Pode ser com frases ou ideias como foi a da evolução e a dos Beatles. As duas melhores ideias vão faturar as cachaças. A entrega é por nossa conta.

E detalhe, para você participar, tem que seguir o @bebado, caso você seja fã da Página do Papo de Bar no Facebook e/ou faça parte da nossa comunidade no Orkut, pode ter um plus 🙂 Estaremos analisando cada participante, mas se vocês puderem ajudar, seja mandando mensagens no twitter sinalizando nosso @papodebar_, perfeito, ou então mandando mensagens para a página no Facebook ou Orkut 😉 E claro, comentando por aqui.

Tá esperando o quê? Vai nessa, você ganha 😉

Quer comprar/encomendar a sua?

Para comprar ou encomendar uma cachaça João Andante, entre no site da cachaça e peça a sua que a equipe da João Andante cuida disso pra você.

Você também gostará desses

Drinks com cachaça: Rouge e Sagatiba Espelho Alguns drinks feitos com cachaça, agora é a vez do Rouge e Sagatiba Espelho, drinks leves e suaves, com frutas refrescantes, bons para serem tomados n...
Festas Juninas e suas bebidas típicas Saiba mais sobre as Festas Juninas e suas bebidas típicas. Elas possuem muitas comidas típicas, mas também possui ótimas bebidas etílicas típicas. Tan...
Aguardente Musa: Yes, nós temos bananas! Bate papo, praia, sol, cervejinha, paquera. Tudo pra uma noite perfeita. E pra melhorar, mulheres lindas que gostam e sabem sobre cachaça, especificam...
Volúpia, você conhece essa cachaça? Conheça a Volúpia, uma cachaça artesanal de origem da Paraíba e que tem se renovado bastante no mercado e possui seu processo de fabricação artesanal....
Jogos Etílicos: E que comecem os jogos! Pra quem pensa que beber é algo chato e monótono. Alguns jogos para você, bêbado, se divertir enquanto está com os amigos, seja no Bar ou em casa mesm...
Keep Walking Club Johnnie Walker Johnnie Walker lança seu clube, o Keep Walking Club. Um clube para amantes da marca, do whisky, como nós e com exclusividades como Label personalizado...