Cerveja Escura: Tudo que você precisa saber sobre ela

“Tudo que você precisa saber sobre as cervejas escuras e suas inúmeras variações e sabores. Porters, Malzbiers, Schwarzbier, Dunkel, Stouts, dentre outros diversos estilos.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (58 votes, average: 7.05 out of 10)
Loading...

Falaremos um pouco sobre alguns estilos de cerveja, sobre um grupo, os da cervejas escuras, que muitos amam e alguns odeiam. Mas uma coisa você precisa saber:

TRANSLATE
Malzbier, do alemão, Cerveja de Malte e, por favor, chame-a de Cerveja Escura, não preta.

Beleza, não é cerveja preta, é cerveja escura. E aí?

Pints de Guinness

Clássica Guinness

Créditos: patrickevans

Ai, você senta no bar e pede aquela loira deliciosa, mas por que não pedir uma mulatinha ou uma negra boa, para poder mudar um pouco a rotina? Malzbier é esse tipo de cerveja, doce e com baixo teor alcoólico (com algumas perto de 1% de teor alcoólico, mas geralmente ficam entre 3% e 5%), de cor escura, que é fermentada com uma cerveja normal, aquela loira de sempre, porém, com a fermentação de levedo por volta do 0°C. O CO2 e o açúcar são adicionados depois.

Mulata energética

A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética. Então você já sabe que essa morena vai te deixar em alerta. As brasileiras (cervejas escuras, não as mulatas) são geralmente do tipo american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, dando a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado.

Ou seja, aquela morena, caramelisada, com um toque de açucar. Tadinho do Dono do Bar, acho que é muito doce pra tamanha diabetes. Nessa, vai ter que se satisfazer só com a loira.

As mulatas gringas

Tampinhas de garrafa

Com origem alemã, cujo país nem a trata mais como cerveja (lá eles a rebaixaram a uma mera bebida energética por causa do seu baixo teor alcoólico), Malzibier tem muitos fãs por aqui.

A oferta de cervejas escuras está cada dia maior. Tanto nacionais, como importadas, de microcervejarias ou de grandes marcas, dos mais variados estilos, indo desde Schwarzbiers, passando por Porters e Stout, até cervejas de estilos especiais que levam adição de café ou chocolate.

Tem mulata e morena pra todos os gostos

Tem cerveja escura que pode apresentar pouco corpo a muito encorpadas (tanto cervejas como morenas). Com pouca ou com longa persistência aromática (depende do perfume que ela usa). Cervejas que até pouco tempo não se cogitava apreciar em dias quentes (porém, morenas combinam com dias quentes e frios também), muito menos acompanhar aquela churrascada de domingo ou a sobremesa de chocolate do almoço na casa da sogra.

E qual delas combina comigo?

Anúncio da Devassa Negra

Existem vários estilos de cerveja com tonalidade escura, assim como as morenas, mulatas, negras, cor de jambo e da cor do pecado… Em termos técnicos, não se classificam por cores, e sim por famílias, estilos ou procedências.

Cerveja escura: Schwarzbier

Vinda da Alemanha, a gringa e feita com malte suave. Um pouco mais seca, mas mesmo assim refrescante.

Cerveja escura: Strong Dark Ale

Ela é Belga, porém também é escura. Com fermentação mais forte, destacando-se do malte.

Cerveja escura: Strong Scotch Ale

Irmã da de cima, tem o malte mais perceptível e é fermentada em temperaturas mais altas.

Cerveja escura: Dunkel

Com o sabor do malte mais aguçado, essa morena é um pouco mais atraente por ter o seu teor alcoólico médio.

Cerveja escura: Porter

Com um leve sabor de café e chocolate (Isso não significa que é adicionado café e chocolate na composição. Pelo tipo de malte tostado e torrado elas ganham características que lembram esses sabores e aromas), essa mulata tem uma espuma consistente e reflexos avermelhados, é quase um beijo molhado de uma negra ruiva.

Tem o corpo leve e pouco amargor. O teor alcoólico é de médio a alto. Algumas marcas chegam a ter mais de 11% o que faz desse mulherão um furacão.

Cerveja escura: Imperial Stout

Essa inglesa não é fria quanto suas conterrâneas, Suas variedades com teor alcoólico altíssimo, de 10% a 12% fazem delas quase um licor, e por isso, bastante indicadas para serem apreciadas em climas mais frios.

Finalizando

E então, o que acharam? Vocês gostam de cerveja escura?

Você também gostará desses

Imperial Chocolate Stout: Cerveja Certa para a Pás... Confira a cerveja Imperial Chocolate Stout, da cervejaria japonesa Sankt Gallen. O legal dela é que vem acompanhada desse copo feito de chocolate, ou ...
Por que temos tantos tipos de copos de cerveja? Saiba o motivo de cada estilo de cerveja ter seu copo específico. Veja por que não é recomendado beber cervejas artesanais em copos de geleia e requei...
Guinness Storehouse Experience Conheça mais sobre um dos melhores pontos turísticos cervejeiros da Irlanda, quiçá do mundo, a magnífica Guinness Storehouse Experience.
A cerveja e seus tipos Um bate papo sobre os tipos de cerveja: Ale e Lager. Suas diferenças, tipos de produção e estilos dentro de cada tipo de cerveja, como as pilsens, sto...

Compartilhe:

  • Valeu Bacar Gil!
    depois vem beber com a galera…abraço!
    …tomara q nenhum desavisado tenha tentado fazer a sua receita de chá extrato de ervas fermentado!

  • Nahaden

    Muito boa a matéria! valeu

  • Ana

    Postou a imagem da Guinness e não dedicou uma linha para falar sobre ela…

  • Martin

    Fez mais metaforas do que transmitiu informações sobre as cervejas

  • Jonas Muniz

    Quem tomou o Chopp Guinness sabe que essa á a Top das Tops!!!!
    Adoro estas escuras, Weizen, mais encorpadas.
    Só tomo pilsen quando não tem outra. Porque fica sem cerveja aí também não dá!
    Abraços a todos os cervejeiros!
    Jonas – Blumenau (tá explicado pq gosta de cerveja)

  • Nada como um Guinness… Melhor coisa de morar em Dublin.

  • Excelente matéria,parabens!

  • ATENÇÃO! A DIGITAÇÃO ONLINE BRASIL ABRE VAGAS PARA CANDIDATOS QUE QUEIRAM ATUAR NO RAMO DE MARKETING DIGITAL TRABALHAR NAS HORAS VAGAS NO CONFORTO DE SUA CASA O TRABALHO É 100% ONLINE COM GANHOS DE R$250,00 ATÉ R41.600,00 REAIS POR SEMANA POR PREENCHER FORMULÁRIOS DE NOSSAS 10 AFILIADAS.INTERESSADOS DEVERÁ ESCREVER E DEIXAR SEU NOME PARA RECEBER INFORMATIVO GRÁTIS E PROPOSTA DE TRABALHO
    [email protected] – ASSUNTO/ DIGITADOR

    • Patricia

      Informações!

  • Daniel

    Menos teor alcoolico? Sou fã da Caracu com 5,4% enquanto a pilsen geralmente vai com 4,7%!

    • Murilo Lellis

      Aqui na cidade do Rio de Janeiro a gente acha fácil duas cervejas escuras: a Caracu e a Malzbier (várias marcas), fora aquelas fabricadas pela Devassa e outros fabricantes menores (mas não menos importantes) em outros Estados brasileiros. Aprecio ambas e também chope escuro, que prefiro ao claro. Se eu tivesse que produzir alguma cerveja, seria uma bela escura, mulatona ou negra, com graça, beleza e ginga… rsrsrs À saúde de todos aqui! (tim tim! glub, glub!)

  • Gil Rodrigues

    Martin, o fato das metáforas foram para dar mais graça ao texto. Eu poderia falar 6de forma mais clara e abrangente, porém não estaria fazendo o meu papel de informar com humor. Listo as melhores cervejas escuras e dou suas características. Não teria como listar todas, por isso selecionei algumas.

    Daniel, como mesmo diz o texto, algumas tem baixo teor alcoolico e outras são bem mais fortes. Na Alemanha diversas dessas cervejas escuras foram rebaixadas à bebidas energéticas justamente por causa de seu teor, porém algumas chegam à 12% de teor.

  • Eu pensava que cerveja malzbier e stout não fosse nada a ver a não ser a cor. Aliás, o sabor é muito diferente pra mim. Não achei a descrição da Guinness neste poste, aliás foi atraído pela imagem da Guinnes que estou aqui.

    Outras cervejas como Petra Escura Premium, Xingú e Caracu são brasileiras que também não se encaixam no conceito malzbier.

  • Lídia Karla

    Eu amo Cerveja Escura! Só que aqui em Recife eles não gostam muito. Conheci a Cerveja Escura em Santa Catarina. Eu gosto da Malzbier! Amei o texto. Um brinde!

  • Murilo Lellis

    Caracu é raça de gado vacum, no caso, o da foto estampada
    no rótulo da cerveja. É um touro pesadão e que dá muito
    trabalho quando está irritado… rsrs. Isso aí!

  • nicolechupapica

    Eu gosto é de chupar picas nao sexistas/racistas que nem vc…ISSO sim é uma deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Thiago Soares

    Gostaria de entender melhor Malzebier é um estilo, e Dunkel seria um tipo/subtipo?
    Trabalho com os chopp artesanais da marca oktos e chegou o chopp Dunkel dele, porem eles dizem que é malzebier, queria entender melhor a diferença, todo chopp escuro é malzebier??

    • Thiago Soares

      ????

  • juliane

    aprenda a escrever certo o português e a ser menos machista.