Conheça o Filé Oswaldo Aranha

“Conheça o prato mais carioca de todos, o Filé Oswaldo Aranha, que é uma homenagem ao diplomata, que sempre pedia o mesmo prato no restaurante Cosmopolita. Veja os ingredientes e aprenda a fazer.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (15 votes, average: 8.60 out of 10)
Loading...

Viver é a melhor e mais bela forma de morrer.

Com essa bela frase que começamos nossa receita de hoje. mas vocês me perguntam: Por que isso? Por causa do Filé Oswaldo Aranha.

Filé Oswaldo Aranha, o prato mais carioca de todos

Filé Oswaldo Aranha

Créditos: Geppos Restaurante

Nossa receita de hoje é o prato mais carioca de todos os tempos e o nome desse prato é em homenagem ao ilustre diplomata Oswaldo Aranha, autor dessa e de inúmeras outras frases. Ok, mas por que ele tem um prato em sua homenagem? Então senta que lá vem história…

A história do Filé Oswaldo Aranha

Entrada do restaurante Cosmopolita

O prato recebeu esse nome em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que entre as décadas de 1930 e 1940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, cujo apelido era “Senadinho” na Lapa, Rio de Janeiro, local de concentração de políticos na época. Ali o diplomata costumava almoçar o prato que levou seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio.

Boa! Você já sabe o motivo do nome, mas e a receita, você sabe?

Deixa com o Butcher! Os ingredientes abaixo são para 4 pessoas (ou dois The Butcher 🙂 )

Ingredientes para o Filé Oswaldo Aranha

Filé cru

Créditos: clkao

  • 4 bifes de filé mignon alto (cerca de 200 g cada)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 10 dentes de alho macerado frescos
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo do Filé Oswaldo Aranha

Aqueça uma frigideira, de preferência grossa (ferro), e ponha a manteiga. Quando a manteiga derreter, ponha os bifes e corrija o sal e a pimenta, deixando o bife fritando por 4 minutos de cada lado. Em outra panela, aqueça o azeite e ponha o alho macerado até dourar. Ponha os bifes em uma travessa e regue os bifes com o alho dourado.

Ingredientes para a Farofa

Frigideira cheia de farofa

Créditos: Jean-Michel Dentand

  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 xícara de farinha de mandioca crua
  • 3 ovos misturados (gemas e claras)
  • Salsa e cebolinha picados
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo da farofa

Em uma panela aqueça a manteiga e ponha as cebolas. Quando as cebolas estiverem translucidas, ponha os ovos e espere até eles estiverem durinhos. Quando eles estiverem prontos, ponha a farinha de mandioca crua e misture bem até ficar bem misturado. Corrija o sal e a pimenta, acrescente a cebolinha e a salsinha e pronto.

Dica do Butcher: pode acrescentar bacon, mas ai sugiro não usar manteiga, use o próprio bacon pra deixar a farofa molhadinha, frite o bacon com as cebolas. Você também pode incrementar sua farofa com azeitonas e pimentões verde picados.

Ingredientes para as Batatas Portuguesas

 

Batatas portuguesas

Delícia s2

Créditos: Mario Amaya

  • 2 batatas grande cortadas em rodelas de 1/2 cm
  • 1 pimentão cortado em tiras
  • Endro em sementes (endro é uma erva aromática, também conhecido por aneto ou dill. É muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas)
  • Sal e pimenta-do-reino
  • Óleo para fritar

Modo de preparo das batatas portuguesas

Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as rodelas de batata até dourarem. Retire e deixe secar em papel toalha. Coloque o pimentão e frite um pouco. Retire e misture com a batata e tempere e salpique endro à gosto.

Qual cerveja harmoniza com o Filé Oswaldo Aranha

Garrafa da cerveja Schmitt Barley Wine

Recomendamos a Schmitt Barley Wine, uma cerveja de coloração âmbar, bastante turva. Colarinho branco denso e persistente. Notas cítricas, com cravo e lúpulo no sabor. Aroma floral. Lembra uma Weiss, porém é bem mais encorpada. Mas eu também aconselho um bom chopp Brahma, fica perfeito.

Finalizando

Galera, aconselho a todos lerem a biografia desse grande homem que foi Oswaldo Aranha, amplamente homenageado em Israel.

That’s folks guys , mas semana que vem tem mais.

E ai vcs já curtiram nossa Fanpage? Curtam que vem super brindes PdB por ai!

Você também gostará desses

Paella de Montanha Aprenda a fazer um prato típico da Espanha, a nobre Paella de Montanha, que não é como as tradicionais e não leva frutos do mar. Aprenda agora!
Maminha ao molho de cerveja preta Vamos com a receita de Maminha ao molho de cerveja preta. Uma mistura etílica da deliciosa maminha com uma deliciosa cerveja preta como molho. Confira...
Arrosto a Jack Daniels Veja a receita e aprenda a preparar o Arrosto a Jack Daniels, um prato que leva filé mignon, Jack Daniel's, batatas, cebolas, dentre outros ingredient...
Honk Rio, o Festival Internacional de Fanfarras At... Entre os dias 06 de agosto e 09 de agosto de 2015 rolou o primeiro Honk Rio, o Festival Internacional de Fanfarras Ativistas. Uma experiência incrível...
Receita de Carne Assada Veja a receita para a preparação de uma bela Carne Assada feita na cerveja preta. Uma receita bem simples e fácil de se fazer, usando mostarda, cebola...
Costela de Porco no estilo Outback Veja a receita de uma costela de porco assada que nem a feita no Outback. Com ingredientes mais baratos mas que deixam o sabor idêntico. E ainda de br...

Compartilhe:

  • Godoy

    Pô, tio Butcher, filé mignon? Podia jurar que era contra filé. Não acho que mignon tenha uma textura adequada para isso.

  • Sobrinho Godoy, eu pensava que era contra filé, mas nas pesquisas que eu fiz descobri que era mignon. mas pode fazer com a carne que vc achar melhor!!!