Drinks e receitas: Mojito

“O drink agora é o Mojito, bem refrescante e gostoso, bom pra aproveitar o retorno do calor. Feito com hortelã, rum, açúcar e água tônica, é uma ótima pedida no boteco.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (29 votes, average: 8.86 out of 10)
Loading...

Boa Noite meus caros! Que tal voltarmos a Cuba? Aproveitar que o calor está voltando e vamos aprender a fazer um Mojito bem refrescante! É uma boa, não é verdade meus nobres?

Tá! Mas o que ser Mojito?

Copo de mojitoCréditos: Tommy Gooch

Mojito é um drink tipicamente cubano de mais de 100 anos e extremamente refrescante. Quem contava a história desse drink era o nosso bravo escritor, e alcoolatra profissional, Ernest Hemingway. E ela era mais ou menos assim:

O almirante, velho lobo do mar, inglês, Francis Drake, no século XVI, aportou em Havana com seu irmão Richard e seus comparsas, em busca de escravos, mas chegando lá ficaram inebriados pelos encantos gastronômicos e alcoolicos da ilha. Primeiramente Richard que não era bobo, resolveu misturar então a aguardente com lima e hortelã e inventou assim um cocktail chamado “El Draque”, nome auto-homenageativo (já existia essa palavra antes de mim?), mas então Francis, que tinha um paladar mais refinado, substituiu a Aguardente pelo Rum e a Lima pelo Limão… E assim foi criado o primeiro protótipo do Mojito

Então depois disso os cubanos foram aperfeiçoando a mistura e a denominaram “Mojito”, que é o diminutivo de Mojo, que vem do folclore Afro-Americano e significa uma espécie de feitiço, encanto, e hoje é muito usado como sinônimo de Sex Appeal (Entendeu, baby?).

Vamos ao vídeo com o drink?

Ótimo! E a receita?

  • 1 dose de Rum Claro
  • 2 colheres de açúcar
  • 4 a 5 folhas de hortelã
  • Água Tônica

Coloque o rum, o açúcar e a hortelã no copo, depois massera isso tudo no copo, coloca gelo e completa com Água Tônica! Mole!

Ingredientes pra fazer o MojitoCréditos: Robert Sarkisian

Decora com um raminho de Hortelã pra ficar bonito!

Variações

  • Pode trocar a Água tônica por Soda. Fica legal.
  • Muitos especialistas recomendam usar o Xarope de Açúcar, ao invés do açúcar comum.
  • Pode colocar mais hortelã se seu paladar pedir.

É Isso! Beijos e/ou Abraços!

Você também gostará desses

CaipiWHAT?! O Brasil é conhecido também pelas sua caipirinha. Porém, sabemos como nós somos, o brasileiro inventou diversos tipos de caipi: caipisakê, Caipiroska,...
Xaropes Saborizados Os xaropes saborizados servem para dar outros sabores ao seu coquetel, combinando com frutas, sucos, chás destilados, de outros sabores diferentes.
Drink, Coquetel e Batida: suas técnicas, categoria... Você sabia que Drink, Coquetel e Batida não são a mesma coisa? Cada um tem suas técnicas, categorias, definições e diferenças. Confira agora as difere...
Tequila do inferno e Cia Já tomou uma tequila dos infernos? Conheça esse drink quentíssimo e de lambuja a marguerita e o famoso Kir Royal.
Sucos Gummy: como fazer, preparar o seu Os famosos sucos Gummy, que deixam as mulheres alucinadas por causa de seu gosto doce e praticamente imperceptível da vodka. Aprenda a fazer o seu!
Drinks Salgados e carnívoros Muitas pessoas gostam de drinks, certo? E todas as pessoas gostam de comer, principalmente coisas gordurosas. Que tal alguns drinks salgados e carnívo...

Tags:

Compartilhe:

  • E o limão que fala na historia, não vai nele? … talvez uma espremidinha fique bom …

    • Pode ser sim, dá um gostinha a mais, mas preferimos seguir a risca, mas mta gente também faz com limão e fica sagaz

    • barMANIAC

      Eu poderia ter incluído o limão nas variações sim!!! Obrigado pela dica!!! Mas receita original não tem mesmo não!!! Abraço, amigo.

      • Ricardo Alves

        Só fazendo uma resalva, embora fique ótimo sem o suco de limão, na lista oficial vai suco de limão sim.. 3 cl ou 30 ml

        Valeu galera adorei o site

      • Guilherme

        Nao achei nenhuma receita que não vá limão, você tem alguma fonte pra sua receita? você disse que é a receita original, então deve ser uma fonte confiável.

  • juliano

    òtima receita! Parabéns, só tem melhorado a cada post!!

  • Aline

    Como todas as outras que vi aqui, essa receita já tá inclusa no meu arquivo “beba essa porra”.

    Amei

    😉

    • não esqueça de me convidar qnd for beber Aline. =D

  • ca

    ja bebi isso na feira da providencia ahahahaha isso é horrivell
    odiei gastei $ a toa ahahahahahahahaha e ainda fiquei andando meio tontinha ahahah ok o seud eve ser bom mas esse eu n qro n rsrs

  • Murilo

    Bebidinha muito famosa aki na terra do tio sam!

    • De uns dois, três anos pra cá começou a ficar bem famosa e obrigatória em alguns bares, Murilo. É bem refrescante, combina com o clima daqui 🙂

  • André C. Cerqueira

    Bom dia!
    Uma recomendação é pesquisar so um pouco parceiro, porque o historico não segue esta linha de tempo (Tem muita coisa antes), o mojito original não segue esta receita e o contemporâneo muito menos!
    Se você seguir esta linha, saiba que tonica, limão e hortelã segue uma outra caracteristica de cocktail!
    Uma forma de contribuir para a divulgação correta do rceituário para o seu amigo!
    Abraços e drinks

    • barMANIAC

      Amigo,
      Criticas construtivas são bem recebidas!
      Eu não sou o dono na verdade, nem tenho a pretensão de escrever um livro com as histórias perfeitas e exatas dos drinks! Sou apenas um barman, amante do ofício (principalmente do produto dele ), que tenta compartilhar histórias dos nossos coquetéis favoritos, de forma totalmente informal e brincada, mas, obviamente, condicente com a verdade contada nas minhas fontes.
      Voltando a parte do “dono da verdade”, eu sou passível de erros e, mais que isso, posso vir a não achar a história perfeitamente detalhada, até porque, em TODAS que eu busquei até hoje encontrei controvérsias e versões diferentes (até porque tratamos de bebidas alcoolicas, né? a memória pode embaralhar.)
      E, por fim, os comentários aqui servem, não só para brincadeiras e elogios, mas também para interagirmos, acrescentarmos relatos e etc… Logo, se alguém vier aqui e acrescentar algo ao post, ou até mesmo corrigir alguma falha minha, estará contribuindo bem mais para a divulgação do receituário do que apenas me pedindo pra fazer melhor meu “trabalho”! E eu ficarei sinceramente agradecido pela ajuda e a soma cultural. E acredito que os amigos e colaboradores aqui também.
      Humildemente…
      Abraços

  • quero beber este bar

  • ei! dono do bar: vc também é o modafoca???
    então, existe uma aulinha sobre my beloved drink, marguerita (aliás, é assim ou margarita?)

    • sim, sou eu mesmo 🙂

      margarita está na nossa agenda já meu nobre, ano que vem lançaremos 🙂

      sobre o my beloved drink, vamos colocar na nossa lista de drinks então, valeu pela sugestão meu nobre 😉

  • Magda

    Eu coloco 1/2 dose de limão, acho que fica mais gostoso.
    É dos meus preferidos.. Uma cervejinha, e uns goles de mojito. \o/

  • Wilton

    Concordo que é possível encontrar uma diversidade de receitas para os coquetéis clássicos. Diante da dúvida o correto é buscar a receita oficial da IBA (International Bartender Association). Pois além de limão, que é obrigatório na receita, completa-se com água com gás
    à sua saúde
    Wilton

  • Winnie

    Cara, vc tem certeza de que aquilo era hortelã?? Tava com cara de salsinha, rss.. Eu queria entender quando foi que a tônica ou soda entrou na receita original. Já que ela foi inventada no sec XVI, o que eles colocavam no lugar disso, né? 🙂
    Ótima receita!

  • Bruno Ferreira

    Gostava de vos dar os parabéns pelo excelente trabalho. Óptima escolha de camisola! Glorioso Benfica! Um abraço de Portugal meus amigos.

  • Antonio Maia

    Já experimentaram trocar o run branco por Jack Daniels ou outro Whiskey ?
    será que fica bom ?