Churrasco também combina com cerveja artesanal

Fala galera, tranquilidade? Já comentamos aqui no Papo de Bar algumas vezes sobre churrasco, inclusive que ele combina muito bem com cerveja. Todos nós sabemos disso, pois churrasco sem a loira não tem a menor graça. Mas algo que ainda não tínhamos comentado diretamente é que nosso amado e delicioso churrasco também combina com as cervejas artesanais.

Então churrasco combina com cerveja artesanal

Sim, por que não? Mas claro, não são todas as cervejas que combinam com churrasco, e não são todos os tipos de carne que combinam com respectivas cervejas. As clássicas pilsens acabam combinando com todos os tipos de carne porque nós, brasileiros, estamos acostumados à elas, pois são leves, refrescantes, acabam caindo bem, mas isso também depende bastante do tempero e do tipo de Pilsen.

Ah é? E o boi, combina com o que então?

Picanha sendo cortada num churrasco

Duas que gostamos muito e que combinam bem são a Chimay Blue e a La Trappe Blond. Inclusive achamos a segunda numa promoção de churrasco no SuperPrix. As carnes de boi não chegam a ser leves como as de frango, mas também não são tão pesadas com as de porco. Caso prefira uma carne de boi sangrenta, mal passada, pode ir de uma Red que você ficará alucinadamente satisfeito com a combinação. Achamos a Way Irish Red Ale de 1 litro por um ótimo preço, e pra quem prefere algo mais complexo também achamos uma BrewDog, cervejaria que somos fãs de carteirinha, a deliciosa Five AM Red Ale de 330ml está custando R$19,90, excelente pedida.

E o nosso frango, bebo com o quê?

espetinho de coração de galinha

Frango é mais leve, tanto o coração, quanto a asa e o delicioso drumet, ficam bem com cervejas claras e mais leves, com uma graduação alcoólica mais baixa, de boa. Nesse caso uma Pilsen cai muito bem início, mas nada de cervejas com milho e arroz, vamos de pilsens decentes, por favor 😉 Duas sugestões que encontramos foram a Wals Pilsen e a Eisenbahn Pilsen, duas excelentes opções nacionais.

Mas caso você já seja um cara sagaz e que já está mais acostumado com cervejas artesanais, lança uma Tripel Karmeliet e seja feliz, uma das preferidas da Equipe do Papo de Bar. Muito equilibrada, bem boa pra acompanhar aquele coração de galinhas bem temperado.

Chegou a hora do porquinho <3

Costela de porco assando

A carne mais complexa. Varia da simplicidade da linguiça de porco, até um pernil, o espetacular lombinho que pode ser temperado absurdamente bem com diversos temperos que você pode inventar na hora. O tempero pode ser barbecue, pode ser algo menos forte, quem manda é você, mas sem fazer besteira, claro 😉

As carnes de porco vão bem com cervejas mais encorpadas, mais fortes. O complexo estilo Rauchbier, apesar de geralmente ter uma graduação alcoólica baixa, cai muito bem. Mas abuse também das cervejas que possuem uma graduação alcoólica alto e complexidade no gosto, uma Anderson Valley Belk´s ESB vai muito bem por ter um aroma de lúpulo levemente picante. A Bamberg Rauchbier casa bem com a carne de porco <3

Enfim, o churrasco vai muito bem com cerveja artesanal

Garrafa da cerveja Chimay Blue

Sim, não é lenda. Muitos dizem que é mais complicado, já que as cervejas artesanais têm um preço mais elevado que as ~tradicionais~. Isso é verdade, mas sempre vale a pena fazer novas experiências. Não recomendo um churrasco com cerveja artesanal no seu aniversário, onde várias pessoas irão e poucas aproveitarão essa experiência. Faça algo com os amigos, que já tiveram algum contato anterior com as cervejas artesanais.

Pra enriquecer essa experiência e divulgar mais essa junção de churrasco com cervejas artesanais, o SuperPrix resolveu fazer uma semana promocional de cervejas que combinam com churrasco e itens pra churrasco, etc. Ela começou no dia 16 de abril e vai até o próximo dia 23. É só escolher as suas cervejas lá no site do SuperPrix ou então clicar nas que selecionamos aqui que está tudo certo 😉

Finalizando

Vocês já fizeram alguma churrasco e harmonizaram com cervejas artesanais? Quais carnes que utilizaram? Quais cervejas escolheram? Conte pra nós 😉

Aquele abraço.