Comerciais do Hollywood: quando fumar fazia bem para os ouvidos

Um dia desses tive o prazer de ir a um show de uma banda chamada Hollywood Jam, em Petrópolis. Os caras só tocam músicas de comerciais do cigarro Hollywood. O show foi foda! Quem curte rock e tem 30 anos ou mais certamente vai se lembrar dessas canções. Quem não tem vai curtir mesmo assim. E vamos combinar: os comerciais do Hollywood eram maneiros pacaraio!

Para a minha grata surpresa encontrei outra banda, mas dessa vez em um Pub em Curitiba, que só tocou músicas desses saudosos comerciais de TV. Nem preciso dizer que a noite foi divertidíssima.

Hollywood e Rock and Roll

Hollywood

Momentos insanos de puro Rock and Roll

A ligação do cigarro Hollywood com o Rock and Roll vai além desses comerciais. Quem não se lembra dos maneirissimos festivais organizados por essa famosa marca de cigarro? Sim, estou falando do Hollywood Rock. A primeira edição ocorreu em 1975, só com bandas nacionais. Mas o festival teve o seu auge nos anos 90, quando ocorreram seis edições. No cast bandas como Marillion, The Cure, Skid Row, Nirvana, Bon Jovi, Pretenders, Simple Minds, Duran Duran, Supertramp, Living Colour, Bob Dylan, Red Hot Chili Peppers, Poison, Aerosmith, Robert Plant e tantas outras. Bons tempos.

Pois é, nessa época o tabaco, principalmente o cigarro Hollywood, estava ligado a praticar esportes radicais ao ar livre, curtir com os amigos e ouvir boa música. A gente sabe que não é bem assim. Fumar faz um mal danado para a saúde, e hoje em dia só fuma que é burrão mesmo.

Mas o Hollywood deixou mais do que alguns pulmões estragados de legado: deixou a melhor trilha sonora de comerciais da TV brasileira. Duvida?

A Trilha sonora

Hollywood

Whitesnake

Hoje em dia quando eu coloco um Bon Jovi ou um Whitesnake para tocar no carro, meus filhos falam que é música de velho. Eu já acho que música boa não tem idade.

Os responsáveis por estes comerciais eram extramamente sagazes na escolha da trilha sonora: escolhiam bandas que estavam no auge com hits com potencial para grudar na cabeça dos consumidores. Asia, Waysted, Heart, Bon Jovi, Winger e Journey, para não citar outras, eram verdadeiras fábricas de hits nos anos 80 e 90.

Nesta época o slogan do cigarro – “Hollywood, o Sucesso” – fez um sucesso enorme, tanto que Raul Seixas chegou a citar a frase na canção “É Fim do Mês”:

“Eu procurei fumar cigarro Hollywood, que a televisão me diz que é o cigarro do sucesso.”

Em 1985, época do primeiro Rock in Rio, o vocalista do Whitesnake, David Coverdale, gravou um jingle em português para a propaganda do cigarro, que contou com a participação do grupo pop brasileiro Roupa Nova. A campanha, mais uma vez, foi um sucesso.

Vejamos a lista:

“The Final Countdown” – Europe
“Breaking all the Rules” – Peter Frampton
“Play the Game Tonight” – Kansas

“Did it All for Love” – Phenomena II
“Iron Eagle” – King Cobra
“Only Time Will Tell” – Asia
“Pain Lies on the Riverside” – Live
“More than a feeling” – Boston
“Jump” – Van Halen

“Burning Heart” – Survivor

“Eye of the Tiger” – Survivor
“When I See You Again” – Fleetwood Mac
“Holding out for a hero” Bonnie Tyler

“You give love a bad name” – Bon Jovi

“Love ain’t no stranger” Whitesnake

“Oh, Sherrie” – Journey
“Don’t Stop Believin” – Journey
“I hear you call” – Bliss
“Born To Be Wild” – Steppenwolf
“More Than a Feeling” – Boston
“All For A Reason” – Alessi
“Wuthering Heights” – Kate Bush
“Warm Ride” – Rare Earth
“Dance With You” – Carrie Lucas
“Love I Need” – Jimmy Cliff
“While You See A Chance” – Stevie Winwood

“Every Little Thing She Does Is Magic” – The Police
“You Better You Bet” – The Who
“Hold On” – Santana
“Separate Ways” – Journey
“Original Sin” – Inxs
“Run To You” – Bryan Adams
“Get It While You Can” Gary O.
“It’s Raining Man – The Weather Girls
“If Looks Could Kill” – Heart

“I Just Died In Your Arms” – Cutting Crew

“Love Walks In” – Van Halen
“Woman In Chains” – Tears For Fears
“Miles Away” – Winger
“Dreams” – Van Hallen
“Heaven Tonight” – Waysted

Conclusão

Este texto não faz apologia ao Tabaco, e sim à boa música. Imagine uma noite com uma cerveja na mão, uma banda tocando todos esses hits a cia de amigos? Certamente será épica!

Fumar faz mal para a saúde. Hoje em dia todos sabemos disso. E com as leis que proibiram os comerciais de cigarro na TV e o patrocínio de eventos culturais por tabacarias e marcas de cigarro, só restou o que faz mal a saúde. Ou quase isso! As bandas tributo, as bandas que gravaram as canções originais, os pubs e os seus amigos estão aí para você curtir as canções. E se no meio ou no final da noitada você quiser dar aquela “pitada” como fazia a galera do comercial, fique à vontade. Vá se divertir ao som desses verdadeios clássicos do pop/rock!

Até a próxima!

Você também gostará desses

Bebida e música: Porque a bebida é música para os ... A indústria da bebida e música tem influenciado bastante o comportamento dos jovens. Pesquisa mostra que as bebidas são mencionadas muitas vezes nas l...
Beer = Fun – No Redeeming Social Value: MdB ... Na nossa rádio online, a MPB FM, mais uma música fodástica. Música rápida, Rock N' Roll irado, bem engraçada que fala sobre a nobre cerveja, que é pur...
Mukeka Di Rato: Cachaça – MdB FM A música etílica da vez é a Cachaça, da Banda Mukeka Di Rato. Um som bem pesado, que alguns podem não gostar, mas fala sobre cachaça, então é da nossa...
Jägermeister: a verdadeira bebida dos fãs de rock!... Confira o Jägermeister, uma bebida que patrocina diversas bandas de Rock N' Roll, dentre alguns esportes. Veja um pouco da sua história e outras infor...
Rock: suas vertentes e suas cervejas Muitas bandas possuem sua própria cerveja ou sua própria bebida. Mas para todo fã que se preze, quer uma cerveja da sua banda favorita. Mas se ela não...
Zeca Pagodinho: Maneiras – MdB FM A música da vez na MdB FM é um clássico do samba brasileiro, com o nobre beberrão Zeca Pagodinho com a música Maneiras. Todos conhecem e já cantaram e...