Dia do Químico

Você sabia que 18 de Junho é o dia do químico? Então nada melhor do que juntar as duas coisas que me movem todo dia: química e álcool.  Já sabemos de todo o processo de fermentação que ocorre há séculos e séculos no preparo de cervejas e vinhos, mas você sabe como ele funciona?

Como funciona?

química e cervaja artesanal

Devagaaar…

Na real é que a fermentação  é um processo no qual uma substância se transforma em outra, passando por um processo biológico anaeróbio que quebra a glicose liberando energia que será utilizada por um microrganismo, CO2 e o nosso querido etanol.

Mas o quê???

Pera. Vai lá pegar uma cerveja que eu vou te explicar esse troço direito.

Existe um bichinho que precisa se alimentar, aí ele pega a cana-de-açúcar num lugar sem oxigênio nenhum (não conta pra ninguém, aqui no Brasil eles colocam um pouco de oxigênio sim, mas é segredo nosso!) quebra a glicose da cana pra obter energia e libera gases, ficou constipado, coitado… Esse gás é o CO2. Dessa forma é produzido tanto o dióxido de carbono e nosso amado etanol.

Mas olha, nem só de fermentação vive as pessoas.

Sabemos que existe bebida destilada, que diferente do processo de fermentação, é um processo de separação de mistura. E para além dos processos de produção de álcool, há também vários drinks que brincam com a química, usando por exemplo o conceito de densidade.

Já ouviu falar de Rainbow Shot?

Rainbow shots

QUERO!!!!

Créditos: andrew jay

É um drink super fácil de fazer, no qual as bebidas que compõem o drink possuem densidades diferentes. Sendo assim, a mais densa fica embaixo enquanto que a menos densa fica em cima. Dessa forma ao colocar no copo, eles se misturam e formam as cores do arco-íris!!

É bem legal e super dá pra brincar de químico, tirando onda explicando a densidade das bebidas na sua festa.

Se liga na receita em homenagem ao dia do químico:

Em um copo Mixer:

  • 1 dose de Grenadine
  • Gelo até a metade

Usando uma colher bailarina, despeje com cuidado:

  • 1 dose de Suco de Limão adoçado
  • Meio copo de Suco de Laranja
  • 1 dose de Vodka
  • 1 splash de Curaçau Blue

Despejar rapidamente em 7 copos de Shot

Pronto, agora é só beber.

Você também gostará desses

La fiesta! Uma festa que apresenta diversos drinks, muitos até então desconhecidos/não degustados.
Fliperama e Cerveja A grande maioria dos leitores do Papo de Bar, é chegada numa cervejinha. E fliperama? Se tiver fliperama e cerveja? Vem comigo para mais uma partidinh...
Você gosta de pizza? E de cerveja? Conheça a Pizza... Conheça a Pizza Beer, uma cerveja que tem gosto de pizza. Feita com ingredientes típicos de uma pizza, como tomate, alho, dentre outros.
Ninkasi, a Deusa da Cerveja Ninkasi foi a Deusa da Cerveja e possui um Hino sobre ela, com a primeira receita de cerveja, por volta de 1800 A.c.
Armageddon, a cerveja mais forte do mundo Conheça a Armageddon, uma cerveja que tem 12x mais álcool que as cervejas convencionais, ou seja, 65% de graduação alcoólica. A cervejaria responsável...
Cerveja sem Álcool dá onda! Uma grande dúvida que muita gente tem é se a cerveja sem álcool deixa as pessoas bêbadas. Veja o que é mito e que a cerveja sem álcool só dá onda, dei...