Diageo World Class Competition 2014

O Papo de Bar esteve presente na segunda etapa do Diageo World Class Competition no dia 19/05. Oito finalistas competiram por uma das 50 vagas na etapa mundial, que vai rolar no Reino Unido de 26 de julho a 02 de agosto e o vencedor daqui leva o título de melhor bartender do Brasil.

O vencedor do Diageo World Class Competition vai competir no Reino Unido

Conversei com o embaixador da Diageo no Brasil, Murilo Marques, que explicou que um dos intuitos dessa competição é dar destaque para o trabalho desses profissionais tão criativos.

Murilo Marques, embaixador da Diageo no Brasil

Murilo Marques, embaixador da Diageo no Brasil

Entre os finalistas estavam: Braynner Scherz, do restaurante Loft, representando Recife, Ed Carneiro, de Campinas e representando São Paulo: Matheus Cunha (The Sailor Pub), Patrick Jardim (bar.), Laércio Silva (La Maison Est Tombeé), Kennedy Nascimento (Epice), Adriana Pino (Candela), e Jairo Gama (Jet Leg Pub).

A primeira etapa da final aconteceu na parte da manhã, onde os competidores tiveram que mostrar 2 criações pessoais, uma utilizando a vodka Cîroc e outra, o gin Tanqueray, em diferentes momentos. Foram avaliados os seguintes itens: criatividade, equilíbrio dos sabores, apresentação do drink, habilidades técnicas, expressividade do destilado e tempo de apresentação. Entre os jurados estava Erik Lorincz, embaixador mundial da Diageo e vencedor da etapa mundial do World Class em 2010.

Na parte da tarde, foram selecionados 5 finalistas para a última etapa: Jairo Gama, Kennedy Nascimento, Laércio Silva, Patrick Jardim e Matheus Cunha.

Seleção dos ingredientes dos drinks do Diageo World Class Competition

Esta etapa final foi composta por um desafio, onde os participantes receberam um briefing para a criação de 2 drinks inéditos. Eles tiveram 10 minutos para selecionar 10 ingredientes para a concepção.

Concepção dos drinks

Concepção dos drinks do Diageo World Class Competition

Na primeira fase da etapa final, os competidores tiveram 50 minutos para elaborar uma releitura dos clássicos Old Fashioned, Mint Julep ou Whiskey Sour, utilizando o whiskey Gold Label Reserve. Em seguida, deveriam fazer a apresentação e a preparação do drink para os jurados.

Drinks da primeira fase da etapa final do Diageo World Class Competition

Primeira etapa dos drinks do Diageo World Class Competition

Na segunda fase da etapa final eles tiveram mais 50 minutos para criar um punch (ou ponche), utilizando o rum Ron Zacapa, seguido de apresentação e elaboração para os jurados.

Drinks da segunda fase da etapa final

Segunda etapa dos drinks do Diageo World Class Competition

O grande vencedor e agora o Melhor Bartender do Brasil foi Laércio Silva, mais conhecido como Zulu, do La Maison Est Tombeé. O segundo lugar ficou com Kennedy Nascimento, do Epice, e o terceiro lugar, com Matheus Cunha, do The Sailor Pub.

Troféus do Diageo World Class Competition

Vencedores do Diageo World Class Competition

À esq. Kennedy Nascimento (2o); Zulu, no centro (1o); à dir. Matheus Cunha (3o.)

Zulu irá representar o Brasil na etapa final no Reino Unido. O Papo de Bar deseja uma boa disputa a ele!

Veja o que mais rolou no evento:

Você também gostará desses

Burn, Sagres e Amstel: 1 semana, 2 eventos, 3 lanç... Ocorreu dois eventos pra lançamento de três cervejas no Rio de Janeiro: a Burn Baby Burn, Sagres e a Amstel. Grandes eventos, boas cervejas. Confira a...
Talentos do Samba 2013 Antarctica A Antarctica dá continuidade ao projeto Talentos do Samba e chama, além de Arlindo Cruz, o sambista Dudu Nobre pra compor o júri artistico. Confira!...
CointreauFizz e o Motorista Cointreau te levam pra... Confira o drink CointreauFizz, uma novidade da marca Cointreau. Um drink e campanha apresentados pela deliciosa pin up Dita Von Teese. Confira os deta...
Beer Sommelier World Championship O Brasil receberá pela primeira vez o Beer Sommelier World Championship, que acontecerá no Degusta Beer & Food. Veja algumas dicas sobre cervejas e ha...
Cocktail Festival Combine que Combina Bacardí A Bacardí iniciou uma campanha interessante chamada Combine que Combina, onde vários drinks que parecem complicados são feitos, mostrando sua simplici...
ExpoVinis Brasil 2011 e um pouco da história do Vi... Um pouco sobre a história do vinho e principalmente sobre o maior evento sobre o vinho do Brasil, a ExpoVinis Brasil. Na sua 15ª edição, vem com muito...