Lata de cerveja enferrujada em um gramado

Cerveja Choca: WTF!? Como elas ficam dessa forma?

“Terça feira é o dia de colocar a cachola pra funcionar. Entenda como é o processo de feitura da cerveja, e porque ele está intimamente ligado ao fato da cerveja ficar choca. Aprenda como evitar que sua cerveja fique choca e quais são os maiores vilões nesse processo.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Ahá, não contavam com a minha astúcia, não é mesmo?

Terça feira é dia de ciência e tecnologia, e eu, humilde praticante das artes obscuras da curiosidade, não os vos abandonaria…

Mas o que é então uma cerveja choca?

Lata de cerveja enferrujada em um gramado

Acho que essa tá choca

Créditos: Stefan Holm

Para falar sobre cerveja choca, tenho que voltar um pouco, e falar do processo de “feitura” da cerveja como um todo.

Acho que todos aqui já sabem, mas não custa nada relembrar a maneira que uma cerveja é preparada, e da relação íntima que a temperatura e a ação da luz tem com esse processo.

Então vamos ao que interessa:

Grãos em contraste com o por-do-sol

Ah, como nós gostamos…

Créditos: Joni Niemelä

Eu sei que existem vários processos de “feitura” de cerveja, mas vou falar de uma forma geral.

Como a cerveja é produzida

O malte é um grão que foi impedido de germinar, rico em amido. No processo de mostura, ele é moído, misturado com água e aquecido (~ 65ºC). Nesse processo, suas próprias enzimas, transformam o amido em açúcar.

Essa água, rica em açucares (a partir de agora chamada de mosto), passa por um processo de fervura, sendo adicionado lúpulo (que confere o amargor e o aroma da cerveja).

Após isso entra a fase de fermentação, onde definimos se uma cerveja é do tipo Ale com fermentação mais rápida e mais quente (5 ~ 10 dias / 16 ~ 21ºC) ou Lager (mais de 10 dias /10 ~13ºC).

Ao fim desse processo, para parar a fermentação e a ação de algumas enzimas, a mistura é resfriada (sim, a fermentação ocorre entre 10 e 21 ºC, lembram?), filtrada ou não, carbonatada e fim.

Opa, tudo começa a fazer sentido agora…

cabeça explodindo em idéias

calma, calma, estamos chegando lá…

Créditos: ~Melzzeny

Quando digo cerveja choca, estou dizendo que é uma cerveja com o sabor alterado, que foge dos padrões que você está acostumado a bebe-la.

Um jeito simples de uma cerveja ficar choca, é quando você altera a temperatura dela muito bruscamente. Isso pode ativar novas reações químicas, como uma nova fermentação, alterando assim o teor alcoólico, a quantidade de açucares e até mesmo a quantidade de CO2 na embalagem.

Luz modificando a cerveja

Uma outra maneira não muito popular é com a luz. Uma pesquisa alemã, comprova que as garrafas mais escuras (âmbar), sofrem menos esse efeito de alteração de sabor do que as verdes e transparentes. Isso acontece com a degradação dos ácidos-iso-alpha responsáveis pelo amargor da cerveja, eles são fácilmente degradados com a luz, formando subprodutos que alteram significativamente o sabor da mistura.

Finalizando

Latas da cerveja Antarctica congeladas

Gelaaaaaada!

E agora já sabemos mais sobre cervejas chocas, e como evitar que isso aconteça.

Evite guardar as cervejas deitadas, em locais com muita incidência de luz e não deixe que ela varie de temperatura muito bruscamente, pois dependendo da cerveja, quem vai chocar é você com o desperdício…

Agora vai tirar a cerveja do congelador antes que ela congele, RÁPIDO!

Fontes: Journal of Agriculture and Food Chemistry, Por que é que e Brejas

Você também gostará desses

Cerveja faz bem para os cabelos Meninas, que o cabelo da Catherine Zeta Jones é lindo todos sabem, mas você sabia que o segredo é que cerveja faz bem para os cabelos? Siga o tutorial...
Sacola de Cerveja Garrafas e latinhas? Que nada! Numa cidade na China a cerveja vem na sacola mesmo.
Minhas latinhas Todo mundo um dia já colecionou latinhas ou conhece alguém que fez isso. Pois essas pessoas ainda existem e o Dono do Bar mostra pra vocês a incrível ...
Gelando cerveja rapidamente: Chillsner Gelando cerveja? Isso é sempre de utilidade pública não é mesmo!? O que acham do Chillsner, o estalactite de cervejas? Vale o investimento?
Cervejas ao redor do mundo – Fotos deliciosa... Uma viagem alcoolica com cervejas de vários cantos do mundo. Impossível não ficar com água na boca só de olhar.

Compartilhe: