Conheça o Filé Oswaldo Aranha

Viver é a melhor e mais bela forma de morrer.

Com essa bela frase que começamos nossa receita de hoje. mas vocês me perguntam: Por que isso? Por causa do Filé Oswaldo Aranha.

Filé Oswaldo Aranha, o prato mais carioca de todos

Filé Oswaldo Aranha

Créditos: Geppos Restaurante

Nossa receita de hoje é o prato mais carioca de todos os tempos e o nome desse prato é em homenagem ao ilustre diplomata Oswaldo Aranha, autor dessa e de inúmeras outras frases. Ok, mas por que ele tem um prato em sua homenagem? Então senta que lá vem história…

A história do Filé Oswaldo Aranha

Entrada do restaurante Cosmopolita

O prato recebeu esse nome em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que entre as décadas de 1930 e 1940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, cujo apelido era “Senadinho” na Lapa, Rio de Janeiro, local de concentração de políticos na época. Ali o diplomata costumava almoçar o prato que levou seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio.

Boa! Você já sabe o motivo do nome, mas e a receita, você sabe?

Deixa com o Butcher! Os ingredientes abaixo são para 4 pessoas (ou dois The Butcher 🙂 )

Ingredientes para o Filé Oswaldo Aranha

Filé cru

Créditos: clkao

  • 4 bifes de filé mignon alto (cerca de 200 g cada)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 10 dentes de alho macerado frescos
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo do Filé Oswaldo Aranha

Aqueça uma frigideira, de preferência grossa (ferro), e ponha a manteiga. Quando a manteiga derreter, ponha os bifes e corrija o sal e a pimenta, deixando o bife fritando por 4 minutos de cada lado. Em outra panela, aqueça o azeite e ponha o alho macerado até dourar. Ponha os bifes em uma travessa e regue os bifes com o alho dourado.

Ingredientes para a Farofa

Frigideira cheia de farofa

Créditos: Jean-Michel Dentand

  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 xícara de farinha de mandioca crua
  • 3 ovos misturados (gemas e claras)
  • Salsa e cebolinha picados
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo da farofa

Em uma panela aqueça a manteiga e ponha as cebolas. Quando as cebolas estiverem translucidas, ponha os ovos e espere até eles estiverem durinhos. Quando eles estiverem prontos, ponha a farinha de mandioca crua e misture bem até ficar bem misturado. Corrija o sal e a pimenta, acrescente a cebolinha e a salsinha e pronto.

Dica do Butcher: pode acrescentar bacon, mas ai sugiro não usar manteiga, use o próprio bacon pra deixar a farofa molhadinha, frite o bacon com as cebolas. Você também pode incrementar sua farofa com azeitonas e pimentões verde picados.

Ingredientes para as Batatas Portuguesas

 

Batatas portuguesas

Delícia s2

Créditos: Mario Amaya

  • 2 batatas grande cortadas em rodelas de 1/2 cm
  • 1 pimentão cortado em tiras
  • Endro em sementes (endro é uma erva aromática, também conhecido por aneto ou dill. É muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas)
  • Sal e pimenta-do-reino
  • Óleo para fritar

Modo de preparo das batatas portuguesas

Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as rodelas de batata até dourarem. Retire e deixe secar em papel toalha. Coloque o pimentão e frite um pouco. Retire e misture com a batata e tempere e salpique endro à gosto.

Qual cerveja harmoniza com o Filé Oswaldo Aranha

Garrafa da cerveja Schmitt Barley Wine

Recomendamos a Schmitt Barley Wine, uma cerveja de coloração âmbar, bastante turva. Colarinho branco denso e persistente. Notas cítricas, com cravo e lúpulo no sabor. Aroma floral. Lembra uma Weiss, porém é bem mais encorpada. Mas eu também aconselho um bom chopp Brahma, fica perfeito.

Finalizando

Galera, aconselho a todos lerem a biografia desse grande homem que foi Oswaldo Aranha, amplamente homenageado em Israel.

That’s folks guys , mas semana que vem tem mais.

E ai vcs já curtiram nossa Fanpage? Curtam que vem super brindes PdB por ai!

Você também gostará desses

Bar de gelo no Rio de Janeiro Com um calor de matar, um bar de gelo no Rio de Janeiro promete ser a sensação do verão. Feito totalmente de gelo, num total de 130 toneladas de gelo....
Filé com conhaque e cerveja Veja a receita, os ingredientes e como preparar um filé com conhaque e cerveja, um delicioso prato etílico que dá pra fazer bem rápido e facilmente. C...
Picanha Invertida Aprenda a fazer uma picanha de um modo diferente: a picanha invertida. Você coloca a picanha do lado inverso e recheia ela com linguiça e queijo provo...
Hambúrguer caseiro: veja formas deliciosas de prep... Veja a história de um dos pratos mais adorados e consumidos hoje em dia: o hambúrguer. Veja histórias, ótimas receitas e harmonizações com algumas cer...
Receita de Carne Assada Veja a receita para a preparação de uma bela Carne Assada feita na cerveja preta. Uma receita bem simples e fácil de se fazer, usando mostarda, cebola...
Strogonoff de carne com vinho tinto Veja uma variação etílica do delicioso e famoso prato, o Strogonoff de Carne. Leva vinho tinto seco na receita e é fácil e rápido de se fazer. Confira...