Cerveja e comida: Porque comer bem não é privilégio de consumidores de vinho.

Foto com cerveja e queijos

Olá bêbados, tudo certo? Depois de mil anos eu voltei.

Estou aqui para falar sobre um assunto diferente: alimentação. Escrevi algo sobre isso no meu blog e resolvi compartilhar com vocês. Quando falamos de pratos sofisticados, um jantar especial, sempre pensamos em qual vinho vai nos acompanhar.

Ei, nós cervejeiros também comemos.

pessoas-bebendo-comendo

Bebemos e comemos bastante

E só porque tomamos cerveja não podemos comer bons pratos de comida? Yes, we can, Obamis.

Pesquisas mostram que consumidores de vinho alimentam-se melhor que consumidores cervejeiros. Isso deve-se ao fato que nós cervejeiros gostamos de comer com petiscos, certo? Algumas pessoas justificam que cerveja estufa e não combina com comida.

Bom, essas pessoas estão erradas.

Caminho errado

Ops, tem algo errado aqui. Ih, sou eu!

Muitos cheffs de cozinha estão trabalhando um assunto que é harmonização de comidas com cervejas (inclusive eu estarei promovendo um evento sobre degustação de cervejas e harmonização, mas sem jabá, pois ainda estou sem data marcada).

Temos vários tipos de cerveja: pilsen, ale , porter, um leque de sabores para combinar com vários tipos de comida e então por que não fazê-lo?

E ainda mais um detalhe IMPORTANTÍSSIMO: segundo o cervejólogo e empresário Edu Passarelli, a cerveja  tem algumas características que poucos sabem:

a cerveja possui ao menos dois elementos que acentuam seu caráter de boa harmonizadora: o gás carbônico, que limpa as papilas gustativas e, assim, deixa os sabores da comida mais acentuados, e o amargor, que é um grande estimulante do apetite, além de cortar a gordura de pratos mais pesados.

Sim, exatamente isso que vocês leram: ELE CORTA A GORDURA DE PRATOS MAIS PESADOS. E ainda tem pessoas que ousam falar que cerveja só dá barriga. Tsc tsc.

Alô mulherada

Doces

Nham nham…

E agora um prato cheio para mulheres: algumas cervejas combinam até com doces. TPM regada a cerveja e doce. Love it.

Não é qualquer cerveja, lógico, e também não é qualquer doce, mas é uma ótima maneira de testar. A partir de semana que vem começarei os testes de harmonização, mas já darei algumas dicas que eu retirei da revista Claudia:

  • Cervejas Pilsen estilo Malzbier fazem harmonização com peixes defumados, queijos mussarela e prato, assados e sobremesas.
  • Cervejas estilo Bock harmonizam com carnes vermelhas leves, salmão, massas com molhos picantes, salsichas, pretzels e mostarda.
  • Cervejas Estilo Schawarzbier harmonizam com queijo pecorino, carne de porco, batata, churrasco, feijoada, molho funghi, massas, risotos.
  • Cervejas mais populares, pilsen do estilo lager fazem harmonização com queijo brie, aperitivos, carnes vermelhas, defumados, pratos orientais, aperitivos secos e torrados, salgadinhos, carnes brancas, peixes, massas leves, lingüiças.

Beijos e até a próxima bebedeira

 

Você também gostará desses

Vinho tinto combina com peixe? Aprenda a combinar vinhos tintos com peixes. Degustação de peixes não é uma exclusividade somente de vinhos brancos. Veja ótimos vinhos de exemplo....
Harmonização de Saladas e Cervejas pro verão Nesse calor o organismo pede comidas mais leves. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas? Veja como harmonizar os tipos de saladas com difere...
Harmornização de Whiskies e Charutos Quem pensa que harmonização é só entre alimentos e bebidas? Dr. Scotch mostra alguns exemplos de combinações de alguns whiskies e charutos.
Whisky: O Guia Mundial definitivo A Editora Senac São Paulo traz para o Brasil um livro de grande sucesso no exterior, Whisky: O Guia Mundial definitivo. Escrito pelo mestre Michael Ja...
O frio chegou, e com ele os fondues com vinhos Chega o inverno, com ele o frio. Além de nos fazer lembrar de tirar os casacos do armário, também é um belo convite para fondues e raclettes acompanha...
Beba antes de morrer: Weihenstephaner Vitus Degustamos uma cerveja bem interessante e um pouco forte, com 7.7% de teor alcoólico, a cerveja Weihenstephaner Vitus. Uma Weizenbock de respeito, que...