Cerveja Escura: Tudo que você precisa saber sobre ela

Falaremos um pouco sobre alguns estilos de cerveja, sobre um grupo, os da cervejas escuras, que muitos amam e alguns odeiam. Mas uma coisa você precisa saber:

TRANSLATE
Malzbier, do alemão, Cerveja de Malte e, por favor, chame-a de Cerveja Escura, não preta.

Beleza, não é cerveja preta, é cerveja escura. E aí?

Pints de Guinness

Clássica Guinness

Créditos: patrickevans

Ai, você senta no bar e pede aquela loira deliciosa, mas por que não pedir uma mulatinha ou uma negra boa, para poder mudar um pouco a rotina? Malzbier é esse tipo de cerveja, doce e com baixo teor alcoólico (com algumas perto de 1% de teor alcoólico, mas geralmente ficam entre 3% e 5%), de cor escura, que é fermentada com uma cerveja normal, aquela loira de sempre, porém, com a fermentação de levedo por volta do 0°C. O CO2 e o açúcar são adicionados depois.

Mulata energética

A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética. Então você já sabe que essa morena vai te deixar em alerta. As brasileiras (cervejas escuras, não as mulatas) são geralmente do tipo american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, dando a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado.

Ou seja, aquela morena, caramelisada, com um toque de açucar. Tadinho do Dono do Bar, acho que é muito doce pra tamanha diabetes. Nessa, vai ter que se satisfazer só com a loira.

As mulatas gringas

Tampinhas de garrafa

Com origem alemã, cujo país nem a trata mais como cerveja (lá eles a rebaixaram a uma mera bebida energética por causa do seu baixo teor alcoólico), Malzibier tem muitos fãs por aqui.

A oferta de cervejas escuras está cada dia maior. Tanto nacionais, como importadas, de microcervejarias ou de grandes marcas, dos mais variados estilos, indo desde Schwarzbiers, passando por Porters e Stout, até cervejas de estilos especiais que levam adição de café ou chocolate.

Tem mulata e morena pra todos os gostos

Tem cerveja escura que pode apresentar pouco corpo a muito encorpadas (tanto cervejas como morenas). Com pouca ou com longa persistência aromática (depende do perfume que ela usa). Cervejas que até pouco tempo não se cogitava apreciar em dias quentes (porém, morenas combinam com dias quentes e frios também), muito menos acompanhar aquela churrascada de domingo ou a sobremesa de chocolate do almoço na casa da sogra.

E qual delas combina comigo?

Anúncio da Devassa Negra

Existem vários estilos de cerveja com tonalidade escura, assim como as morenas, mulatas, negras, cor de jambo e da cor do pecado… Em termos técnicos, não se classificam por cores, e sim por famílias, estilos ou procedências.

Cerveja escura: Schwarzbier

Vinda da Alemanha, a gringa e feita com malte suave. Um pouco mais seca, mas mesmo assim refrescante.

Cerveja escura: Strong Dark Ale

Ela é Belga, porém também é escura. Com fermentação mais forte, destacando-se do malte.

Cerveja escura: Strong Scotch Ale

Irmã da de cima, tem o malte mais perceptível e é fermentada em temperaturas mais altas.

Cerveja escura: Dunkel

Com o sabor do malte mais aguçado, essa morena é um pouco mais atraente por ter o seu teor alcoólico médio.

Cerveja escura: Porter

Com um leve sabor de café e chocolate (Isso não significa que é adicionado café e chocolate na composição. Pelo tipo de malte tostado e torrado elas ganham características que lembram esses sabores e aromas), essa mulata tem uma espuma consistente e reflexos avermelhados, é quase um beijo molhado de uma negra ruiva.

Tem o corpo leve e pouco amargor. O teor alcoólico é de médio a alto. Algumas marcas chegam a ter mais de 11% o que faz desse mulherão um furacão.

Cerveja escura: Imperial Stout

Essa inglesa não é fria quanto suas conterrâneas, Suas variedades com teor alcoólico altíssimo, de 10% a 12% fazem delas quase um licor, e por isso, bastante indicadas para serem apreciadas em climas mais frios.

Finalizando

E então, o que acharam? Vocês gostam de cerveja escura?

Você também gostará desses

A cerveja e seus tipos Um bate papo sobre os tipos de cerveja: Ale e Lager. Suas diferenças, tipos de produção e estilos dentro de cada tipo de cerveja, como as pilsens, sto...
Imperial Chocolate Stout: Cerveja Certa para a Pás... Confira a cerveja Imperial Chocolate Stout, da cervejaria japonesa Sankt Gallen. O legal dela é que vem acompanhada desse copo feito de chocolate, ou ...
Por que temos tantos tipos de copos de cerveja? Saiba o motivo de cada estilo de cerveja ter seu copo específico. Veja por que não é recomendado beber cervejas artesanais em copos de geleia e requei...
Guinness Storehouse Experience Conheça mais sobre um dos melhores pontos turísticos cervejeiros da Irlanda, quiçá do mundo, a magnífica Guinness Storehouse Experience.