Cerveja Choca: WTF!? Como elas ficam dessa forma?

Ahá, não contavam com a minha astúcia, não é mesmo?

Terça feira é dia de ciência e tecnologia, e eu, humilde praticante das artes obscuras da curiosidade, não os vos abandonaria…

Mas o que é então uma cerveja choca?

Lata de cerveja enferrujada em um gramado

Acho que essa tá choca

Créditos: Stefan Holm

Para falar sobre cerveja choca, tenho que voltar um pouco, e falar do processo de “feitura” da cerveja como um todo.

Acho que todos aqui já sabem, mas não custa nada relembrar a maneira que uma cerveja é preparada, e da relação íntima que a temperatura e a ação da luz tem com esse processo.

Então vamos ao que interessa:

Grãos em contraste com o por-do-sol

Ah, como nós gostamos…

Créditos: Joni Niemelä

Eu sei que existem vários processos de “feitura” de cerveja, mas vou falar de uma forma geral.

Como a cerveja é produzida

O malte é um grão que foi impedido de germinar, rico em amido. No processo de mostura, ele é moído, misturado com água e aquecido (~ 65ºC). Nesse processo, suas próprias enzimas, transformam o amido em açúcar.

Essa água, rica em açucares (a partir de agora chamada de mosto), passa por um processo de fervura, sendo adicionado lúpulo (que confere o amargor e o aroma da cerveja).

Após isso entra a fase de fermentação, onde definimos se uma cerveja é do tipo Ale com fermentação mais rápida e mais quente (5 ~ 10 dias / 16 ~ 21ºC) ou Lager (mais de 10 dias /10 ~13ºC).

Ao fim desse processo, para parar a fermentação e a ação de algumas enzimas, a mistura é resfriada (sim, a fermentação ocorre entre 10 e 21 ºC, lembram?), filtrada ou não, carbonatada e fim.

Opa, tudo começa a fazer sentido agora…

cabeça explodindo em idéias

calma, calma, estamos chegando lá…

Créditos: ~Melzzeny

Quando digo cerveja choca, estou dizendo que é uma cerveja com o sabor alterado, que foge dos padrões que você está acostumado a bebe-la.

Um jeito simples de uma cerveja ficar choca, é quando você altera a temperatura dela muito bruscamente. Isso pode ativar novas reações químicas, como uma nova fermentação, alterando assim o teor alcoólico, a quantidade de açucares e até mesmo a quantidade de CO2 na embalagem.

Luz modificando a cerveja

Uma outra maneira não muito popular é com a luz. Uma pesquisa alemã, comprova que as garrafas mais escuras (âmbar), sofrem menos esse efeito de alteração de sabor do que as verdes e transparentes. Isso acontece com a degradação dos ácidos-iso-alpha responsáveis pelo amargor da cerveja, eles são fácilmente degradados com a luz, formando subprodutos que alteram significativamente o sabor da mistura.

Finalizando

Latas da cerveja Antarctica congeladas

Gelaaaaaada!

E agora já sabemos mais sobre cervejas chocas, e como evitar que isso aconteça.

Evite guardar as cervejas deitadas, em locais com muita incidência de luz e não deixe que ela varie de temperatura muito bruscamente, pois dependendo da cerveja, quem vai chocar é você com o desperdício…

Agora vai tirar a cerveja do congelador antes que ela congele, RÁPIDO!

Fontes: Journal of Agriculture and Food Chemistry, Por que é que e Brejas

Você também gostará desses

O dilúvio de cerveja em Londres Conheça a história de um dilúvio, inundação de cerveja que aconteceu em Londres no ano de 1814. A cervejaria The Meux e Brewery Company deixou muita c...
E se os clubes de futebol fossem bebidas? E se o seu time de futebol fosse uma bebida, qual ela seria? Você saberia? Veja qual bebida o seu time de futebol seria. Dê sua opinião sobre a relaçã...
Retrospectiva Etílica 2011 Uma retrospectiva etílica do ano de 2011. O que de mais importante aconteceu no ano de 2011 que tenha relação com bebidas alcóolicas, cerveja, whisky,...
Vinho: Bebida dos deuses? A bela questão do vinho ser a bebida dos deuses colocada em discussão neste post. Será mesmo o Vinho a bebida dos deuses? A história e a atualidade mo...
Bar é multado por dar cerveja em troca de topless Bar lança uma campanha inusitada, de dar cerveja de graça para as mulheres que fizessem topless. Mas claro que teve gente reclamando. Se isso vira mod...
Bebidas que matam! Em Moçambique, na África, 56 pessoas morreram após beber uma cerveja contaminada e em Nova Déli, na Índia, 27 pessoas morreram por causa de um whisky ...