Grãos da cerveja

Curso de fabricação de cerveja na Confraria do Marquês

“Curso de fabricação de cerveja na Confraria do Marquês, post com detalhes sobre o curso, apresentação, modelo, estrutura, entre outras informações necessárias.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 7.75 out of 10)
Loading...

Cerveja e paisagemCréditos: Lone Primate

E ae meus nobre, tranquilidade pura? Venho aqui para falar de um curso que farei neste sábado, dia 19 de setembro de fabricação de cerveja. Isso mesmo, agora o PdB está evoluindo e já estou evoluindo num curso de como fazer cerveja, porque beber já estou indo bem, então vamos passar de nível pra ver no que que dá.

Mas não fiquem pensando que um curso de fabricação de cerveja é algo que você fique bebendo até morrer, experimentando cervejas o tempo todo até sair direto pro hospital. Infelizmente não é assim e vou explicar um pouco de como funciona a coisa toda.

A Fabricação da cerveja

O curso tem duração de 8 horas num único dia, ou seja, um terço do sábado bebendo, o que não foge muito da estrutura etílica de um sábado agitado. O objetivo do curso é de iniciar cervejeiros, divulgando o método da Confraria para produção de cerveja caseira nos mais variados estilos. E eu jurava que era pra falar besteira e beber o dia inteiro. 😀

Primeiro a teoria

Mas antes da fabricação e tudo mais, a galera da Confraria faz uma abordagem teórica sobre cerveja, seus ingredientes (água, malte, lúpulos, adjuntos) e um panorama do processo de produção, ressaltando os aspectos comuns da produção industrial e artesanal. Sempre em algo prático temos que ter pelo menos o básico da teoria e confesso que estou bastante curioso nessa parte e não somente a parte artesanal.

E finalmente a mão na massa, ops, no malte

Grãos da cerveja

E pensando na prática, nos bebedores de plantão, os alunos colocam a mão na massa, ou melhor, no malte, para vivenciar a produção de uma leva de cerveja Pale Ale. E tudo isso começa às 11h.

O legal é que eles traçam um paralelo entre o artesanal e o industrial, iniciando a produção de uma leva de cerveja, sendo a receita disponibilizada aos alunos. E isso vai da moagem do blend de grãos até a inoculação da levedura, passando pela brassagem (cozimento), recirculação, filtragem e lavagem do malte, fervura, lupulagem, resfriamento e aeração do mosto.

As fases posteriores (fermentação, maturação, envase e refermentação) são objeto de exposição teórica. Também não pra fazer uma cerveja de qualidade num espaço de curto tão pequeno né? Tá querendo demais.

Comes e muitos bebes

Cervejinha pã? Showdi!

Cervejinha pã? Showdi![ /caption]

Créditos: swardraws

Logicamente que uma boa cerveja tem que vir acompanhada de uns petiscos, umas comidinhas, etc. E logicamente que a Confraria pensou nisso e também disponibilizará um almoço esperto e uns petiscos durante o bate papo no curso.

Achei sensacional também as palavras do Mauro, um dos “caras” da Confraria que tive o imenso prazer de conhecer e aprender algumas coisinhas sobre cerveja:

O curso, além de ser uma forma de divulgar sem segredos os nossos conhecimentos, acaba sendo um agradável e divertido momento de confraternização em torno da cerveja.

A Confraria Marquês

Marca da Confraria do Marquês

Lembro quando comecei a ter vontade de fazer um curso de cerveja e fiquei sabendo do Leonardo Botto, camarada já conhecido no mundo etílico e corri atrás disso, mas foi quando eu descobri a Confraria Marquês, que deu aula pra praticamente todos os cervejeiros de qualidade do Brasil e o curso valia muito a pena.

E o que eu acho mais legal da Confraria é eles trazerem para internet essa informação bem útil para apreciadores, como eu, de cervejas artesanais de qualidade. E sabemos que a internet ainda é um pouco pobre de conteúdo sobre cerveja artesanal e estamos tentando enriquecer isso agora 😉

Finalizando

Bom galera, semana que vem então eu publico sobre o curso e o resultado todo do curso e falo aqui se realmente a Confraria é boa mesmo 😀 Claro que eu acredito que sim e não espero a hora de já colocar a mão no malte e experimentar algumas cervejinhas.

Se você estiver interessado em participar do curso, entre em contato conosco que podemos criar uma turma pra fazer e rolar um desconto 😉 Aquele abraço.

Você também gostará desses

BeerCards Fest Saiba mais sobre o primeiro evento cervejeiro do BeerCards, o jogo fodástico sobre cervejas artesanais, o BeerCards Fest. Um evento sobre a cultura ce...
Sommerfest 2013: A Oktober de Verão Você sabia que em janeiro acontece uma Oktoberfest de Verão? Sim, isso mesmo, a Sommerfest, que rola em Blumenau sempre no mês de janeiro com muita mu...
OktoberJack, a Oktoberfest no Rio de Janeiro Vem aí o evento etílico OktoberFest. Mas para quem não tem condições de ir para Blumenau, tem um acessível pra galera no Rio de Janeiro, o OktoberJack...
Pão de Açúcar e Wals lançam a Cerveja 65 anos O Grupo Pão de Açúcar e a cervejaria Wals lançam a Cerveja 65 anos, uma cerveja em comemoração aos 65 anos do Grupo. Uma Witbier bem gostosa e refresc...
Brasil Brau 2015 Começou o maior evento de tecnologia cervejeira, o Brasil Brau 2015. que em conjunto com o Degusta Beer & Food, junta todas as novidades cervejeiras.
Burn, Sagres e Amstel: 1 semana, 2 eventos, 3 lanç... Ocorreu dois eventos pra lançamento de três cervejas no Rio de Janeiro: a Burn Baby Burn, Sagres e a Amstel. Grandes eventos, boas cervejas. Confira a...

Compartilhe:

  • Fiquei curioso, quanto custa? Não deve ser barato…

  • @Julio Tá fechado em R$300, mas dependendo da galera, o preço pode diminuir 😉

    • Marcos

      Gostaria de fazer um curso sobre fabricação de cerveja…. como poderemos marcar ou quando vc vai fazer o próximo.

      Aguardo retorno

      Marcos

  • Puxa, até que não é tão caro assim! Para quem quer iniciar uma nova profissão ou começar a trabalhar com cerveja artesanal, esse curso não é nada mal!

  • Com toda certeza Julio. Acho bem justo principalmente pela qualidade da cerveja e qualidade dos professores

  • Lady Margarita

    Nossa…

    Adorei isso…

    Não é caro, aprende mto…

    Poxa, quero ver o post do resultado disso tudo..

    E se der certo mesmo, tem que fazer umas pra nós ein Dono? 😉

  • Pode deixar Aninha. Eu pretendo aprender e começar a criar cervejas mesmo e mandar pro comércio 🙂

    E espero no próximo curso levar a galera do PdB 😉

    Beijão

  • CARLOS

    ESTA FOTO DO GATO FOI DEMAIS,GOSTARIA Q MEU CACHORRO TOMASE MAIS Q ELE ,ASSIM ELE NÃO ME LAMBERIA

  • sebastiao e. romao

    tdo legal, mas kd o endereço, c vou achar o local, o q devo fazer para localizar, tem um local de referencia q não seja cerva

  • Abilio Simeão

    To em duvida entre esse que você fez e o do Botto. O que você achou do curso?

    • Ola, Abílio. O Botto fez seu curso de cerveja artesanal com o pessoal da Confraria do Marques. Nossa recomendação é fazer com eles mesmo 😉

      Abs