no copo, na garrafa ou na lata

Onde a bebida é melhor: no copo, na garrafa ou na lata?

“Por muitos anos nos questionamos sobre a diferença de beber no copo, na garrafa ou na lata e porque o sabor era diferente. Olha só a explicação!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (11 votes, average: 9.27 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Fala aí, cambada de politicamente incorretos, praticantes das mais obscuras artes do etilismo clandestino. Hoje vou usar o meu espaço para abrir um debate sobre onde é melhor beber sua bebida preferida: no copo, na garrafa, ou na latinha.

Prontos para ciência?

O gosto da bebida muda com as embalagens

copo, na garrafa ou na lata

O gosto pode até mudar, mas a visão continua linda!

Créditos: Jérôme Le Dorze

Então, a primeira coisa que pode foder com o paladar da sua bebida, é a embalagem, pequeno Procyon lotor.

PET
Há componentes “fujões”, que escapolem da embalagem para o líquido. Quais seriam eles? Os polímeros, micropartículas do plástico que se desprendem da garrafa e se misturam com o líquido. Daí o sabor “contaminado” de sua bebida.

LATINHA
Feita de alumínio, tem a vantagem de gelar mais fácil. Esse tiro, porém, pode sair pela culatra. Quando a temperatura se eleva, as substâncias voláteis na bebida se agitam mais. Saldo: o gás carbônico – responsável pelo “tschiiii” da latinha – escapa mais rapidamente.

VIDRO
Há motivos para a preferência: é um material impermeável e de grande inércia química, ou seja, demora anos para interagir quimicamente com o conteúdo. Por ter um índice de porosidade inferior ao do alumínio e da PET, é bem mais eficiente na hora de reter o CO2.

Fonte: Super Interessante

O olfato tem tudo a ver com paladar

no copo, na garrafa ou na lata

Mas com a latinha, eu não sinto o cheiro da bebida…

Créditos: Steve Falla

Então, lembra quando você era moleque e você dizia pra sua mãe que não gostava de certa comida e ela mandava você tapar o nariz?

Ah, ela tinha razão, com o nariz tapado ou gripado você perde muita da capacidade olfativa e muito do sabor dos alimentos, e nesse caso das bebidas também!

Você nunca se questionou da diferença de sabor de um refrigerante em uma latinha e no copo? (Se nunca fez isso, pegue aqui sua faixa branca)

É justamente no olfato que mora boa parte do “paladar” das coisas que você come ou bebe.

E onde a bebida é melhor: no copo, na garrafa ou na lata!?

no copo, na garrafa ou na lata

Nunca mais tomo uma long neck na vida!

Créditos: Dave DiCello

Você sabe que a maior parte das boas cervejas usa lúpulos diferentes para sabor e aroma não é mesmo.

Então, pensa só, que ignorância e desperdício seria beber essa cerveja direto na garrafa ou numa latinha, e simplesmente abrir mão de todo o aroma, para ficar apenas com metade do paladar!?

Seria como beber uma boa bebida com o nariz tapado, né!?

Só para ilustrar, um ser humano normal pode diferenciar cerca de 20 mil tipos de odores diferentes, mas consegue distinguir apenas 100 tipos de “paladares”

Finalizando

Só posso recomendar uma coisa, se você for beber qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, use um copo.

E se for usar um copo, use copos de vidro ou cristal, pois como falei acima, o material da embalagem também influi no sabor da bebida.

E vocês já tinham percebido que beber no copo faz toda a diferença?

Você também gostará desses

Brewdog liberou suas receitas Uma ideia de gente ousada, a Brewdog liberou suas receitas num pdf dentro de seu site. São 215 cervejas com suas receitas liberadas. Confira Agora!
A Revolução Cervejeira é Feminina! A cerveja artesanal está cada dia mais na moda. Mas cadê as mulheres fazendo cerveja? Elas foram as primeiras a fazer, merecem destaque novamente!
A cerveja dos contos de fada Quem disse que contos de fada não podem virar cervejas? Cervejas baseadas nos contos Chapéuzinho vermelho, Branca de neve e João sem medo. Confira!
O que é Hidromel? Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, a proporção da produção é de uma parte de mel e duas de água. Consumida desde a antig...
Tcheca-tcheca no boteco! As maravilhosas cervejas ... Uma viagem pela República Tcheca, com todas as suas mulheres, castelos e claro, cervejas, muitas cervejas. Veja algumas das principais cervejas Tcheca...
Anulador de Celular – O que é isso? O que acontece quando você vai no bar com a galera e todo mundo pega o celular? Fica todo mundo no celular! Saiba como mudar isso, com o anulador de c...

Tags:

Compartilhe:

  • angeloghiotto

    Claro, combincao do sucesso = Garrafa + Copo .

    • lincolnqjunior

      Não é!?

      Serve pro seu refrigerante predileto e também para a melhor cerveja da prateleira!

  • O melhor local é na minha boca mesmo uahuauahahu… Mas nada melhor como o copo, mas ainda sim fica um pouco bizarro, pois as cervejas de milho mal possuem lúpulo pra se perceber no olfato perfeitamente…

    Cerveja e química combinam e muito m/

    • lincolnqjunior

      Justamente por isso, que a galera se amarra em tomar cerveja vagabunda estupidamente gelada e na latinha, saca…

  • Sonâmbulo Etílico

    Uma exceção é a Coca-cola da garrafa de 290 ml. Essa é a melhor pra beber direto da garrafa 😉 De resto o copo de vidro é sucesso mesmo!

    • lincolnqjunior

      A coca na garrafa de vidro é melhor do que as outras, mas eu acho que colocando ela no copo fica até melhor…

    • iloverafzan

      Acho que é pela predominância do sabor, da textura. É muito forte, muito doce, adstringente, etc. O cheiro da Coca-cola é de certa forma até incômodo.

      Inclusive, acho que quando se reprime o olfato, perde-se muito da bebida pro álcool. O álcool tem uma predominância palatativa fortíssima, e dá pra perceber que enquanto bebendo algo pra chapar, esse algo desce bem quadrado – uma vodka por exemplo, apreciar é sussa, mas engolir é punk.

  • Leandro Franciscato

    Esclarecedor!
    Já faz tempo que peguei esse costume de tomar cerveja no copo, mesmo longNeck, e agora entendo que, mesmo sem conhecimento, estava certo.
    Valeu PDB

    • Que bom que ajudou Leandro!

      Eu sou muito curioso, vira e mexe eu estou futucando algum assunto que faz sentido mas não tem explicação…

  • Gil Melo

    O melhor sem a menor duvida é uma cerveja servida em copo (O copo correto de preferência) que seja servida de um Tap. Na verdade a quase nenhuma diferença entre lata e garrafa (de cor escura), mas a cerveja de Tap e geralmente mais fresca e de melhor sabor.