É o hoje o dia: Downtown Oktoberfest 2015

Fala galera linda! Quero saber por onde andam os cervejeiros cariocas de plantão, pois hoje começa um grande festival de cerveja na Cidade Maravilhosa: O Downtown Oktoberfest 2015 vai até dia 1º de novembro e chega com intuito de apresentar novas cervejas e oferecer boa estrutura para os apreciadores de uma boa cerveja artesanal!

Festival, festival, festival…

No mês de agosto desse ano, o Shopping Downtown, promoveu o Beer Festival e foi um sucesso. Mais de 15 mil pessoas estiveram passeando e degustando diferentes cervejas no shopping a céu aberto. Baseado nisso, a expectativa para o Downtown Oktoberfest 2015 é grande e faz todo sentido.

Um dos organizadores do evento, o sommelier Gustavo Renha, define as pretensões do festival assim:

Vamos fazer o que o mundo atual da cerveja faz de melhor, misturar com limites, o clássico e o inovador.

Garçonete Oktoberfest Alemanha

Ele afirma ainda que todas as cervejas participantes do evento têm alguma ligação com a escola alemã:

Oktoberfest no Rio nunca tem uma temática verdadeira, é sempre um monte de cerveja liberada e ponto. Por isso, resolvi fazer da nossa forma: banda alemã, campeonato de chope a metro, palestras com profissionais do setor, gastronomia alemã e tudo o que a festa legítima tem que ter.

Além disso o nome do evento, vem também inspirado na famosa Oktoberfest de Munique, na Alemanha. No Brasil, evento semelhante acontece em Blumenau, no Rio Grande do Sul, mas muitos entendem como um local onde as pessoas só querem beber e encher a cara. A ideia do evento carioca, é receber famílias e fazer de tudo para que tenham uma grande experiência, tanto que haverá até um espaço infantil para os pais que levarem seus filhos pequenos.

Quais cervejas estarão presentes no Downtown Oktoberfest 2015?

No total haverão 28 cervejarias expondo suas delícias! Entre as mais conhecidas e frequentes nesses eventos, teremos: Erdinger, Paulaner, Trópica, Irada, Hocus Pocus, além de tantas outras. A marcas foram estimuladas a criar ou recriar receitas para se enquadrarem no estilo alemão e manter a ideia original do evento.

Irada Rótulo

Quem vai aproveitar o Downtown Oktoberfest para se lançar, será a cerveja Rio Carioca, que têm as raízes cariocas como fonte de inspiração. Serão apresentadas a Pilsen Responsa e a Trigo Especial.

Rio Carioca Rótulo

Na parte de comidas, além dos restaurantes do shopping, estarão no Downtown Oktoberfest 2015 o Bar da Frente, Adega do Pimenta e Rosita, onde os 3 deverão apresentar ao menos um prato/petisco com características típicas alemãs. Para completar, Renha conta que: “Em um espaço coberto, teremos também um Biergarten com aquelas gigantes mesas comunitárias típicas da Oktoberfest, que ajudam o pessoal a interagir.

Finalizando

Eu, particularmente, adoro esses festivais! Acho um belo programa para ir com pessoas queridas e beber cervejas de qualidade. Dá para conhecer incríveis rótulos e degustar aqueles que você já gosta. Torço para que seja um sucesso absoluto e para que aconteçam mais eventos cervejeiros de qualidade Brasil a fora!

Aquele abraço!

Você também gostará desses

Curso de fabricação de cerveja na Confraria do Mar... Curso de fabricação de cerveja na Confraria do Marquês, post com detalhes sobre o curso, apresentação, modelo, estrutura, entre outras informações nec...
Festival Brasileiro da Cerveja 2013: O melhor da h... Veja o resumo do que aconteceu no quinto Festival Brasileiro da Cerveja, as cervejas participantes, os prêmios, o público presente, os stands. Confira...
Vin Première O evento Vin Première traz João Valduga e seus grandes produtores de vinho à Salvador. Serão 120 rótulos para degustação para todos os gostos. Confira...
8º encontro nacional das AcervAs Conheça o 8º encontro nacional das AcervAs, um evento cervejeiro que ocorre todo ano e que nesse ano será em Curitiba. Muitas cervejas, palestras, con...
Degustação orientada com Garrett Oliver, da Brookl... O Papo de Bar foi numa degustação com Garrett Oliver, da Brooklyn Brewery, em São Paulo. Um evento com ótimas cervejas artesanais.