Drink, Coquetel e Batida: suas técnicas, categorias, definições e diferenças

Boa tarde galera do PdB. Cá estou eu mais uma vez pra passar um pouco de conhecimento para os bartenders, curiosos sobre bebidas e “Cachaceiros” sobre algumas técnicas de bar. Pois bartender é uma profissão, e como qualquer outra, requer tempo, estudo, degustação, técnica, paciência e muita, mas muita prática.

Vocês sabem a diferença entre drink, coquetel e batida?

Acho importante falar sobre isso, porque nós, brasileiros, adoramos generalizar e achamos que a denominação Drink serve pra qualquer bebida misturada com outro ingrediente. Acredito que ficará mais fácil explicar a diferença entre Drink, Coquetel e Batida, escrevendo as definições de cada tipo de bebida. Então vamos lá 😉

O que é um Drink?

drink

Créditos: 

Os drinks, na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes: uma base e um complemento. Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks!

O que é um Coquetel?

Long Island Iced Tea

Já os coquetéis tem uma elaboração mais complexa, podem levar diversos componentes como licores, sucos, frutas e etc.

Três técnicas para preparar o seu Coquetel:

É importante dizer que abaixo estão as descrições básicas de cada técnica. Se você deseja conhecer as subdivisões, é bem bacana que leia este artigo até o fim. Nele falo exatamente sobre as 8 Técnicas de Preparo.

pina-colada-cocktail-glass

  • Batidos: Composição de difícil mistura, por serem bebidas bastante densas, sendo necessário bate-los (técnica shaker) para misturar melhor. Usa-se uma coqueteleira.
  • Mexidos: Bebidas de fácil mistura, por serem pouco densas, bastando apenas mexe-los para que se tornem homogéneos (Mixing Glass). Para a mistura, utiliza-se normalmente uma colher de haste longa, também chamada Bailarina.
  • Montados: São coquetéis cuja composição contém ingredientes de densidades diferentes. Estes coquetéis são preparados nos próprios copos onde serão servidos na hora. São bebidas com visuais mais exóticos, criando assim um visual mais bonito. Seus componentes devem ser colocados um a um no copo ou taça, um exemplo é o Coquetel Sex on The Beach.

O que é uma Batida?

Tecnicamente, batida é uma variação de coquetel, se por definição coquetel é a mistura de 3 componentes ou mais tendo uma base, a batida não deixa de ser um coquetel. Para se caracterizar uma batida é necessário uma base alcoólica ou sem álcool, um sabor de fruta e um componente cremoso (sorvete, leite condensado, mel, etc).

Como preparar uma batida:

Para se preparar uma batida é muito simples, utilizamos a Técnica Blend (liquidificador). Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.

Drinks, Coquetéis e Batidas e suas categorias

coqueteis

Créditos: 

Outra informação importante é você também identificar que dependendo de quais ingredientes é composta a sua bebida, ela pertence a uma das categorias abaixo, e, com isso, você saberá escolher o que beber em seu momento ideal. Seja antes, durante ou após uma refeição.

Estimulante de Apetite / Pré Dinner

São os autênticos aperitivos. Com sabores seco, semi-seco, amargo, ácido e salgado. Mistura os destilados com sucos de frutas ácidas, Vermutes e Bitters. Servidos antes das refeições. Dois exemplos são a Caipirinha e o Dry Martini.

Digestão / After Dinner

Apropriados para o consumo após a refeição. Dependendo dos ingredientes podem ser classificados como doce, semi-doce, cremosos. Um Exemplo é o Alexander.

Refrescantes

mojito

Créditos: Oxana Denezhkina

Bebidas destiladas misturados a suco de frutas, refrigerantes, água gaseificada e muito gelo, servidas em copos longos. O Mojito entra nesta definição.

Nutritivos

Bebidas com ingredientes ricos em calorias como, ovos, vinhos, cremes, mel chocolate, leite e açúcar. Exemplos Brandy Egg Nog, Smooth

Estimulantes Físicos

São coquetéis quentes, composto de bebida destilada, água quente e condimentos especiais. Recomendados para clima frio. Um bom estimulante é o Latte Macchiatto.

Finalizando

Então é isso, galera! Espero que tenham gostado. Fico por aqui e desejo ótimas misturas e experiências saborosas a vocês!!

Você também gostará desses

Drinks e receitas: Negroni e Tangerina Mecânica Aprenda a preparar um drink clássico, forte, porradão e bem fácil de fazer, o Negroni. Leva Vermute tinto, Bitter e Gin, pra destruir neurônios mesmo....
Drinks e receitas: Daiquiri Receita e como preparar um famoso drink, o Daiquiri (ou daikiri). Com uma bela história vindo de Cuba e bem fácil de ser feito, levando rum claro, suc...
O Titanic Alemão Um drink chamado Titanic Alemão, que diferente do navio, faz você ficar bem ligado e sem cair.
Drinks e Receitas: Céu Azul Receita de um drink nacional feito com cachaça, blue coraçao e suco de abacaxi, o Céu Azul. Um drink bem suave, leve, mas que pega depois de algumas d...
Drinks e receitas: Kir Royal Receita de um drink bem leve e gostoso, no estilo, com classe. É o Kir Royal, feito com Champagne e licor de Cassis e com uma cereja de enfeite. Vale...
Doce & Mojito: Perfeição feminina no Bar Dia 22 de setembro é o dia do sorvete. Nossa homenagem vai de forma etílica. Mostramos aqui um belo experimento, o Mojito de Sorvete. O clássico drink...