Marca da feira Brasil Brau

Como foi a Feira Brasil Brau 2011

“Texto sobre o que aconteceu de melhor na maior feira de tecnologia cervejeira do país, a Brasil Brau, que ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de julho de 2011. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (No Ratings Yet)
Loading...

Marca da feira Brasil Brau

Sei que está um pouco tarde para escrevemos sobre, mas estivemos na maior feira de sobre cerveja artesanal do Brasil, a grande Brasil Brau. Comparecemos no dia 07 de julho, último dia do evento, bastante descontração, cervejas para provar, equipamentos para analisar e opiniões para compartilhar com vocês.

Tamanho do evento

Um dos pontos interessantes foi ver que o tamanho da feira cresceu absurdamente em relação a última edição, em 2009. Junto com isso, um outro recorde batido, o de número de participantes na feira, que superou as expectativas iniciais do evento.

Cervejarias e Produtos presentes

Copos de cerveja

Copos de cerveja

A grande maioria das cervejarias nacionais de alto impacto compareceram, mas algumas novidades muito interessantes também, como a cervejaria Fraga, que possui uma ótima cerveja de trigo e sua fabricação é aqui no Rio de Janeiro, o que me deixou deveras animado. E o pessoal bem receptivo e simpático, como não poderia deixar de ser.

Belos stands, belas cervejas, belas mulheres…

Mulher no meio de dois copos de cerveja

Um dos maiores stands, claro, era o da gigante Grupo Schincariol. Mas relaxam, eles não ousaram colocar a Nova Schin lá, pois seriam linchados. Colocaram sua carta de cervejas artesanais, como as cervejas da Devassa, Baden Baden e da nobre Eisenbahn.

Muitos stands de ótima qualidade e de , e o melhor de tudo, com lindas mulheres, como não poderia deixar de ser, lógico, pois melhor que cerveja nós temos as lindas mulheres 😉

Acerva Brasil

Um stand bem interessante foi o da Acerva Brasil, grande grupo cervejeiro de todo o Brasil. Não pela beleza do stand ou mulheres gostosas fazendo pole dance bebendo cerveja, mas sim pelos participantes, o grupo inteiro, todos grandes conhecedores da loira. E principalmente por um grupo de cervejas, o Mestre das Poções, com uma proposta muito fodástica de produção das cervejas deles.

E como é esse esquema do Mestre das Poções?

Cervejas da Mestre das Poções

Cerveja Poção de Cura

Um conceito bem diferente e interessante que eles encontraram pra produzir cerveja. Eles procuram produzir as cervejas deles durante eventos astronômicos específicos, como a Lua Cheia ou Lua Crescente, ou então no Solstício de Verão ou Equinócio de Outono.

O problema é que não é garantia de sempre ter uma cerveja ideal, do jeito que eles querem, pois as influências podem ser tanto boas quanto ruins, portanto uma produção inteira de cerveja pode ter ido por água abaixo. Veja um dizer deles abaixo:

Não há como negar a influência dos astros em nossas vidas, plantações e colheitas são definidas pelas estações, as marés pela Lua assim como um bom corte de cabelo. Os Astecas, Maias e Egípcios dedicaram gerações na devoção e estudo dos astros.

Bem legal a ideia e conceito  deles. Estão de parabéns. E eu provei as cervejas Poção de Cura e Poção de Trigo da Lua Cheia, gostei bastante. Veja mais informações sobre a Mestre das Poções.

Produtos fodásticos

Lógico que uma feira desse nível teria uns produtos modafocas, fodásticos, dignos de uma loja como a Mulher, Cerveja e Futebol, pra galera ficar babando e comprar todos. Vamos ver alguns deles:

BeerCards

Galera do BeerCads no stand

Acredito que muitos aqui já devem ter ouvido falar dessa. É uma ótima ideia, estilo um super trunfo, mas só que com cervejas artesanais. Da até pena de brincar com eles e correr o risco de perder algum card 🙂

Pelo que eles falaram comigo na feira, em breve lançarão a versão com cervejas artesanais nacionais. Agora sim 🙂 Veja mais informações sobre o BeerCards.

Chopeiras estilizadas e personalizadas

Chopeira feita com saxofone

Fodástico, não acham?

Parada foda que vi no evento foi o stand da Chopeiras Gyn – Memo. Chopeiras normais, porém, algumas bem fodásticas, iradas, como essa da foto acima, feita com um saxofone. Eles disseram que rola de fazer com qualquer instrumento que o cliente quiser, que eles adaptam. Achei sensacional a ideia. Não é um acessório muito barato, mas para bares um pouco mais temáticos, com uma decoração mais personalizada, bem trabalhada, vale a pena com certeza.

Veja mais chopeiras na página da Chopeiras Gyn – Memo.

Bolachas para cerveja

Bolachas de cerveja

Isso era o que mais tinha por lá, depois de cervejas 🙂 Todas as cervejarias ofereciam bolachas nos seus stands, um paraíso para colecionadores. Peguei várias bolachas, evidente.

Cartão do Papo de Bar

E o melhor dessa parte das bolachas vocês vão saber agora… O Papo de Bar encomendou 3.000 bolachas personalizadas, que serão adivinhem o quê… Nossos cartões de visita. Isso, exatamente, nossos cartões, com a nossa marca, que não sei se vocês perceberam, significa uma bolacha de cerveja 😉 Estamos cuidando disso e em breve teremos os cartões, quer dizer, bolachas aqui conosco 🙂

Curtiram? O que acharam dessa?

Opiniões, previsões e afins sobre a próxima Brasil Brau

Bom, a feira é bienal, ou seja, a próxima será em 2013. A pergunta que fica é: será que já não está na hora de viral anual? Acredito que sim, o mercado cervejeiro cresceu bastante, muitos novos adeptos estão produzindo suas cervejas.

Jukebox

Uma opinião sobre a feira é que ela parece mais focada no cara que já produz um número considerável de cerveja e quer aumentar bastante sua produção. Eu acho que se eles investissem nos que estão começando agora, com uma baixa escala de produção, a feira poderia ser anual tranquilamente. Sou um desses que está iniciando, mas não achei quase nenhum equipamento para começar as produções, só algumas matérias primas.

Seria muito bom dividir em seções de degustação, uma parte de produtos, outra para o pequeno/médio produtor e outro para iniciantes.

Mas pelo email que recebi dos organizadores, o evento continuará como bienal mesmo e com data já marcada: de 25 a 27 de junho de 2013.

Finalizando

Alguém daqui foi ao evento? Curtiram? O que gostariam de ver num evento desse? Nós do Papo de Bar estamos com um projeto pra um evento bem menor, lógico, sobre cerveja, produção, etc. O que acham disso?

Abs.

Você também gostará desses

Jantar harmonizado Avek + Get Cervejas Especiais O Papo de Bar foi convidado para conhecer a prévia do que será o jantar harmonizado organizado pela Get – Cervejas Especiais no restaurante Avek, em S...
Nova carta de drinks do Bar SOBE Confira a nova carta de drinks do Bar SOBE que o bartender William Barão criou. Foram 20 drinks criados com as mais diversas bebidas. Confira agora!
Aguarde, Dono do Bar preparando uma surpresinha Aguardem enquanto o mestre Dono do Bar está preso num container preparando uma balada modafoca de extraordinária pra galera. Em breve mais novidades.....
Dia de São Patrício: Que venha! Muito se fala sobre o St. Patrick's Day, mas nem todos conhecem a história do nobre Patrick, ou Patrício. Saiba mais da história desse camarada da Grã...
Sommerfest 2013: A Oktober de Verão Você sabia que em janeiro acontece uma Oktoberfest de Verão? Sim, isso mesmo, a Sommerfest, que rola em Blumenau sempre no mês de janeiro com muita mu...
Mondial de La Bière – Primeiro Dia Saiba nossas impressões do primeiro dia do Mondial de La Bière, que traz mais de 450 cervejas diferentes, comida e muita diversão ao Rio de Janeiro

Compartilhe:

  • Muito bacana, o evento parece muito interessante, e concordo com o fato que poderia ser voltado também ao pequeno produtor e iniciante, considerando o crescimento do mercado cervejeiro e principalmente do consumo e cultura cervejeira.

    Mas vamos ao que interessa: kd as bolachas (ops, cartões)?
    E o que mais têm a dizer disso: “Nós do Papo de Bar estamos com um projeto pra um evento bem menor, lógico, sobre cerveja, produção, etc.”
    Interessei.

    • Estou mandando a arte pro cara hoje. E sobre o evento, ainda está em estudo, mas já tem nome e tudo mais 😉

      Abs meu nobre…

  • Andreas

    Cara, muito legal, eu tive muita vontade de ir, mas não pude. Aliás, acho que o evento pecou um pouco na data e nos horários. Eu acabei não indo por causa do trabalho. Acredito também que o público teria sido consideravelmente maior se tivesse ido até o sábado ou durado, digamos, até as 22h.

    • Verdade Andreas, o pessoal está com uma mania de fazer eventos em dias de semana e em horários toscos. Tem que fazer eventos de quinta a domingo e com horários mais acessíveis.

      Abs

  • Dono do Bar, que bom que você gostou da nossa Fraga Weiss! Agradeço a citação aqui no blog e o elogio, e aproveito para convidá-lo a conhecer a nossa fábrica. Mande um e-mail para mim através do endereço em nosso site. Um abraço!

    • Deixe comigo Sergio, não esqueci de te mandar email não, vou montar aqui como vou fazer as visitações e já mando email pra ti 😉

      Abs e parabéns novamente

  • Se quiser usar minhas fotos nesse post só pegar: http://volgarine.com.br/brasil-brau-2013
    Abraços e Parabéns pelo Blog!!!