Cerveja: filosofia de vida

Você já pode ter lido ou ouvido a versão deste texto usado como uma ilustração espiritual. Certamente ele lhe soará familiar. Mas, possivelmente, o texto abaixo está mais próximo da vida real, de uma filosofia de vida. Acredite em mim!

Teoria das Pedras

Garrafas de Cervejas em cima de pedras

Créditos: Sebastian Sekulski

Um professor estava diante de sua turma, durante sua aula de filosofia de vida, e colocou alguns itens em sua mesa. Quando a aula começou, ele silenciosamente pegou um grande e vazio pote de maionese e começou a enchê-lo com pedras grandes, com cerca de 2″ de diâmetro.

Ao completar o pote com as pedras, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Eles concordaram que estava.

Então o professor pegou uma caixa de pedras britadas e despejou dentro do vidro. Ele agitou-o levemente. Os seixos, é claro, rolaram para os espaços entre as pedras maiores.

Ele então perguntou novamente se o frasco estava cheio. Eles concordaram que estava.

O professor pegou uma caixa de areia e despejou dentro do frasco. Claro, a areia preencheu todo o resto de espaço que havia no pote.

Então ele perguntou, mais uma vez, se o frasco estava cheio. Desta vez, os alunos estavam certos de suas respostas, e responderam em uníssono: “SIM!”

Filosofia de vida numa Lata de cerveja

O professor, em seguida, pegou duas latas de cerveja debaixo da mesa e começou a derramar todo o seu conteúdo no frasco. Cerveja preencheu todos os espaços vazios entre a areia e as pedras, completando a “filosofia de vida da cerveja”. Os alunos riram.

Então o professor disse:

Eu quero que vocês reconheçam que este pote representa as suas vidas. As pedras são as coisas importantes – sua família, sua saúde, seus filhos. Coisas que, se todo o resto foi perdido e só estas coisas permaneceram, sua vida ainda valerá a pena. As pedrinhas são as outras coisas que importam, como o seu emprego, sua casa, seu carro.

A areia é todo o resto. As pequenas coisas. Se você colocar a areia primeiro no vidro, não haverá espaço para os pedregulhos e as pedras. O mesmo vale para a sua vida. Se você gastar todo o seu tempo e energia nas coisas pequenas, você nunca terá espaço para as coisas que realmente são importantes para você.

Preste atenção às coisas que são críticas para a sua felicidade. Brinque com seus filhos. Tire um tempo para fazer check-ups médicos. Leve o amor da sua vida para dançar. Haverá sempre tempo para ir trabalhar, limpar a casa, dar um jantar e arrumar tudo.

Cuide das pedras primeiro – das coisas que realmente importam – defina suas prioridades O resto é só areia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que a cerveja representava.

O professor sorriu.

Estou feliz que você tenha perguntado. Ela só vai para mostrar que, não importa o quão cheia sua vida possa parecer, há sempre espaço para alguns copos de cerveja.

Por que beber cerveja?

Dupla Cliff e Claven na filosofia da cerveja

Em um episódio de Cheers, seriado americando dos anos 80 que se passava em um PUB nova-iorquino, Cliff (esqueda) está sentado no bar tentando explicar a Teoria do Buffalo de beber cerveja para seu amigo Norm (direita).

Norm, veja bem… Uma manada de búfalos só pode se mover tão rápido quanto o mais lento búfalo. E quando o rebanho é caçado, são os mais lentos e mais fracos, que ficam na parte de trás, que são mortos primeiro. Essa seleção natural é boa para a manada como um todo, porque a velocidade geral e a saúde de todo o grupo continua melhorando com a matança regular dos seus membros mais fracos.

Da mesma forma, o cérebro humano só pode funcionar tão rapidamente como as células cerebrais mais lentas. Agora, como sabemos, a ingestão excessiva de álcool mata as células cerebrais. Mas, naturalmente, ele ataca as células cerebrais mais lentas e mais fracas em primeiro lugar.

Desta forma, o consumo regular de cerveja elimina os neurônios mais fracos, tornando o cérebro uma máquina mais rápida e mais eficiente. É por isso que você sempre se sente mais inteligente depois de algumas cervejas.

O que as pessoas dizem sobre a cerveja na filosofia de vida?

Jack

Jack Handy (humorista americano) disse:

Às vezes, quando penso em toda a cerveja que eu bebo, me sinto envergonhado. Então eu olho para o copo e penso sobre os trabalhadores da fábrica de cerveja e todas as suas esperanças e sonhos. Se eu não beber cerveja, eles podem estar fora do trabalho e seus sonhos seriam abalados, talvez desfeitos. Então eu digo para mim mesmo: “É melhor que eu beba esta cerveja e mantenha o sonho destes operários vivos do que ser egoísta e me preocupar apenas com meu fígado.



Butler

William Butler Yeats (poeta irlandês) disse:

O problema com algumas pessoas é que, quando eles não estão embriagadas, elas estão sóbrias.



Henry

Henny Youngman (comediante americano) disse:

Quando li sobre os males da bebida, desisti de leitura.



Lincoln

Abraham Lincoln (16º presidente dos EUA) disse:

Eu sou muito crente nas pessoas. Se houver verdade, podemos superar todas as crises nacionais. O principal são os fatos reais e a cerveja.



Lula

Lula (35º presidente do Brasi) disse:

Nunca lidei com o Vinicius, não tive a felicidade de freqüentar aquela casa de portas abertas, em Petrópolis, que tinha sempre uma bebida esperando. E beber sem pagar.



Zeca

Zeca Pagodinho (pagodeiro) disse:

O whisky e a cerveja são os piores inimigos do homem…. mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde!


Concluindo

Tá com vontade de beber? Beba! Há diversos males na humanidade. Claro que a cerveja não irá resolvê-los, e nem deve. Ela apenas irá lhe ajudar a enfrentar a vida de maneira mais tranquila, assim como cereais no café da manhã.

Até a próxima!

Você também gostará desses

Colorado Titãs: Cervejaria lança cerveja em parcer... Mais uma banda nacional lança a sua própria cerveja. Dessa vez é o Titãs que irão lançar a cerveja Colorado Titãs em parceria com a Cervejaria Colorad...
Música combina com o quê? Bebidas típicas dos gêne... Veja uma lista de estilos musicais, a grande maioria de rock, e suas respectivas bebidas que combinam. Desde do sertanejo universitário ao Heavy Metal...
Goat Edition: Cabra da Peste Confira o novo meme da internet, o Goat Edition ou Feat Goats, uma simpática cabra que dá um grito bem alto como se fosse um humano. Virou febre e mui...
The Beers: agora. Música na versão engarrafada. Mais uma vez viemos mostrar como música e cerveja permanecem em extrema harmonia. Com vocês o projeto The Beers.
Cerveja Trooper: Um milhão de Pints vendidos A Cerveja Trooper, a cerveja do Iron Maiden, atinge a marca de um milhão de pints vendidos no mundo. Seu lançamento no Brasil está previsto para julho...
Bebidas e festivais de música – como sobrevi... Agora vamos te ensinar todas as maracutaias sobre Bebidas e festivais de música. Sim, somos os seus melhoresamigos antes do Rock in Rio 2013 chegar!