Drinks e Receitas: Dry Martini, só os inteligentes gostam!

Créditos: Allan Filgueira

Mais um drink especial pra vocês meus nobres, com história e receitas. Primeiro vamos com uma frase:

Se algum dia você vier a se perder na selva africana, nada de desespero. Sente-se sobre uma pedra e comece a preparar um Dry Martini. Eu garanto: em menos de 5 minutos vai aparecer alguém dizendo que a dosagem de gim e vermute está errada.

Disse um tal de Ernest Hemingway, famoso bêbado frasista,espécie de Jardel do álcool, que, nas horas vagas, era um dos maiores escritores da história, sobre a grande polêmica que acerca a receita do Dry Martini.

Dry Martini, a bebida mais famosa do mundo…

Créditos: h1r0

Acredito que, se você está aqui nesse site, lendo atento aos posts, você já ouviu falar milhões de vezes sobre Dry Martini, ou simplesmente Martini pros íntimos, porque, segundo o ibope, o ibge, o datafolha-se e o a.a., essa é a bebida mais famosa do mundo! Quiçá do sistema solar…

O Dry Martini é, também, uma das receitas mais antigas que se tem notícia (dos tempos de Dercy cabaço) pois foi criada, oficialmente, em 1910, no hotel Knickerbocker (Não! Não é Kickboxer!) por um barman chamado John Martini (Obviamente o nome não foi uma coincidência, né?) que queria agradar o mega-magnata Jon Rockfeller, que se hospedara no hotel.

Filho do Martini Rosso?

Créditos: Fico della Girandola

Há quem diga que o Dry Martini é uma variação do Martini Rosso que é de 1863, italiano de Turin, Criado por um Tal de Alessandro Martini. Mas essa história é mais turva e menos oficial.

É fato que o Martini não é um drink pra ser tomado num bar com a galera, depois do jogo, ou simplesmente pra confraternizar, pois, como ja diz no nome (Dry), é seco, bem seco, o que sugere uma degustação mais lenta e comedida, geralmente num momento mais introspectivo da nossa vida (ou vocês não sabiam que o psicológico influencia o degustar da bebida?), e, talvez por isso, seja a bebida predileta de inúmeros escritores renomados por aí. Aliás, um deles gostou tanto da bebida que escreveu um livro inteiro só sobre Dry Martini. O livro se chama “Stirred, Not Shaked!” e o autor é o glorioso John Doxat (Sim, outro John!).

Meu nome é Bond, James Bond…

Créditos: Jeannie.H

Falando em notáveis fãs do nosso DM não podemos esquecer do agente secreto mais conhecido de todos os tempos, ele mesmo! Bond, James Bond, baby! Só que ele toma uma derivação clássica do nosso clássico original, que é feito com vodka, e eu também vou soltar a receita!

Vamos começar as receitas então?

Agora chegou a hora que vou dar a cara pra baterem, e vou soltar as receitas!

Dry Martini Clássico:

  • 60 ml de London Dry Gin
  • 60 ml de Vermute Seco

Dry Dry Martini:

  • 110 ml de London Dry Gin
  • 10 ml de Vermute Seco

Vodka Martini:

  • 60 ml de Vodka
  • 60 ml de Vermute Seco

Preparo:

  • O Dry Martini deve ser servido numa taça de haste fina, préviamente gelada (Deixe-a no freezer por uns 20 minutos.);
  • Evite uso de gelo, para não macular a bebida;
  • As Bebidas também devem estar resfriadas;
  • Misture as bebidas num mixing glass.
  • NÃO BATA NO SHAKER, PELAMORDEDEUS!

Opcionais:

Créditos: swingdodger

  • Muita gente passa um limãozinho na borda da taça e cola um salzinho nela!
  • Muita gente mergulha uma azeitona na bebida!
  • Muita gente decora com um twist de limão (casca de limão cortada retorcida)!
  • Muita gente piga de uma a três gotas de limão!
  • Tem gente que ao invés da azeitona mergulha uma cereja!

…Experimente e escolha seu modo preferido!

Obs. Final:

Cubos de gelo ajudam a misturar as bebidas no mixing glass, e podem ser usadas APENAS NO MIXING GLASS, e depois jogadas fora sem ir pra taça. Mas como eu disse: Macula a bebida, no caso específico de bebidas secas.

Você também gostará desses

Drinks e Receitas: Gin Fizz Drink feito no método Fizz, o Gin Fizz. Uma deliciosa variação do Sour com o mais famoso dos destilados "fizzados". Feito com Gin, Suco de Limão e açú...
Tequila, Canela e Laranja – Loco Loco Conheça o drink Loco Loco, que é uma variação da tequila tradicional. Você pega uma dose de tequila ouro e bebe, mas ao invés de usar o sal e o limão,...
Choconhaque: uma bebidinha pra esquentar Tempinho frio, bem acompanhado em casa, nada como uma bebidinha alcoólica quentinha pra acompanhar, certo? Uma ótima receita de Choconhaque, confira!...
Xaropes Saborizados Os xaropes saborizados servem para dar outros sabores ao seu coquetel, combinando com frutas, sucos, chás destilados, de outros sabores diferentes.
Um dia dos namorados para solteiros Dia dos namorados que nada, o negócio é a noite dos solteiros com muita festa, bebedeira e tudo mais. Drinks como Margarita, Sex on The Beach, Astrona...
PdB Originals Drinks: Margarita Twist Um drink original do PdB criado a partir de uma bebida conhecida e admirada pelos bons bebedores, o Margarita, chamado Margarita Twist. Uma mistura de...