Cervejas e seus estilos. Uma visão geral sobre cervejas.

“Quer aprender a diferenciar alguns tipos de cerveja? O Dono do Bar te ensina, explicando as características de cada uma.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (70 votes, average: 7.97 out of 10)
Loading...

Sim, você, que ama uma cerveja e está agora, neste momento, querendo consumir todas da imagem acima, este post é feito para você.

Farei um resumo, uma passada por alguns tipos de cervejas, desde as melhores, até as piores. vocês entenderão essas “piores” mais abaixo. Relaxe.

Cerveja Pilsen

Foto com Cerveja Pilsen

Essa é das antigas

Começo pela mais tradicional e mais consumida nesse país que você vive, o Brasil, caso você não o conheça ou está bêbado o bastante para não lembrar dele. Isso é normal, relaxe.

A denominação Pilsener ou Pilsen é oriunda da cidade de Pils, que fica na República Tcheca, futura moradia de nosso camarada TresDê.

A cerveja Pilsen, criada em 1842, apresenta aquela cor clara e dourada que vocês já conhecem e brilhante. Caso ela esteja em outra tonalidade ou cor, verifique se não é urina. É produzida pelo processo de fermentação profunda, com teor alcoólico baixo, entre 3 e 5%, infelizmente.

Hoje, aproximadamente 60% das cervejas e chopps produzidos no mundo são deste tipo. No Brasil, o consumo de cerveja Pilsen representa 98% do mercado. Também pudera, clima agradável, calor e tudo mais.

Cerveja Bock

Foto com Cervejas Bock

Que friiiio.

Gosto muito de chopp preto, talvez por isso que eu goste tanto de cervejas bock. São cervejas mais fortes e encorpadas e geralmente são escuras e de grande aceitação. Classificado como uma cerveja de fermentação profunda, de processo lento ou Larger. É muito boa para tomar em climas mais frios e agradáveis.

Cerveja Stout

Foto com Cerveja Stout

A Stout brasileira

Originária da Irlanda, produzida a partir de cevada torrada, que produz um malte especial (escuro) e possui um sabor amargo conferido pelo lúpulo associado ao adocicado do malte. É uma cerveja de fermentação superficial e seu teor alcoólico é alto (5 a 6,5%), em relação as cervejas tradicionais. Possui também elevado teor de extrato primitivo, cerca de 15%.

Cerveja Ice

Foto com Cerveja Ice

Essa sim é gelada

Esta é uma cerveja relativamente nova digamos assim. Foi criada no Canadá em 1993, cuja fabricação envolve o processo “ice process”. Também pudera, Canadá é frio pra cacete, então não poderia ser de outra forma.

Após a fermentação do mosto, este é submetido em temperatura inferior a zero grau, que transformam a água em finos cristais de gelo que são posteriormente retirados, produzindo assim uma cerveja mais forte e refrescante.

Cerveja sem álcool

Foto com Cervejas sem álcool

Tira isso daqui pelo amor de Deus.

Essa é a pior, que tinha dito no início do post. E recuso a falar sobre este tipo de cerveja que nem deveria existir.

Chope ou Chopp

Foto com Chopp da Brahma

Com certeza os melhores chopps do Brasil.

Praticamente o mesmo processo da fabricação da cerveja, entretanto, não passa pelo processo de pasteurização. Mas relaxe, que cerveja não leva pastel este é somente um processo seguido, onde aquecem a cerveja numa temperatura altíssima.

Pelo fato de não terem sido pasteurizado, as leveduras remanescentes ainda estão presentes, assim, o prazo de validade é muito reduzido, em torno de 10 a 15 dias. Então vamos beber logo issoantes que estrague por favor.

Finalizando…

Foto com tipos de cervejas

Sucesso total não é verdade?

Não importa o tipo, modo de preparo, mas cerveja é sempre bom, principalmente na praia, num sol escaldante, num churrasco com seus amigos, seja lá onde for.

Boa referência.

Você também gostará desses

Brussels Beer Project chega ao Brasil! O Brussels Beer Project é um projeto colaborativo, utilizando cocriação para ser mais inovador e ousado e trazer novos ares ao cenário cervejeiro arte...
Cápsulas de cerveja! Um sonho se realizando! Uma parceria entre as gigantes Whirlpool e AmBev está pra surgir com um produto inusitado e inovador. Uma máquina que faz "cerveja expresso" usando cá...
Cerveja Proibida: A cerveja que trollou o pânico A cerveja Proibida é lançada no Brasil com as duas Tchecas lindas e gostosas que acabaram trollando o pânico por causa da Skol que é patrocinadora do ...
Ambev relança cerveja Adriática A Ambev resolveu relançar uma cerveja antiga chamada Adriática e que estava esquecida em Ponta Grossa.
Eslovênia terá a primeira fonte pública de cerveja... A prefeitura de Zalec resolveu inovar e criou a primeira fonte pública de cerveja, onde os visitantes pagam 6 euros por uma caneca que pode ser enchid...
Estreia de O Hobbit harmonizada com cerveja Estreia hoje, dia 14 de dezembro de 2012, no Brasil o filme O Hobbit. Veja sua relação com algumas cervejas artesanais, homenagens cervejeiras feitas ...

Tags:

Compartilhe:

  • Chopp? Vamos pra Ribeirão Preto, no Pinguim!

    Grato! =D

    ps: sim, eu sou de lá! xD

  • Opa, eh uma boa. Nunca fui nesse, mas quero conhecer agora 😀

  • Pô, o chopp mais famoso do Brasil! =DDD

    Dê uma fuçada na wikipedia! xD

    []s

  • Eu dividia seu sentimento quanto a cerveja sem alcool, até pouco tempo atrás. Era uma terça-feira quente em Sampa e eu tinha sido atropelado a poucos dias, ou seja, tomando remédios e semi-lesado. Foi quando descobri que a cerveja sem alcool acompanhada do churrasco que o pessoal do buteco daqui da rua resolveu fazer caia bem. Mas tinha que ser estupidamente gelada.

    Sério, um dia você pode precisar dela. Nunca despreze uma cerveja, seja ela qual for. 😉

  • Uma vez fiquei doido e passei dez meses sem beber! No final, quando tava morto de desesperado, peguei uma sem alcool. Que merda ruim! O jeito foi voltar a beber cerveja de verdade pra tirar aquele gosto da boca

  • João, 10 MESES SEM BEBER????

    ta louco, acho que morreria com algo desse tipo!

    =)

  • Rafael R
    É, tem razão rapaz. Menosprezar nunca. Eu cheguei mais ou menos num estágio desse, fiquei um tempo sem beber. De repente a sem alcool poderia ter sido minha amiga nesses dias 😀

    João Octávio
    É rapaz. Belo controle que você tem. Pq 10 meses sem beber é bizarro. ainda mais por conta própria.

    Daniel
    Rapaz, já fiquei num está gio desse. Peguei tuberculose e fiquei quase 6 meses sem beber, que é o tempo que dura o tratamento. Rapaz, foi um sacrifício muito do bizarro. Mas foi superado, graças a cerveja 😀

  • Jones Divino

    Cara, sou um bom brasileiro que gosta de uma boa cerveja, tá certo que o brasileiro possa gostar mais da cerveja brahma, mas você poderia ter falado um pouco dos que dizem ser a mais antiga e ao meu paladar a melhor que existe no Brasil, a Bohemia.

    Mas ta valendo.

  • Fala Jones. Terá um post, relaxe. É que não é sobre uma cerveja específica e sim sobre os tipos de cerveja e tudo mais. 😉

    E pra mim é a melhor cerveja também 😉

    • Paulo Henrique Pereira de Alencar

      A minha predileta é a Caracu.

      • A Caracu é uma nacional escura de respeito, muitos gostam. Eu aprovo 😉

  • Eryckson Magno

    Aí, legal o post mas existem muuiiittooo mais estilos de cerveja espalhados pelo mundo, até mesmo alguns ilustrados na imagem do artigo, como Brown Ale, Porter, Indian Pale Ale, Stout, Rauchbier, Tripel, etc etc. E no Brasil tb existem, sob marcas como a Eisenbahn, Baden-Baden, Colorado (em Riberão Preto!), Falke Bier e tantas outras micro-cervejarias. Isso sem falar nas produções artesanais, caseiras, feitas na panela de alumínio e colher de pau. É um movimento que tá crescendo mto no nosso país. O mundo das cervejas especiais é quase infinito! Vale a pena dar uma pesquisada…

    Abraços,

    Eryckson Magno

  • Andrey Adorochopp

    Eryckson Magno:

    Malandro ia falar exatamente isso, a maioria por aqui ta mto presa a Pilsen das grandes cervejarias… O que mais tem é tipo de cerveja! Como citou a Baden Baden e a Eisenbhan, que sao MUITO SUPERIORES a qualquer outra de grande cervejaria!

    Agora, pra mim Chopp Brahma nao tem igual! Sinceramente…

    Ja estive em Munique, Alemanha e experimentei de tudo ( principalmente Weiss, cerva de trigo, que eles tomam mto) e fui na Haulfbrauhaus, ou seja, a cervejaria imperial! Famosissima e uma delicia , A canequinha é de 1 litro… no quarto ja nao tava nas melhores condições…

    Ja estive em Praga, Rep. Tcheca e tomei a pilsen mais antiga do mundo a Pilsener Urquell, q eh boa BAGARAI;

    Mas sinceramente NADA ainda se compara a um chopp brahma no calor do Brasil… a MELHOR junção possivel!

  • vc poderia fazer um arranjado geral e as historias (de pelo menos) das principais cervejas vendidas no brasil, tipo, bohemia, skol, brahma e antarctica.

    Parabéns pelo site, nós merecíamos um buteco, opa, um local assim na internet.

    viva a cerveja!

  • Cetico!

    Amigo!

    Você falou sobre um numero muito pequeno de cervejas!

    Na verdade existem mais de 52 tipos diferentes!

    Uma que tem a historia interessante é a do tipo "Indian Pale Ale" que me parece que é mais açucarada e encorpada pois foi desenvolvida para suprir a necessidade de cerveja no exercito ingles enaquanto dominavam a India! Ai como a viagem era longa pra caramba, a cerveja mais doce e forte durava mais tempo sem estragar!

  • Eryckson Magno

    Com certeza, relaxa. Foi só uma introdução. Estou pesquisando e degustando todos os possíveis. Valew pela sugestão 😉

    Andrey Adorochopp

    Com certeza eh o melhro do brasil, quiçá o melhor do mundo. sem comparação 😉 terá um post só sobre ele 😉

    Spirandeli

    Você adivinhou meus pensamentos. Este post já está sendo criado desde semana passada. Aguarde.

    Cetico!

    Sim, sim eu sei. Com o tempo eu escreverei sobre os outros tipos, relaxe 😉 Gostei desse estilo citado, vou verificar e postar sobre.

  • E não é que os artigos do PdB estão ficando cada vez melhores. Cheguei aqui via Ueba, Dul7.

    Tá mandando bem, modafuca

  • Andrey

    É verdade mesmo modafuca, o brahminha na minha etilica opiniao é uma delicia como nao ha igual! Tipo, um grande bebedor de cerveja talvez possa dizer q nao, e realmente tem cervejas mto mais interessantes pra se provar…

    Mas o chopp em questao é de uma leveza, de uma qualidade… Assim, tomar ele num dia de calor (ou frio , como hj, logo mais saio pro chopp), especialmente em uma terça em dobro… nunca tive experiencia igual ( bebendo!)

    Faça o post dele que eu serei o primeiro a comentar…

    Serio mesmo, eu comecei a beber com 19 anos e hj so vejo o tempo q perdi

  • Eryckson Magno

    Cetico,

    A história sobre a conquista da India e a necessidade de envio da cerva por grandes distancias é real. Mas o que confere a "durabilidade" da Indian Pale Ale é a quantidade e a variedade dos lúpulos utilizados. O lúpulo é um conservante e antioxidante natural, daí o que torna a cerveja mais "forte", pois para contrabalancear o amargor gerado pelo uso do lúpulo ela deve ter um extrato primitivo mais concentrado, ou seja, mais "açucarado" (termo errado, diga-se de passagem). Uma boa cerva neste estilo é a Green King IPA (a lata verde da segunda fileira da imagem principal do post).

    Abraços!

  • Eryckson Magno

    Ah!, e como representante nacional, tem a Indica, da Cervejaria Colorado de Riberão Preto, que é uma variedade bem brazuca contendo rapadura em sua fórmula.

  • Cerveja com rapadura, me parece muito interessante essa mistura. Vou pesquisar sobre. Valew pela dica Eryckson

  • Rapaz, pesquise sim! Tem cerva com mate, a Ilex da cervejaria Dado Bier e também da Colorado tem a Cauim (pilsen com mandioca), a Appia (cerva de trigo com mel) e a Demoiselle (cerva escura com café). Estas são algumas representantes no mínimo originais. Segue os links:

    http://www.cervejariacolorado.com.br/cerveja_indi

    http://www.especiaisdadobier.com.br/

    Cerevisia Quæ Vespera Tamen!

  • Carlos Deutsch

    Prezados amigos ;

    Muito bom este site que já acrescentei ao "Favoritos" falta apenas citar outras ótimas cervejas que não estão aqui e são dignas de menção honrosa; Serra Malte (Supimpa !) Brahma extra (Excelente), Bavária premium (Malte de verdade) e Heineken (Bela holandesa-tupiniquim)

    Forte abraço a todos e abaixo a cerveja sem álcool !

    Carlos Deutsch -Campinas-SP

  • Fala Carlos. Excelentes cervejas, como a grande maioria das cervejas premium são. A Brahma Extra é a mina favorita. Falarei sobre elas 😉

    Obrigado a dica e valew pelos elogios

  • Carlos Deutsch

    Fala "Seu" Dono do bar !!! TD beleza amigo ?

    Pois é, quem tomou Brahma extra sabe do que estou falando…. Original (Belíssima), Serra Malte ( Cara e boa) e tinha uma que eu adorava , mas que sumiu…. CERMA (Cerveja do Maranhão) já tomou ? O Brasil tá muito bem servido de cerveja, digo isso pois alguns alemães amigos meus assim que provaram umas marcas daqui, exclamaram ser muito boas ! Curiosidade aos alcó… Digo, apreciadores da cevada, lúpulo e malte, em comparação com os preços mundiais x poder aquisitivo , a cerveja brasileira é uma das mais barats do mundo (Isso porquê ainda é carregada de impostos !!!!) Forte abraço a todos e vamos Bebemorar !!!!

    Carlos Deutsch ( "Alemão" Brasileiro)

  • Cerma, essa nunca ouvi falar. E se só vende no Maranhão, está aí o motivo, nunca fui pra lá. Mas vou procurar saber.

    Sim, a cerveja brasileira é uma das mais baratas, mas muitas delas pecam, tirando as artesanais e premiums.

    Belo comentário.

  • Carlos Deutsch

    Bom dia Amigo;

    Como não estou de folga hj, não poderei beber, digo apreciar cevada,lúpulo, malte…. Mas, na hora certa eu vou tirar o atraso….. Das melhores já vi que o amigo conhece e as piores? Seria uma lista grande aqui viu? Se me permite citar algumas…., Vamos as ruinzinhas; Belco, Nova Schin, Guitt's, Glacial,Malta e tantas outras que assolam nosso paladar…. Antigos apreciadores de cerveja criaram um apelido inesquecível para toda e qualquer cerveja ruim, ao primeiro gole no bar, ou onde quer que estivessem, exclamavam em alto e bom som :

    Mijo de burro !!! Aprendi também a definir assim as cervejas de baixa, ou nenhuma qualidade, embora nunca tive o desprazer de ingerir a urina do pobre animal… Rssssss,rs,rs…

    1 forte abraço a todos e fujam do Mijo de burro !!!!

    Carlos Deutsch ( "Alemão"- Brasileiro)

  • Ola meus amigos…super interessante…que pena que ja bebi tudo que tinha pra beber e infelizmente não consigo mais apreciar uma deliciosa cerveja…

    Temos uma empresa de fabricacao de equipamentos para industrial alimenticia e caso voces tenham interesses em fazer tanques em aço inox, montar microcervejaria, temos o maior prazer em atende-los

    Se não estiver enganado vi um mensagem do Eryckson Magno no mercado livre interessado em desenvolver dois projetos

    http://www.jkmontagens.com.br
    darlan@jkmontagens.com.br

    Abraços!!!

  • eu gosto muito da Corona. Ou também 8.6 Blond Beer por razões óbvias! Gostei do seu blog! Parabéns e tim tim…rs

  • larissa

    putz…vou te contar viu…cerveja eh uma coisa de outro mundo!sou apaixonada por cerva….se deixar tomo todos os dias….mais naum pra ficar torta,beba…pra degustar a cerva….uma coisa q muita gente num sabe fazer!ADOOOORU SKOL!achu q nasci bebendo skol hahahahaha!coisa de loko cara!minha vida sem skol eh chatinha pacas!minha parceirinha de todaas as horas!num curto mina naum….mais essa eu pago um pau violento!lorassa!desce redondo!hahahahaha!bjo galera

  • Fernando

    Oiii!!! Tenho um bar em Nova Friburgo(RJ) , mas precisamente no bairro Catarcione, conhecido como Bar do Peixe. Só vendo cerveja estupidamente gelada (AMBEV) quando vocês quiserem comer um camarão empanado e tomar uma gelada.., tô esperando.. Valeu!!!

  • lucia

    O poblema não é a cerveja s/ alcool.
    O poblema não é a cerveja.
    O poblema é que as pessoas não queren cerveja.
    Mas sim o alcool.