Design de Garrafas de Vinho

Taça de vinhoCréditos: jawcey

Depois de muito tempo longe, venho aqui apresentando esse post, que vai pra galera que gosta de Design e estilo.

Todos já devem ter percebido que as garrafas de vinho são bem estilosas. Até mesmo as mais simples já são bonitas, mas lógico, não estou falando daqueles garrafões de 5 litros de Sangue de Boi, Cantina da Serra, Mar de Espanha, entre outras atrocidades, estou falando de vinho de qualidade. Tendo vinho de qualidade, as garrafas, geralmente, vão junto na qualidade e vice-versa.

Abusando na arte de criar garrafas de vinho

Mas claro que algumas empresas inovam e abusam da criatividade e produzem o vinho com garrafas muito estilosas e inovadoras. Uma boa ideia na cabeça, uma boa equipe e um pouco mais de investimento faz com que o resultado seja satisfatório como os abaixo:

Família de Vinhos? – Gut Oggau Portrait

gutoggau-wine-portraits

Uma bela ideia. Mas não pense que você pode colocar seu rosto ali, não é assim também. O criador da ideia, Jung von Matt, usou como exemplo características de pessoas, família, estilos e colocou em cada vinho, uma assinatura única para eles. Como ele cita:

Assim como cada homem, cada vinho tem seu próprio caráter individual que vão desde jovens a maduros, de lúdico para o complexo. Nós atribuímos um rosto, uma história e um nome a esses atributos diferentes. Eventualmente, isso levou a um clã familiar típico com os avós, pais e filhos

Só acho que poderia ter melhorado na parte branca, ficou meio estranho, mas a ideia é fantástica.

Vinho ou perfume? – Very Chic

very-chic-wine-tasting-bottles

Bem estilizadas essas garrafas e com poucas proporções. Bem afeminadas também, pelo menos eu achei. Lembra um pouco aquelas paradas que as mulheres colocam na bolsa, etc, etc.

A ideia que eles querem passar é que para se provar um vinho de qualidade tem que ser lento, com cuidado. Concordo plenamente.

Garrafa gelada? Só com alumínio – Elk and Wolf Chardonnay

elk-and-wolf-chardonnay

Estilo junto com um objetivo: ter um vinho bem gelado. A empresa chegou a conclusão que somente uma garrafa de alumínio poderia chegar nesse resultado. Mas enfrentaram um problema, que foi convencer os adoradores de vinho da região, que só gostam de garrafas de vidro.

Pra evitar essa rejeição, eles inovaram no estilo e design da garrafa, dando um “olhar” refinado, estiloso e elegante.

Garrafa de vinho USB? – USB Port

usb-wine

Calma, calma, nem tanto. Essa foi uma jogada bem inusitada, pois existe uma nova lei que fala que se um vinho não vier de Portugal, não pode ser chamado de “port“. Com isso, o nome acabou ficando “USB Port Wine“, deram uma resolvida, digamos, bizarra.

Achei bem interessante o desenho da árvore e a porta USB tipo uma raiz.

Vinho ou marcha de carro? – Neil Ashmead GTS

neil-ashmead-gts-wine

Essa vai para os amantes de automobilismo. Muitos adoradores de vinhos gostam de carros também, pensando nisso e em homenagear Neil Ashmead, a empresa Fuller, da Austrália criou o Neil Ashmead  GTS, ou “Grand Tourer Shiraz“.

De quebra colocaram a tampa como um câmbio de seis marchas e uma assinatura do próprio.

Tem vinho brasileiro no pedaço – DolceVita

dolcevita-wine

E quem disse que brasileiro não é criativo? Estão muito enganados. E também temos vinhos de boa qualidade e um dos exemplos é o vinho DolceVita. Sua embalagem mostra fogos de artifício e cores bem fortes. Bem interessante, estiloso e sofisticado.

Lata de vinho? – Mini Garage Winery

mini-garage-wine

Se os caboclos das garrafas de vidro ficaram meio “sei lá” com as garrafas de alumínio, imagine com essas daí. Bem diferentes, eu particularmente gostei muito, me lembra um pouco aquelas garrafinhas que se coloca whisky e você anda com ela no bolso.

Produzidas numa antiga loja de tratores, muitos criticam se a qualidade do vinho fica permanente com o passar do tempo. Mas uma ferrugem não faz mal a ninguém 😀

Mais  recipientes inovadores – Versus

versus-wine-pouch

Depois do alumínio e da lata, agora mais essa. Praticamente uma bolsa de vinho e que ainda vem com um abridor acoplado na garrafa. Muito interessante o desenho do vinho na “garrafa”. Bem estilosa, só deve ser meio preocupante isso abrir do nada ou cair e explodir a bolsa 🙂

Vinho de mel? – Honey Moon

honey-moon-wine

Quando eu vi essa garrafa eu achei alucinante o design, muito bem feito e pensado, mas depois fiquei imaginando se o vinho era feito realmente com mel. E se sim, como seria o gosto. Uma incógnita, fazer o quê né?

Essa garrafa é uma homenagem a Lua de Mel, que aparece na primeira lua cheia de junho, primavera e que fica perto do primeiro dia do verão, melhor época para colher. Lógico que isso não é aqui no Brasil, pois em junho estamos no outono/inverno 😉

Vinhos acessíveis – Lazarus Wine’s Braille

lazarus-wine

Para finalizar eu mostro um vinho acessível. Sim, isso mesmo, acessível. Este vinho vem com um grande rótulo preto ou amarelo com escrita em braille. E o melhor de tudo é que tem uma descrição na base do vinho escrita em inglês, ou seja, todo mundo pode beber.

Muito legal e bem pensado.

Finalizando

Uma pequena mostragem dessa ótima combinação entre design e vinhos. Claro que existem lindas garrafas de cerveja, entre outras bebidas, assim como copos, basta ter criatividade.

Vi no The Cool List

Você também gostará desses

6 lindas garrafas de cerveja Cerveja de qualidade não é somente ter uma cerveja deliciosa, mas também ter uma garrafa e rótulo de qualidade, bem produzido e que seja belo. Confira...
E viva São João!!! Estréia de Chico Salinas no PdB com dicas e receitas para aproveitar as famosas e etilicamente regadas festas de São João.
Amor é cerveja, sexo é tequila. O que é o amor e sexo pra você? Veja a diferença entre as bebidas, quais que têm mais a ver com o amor e quais que têm mais a ver com o sexo. Qual voc...
5 porres para tomar antes de morrer Todo mundo deveria tomar pelo menos um porre antes de morrer. Existem diversos tipos de porre, cada um com sua "força". Veja uma lista com cinco porre...
Arte Moderna e cerveja: uma crítica diferente! Veja uma uma crítica diferente sobre o tema Arte Moderna e cerveja. Design de algumas latas pela visão do renomado Milton Glasser e Afonso Tresdê. Con...
É possível que o álcool aumente a qualidade de vid... Recentes pesquisas, mostram que o consumo frequente, mas moderado de álcool, pode trazer benefícios para o ser humano, a longo prazo. E você, acredita...