Dia mundial da cachaça

“A homenagem do PdB para o Dia Mundial da Cachaça, curiosidades, história e a famosa caipirinha.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (25 votes, average: 8.72 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Garrafas miniaturas de cachaçaCréditos: Ludmila Tavares

Você sabia que hoje, dia 21 de maio, é dia mundial da cachaça? Ela, bebida que tem a cara do brasileiro, tipicamente brasileira mesmo, adorada e odiada por muitos.

Amada principalmente pelos mineiros, onde reside os grandes bebedores de cachaça, mesmo que desconhecidos. E também muito amada por ser a bebida que compõe a também brasileira caipirinha.

E logicamente que o PdB não poderia ficar de fora dessa e deixar sua homenagem.

Informações do mercado cachaceiro

O interessante é saber que o Brasil conta com mais de 40 mil produtores de cachaça, sendo 4 mil marcas no total. Um número bem considerável e assustador que me faz lembrar que eu experimentei por volta de 1% do total de marcas de cachaças nacionais.

Cachaça regionalizada

E se você pensa que o estado de Minas Gerais é o único destacado e o que mais produz, está enganado, pois os estados brasileiros que se destacam na produção da cachacinha são São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. E destes relacionados, somente a Paraíba fica fora dos estados que mais consomem, que são São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Curiosidades sobre a cachaça

Logicamente que eu não deixaria de fora algumas curiosidades sobre essa bebida, como nomes, histórias, caipirinha, etc.

Nomes da cachaça

E claro que a cachaça possui vários nomes, que variam de local pra local. Dentre eles posso citar: pinga, branquinha, marvada, água que passarinho não bebe, purinha, entre outros vários.

História do Brasil e cachaça

As histórias do Brasil e da cachaça praticamente andaram juntinhas, pois as primeiras mudas chegaram em 1502, trazidas pelo português Gonçalo Coelho. Apenas 2 anos de diferença, bem coroa já 🙂

Escravidão da cachaça

A branquinha foi a principal bebida dos escravos. Eles que iniciaram a produção de maneira, digamos, alternativa. Ok, ok, clandestina, ou seja, a pirataria já existe tem tempo 😛

O Brasil, a cachaça e a caipirinha

Copo de caipirinhaCréditos: mr91nk

Todos nós sabemos que a caipirinha é, depois da cachaça, a bebida mais brasileira de todas. Eu diria que mais adorada que a própria cachaça, pois muitos não gostam do gosto forte devido ao alto teor alcoólico da cachaça. Podemos citar as mulheres nessa listagem, que 99% delas adoram caipirinha, enquanto somente umas 90% gostam, realmente, da cachaça pura.

Bebe fdp

Bebe fdp

Créditos: Pairazaweb

Claro que eu estou supunhetando isso, os números podem ser diferentes. Mas que os resultados após algumas bebedeiras cachaçais podem ser trágicos, isso sim. Podemos ver isso na foto acima 🙂

Finalizando

Bom, fico por aqui e a homenagem do PdB à cachacinha fica por aqui. E vocês? O que acham da cachaça? Gostam? Ou só gostam dela com algo a mais?

Você também gostará desses

Saquê: Bebida tradicional e contemporânea A bebida da vez agora é o saquê, direto do Japão. Contamos sua história, sua popularidade e crescimento no Brasil devido a deliciosa mistura da caipir...
Mulheres e Bebidas – Um estudo sobre persona... Um estudo sobre a personalidade feminina de acordo com a bebida que ela escolhe beber em um bar. Entenda como isso pode mudar a sua vida, e o placar d...
Qual é a sua Eterna Busca? A "eterna busca" do seu Jorge é a cachaça mesmo? Óh dúvida retardatária ignorante! Aproveitem o papo e revelem A sagatiba de suas vidas!
A Cachaça conta com rigoroso processo produtivo Pegando um gancho de sustentabilidade devido ao Rio+20, vamos comentar sobre o processo de produção de uma cachaça. Os procedimentos, funcionamento, t...
Mineiras e cachaças Quem disse que mulher não bebe cachaça? Bebem sim, principalmente as mineiras, campeãs nessa modalidade e que ainda botam muitos homens no chinelo.
Tequila, o verdadeiro afrodisíaco Uma amostra de como a tequila pode ser um afrodisíaco e algumas alternativas mais baratas caso você esteja sem grana.

Tags:

Compartilhe:

  • Moisés

    Podemos Bebemorar entao =]

  • ahhh a boa e velha branquinha, antes do almoço pra abrir o apetite, sem igual. (:

    Abraços PDB e compania.

    Parabéeeens Marvada.

  • salve salve

    cana é sempre bem vinda.

    os AMIGOS DA CACHAÇA (AdC) bebemoram tb.

    no nosso site muitas curiosidade e dados sobre as mais diversas cachaça.

    agora eu vou, pq as branquinhas (loirinhas tb) me esperam

  • Juice

    Parabéns cachaça, vc não envelhece nunca…

  • Grilão89

    Podemos Bebemorar entao =] (2)

    Aliás, podemos não, devemos!

  • Samir

    Tá ai uma das minhas bebidas favoritas!

  • E pensar que antigamente cachaça era bebida de gente pobre, de bebum. Pelo menos é o que diz meu pai, que é cachaceiro desde sempre.

    Adoro! Pura ou com algo mais, para mim é só estar bem geladinha que desce suave!

    bom d+!

  • William

    ahhhhh comemorei com estilo ….. ehauiase

  • Tinha ser decretado feriado!

    Seria uma justa homenagem a nossa sagrada cachaça.

  • E eu ainda sou "obrigado" a morar a 200 e poucos km de Salinas. Festival Mundial da cachaça, sofrimento d++. suahauhsuahsuahuh

  • Itamar Franco, o sábio que decretou dia 21 de maio o dia mundial da cachaça…

  • Alexandre

    Tem uma cachaca muito boa para indicar para vcs….
    http://www.papocachaca.com.br/

    ganhei uma garrafa e aprovei.

    Premiada com o selo de prata pela USP.

  • puts, cadastra ela la no nosso site.

    Amigos da Cachaça

  • Gnomo

    “Já bebi da branca, já bebi da amarela,
    só não bebi da vermelha porque não inventaram ela.”

  • Vera

    Ja tomou a caçacha LIMEIRA? oh cachacinha boa, essa é de primeira

  • luiz

    receita de caipirinha. 2 doses de pinga, meia limada persia, 3 cubos de gelo,1 pitada de acucar, antes um torresmo para salgar.