Cerveja e comida: Porque comer bem não é privilégio de consumidores de vinho.

“Chegou a hora dos cervejeiros comerem bem! É a harmonização de comidas com cervejas!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (20 votes, average: 7.95 out of 10)
Loading...

Foto com cerveja e queijos

Olá bêbados, tudo certo? Depois de mil anos eu voltei.

Estou aqui para falar sobre um assunto diferente: alimentação. Escrevi algo sobre isso no meu blog e resolvi compartilhar com vocês. Quando falamos de pratos sofisticados, um jantar especial, sempre pensamos em qual vinho vai nos acompanhar.

Ei, nós cervejeiros também comemos.

pessoas-bebendo-comendo

Bebemos e comemos bastante

E só porque tomamos cerveja não podemos comer bons pratos de comida? Yes, we can, Obamis.

Pesquisas mostram que consumidores de vinho alimentam-se melhor que consumidores cervejeiros. Isso deve-se ao fato que nós cervejeiros gostamos de comer com petiscos, certo? Algumas pessoas justificam que cerveja estufa e não combina com comida.

Bom, essas pessoas estão erradas.

Caminho errado

Ops, tem algo errado aqui. Ih, sou eu!

Muitos cheffs de cozinha estão trabalhando um assunto que é harmonização de comidas com cervejas (inclusive eu estarei promovendo um evento sobre degustação de cervejas e harmonização, mas sem jabá, pois ainda estou sem data marcada).

Temos vários tipos de cerveja: pilsen, ale , porter, um leque de sabores para combinar com vários tipos de comida e então por que não fazê-lo?

E ainda mais um detalhe IMPORTANTÍSSIMO: segundo o cervejólogo e empresário Edu Passarelli, a cerveja  tem algumas características que poucos sabem:

a cerveja possui ao menos dois elementos que acentuam seu caráter de boa harmonizadora: o gás carbônico, que limpa as papilas gustativas e, assim, deixa os sabores da comida mais acentuados, e o amargor, que é um grande estimulante do apetite, além de cortar a gordura de pratos mais pesados.

Sim, exatamente isso que vocês leram: ELE CORTA A GORDURA DE PRATOS MAIS PESADOS. E ainda tem pessoas que ousam falar que cerveja só dá barriga. Tsc tsc.

Alô mulherada

Doces

Nham nham…

E agora um prato cheio para mulheres: algumas cervejas combinam até com doces. TPM regada a cerveja e doce. Love it.

Não é qualquer cerveja, lógico, e também não é qualquer doce, mas é uma ótima maneira de testar. A partir de semana que vem começarei os testes de harmonização, mas já darei algumas dicas que eu retirei da revista Claudia:

  • Cervejas Pilsen estilo Malzbier fazem harmonização com peixes defumados, queijos mussarela e prato, assados e sobremesas.
  • Cervejas estilo Bock harmonizam com carnes vermelhas leves, salmão, massas com molhos picantes, salsichas, pretzels e mostarda.
  • Cervejas Estilo Schawarzbier harmonizam com queijo pecorino, carne de porco, batata, churrasco, feijoada, molho funghi, massas, risotos.
  • Cervejas mais populares, pilsen do estilo lager fazem harmonização com queijo brie, aperitivos, carnes vermelhas, defumados, pratos orientais, aperitivos secos e torrados, salgadinhos, carnes brancas, peixes, massas leves, lingüiças.

Beijos e até a próxima bebedeira

 

Você também gostará desses

Beba antes de morrer: Weihenstephaner Vitus Degustamos uma cerveja bem interessante e um pouco forte, com 7.7% de teor alcoólico, a cerveja Weihenstephaner Vitus. Uma Weizenbock de respeito, que...
Manekineko: Harmonização de drinks e comida japone... Aprenda a harmonizar drinks e comida japonesa. Nessa nossa experiência nós usamos Frozen, caipirinha, com Shimeji, Chips, Lula, dentre outros aperitiv...
Whisky: O Guia Mundial definitivo A Editora Senac São Paulo traz para o Brasil um livro de grande sucesso no exterior, Whisky: O Guia Mundial definitivo. Escrito pelo mestre Michael Ja...
Vinho tinto combina com peixe? Aprenda a combinar vinhos tintos com peixes. Degustação de peixes não é uma exclusividade somente de vinhos brancos. Veja ótimos vinhos de exemplo....
Harmonização entre cerveja e comida, a procura da ... Harmonização com queijos e comida não é um privilégio somente para vinhos. Cervejas também combinam e muito com todos os tipos de queijos e comidas. U...
Degustação de vinhos. A prática o levará a perfeiç... Nosso sommelier inicia brilhantemente seus posts no PDB, citando a principal arte, a degustação de um bom vinho. Todos seus passos, etc.

Compartilhe:

  • Carlos Portuga

    Ola Madame Cerva,é claro que cerveja combina com mtos pratos estou de acordo a 100% com vc.A mtos anos em portugal tinha uma publicidade sobre a nossa conhecida cerveja sagres em que dizia.

    Pescada cozida acompanhada de um cerveja sagres ,a pescada tem sabor a lagosta.Eu sempre adorei cerveja desde a minha tenra idade de 14 anos.Hj e desde que encontrei minha futura esposa que é brasileira de Cuiaba e onde tive o previlégio de visitar pois vi como vcs consomem a cerveja e olha adorei churrasquinhos com ela e outras coisas boas.Nao esqueçendo que e segundo médicos nutricionistas uma cerveja de 33cl é equivalente a um bife de boi de 180g.Abraços

  • Adorei as dicas! Nada melhor do que matar a sede E a fome!
    😀

  • Luiz.

    Carlos Portuga

    33cl

    qq é isso?

    • Rômulo

      33 Centi Litros = 330 Mili Litros = Uma Long Neck padrão ou Latinha Padrão.

  • Igor Castelano

    Boa !

    Mas eu sei de um prato que fica 10 com cerva :

    CHURASCO, sacou "papito".

    Concordam ?

    Faz um bem para o ego passar um domingão, perto da piscina, vendo as priminhas da patroa de biquinin… com as pessoas que agente gosta.

    Degustando uma boa carne com uma boa cerva…

    Olha….como faz bem isso.

    Fica a dica aí !

  • Guga

    Churrascão com certeza é a melhor combinação para nossa cerveja! Mas eu tb sou fã de pizza com um shopp bem gelado! Pode até estufar, engordar…que a culpa é sempre da azeitona! E se nao der pra acompanhar a comida, coloque a cerveja na comida! kkkk…quem nao lembra daquela carne de panela da mamãe ao molho de cerveja! Tudo de bão! Abraços.

  • Nicolly Vittorazzi

    olá!!! quais os melhores tipos de comida para se oferecer numa butique de cervejas por ex? apenas para venda junto com determinado tipo de cerveja… Não para preparar e servir… Obrigada!

  • Ricardo

    Isso me fez lembrar quando comi um joelho de porco inteiro sozinho, acompanhado de uma red ale no baden baden…. gosto muito dessa cerveja, gostaria de experimentar outras cervejas do tipo Barley-Wine.

  • Opa! um petisco vai bem e falando em petisco me deu ideia para meu proximo post do meu blog,quem quiser ver é http://www.cuecapublica.com
    E acaso o adm do papo de bar quiser parceria ficarei feliz =)

    At. CuecaSexy

  • É a mais pura verdade. Cerveja & Comida, uma das maravilhas da humanidade hehehe

    Só queria apontar umas coisas que devem ter escapado da revisão… Pilsen não é a família, mas sim Lager – sem o ‘u’. Ou seja, as Malzbiers e as Pilsen estão dentro da família Lager.

    Não é nenhum purismo nem elitismo, só quero colaborar para manter o nível do blog hehehe